As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Marina 15/02/2024

Envelheceu como vinagre
Hater número um da saga senhor dos anéis (brincadeira rs, mas com um fundinho de verdade).

Não me identifico muito com a história, acho arrastado e me incomoda o machismo e racismo que permeiam o enredo.

Por que eu to lendo então? Boa pergunta - achei o audiolivro e to querendo terminar pq nunca se sabe, algum volume pode me surpreender. Se não, vou poder criticar com embasamento.

laris 15/02/2024

Nesse livro acontecem muitas coisas importantes, mas não pude aproveita-las pq não foi uma leitura prazerosa. muito longo e detalhado

LetAcia 14/02/2024

Universo incrível!
Tolkien claramente criou uma das maravilhas literárias fictícias ao escrever essa trilogia! ?Duas torres? é um ótimo livro pra quem gosta de um mundo irreal. Ouso dizer que é melhor que o primeiro e meu favorito da trilogia, a ação é contada de vários ângulos e pontos de vista, na primeira metade é pura aventura dos três guerreiros Gimli, Legolas e Aragorn em busca de Pippin e Merry. Super detalhado, algo que amo muito mas devo confessar que o excesso de aditivos como ?eles iam a leste, e o vento soprava do oeste, e a trilha subia numa curva sinuosa ao norte? isso é cansativo haha mas nada que me incômoda pois apesar disso a história é direta. Já na segunda parte do livro é um pouco mais remota, vc lê apenas o sofrimento de Sam e Frodo sozinhos e seus acampamentos e algumas ações importantíssimas no final também! simplesmente um livro muito bom, esse universo é apaixonante e te torna viciado em engolir páginas e mais páginas haha amei muito a experiência que esse livro me trouxe, mais um favoritado!

Isabelly.Mariano 13/02/2024

Melhor que o primeiro
Eu amei esse livro. Achei que tudo aconteceu com mais velocidade, não teve tantas descrições de coisas desnecessárias. As aventuras foram muito mais legais que as do primeiro livro, estou ansiosa para terminar todos os livros, apesar de que me disserem que o terceiro não é tão bom quanto esse.

Maria Rosa 13/02/2024

O mundo de Tolkien
Mais uma etapa concluída de um mundo fantástico perfeito, uma viagem num mundo complexo, e a cada leitura nos faz visualizar detalhes q passaram e que estão ali enriquecendo a narrativa.
Livro completo com mapas para orientar a nossa caminhada e seguir acompanhando a viagem de Frodo.

Miriam.Louback 13/02/2024

Confesso que achei algumas passagens bem massantes, precisei de algum esforço para avançar. A leitura do primeiro livro foi bem mais fluída.
Mas ele termina de uma forma tão emocionante que estou louca pra ler o terceiro rs

Polly 11/02/2024

As Duas Torres: um livro de passagem (#195)
Igualmente ao A Sociedade do Anel, As Duas Torres é aquele tipo de livro recheado de aventura. O tom épico da narrativa não nos deixa duvidar disso.

O grupo que seguiu junto na missão de levar o anel para terras de Mordor até o final do primeiro livro, agora, vai se separar. Sam e Frodo seguirão na missão de levar o anel a Mordor, enquanto Pippin e Merry estão sequestrados pelos orcs. Já Legolas, Aragorn e Gimli vão correr contra o tempo para salvar os pobres dos hobbits sequestrados.

Confesso que fiquei, por boa parte da leitura, ansiosíssima para ver as aventuras que Sam e Frodo iriam enfrentar. O resgate de Pippin e Merry demora pacas para acontecer. Eu lia, lia, lia e parecia que não iria nunca chegar o momento de contar o destino do portador do anel e seu escudeiro.

No entanto, embora tenha demorado bastante, a espera valeu muito a pena. As aventuras de Sam e Frodo são simplesmente épicas. Ainda mais com a companhia inusitada de Gollum. Sei que pode até ser estranho, mas eu adoro o Sméagol bonzinho (que de bonzinho não tem nada, vamos combinar). O toque de humor maquiavélico que esse personagem dá à história faz toda a diferença. Adoro acompanhar.

Como todo livro de passagem, As Duas Torres te prepara para a guerra que vai acontecer em o Retorno do Rei. Nada se resolve nesse livro, e também não acontecem tantas coisas decisivas nele (não ter tantas, não significa nenhuma, tá?). Mas ele vale pela narrativa épica, pela descrição impecável das paisagens e cenas (um personagem à parte no enredo) e pelas maldades em tom cômico de Sméagol bonzinho.

Enfim, embora A Sociedade do Anel tenha sido melhor, As Duas Torres também tem seu valor. É, de fato, uma boa sequência para a história.

heloise 07/02/2024

Fantástico
So um livro dessa qualidade para se tornar um clássico. Reler depois de tantos anos é como ler como se fosse a primeira vez. Cada página uma nova emoção

CaioEdu 04/02/2024

Melhor livro da saga até o momento
O primeiro livro foi bem cansativo de ler, chega me sentia com preguiça ao continuar a leitura em alguns momentos, mas nesse aquilo foi bem diferente. Mesmo com a rotina bem corrida, eu gostei muito da leitura!
Riwsaa 04/02/2024minha estante
Que bom que gostou ????

CaioEdu 05/02/2024minha estante
Melhor presente ??

Bia 04/02/2024

Segundo livro de O Senhor dos Anéis, e esse livro se divide em duas partes, a primeira mostrando o ponto de vista do Aragorn e companhia, e na segunda o Frodo e Sam.
A primeira parte tem como foco principal derrotar o Saruman, e eu particularmente achei essa parte um pouco chatinha comparada a segunda, que é bem mais interessante por ter um pouco mais de emoção, e porque o Sam e Frodo são bem cativantes que os outros personagens, e até mesmo o Gollum dá um atrativo a mais pra história.
O livro é extremamente detalhista e descritivo, além de ter uma linguagem um pouco mais "formal" devido à época em que foi lançado, e isso acaba se tornando maçante em diversas partes, e é a prova de que livros bons também podem ser maçantes. Vale a pena a leitura, mas optar por assistir o filme talvez seja uma melhor escolha.

Amanda 04/02/2024

Que livro maravilhoso
De inicio eu estava com receio de não gosta desse livro
Pensava eu que seria só mais um segundo livro, de trilogia, so pra prolongar a história
Que grata surpresa !
A leitura se provou totalmente o contrario.
Embora tenha lido devagar , em momento algum a leitura ficou chata
Mudei de opinião sobre alguns personagens que eu achava insuportáveis
A escrita do Tolkien é perfeita
Sinceramente foi um enorme prazer finalizar essa leitura