Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Loh Valente 25/12/2022

Gostei bastante desse livro, foi divertido, ri bastante.
Enfim, a hipocrisia.
As pessoas chegando e tentando negociar com o barqueiro, tudo pra mim.

james44 22/12/2022

eu amo esse livro
tudo nessse livro me encanta. eu amo demais essa história, ja quero ler outras do gil!! encenei a brizida vaz na peça da escola e foi simplesmente PERFEITO ??

Luana 14/12/2022

Tédio puro
Vi algumas resenhas desse livro e a maioria falava super bem, porém, eu achei um tédio. Eu não entendi boa parte do livro e talvez isso tenha contribuído para a minha experiência ruim com ele. Pesquisando sobre o autor, vi que ele foi bem importante para a época e que o livro é cheio de críticas à sociedade e tal, mas infelizmente não me agradou. Quem sabe na próxima eu goste dele ?

Portugal 13/12/2022

Um livro que li para a escola mas mesmo assim extremamente bom. É interessante ver a perspetiva de Gil Vicente sobre a siciedade da época.

Joao.Gabriel 03/12/2022

Esse Auto é o mais famoso e mais conceituado de Gil Vicente. Ele, originalmente, faz parte de uma espécie de trilogia: Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Glória.
Faz parte de um humanismo voltado ao medievalismo característico de Gil Vicente.
Também pode ser encaixado como expressão da literatura gótica.

Deixando essas coisas de lado, achei muito interessante. Gosto da ironia vicentista, a forma como o Diabo é cortante. Apesar de ser moralizante ? o que, por si só, afastaria alguns leitores ? não cai em um moralismo barato. É justo para sua época, e como Ivan Teixeira, o idealizador das notas, prefácio, tradução e posfácio, diz: a moralidade é sempre superada pela arte de seus Autos, e pode-se dizer que foi Gil Vicente quem usou o catolicismo para criação das suas obras.

Recomendo (pra quem gosta e se interessa pela literatura portuguesa clássica, e pelo tema da morte).

Ana Paula 30/11/2022

Seria cômico
se não fosse trágico.
Enfim a hipocrisia neh...
As pessoas de fato sempre acham q estão certas em tudo.

Lívia 26/11/2022

Auto da barca do Inferno
Me lembro de ver a peça do Auto da barca do Inferno, uma adaptação incrível que conseguiu abordar toda a ideia que Gil Vicente quis passar pelo livro.
Precisei de tempo, calma e um dicionário para poder ler esse livro, e entender o que ele quis passar.
Um ótimo livro para se ler, mas tem que gostar de clássicos, se não a leitura fica pesada e você não passa da décima página.

julia 15/11/2022

li esse livro por causa da escola. Me surpreendeu logo no começo, eu gostei do livro. É claro q a linguagem é muito difícil, mas não é impossível.

readscarol 14/11/2022

Não entendi nada desse livro. Li, li e continuei na mesma. Li porque fui obrigada para uma prova da faculdade. Tirei 10 e é isso que importa.

venusy 09/11/2022

uma estrela pela coragem desse cara de escrever uma peça onde um padre vai pro inferno em meados o século xiv

Leandro 08/11/2022

Li alguns excertos do livro na disciplina de português no tempo em que frequentei a escola.
Na altura, despertou por completo o meu interesse então, decidi adquiri o livro e lê-lo por mim mesmo. Este permite-nos analisar os problemas da sociedade na época referida no livro e comparar com algumas características que se mantêm na sociedade atual, ou seja, detalhes que são intemporais.
Considero o livro em questão uma obra bastante interessante e que eu recomendo imenso.

Wallace 04/11/2022

Divertido
Achei divertido o encontro de personagens tão comuns como os que a gente encontra na vida real, em nossa vizinhança, naquele momento que todos vamos nos encontrar um dia

Isa 04/11/2022

auto da barca do inferno
um livro muito bom com críticas suaves
depois que li o livro para a escola também vi a peça e recomendo ambos, muito divertido

Juliana 30/10/2022

Gil Vicente
Com sua literatura dramática aborda vários personagens de classes social diferentes entre duas barcas para seguir seu destino após o final da vida o céu ou o inferno.

ninique1 30/10/2022

bem vindo, vestibulando ;)
para ler esse livro é preciso ter em mente que ele foi escrito para virar uma apresentação teatral, assim fica mais fácil de compreender que os diálogos são o desenvolvimento e em certos momentos, por conta da linguagem antiga, é complicado entender a mensagem que está sendo passada. Acredito que fica mais fácil depois de ver uma apresentação no teatro, onde eles vão (provavelmente) adaptar o texto para uma linguagem mais atual, ainda não tive essa oportunidade, mas num futuro breve eu adoraria!!