Israel145 18/06/2017A obra de estréia de Dostoiévski causou um grande impacto na época de seu lançamento na Rússia. Além de trazer Dostoiévski como um autor revelação, para muitos, um novo Gógol, trouxe algumas mudanças de paradigmas no romance russo.
Em um panorama geral da literatura russa, a linguagem coloquial não existia nas letras. Todos, independentemente da classe social tinham seus textos e diálogos escritos de maneira correta seguindo a norma culta. Os personagens de Dostoiévski vieram quebrar esse paradigma com o emprego de uma desconcertante linguagem coloquial.
O romance trata do amor platônico entre um velho funcionário público pobre e sua vizinha, uma empregada anos mais nova que ele. Todo o romance é estruturado nessa troca de cartas, onde Dostoiévski pôde inclusive “exercitar” o estilo do autor das cartas, Makar Alieksieievitch.
As referências literárias são inúmeras. Desde as diversas citações aos grandes autores russos, até a composição dos personagens. Makar é inspirado no funcionário público de O Capote, de Gógol, e alguns traços do personagem do conto de Púchkin O chefe da estação, enquanto Varvara é inspirada em Liza, da novela Pobre Liza de Karamzim.
Os paralelos não param por aí. No contexto geral, o texto faz o mesmo jogo de palavras que Karamzim fez no original russo (Liza pobre no contexto material e pobre Liza no contexto existencial). Dostoiévski faz o mesmo trocadilho (Gente Pobre ou Pobre Gente), segundo elucida a tradutora Fátima Bianchi no posfácio.
Apesar do romance ser todo baseado na troca de cartas e cansar um pouco devido a esse estilo singular, que era muito comum na época, a história em si é comovente se analisada pelo prisma russo e pela sua importância sócio-cultural, principalmente quando encaixada no panorama da Rússia do século XIX. Dostoiévski estreou com grande estardalhaço mostrando um futuro promissor, coisa que anos depois chegou a ser comprovado com as grandes obras que elencaram o autor ao patamar de reconhecimento, consagrando-o como um dos grandes mestres da literatura universal.