Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira




Resenhas - Auto da Barca do Inferno


621 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


legolas_ 02/04/2024

Eu tava gostando até o trecho antissemita? infelizmente nao sou forte o suficiente pra ignorar essas coisas mesmo em peças muito antigas
Bruno236 02/04/2024minha estante
Meio paia querer julgar preconceito de um autor que escreveu seu texto a 600 anos. Anacrônico inclusive.


Bruno236 02/04/2024minha estante
Antissemitismo é uma indecência como qualquer outra forma de preconceito mas não faz sentido ficar apontando dedo pra alguém que faz parte de um período histórico diferente do nosso.


legolas_ 03/04/2024minha estante
se vc soubesse interpretar algo corretamente teria entendido que eu dei nota baixa pq esse eh um detalhe que me incomoda profundamente, nao pq estou ?cancelando? o autor. É uma coisa pessoal minha, eu sou leitor, não critico literário.




Loredana.Cardim 01/04/2024

Crítica incrível a sociedade da época
Eu sou completamente apaixonada por essa peça. É uma leitura difícil por ser um português bem antigo e de Portugal, mas com o passar das páginas dá para ir entendendo.
É uma crítica muito interessante a sociedade da época onde se pensava que só por irem a igreja iriam pro céu.
comentários(0)comente



AnnaBeatriz 31/03/2024

Livro da escola
Não é um livro que eu leria por vontade própria, pois a escrita é meio complicada. Eu não entendi muito bem, pois a escrita e a linguagem em si é bem difícil de se ler, mas a história não é tão chata assim.
comentários(0)comente



ju! 29/03/2024

Nunca gostei de ler ?clássicos?, porém como é um livro que a escola pediu, tive que ler
não vou mentir, me interessei pela escrita, mesmo sendo uma leitura um pouco difícil de entender, adorei a história
comentários(0)comente



by.ooliveira 19/03/2024

Humanismo
Não é um livro que eu leria por livre e espontânea vontade, já que como quase todo mundo que leu ele atualmente, provavelmente foi pela escola, para um trabalho de humanismo.
Eu até que gostei dele, pensei que não iria entender nada, mas me surpreendi positivamente em relação a isso.
comentários(0)comente



Jullinha :) 18/03/2024

Não foi um dos melhores livros que já li, mas confesso que me surpreendeu muito positivamente, esperava que fosse um livro cansativo e chato por se tratar de um auto, coisa que eu não gosto muito, mas na verdade me surpreendi pois achei o livro bem legal e me emergi muito na história.

Entendi alguns detalhes que eu nem esperava entender, apesar de algumas coisas me passarem despercebidas achei o enredo muito legal e atrativo, recomendaria concerteza esta leitura para quem gosta de autos ou livros clássicos.
comentários(0)comente



Glau. 16/03/2024

É uma literatura portuguesa de 1500 que representa os pensamentos do povo da época... O que se esperar, n é mesmo?
Esse livro é bom pra analisarmos a história e como costumes e pensamentos de 500 anos atrás estão presentes no nosso cotidiano.
Gil Vicente escreve os personagens de modo que cada um representa um pecado, o que caracteriza o gênero Auto, que sempre tenta passar ensinamentos morais
Porém precisamos refletir e entender a problemática dessa obra. Dentre os personagens pecadores está um judeu, que não comete pecado nenhum, alem do "pecado", visto assim por pessoas da época, de seguir uma religião diferente do Catolicismo.
O Judeu é apenas um estereótipo antissemita, de como as pessoas enxergavam judeus naquela época, e isso fica explícito até mesmo na apresentação do personagem, que não tem nem nome, simplesmente é conhecido como JUDEU. Tal personagem apresenta características como avareza e corrupção; e simplesmente por não querer se converter à outra religião é considerado mais pecador que os demais, não sendo digno nem à Barca do Inferno, sendo rejeitado até mesmo pelo diabo.
Por outro lado, os 4 cavaleiros vão diretamente para o céu simplesmente por "servir a Deus" nas cruzadas, movimento esse comandado pelos europeus e que dizimou milhares de muçulmanos. Esses cavaleiros são salvos porque lutaram a favor de Deus, mas e as vidas que eles tiraram? Nesse caso não contam? Eles não seriam pecadores como todos os demais?
Essa visão europeia do séc. XV, uma visão teocentrica, é reproduzida até hoje por milhares de pessoas. Acredito eu que, hoje em dia, o livro de Gil Vicente, que foi escrito com a intenção de "ensinar" e "moralizar" tem outra funcionalidades, a de analisarmos o ponto de vista do autor sobre as pessoas da época em que este viveu e a de refletirmos e percebermos que pensamentos como esse ainda estão ativos na sociedade contemporânea.
comentários(0)comente



Giovana.Schettini 14/03/2024

O auto da barca do inferno ?
Assim, li ele pois tinha que fazer um trabalho da escola. Não é ruim nem bom. Não é um livro que eu leria por livre e espontânea vontade mas tbm não odiei não. A única coisa realmente complicada foi o vocabulário beeeeem formal e antigo do livro. Fora isso, até que valeu a experiência:)
comentários(0)comente



Malutrigo 12/03/2024

É muito interessante ler essas obras de Gil Vincente quando se tem o conhecimento que ele "iniciou/popularizou" os autos e as peças em Portugal, que acabaram chegando modificadas no Brasil.
Uma coisa que me atentou bastante foram suas contantes críticas á alguns costumes da sociedade da época, que estão bem presentes aqui.
Detalhe importante: Quase não entendo uma única palavra escrita. Se for ler, e não tiver o conhecimento da língua daquela época, se preprare para pesquisar muito.
comentários(0)comente



Anna Carol 10/03/2024

Português bem complicadinho. Li porque a escola obrigou. Mas a história em si não é ruim não. Só tenho dificuldade com esse tipo de linguagem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kaique.Furquim 09/03/2024

Não é Diabo VS Anjo.
Li esse livro para a aula de literatura do meu curso. A professora fez diversas análises do diabo ao longo da história da humanidade, mas desse livro, a única análise que pude fazer é que não há uma luta Anjo VS Diabo. Cada pessoa que passa pelas barcas são representações de tipos de pessoas que realmente existem até os dias de hoje, como o Onzeneiro com o saco de dinheiro.
comentários(0)comente



vAnicius0 08/03/2024

? ? ?
Embarca!, ou embarcai!,
que haveis de ir à derradeira,
mandai meter a cadeira
que assim passou vosso pai
comentários(0)comente



Lucas1429 07/03/2024

Leitura difícil, ainda mais pq eu era mais novo quando li, mas a leitura foi interessante já que me peguei indo atrás de significados de algumas palavras para entender melhor o livro. Não recomendo pra quem não gosta de clássicos ou prefere uma leitura mais "simples" e "fácil".
comentários(0)comente



Jazz 06/03/2024

Classico
Demorei pra entender o que estava acontecendo, já havia estudo a obra há um tempo e agora peguei pra reler.
Demorei pra me habituar a leitura mas depois estava situada.
comentários(0)comente



621 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR