A Rainha do Ignoto

A Rainha do Ignoto Emilia Freitas

Resenhas - A Rainha do Ignoto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lusia.Nicolino 10/03/2022

Clássico brasileiro que quase ninguém conhece, uma pena
Temos algumas pérolas aqui no Brasil, esquecidas, ignoradas. Por que nunca li na escola, em nenhuma fase, esse livro de Emília? Publicado em 1899, um clássico da literatura feminina, de uma das primeiras autoras brasileiras de literatura fantástica. E não se engane, não é arrastado, não tem um vocabulário que se perdeu no tempo. A história é envolvente, você acompanha cada uma das personagens em seus segredos, desejos, seus começos e seus fins. Emília faz uma inversão, se voltarmos às personagens femininas do século XIX que são sempre bruxas, más, coadjuvantes. Ela inverte esse papel e dá protagonismo a mulheres fortes, com propósito, a voz de uma autora que tinha um olhar apurado para os problemas de submissão das mulheres. O místico, o fantástico, o reinado de Emília deveriam, sem dúvida, ser resgatados!

Quote: "...mas a fonte de meus olhos está estancada, seca como o leito de um ribeiro, cujo solo estala e fende-se aos raios ardentes do sol do verão. Veio-me o sono, o único abrigo de minha alma, o calmante que me alivia o peso da existência."

Nica 18/08/2022

Clássico
É a primeira obra de ficção/fantasia do Brasil, escrito por uma mulher do século XIX, cearense! Acho que 'só' por isso devia ser leitura obrigatória.
Ele tem vários pontos interessantes como o fato de existir uma ilha comandada e mantida por mulheres, que fazem trabalhos de homens, que viajam o país fazendo o bem em cima de preceitos espíritas.
Tem uma vibe meio Herland, tem a abstração do hipnotismo como elemento impactante na história, tem aspectos da vida regional...
O livro é um marco na Literatura, infelizmente pouco conhecido.

Ari 16/09/2020

A história tem uma premissa muito interessante, porém tive dificuldade na questão do livro ter sido escrito em um século diferente, tive dificuldade, além da configuração da história, senti dificuldade da leitura fluir, porém um livro muito bom, com enredo bem contado, um livro a frente do seu tempo.

Sabris 24/12/2023

Muito bom, mas...
Confesso que quando vi ele no site da Wish, não dava nada pra ele, mas o que me fisgou foi o fato de ser um romance de fantasia brasileiro e escrito por uma mulher lá pros anos 1880, então acabei dando uma chance. E ainda bem viu kkkkk
Foi um livro que eu terminei bem rápido, considerando a quantidade de páginas e meu ritmo bem lento de leitura, porque em todo final de capítulo eu sempre pensava "ah não, mais um porque eu quero ver o que aconteceu depois". E por falar em capítulo, eles são bem curtos, então isso ajudou bastante na fluidez da leitura
O mistério que gira em torno da figura da Rainha do Ignoto é muito bom, te faz você sempre sentir um gostinho de "quero mais" até o fim, e você sempre se pergunta sobre as habilidades dela que são mostradas ao longo de toda a história. A autora escreveu de uma forma que parece que tais eventos realmente aconteceram em algum ponto da história do Brasil, é uma mistura boa de realidade e ficção

Porém, eu senti que o final foi um pouco rushado e súbito, faltou um pouco mais de desenvolvimento nele, e ficou uma sensação estranha de que é um final fechado, mas vago ao mesmo tempo. Diria que foi agridoce, no geral
Enfim, uma boa surpresa desse ano, acho que deveriam colocar esse livro pra ser lido nas escolas kkkk

Vanessa Santos 24/06/2023

Páginas Setenta e dois
Só posso dizer que és um livro fantástico, a autora trabalhou com uma utopia incrível, e depois desconstruir todo o sonho foi sensacional. Amei a forma de seus argumentos. De todos os trechos, gostei desta página, nos leva a adolescência. Não sei como pode está literatura ficar escondido, pena que são poucos q conhece. Destaco os temas que me chamaram a atenção, o amor, a abolição, casamento e a mulher! Leitura fluida, agradável. Com certeza entrará no meu quadro de releitura!

Maitê 10/08/2021

Fantasia brasileira de primeira qualidade, a escrita da Emília Freitas me soa bastante familiar, algo com um ritmo tão nordestino, que ao ler posso até escutar o ritmo das palavras.
O livro tem uma divisão, a primeira parte narra uma história mais contida, de pessoas simples em uma cidade pequenina no grande sertão nordestino. Na segunda parte já acompanhamos esse personagem fantástico, a rainha, que toma conta desse tempo/espaço e nos faz viajar a cada página por lugares e histórias diferentes; feminista, abolicionista, revolucionária, mas no fim, também, bastante humana.

Helen Ramos 09/01/2024

O coração vence a cabeça
Leitura fantástica em todos os sentidos possíveis. A Rainha do Ignoto me surpreendeu muito positivamente. É uma leitura que demora um pouco para engrenar, mas vale muito a pena e o tempo investido com ela. Estou apaixonada também pela autora, Emília Freitas, que já no século XIX demonstrava pensamentos progressistas e ideias à frente de seu tempo. Amei a leitura.

RaquelTerezani 23/12/2021

A história é bastante feminista, as mulheres são maravilhosas, socorrem diversos personagens em dificuldades, fazem e acontecem e ainda possuem algum tipo de magia (que não é muito bem descrita).

Por outro lado, o livro é repleto de "causos" pelos quais não me importei muito, parecia uma grande novela. Eu queria era saber da Funesta, o passado e o presente dela, mas infelizmente isso não é muito desenvolvido na história.

Eu adorei o primeiro capítulo, jurava que o livro se tornaria um dos meus preferidos, mas, a empolgação parou por aí.
Sim, entendo a importância deste livro para a época em que foi escrito (e neste caso entendi mais ainda o fato dele ter sido "apagado" da história), porém para o entretenimento da Raquel de 2021, não funcionou.

Recomendo como estudo para quem quiser conhecer o primeiro romance fantástico escrito por uma brasileira.

barbaradearlete 05/07/2021

Rainha de Ignoto
Um livro único, apesar de demorar muito para terminar o livro. É um livro que precisa ser lido com calma, e acredito que esse tenha sido um dos meus erros.

wild.ivy 09/03/2022

Fascinante e muito à frente do tempo
A Rainha do Ignoto é um verdadeiro marco na história da literatura feminina, especialmente por ser uma narrativa tão poderosa e ousada em tantos aspectos para a época em que foi publicada, em 1899.
A personagem é tão intensa, fascinante, encantadora. Ela tem a fama de encantar viajantes, mas é indiscutível a capacidade de encantar também o leitor. Ao longo de toda a leitura, eu me via ansiando mais e mais por um pedacinho da história dela, dessa mulher extraordinária nomeada de tantas formas, mas com o próprio nome protegido pelos muitos mistérios que a envolvem. Esses que permaneceram mesmo após o ponto final do livro, e que justamente por isso ele se tornou tão incrível e permanente no coração de quem se dispõe a ler.
Eu tô até sem palavras direito, porque é uma narrativa grandiosa demais para caber em meras frases, mas sem dúvida alguma vai para a minha lista de favoritos. Não apenas pelo peso que tem por ser tão à frente do tempo e possuir uma protagonista tão forte e ao mesmo tempo tão mulher, como também por ser tocante, sensível, e de uma intensidade arrebatadora.

Lory fada 06/06/2023

Foi tudo pra minha carreira de leitora.
Essa mulher cearense extremamente lendária macetou demais quando escreveu essa obra prima.
Pode entrar, Emília Freitas!
Deveriam panfletar esse livro loucamente, deveria ser uma "leitura obrigatória" na escola. Como que eu só soube da existência desse livro aos 23 anos?
Esse livro é um ícone injustiçado e fala sobre a causa abolicionista e sobre feminismo já naquela época. A bicha era pra frente viu.
Foi um prazer conhecer um pouco do trabalho autora.
A Rainha do Ignoto é uma riqueza, tem muito do Brasil mas tem muito cearenseis ali também.

