Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Enzo 04/04/2020

O auto da barca do inferno
Leitura leve, simples e rápida, ideal para quem busca espairecer a mente. Como estudante de direito, sempre me encanta a argumentação, mesmo que seja num nível tão leve, o que não é problema, pois essa não é a proposta da alegoria. Cada personagem busca fugir do diabo se valendo de glórias em vida, mas o diabo é ardiloso e reconhece as falcatruas de todos. Por incrível que possa aparentar, o Diabo não é o vilão aqui, ele somente cumpre seu trabalho, quem ele chama para sua barca é porque deve ser chamado. A outra figura, o Anjo, cuja barca tem como destino o paraíso, corrobora com todas as decisões do Diabo, atestando o que eu disse, os vilões da história são os próprios personagens. Acredito que Gil Vicente buscou satirizar a sociedade lusitana da época, pois até mesmo frades e nobres não escaparam do inferno, vale lembrar que a época em que foi lançado, na gênese do século 16, Portugal ainda contava com uma igreja católica intocável em seus territórios, incluindo o Brasil, que já havia sido descoberto, mas ainda estava no escanteio. No mais, a leitura foi me de um excelente passatempo, além de ter me deixado um pouco mais receoso de conhecer o inferno, embora, como aspirante a advogado que sou, provavelmente teria mais argumentos contra o Diabo, poderia até não vence-lo mas de certo conseguiria enrola-lo por algum tempo.

rita447 18/06/2023

Nao gosto dos livros da escola mas...
Fiquei de recuperação em literatura entao pra não me ferrar mais ainda resolvi ler.
não é o melhor livro que tem mas comparado com os outros livros que a minha professora passou esse é o mais legalzinho (enfase na linguagem de portugues de portugal que deixou o livro melhor
Juju.2 18/06/2023minha estante
simm, o português de Portugal deixou tudo bem melhor

Bruna 29/05/2021

Tive uma séria dificuldade na leitura, mas não foi por ser difícil, e sim por ser de outra época

@Matcholo 18/06/2020

Extremamente desafiador e muito interessante. Diferente do que muitos pensam, a leitura é rápida (fiz em um dia) poucas páginas e a edição ainda é de bolso. Porém é desafiador no sentido de entender tudo que o texto traz uma vez que é carregado de gírias e expressões da época e que essa expressões mudam de acordo com o personagem que está em cena, tem português, espanhol e até latim na comédia, recomendo o texto integral (caso dessa edição) para quem quer ler algo diferente ou fora do padrão, ou para quem gosta de se sentir desafiado pela leitura, para quem não gosta muito desse role sugiro procurar versões adaptadas, porém ao meu ver elas a obra perder um pouco do seu brilho.

Júlialg 22/07/2021

Interessante
O livro conta a história de duas barcas, uma que vai para o inferno e a outra para o céu. O diabo e o anjo são os responsáveis por permitir que as pessoas entrem na barca adequada.

Ao longo da história vemos muitos personagens na qual cometeram muitos pecados e tem o destino à barca do inferno. Acontece que eles não aceitam ir para a barca e sempre vão tentar pedir ao anjo que entre na barca dele, mas são sempre recusados.

A história mostra os pecados de cada pessoa e nos faz refletir bastante. Vemos também alguns personagens na qual não entram no inferno, por terem cometido pecado algum.

A única coisa que não gostei bastante do livro, mas que não reclamo já que ele foi escrito há muito tempo, foi a linguagem dele. Tem muitas frases confusas, na qual tive que pesquisar as traduções, mas tirando isso o livro é bom.

Lucas.Pasqualini 02/08/2020

Crítica social foda
Muito bem feito e preciso nas criticas à sociedade e à igreja.

Yasmim 23/06/2021

Não gostei KKKKK
Não esperava muita coisa, mas ainda assim acabei me decepcionando kkkkkk, não imaginava que a linguagem seria difícil, é um livro curto então apesar de ter palavras desconhecidas e estranhas(PARA MIM) da pra ler ele bem rápido.

isinhaa1 26/07/2023

Ah, sei lá
A escrita é bem complicada pra mim, li por conta de um pedido da professora, mas sei lá, não consegui ler direito e mt menos entender, pretendo ler novamente com mais atenção depois.

