Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Isa 17/10/2022

troço difícil do caramba
Tive que ler para um seminário p escola e meu Deus, que livro difícil de ler, jesus amado quem que em pleno século 21 entende aquelas palavras??????

james44 13/10/2022

incrível
ansiosa pra encenar a alcoviteira brízida vaz na peça de teatro da escola!!! pretendo ler o livro com a tradução atual

Luca 10/10/2022

Ler isso na versão original foi tortuoso. A leitura é extremamente complexa e meio chata? enfim, a estória eh interessante Plmns

Ray 09/10/2022

Um clássico, que vale a pena.
Eu li esse livro por causa do meu professor de literatura, mas por ser um clássico da literatura portuguesa tem o seu valor, o mais interessante em todo esse livro e o fato de personagens medievais serem facilmente encontrados e representados na atual sociedade, o livro tem um ótimo teor crítico, que é muito interessante para gerar reflexão e questionamentos.

lou 01/10/2022

Eu entendo que seja o roteiro pra uma peça. Eu acabei lendo esse livro porque é um dos clássicos da literatura e a esca acaba obrigando os alunos a lerem. Mas honestamente, não entendi absolutamente nada.

A compreensão do livro é muito difícil, desde como o livro é montado até a forma como ele escrito, a ponto deu não conseguir opinar sobre a história.

Alex 28/09/2022

livro bem rapido de ler! o foco é criticar a sociedade daquela epoca, entretanto, conseguiu ser atual em outros aspectos, mas tambem anti-semita em varios outros.

Thayssa 06/09/2022

Livro: Auto da barca do inferno - Gil Vicente
Fui supreendida! Eu não estava esperando um livro bom, pensei que não me adaptaria com a forma da escrita pelo fato de ser um livro da época de 1500.
Porém, achei bem interessante a sátira presente no livro. Ele deixa bem claro o período do humanismo mostrando uma visão antropocêntrica relacionada com a teocêntrica. Gil Vicente não exitava em deixar claro o que todos cochichavam e especulavam.

Sami43 04/09/2022

"Auto da Barca do Inferno" é um livro do Humanismo, entre o Trovadorismo e o Classicismo. Como tal, apresenta fortemente temas religiosos: o livro todo se passa no julgamento entre céu e inferno.
Diversas personagens representando personas da época aparecem. Como fixos, há um diabo ? o personagem que, talvez, mais agrade o leitor atual ? e um anjo completamente estoico. Conforme a leitura segue, percebe-se a dificuldade do "sistema" em aceitar motivações e justificativas, o que culmina na aceitação direta dos soldados, no fim da obra, para o céu, sem a discussão que antecedeu os outros e com o destino bem diferente.
A linguagem é rebuscada, porém um leitor comum talvez não apresente tamanha dificuldade em entender a obra. O enredo segue o padrão de apresentação - julgamento - encaminhamento, e as notas da edição do Ateliê Editorial auxiliam muito.

Fernanda 02/09/2022

bem legal para aumentar o conhecimento?????????????????????????????????????????????????????????????..

Viviane @resenhasdaviviane 29/08/2022

Resumo para estudos da faculdade
Estou resumindo aqui para estudar depois
*Gênero literário: Humanismo
(principais características: antropocentrismo, cientificismo, racionalismo)
*Escrito em 1517 - Gil Vincent
*Considerado o "pai do teatro português"
*Escrito em português de Portugal antigo

Realizei a leitura desse livro para fazer um trabalho das disciplinas de teoria literária II e literatura portuguesa I para a faculdade de letras/espanhol e me supreendi com a narrativa e as críticas que abordadas pelo autor. Sinceramente, não lembro de ter sido apresentada a escrita do Gil Vicente no ensino médio, mas, amei muito a escrita dele e a dramatização da história que encontrei no youtube.

Resumindo a história há dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, que levam as almas para o céu ou para o inferno dependendo das suas atitudes durante a vida, o autor era cristão e por isso, as convicções religiosas fundamentadas no cristianismo são parte essencial da história. É possível perceber que existe um preconceito nada velado aos judeus, mas, lembrem-se que a história foi escrita em 1517 uma época onde a igreja católica era a "única salvação"

O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade. Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI.
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc.

Bibi_Herondale 28/08/2022

Sem escrúpulos na hora de dizer a verdade
Uau, que história boa! Não sei o que dizer, fiz uma prova sobre esse conto atemporal, engraçado e divertido e tudo que eu acho é que o mundo todo deveria ler. Traz lições e ao mesmo tempo nos diverte nessa maravilhosa forma de teatro.

Lala Kim 24/08/2022

Uma leitura boa, porém muito complexa!
Estava bem ansiosa para ler essa obra, desde que a conheci no E.M., no entanto, apesar de já esperar um vocabulário rebuscado, este torna-se extremamente complicado e mesmo com as notas de explicações, a leitura acaba se transformando em algo maçante e nada fluído.
Com a explicação final, do contexto histórico e da obra do autor, há um pouco de elucidação sobre o livro, mas nada muito espetacular, só num nível básico de aprendizagem mesmo.
Por fim, acho que é um clássico importante de ser conhecido, porém que requer paciência e muita força de vontade pata acompanhá-lo!

Marie 23/08/2022

O Auto da Barca do Inferno
Li por conta da escola e apesar da linguagem um pouco difícil e em formato de espetáculo, eu gostei bastante. Traz várias críticas e reflexões.

kauê 21/08/2022

não gosto do meu professor de português, mas obrigado!
fui obrigado a ler esse livro por conta do porre do meu professor de português que é insuportável e me fez escrever um teatro inspirado no livro, mass ao contrário do que achei que seria, tenho que o agradecer por isso! o livro é ótimo e traz uma crítica social insana que recorrentemente reverbera até os dias de hoje. a única coisa difícil é a escrita.

Mah 20/08/2022

~Uma das melhores histórias do tempo do humanismo~
Sinceramente, achei que ia ser um livro maçante para ler ( já que é um livro muito antigo), mas eu estava enganada.
A história se trata das idas das pessoas julgadas a irem para o inferno ou para o céu. A história possui diálogos leves e às vezes com certo nível de humor.
É uma história bem curta e praticamente toda história é puro diálogo, mas isso não a torna desprezível.
Aconselho pegar um livro com a edição mais recente.