Giu 15/11/2020

Queria poder dar mais estrelas pra esse livro fantástico (em todos os sentidos), que entrou no topo da minha lista de livros favoritos da vida!

?A Rainha do Ignoto? é, se não pioneiro, extremamente avançado em diversos aspectos. A temática fantástica, as ideias feministas, antirracistas, as críticas à sociedade e à religião.

Preciso que todo mundo leia, especialmente quem apoia pautas feministas e antirracistas.

Lala 18/05/2023

Como faz pra virar Paladina e ir morar numa ilha mágica?
Gostei bastante do livro. A ideia geral é muito interessante e inovadora, ainda mais pra um livro do século XIX. As Paladinas são personagens muito diferentes umas das outras, mas todas são fortes a sua maneira, seja nas artes ou no combate, e todas elas são muito carismáticas. A mitologia da Ilha do Nevoeiro é muito legal, ainda mais pra quem gosta de fantasia sobre terras ocultas, como eu.
Um destaque são as causas pelas quais as Paladinas lutam, sempre em busca de cuidar daqueles que sofrem e não são ouvidos e lutando contra a escravidão e a favor da república. Cara, como é legal ler livros do século XIX em que o autor é sensato kkkkk, é maravilhoso ver as Paladinas chutando a bunda de véio escravagista.
Uma coisa que me incomodou foi a parte inicial da obra, que é bem enrolada, focando muito na vizinhança e perdendo um pouco o ponto. Em certos aspectos, isso é bom, principalmente no retrato riquíssimo das tradições e costumes cearenses da época, mas em outra, é um pouco maçante quando se trata de certos episódios cotidianos (Carlotinha e suas lamentações, estou falando com vcs!). E é muita lamentação, tanto da Carlotinha como da Rainha do Ignoto, no início vc acha legal, mas depois começa a cansar.
O que mais me incomodou foi o vilão, Probo. Eu passei o livro todo ansiosa pra ver um caso de intriga épico entre ele e as Paladinas e não deu em nada. Do nada ele meio que esquece as motivações e deixa tudo pra lá, o que foi frustrante demais!
As aventuras, porém, são muito boas. Minhas favoritas foram a do soldado morto e a da libertação do engenho que é a melhor, sem dúvida. É muito legal que a hipnose aparece aqui como algo do fantástico, o que faz muito sentido, já que no século 19, ciência, psicologia e magia eram um emaranhado muito louco que se confundiam, o que me lembrou das obras de Poe em que a hipnose também aparece como algo no limiar do fantástico.
A Rainha do Ignoto é uma personagem que chama muito atenção e os mistérios em torno dela vão crescendo cada vez mais. Me decepcionei um pouco com certos rumos em relação a romance que deram a ela, porque acho que ela seria mais interessante sem todo esse apelo de sofrência por amor.
Gostei do desfecho final e de como ele deixa um mistério no ar naquela cena da Ilha do Nevoeiro.
Enfim, é um livro essencial pra você que é brasileiro e fã de fantasia, pois esse livro é um dos pioneiros no gênero e tem uma importância imensa. É muito legal ver o como a autora usa de folclore, tradições regionais e causas sociais da sociedade brasileira da época para compor uma obra de fantasia, trazendo muita personalidade a cada detalhe do universo construído.

lucasandrade 07/06/2020

Fantástico, singular!
Um livro que li com ansiedade do final, do começo ao fim. Temos a a história da Rainha do Ignoto, figura singular e suas amazonas, que assim cuidam das iniquidades da vida de diversas pessoas, onde o braço do governo, que deveria cuidar delas, não o faz.
Indo de encontro a sociedade patriarcal e escrota, a Rainha do Ignoto consegue ser um farol perante tantas mazelas da humanidade.
É um livro singular, que recomendo e muito a leitura.

Luciana 13/04/2022

Em alguns momentos fica cansativo, mas levando-se em conta todos os elementos usados, como fantasia, sobrenatural, hipnotismo e alguns assuntos abordados na história é um livro muito bom e à frente de sua época.
Inclusive preferia na época de estudante ter lido ele que muitos dos clássicos que fui obrigada a ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6