Maria.Laura 26/04/2020

O Auto da Barca do Inferno
O livro ?O Auto da Barca do Inferno? trata-se de um diálogo entre os personagens da história.
O livro foi escrito em 1517 pelo Autor Gil Vicente, que foi um grande escritor humanista da época. O livro é baseado em uma peça teatral dramatúrgica, tanto quanto famosa que foi encenada em 1531.
A história passa-se num porto onde as pessoas vão depois de morrer, ou seja suas almas. Há dois barcos nesse porto, um deles comandado por um Anjo, que leva as almas ?boas? e que seguiram os pretéritos de Deus durante sua vida para o paraíso (céu). O outro barco é comandado pelo Diabo e seu companheiro não identificado, que levam as pessoas pecadoras para o inferno. Ao decorrer da história podemos ver as pessoas que passam pelo porto?penso que se iguala ou é similar a um ?juízo final? comandado pelo catolicismo, essas pessoas descobrem seus pecados durante sua vida e são acusadas a ir para determinados barcos que merecem! No caso dessa história a maioria dos passageiros vão para o inferno, dentre elas temos: Fidalgo, Onzeneiro, Sapateiro, o Farde, Brígida vaz, Judeu, Corredor e procurador. Seus pecados incluem: Falsidade , ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc.
Os únicos que não foram para o inferno e conseguiram embarcar no barco do Anjo foram: Joane, o parvo, e os quatro cavaleiros. O livro tem uma escrita um tanto quanto difícil, por ser da idade média, porém não é difícil entender o que se passa na cabeça dos personagens e entender o diálogo, por ser bem aberto e explicativo!

Afegc 01/04/2020

Peça teatral
Como se trata de um auto, esse gênero não foi concebido para ser lido, mas para ser encenado. Gil Vicente, autor do livro, escreveu essa breve peça satirizando figuras proeminentes da sociedade portuguesa do século XVI. Nota-se logo a hipocrisia e a imoralidade presentes naqueles tempos com as figuras de membros da alta sociedade portuguesa como as personagens do fidalgo e a do frade.

Miti 27/08/2020

Clássico
Esse é um clássico que deve ser lido e apreciado. Confesso que não consegui ler quando fui "obrigada" pela escola, só consegui depois de assistir uma peça de teatro sobre o livro. Foi quando entendi a história, amei e voltei para ler, aos 13 anos.
Reli (ouvi um audiolivro, na verdade) esse ano. Entendi ainda mais detalhes que na primeira vez. Uma grande obra.

@fran_rodrigues_92 10/02/2020

Vamos falar de Condenação?!
Leitura 2020
#3

Título: Auto da barca do inferno/Farsa de Inês Pereira
Autor: Gil Vicente
Editora: Klick
Páginas: 112
1517

O Auto da Barca do Inferno (ou Auto da Moralidade) é uma complexa alegoria dramática. É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (sendo que a segunda e a terceira são respetivamente o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória).
Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa. Ela proporciona uma amostra do que era a sociedade lisboeta das décadas iniciais do século XVI, embora alguns dos assuntos que cobre sejam pertinentes na atualidade.
Diz-se "Barca do Inferno", porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena ? a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória, com o Anjo ? seguem na segunda. De fato, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas.

A Farsa de Inês Pereira é uma peça de teatro escrita onde é retrata a ambição de uma mulher.
Gil Vicente havia sido acusado de plagiar obras do teatro chinês de João Miguel. Então, pediu para que aqueles que o acusavam, lhe dessem um tema para que ele pudesse escrever uma peça. " Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube."
Sobre este tema ele criou a farsa respondendo assim às acusações de plágio. É uma peça divertida e humanista.

Primeira vez que leio esse livro e apesar de ler em algumas horas confesso que é um tanto cansativo devido a linguagem. É uma obra que exige mais maturidade do leitor e talvez não devesse ser obrigatória nas escolas. A farsa é um pouco menos densa na linguagem tornando a leitura mais fluída.

Ó da barca!
E assim embarcaram!

Beth 04/02/2021

Uma ótima sátira aos costumes da época
Livro bem curto que dá para ler em horas e com ótimas sátiras aos costumes da época. A linguagem deixa a leitura um pouco mais difícil, mas nada que as notas de rodapé ou o Google não resolva.

Maria17990 29/12/2023

Demorei um bucadinho para ler e apesar de não ser um dos livros que mais gosto acho que ele nos traz boas reflexões. Recomendo essa leitura para aqueles que não tem preguiça de ficar procurando no dicionário palavras que já não são tão usuais e para quem gosta de refletir!