Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Bruno.Caiuan 25/03/2023

Clássico dos clássicos
Apesar de essa ser provavelmente a leitura mais rebuscada que eu ja fiz, foi uma boa leitura.
Por mais que seja antigo, o texto consegue se fazer atual se pararmos para tentar comparar com a realidade.

malu 07/05/2021

só li essa merda pq valia nota, português mais arcaico que minha bisavó, tem uma reflexão interessante até, mas só o fato de eu ter lido por causa da escola já me sobe um ranço
Marie 07/05/2021minha estante
Te entendo...

Canoff 07/05/2021minha estante
Eu li o livro, e depois, assisti um pouco da peça. A história é fantástica. E a linguagem é dessa forma, por conta da Língua Portuguesa, da época, ser uma mistura de tudo. A leitura para os dias de hoje, é um pouco monótona mesmo. Mas é um Clássico, e Clássico é o que a literatura tem de melhor para nos oferecer.

manw 01/08/2023

O auto da barca do inferno
Li esse livro porque precisa estudar pra literatura, e sinceramente, melhor escolha. Gil Vicente, eu te amo!!!

beariddle 21/04/2020

É um livro que eu não iria ler normalmente, mas como apareceu na minha frente, decidi dar uma chance.
É algo bem "realista" segundo as crenças que nos vem sendo imposta à séculos. Paraíso e inferno, nada mais.
E o mais incrível é presenciar tais pessoas que estavam destinadas ao inferno tentarem se salvar a todo custo, alegando status e até idas a igreja.
Vemos que poucas pessoas foram destinadas a barca do Paraíso e os que foram negados, ainda se viam no direito de se explicar.
No fim, é um retrato muito bem feito da sociedade cristã e não cristã ao logo dos anos. Conheço muitas pessoas que foram descritas nessa história.

Isa 04/11/2022

auto da barca do inferno
um livro muito bom com críticas suaves
depois que li o livro para a escola também vi a peça e recomendo ambos, muito divertido

Brubajhas 12/02/2022

Interessante
Achei a história muito legal, com referências aos sete pecados capitais e a falsa sensação de salvação dos crentes que cometem barbaridades. Traz reflexão e algumas patadas engraçadas do diabo hihihi.

sofsampaio 17/03/2021

.?*???????? ?? ?????:
Eu não recomendaria pra alguém da minha idade pois achei a história meio monótona e com a linguagem difícil, mas achei interessante pra conhecer umas palavras diferentes kkks

(não sei se está é o mesma edição do livro que eu lí)

Francisca 05/11/2021

Realizei essa leitura pra uma cadeira da faculdade. Foi bem interessante e diferente. Retrata a relação entre céu e inferno.

Chaaah 19/10/2022

Auto da Barca do Inferno
pra ser bem sincero, não gostei do livro, a linguagem é o que mais dificulta, pois a cada minuto tinha que pesquisar o que era a palavra ou expressão "x", a história, por ser antiga, acaba não prendendo, mas ensina como eram os valores cristãos da época, na questão dos 3 lugares onde a alma pode ir, pós morte, purgatório, céu ou inferno. li por causa da escola e não leria por hobby, não recomendo, apenas para atividades ou pesquisas acadêmicas ??
venusy 19/10/2022minha estante
tentando imaginar alguem lendo esse livro por livre e espontânea vontade e hobby

Gabill 25/01/2022

Meu deus... QUE LEITURA DIFÍCIL!!
A leitura é muito pesada, mas eu sinto que valeu muito a pena, pretendo ler muito mais vezes, a mensagem que os autos deixam me fizeram refletir pra muito além daquilo
Auto da Feira na minha opinião foi o melhor, me atraiu muito a história e os personagens ?

Lala Kim 24/08/2022

Uma leitura boa, porém muito complexa!
Estava bem ansiosa para ler essa obra, desde que a conheci no E.M., no entanto, apesar de já esperar um vocabulário rebuscado, este torna-se extremamente complicado e mesmo com as notas de explicações, a leitura acaba se transformando em algo maçante e nada fluído.
Com a explicação final, do contexto histórico e da obra do autor, há um pouco de elucidação sobre o livro, mas nada muito espetacular, só num nível básico de aprendizagem mesmo.
Por fim, acho que é um clássico importante de ser conhecido, porém que requer paciência e muita força de vontade pata acompanhá-lo!

Sami43 04/09/2022

"Auto da Barca do Inferno" é um livro do Humanismo, entre o Trovadorismo e o Classicismo. Como tal, apresenta fortemente temas religiosos: o livro todo se passa no julgamento entre céu e inferno.
Diversas personagens representando personas da época aparecem. Como fixos, há um diabo ? o personagem que, talvez, mais agrade o leitor atual ? e um anjo completamente estoico. Conforme a leitura segue, percebe-se a dificuldade do "sistema" em aceitar motivações e justificativas, o que culmina na aceitação direta dos soldados, no fim da obra, para o céu, sem a discussão que antecedeu os outros e com o destino bem diferente.
A linguagem é rebuscada, porém um leitor comum talvez não apresente tamanha dificuldade em entender a obra. O enredo segue o padrão de apresentação - julgamento - encaminhamento, e as notas da edição do Ateliê Editorial auxiliam muito.

Wallace 04/11/2022

Divertido
Achei divertido o encontro de personagens tão comuns como os que a gente encontra na vida real, em nossa vizinhança, naquele momento que todos vamos nos encontrar um dia

15/11/2021

Talvez com uma linguagem adaptada para os dias atuais seria uma leitura mais gostosa. Perdi muito o ritmo por conta das paradas que tive que fazer pra consultar as notas e entender os sentidos das palavras.. as partes em latim então.

Bruna3485 11/03/2020

Recorrer ao dicionário será inevitável na leitura desse livro