As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Thathithas 03/03/2024

Precioso...
Uma jornada repleta de aventura, amizade, batalhas. Um livro para quem tem coragem de avançar pelas descrições, às vezes, cansativas, mas necessárias.

Confesso que gosto do Smeagoil uma criatura safada, asquerosa que apenas deseja estar com seu precioso. Algo que o levou ao fundo do poço, e o tornou um ser repugnante e muitas vezes sem escrúpulos.

Mas, o que seria dessa história sem Gollum? Sem Sam? Sem o anão, sem a beleza das terras médias, os encantos elficos, ou os vilões? Talvez apenas uma história swm graça e não o clássico que temos em mãos.

Afinal é indescritível o mundo que Tolkien criou. Com sua magia, mas também com reflexões para o mundo além das páginas.

Pois, o anel aqui é o poder supremo que tantas vezes corrompeu homens ao longo dos séculos. E poucos são os que não se dobram a ele.

Ana 02/03/2024

Estou gostando da trilogia e do universo do J.R.R. Tolkien, porém o segundo livro da trilogia se tornou cansativo para mim em muitos momentos.
Radimila0 09/03/2024minha estante
eu tbm amg tá sendo difícil ler esse segundo livro a sociedade do anel tava melhor

Erica.Carvalho 02/03/2024

Incrível! Ler o livro após assistir aos filmes dá ao leitor um gostinho especial de detalhes e surpresas. ?As duas torres? é ainda mais dinâmico e empolgante se comparado ao anterior ?A sociedade do anel? por ter mais ação e momentos mais difíceis de enfrentar para os personagens. Algo muito particular meu é que a parte mais enfadonha do filme para mim são os momentos de Frodo, Sam e Gollum. E para minha surpresa, no livro foi a parte que mais gostei? A leitura da interação dos três é maravilhosa!!!

vituss 29/02/2024

ótima continuação
Parte da minha critica ao primeiro livro sobre o final ser muito abrupto não se encaixa aqui. o final dessa continuação consegue ser mais fechado e marcante a ponto de você não se sentir pressionado a começar logo o próximo livro pra não se esquecer. também sinto que o nível de descrição de "As Duas Torres" é maior quando comparado ao primeiro livro, mas de nenhuma maneira acho que seja desnecessario por que a ambietação que o autor grande é muito rica a ponto de você, em algumas partes, conseguir se esquecer e nem perceber mais que está lendo.

Rafael.Assumpcao 29/02/2024

Dúvidas, medos e esperança
No segundo volume de O Senhor dos Anéis, temos um aprofundamento tanto da trama, quanto dos personagens e da própria Terra-Média.

As descrições de Tolkien para a geografia e a flora permitem uma sensação de familiaridade, como se estivéssemos revisitando lugares há muito visitados.

O ponto forte do livro é o desenvolvimento do laço de amizade entre Sam e Frodo, e, de minha parte, nenhum outro personagem se desenvolveu tão bem ao longo do livro quanto Sam.

A divisão da narrativa em 3 perspectivas (Sam e Frodo / Merry e Pippin / Aragorn, Legolas e Gimli) torna a história mais dinâmica e rica em detalhes e eventos. O ritmo da história é mais prazeroso de acompanhar que no primeiro volume.

InAs163 24/02/2024

Livro ou Filme? Os dois
Ok está segunda parte tem bastantes mudanças em relação ao filme, mas também em traz muitas informações extra.
Algumas partes gostei mais do livro e outros do filme.
Aconselho os dois

_narasrocha 22/02/2024

Eu quero dizer que eu amo todo esse universo, os personagens, as aventuras, mas a forma como o autor escreve descrevendo absolutamente tudo e com trilhões de informações não é meu tipo favorito, por isso a nota não é super alta, mas não é ruim.
Eu gostei da forma como esse livro foi desenvolvido, os dois na verdade, cada um acompanhando um grupo de personagens, fez com que a história ficasse bem interessante.
Encontrei um audiolivro dramatizado no Spotify que foi a minha salvação, porque eu não tava conseguindo ler muito e ouvindo foi muito melhor, além de ser dramatizado o que faz com que seja bem mais divertido.
Estou ansiosa pra finalizar esses livros, o final desse me deixou aflita e eu não vejo a hora de saber o que vai acontecer.

NiRK 20/02/2024

A aventura continua
Cheguei ao fim de mais um pedaço dessa aventura, e o que já era bom ficou ainda melhor.

A essência da escrita se mantém: descrições ricas e detalhadas. Apesar disso, senti algumas diferenças. Os personagens parecem ter mais espaço para falar. Vemos um pouco melhor o que cada um pensa e sente. E, apesar de já existirem no primeiro livro, as diferenças entre os personagens dos filmes e dos livros fica mais clara. Menciono em especial o Frodo e o Faramir, que, para mim, são os dois que mais diferem de suas versões cinematográficas. A separação em núcleos também foi um benefício. As dinâmicas entre os personagens começam a ser mais exploradas: Gimli e Legolas, Merry e Pippin, Frodo e Sam.

Com o andar da história, começamos a ter os primeiros embates. Todos muito bem contados e equilibram bem com o resto da história. Temos também a adição de novos personagens, com o Barbárvore e o Gollum sendo os destaques para mim. Outra coisa que se mostra mais presente neste livro é a magia da Terra-Média. Diferente do usual, não são grandes feitiços nem nada do tipo, mas coisas sutis que quando acontecem você sabe que foi simplesmente magia. Nisso, o capítulo "A voz de Saruman" foi o grande destaque.

Sou um árduo fã dos filmes e é inevitável que comparações sejam feitas na minha mente. De duas coisas eu senti falta: a influência que a relação do Faramir com o pai dele tem sobre suas decisões, e o peso de carregar o Anel. Não sei como as coisas são no terceiro livro, mas senti falta dessas coisas, especialmente quanto ao Faramir, essa adição dos filmes deu mais peso paara as ações dele.

De resto, é uma ótima continuação, mantém o nível de interesse alto e a vontade de continur. Mal posso esperar para finalmente terminar essa jornad no próximo livro.

Jojo 20/02/2024

Melhorou o que já era perfeito
Meu maior arrependimento é nunca ter lido essa trilogia antes. O nível de detalhes, planejamento e escrita é dos mais esplêndidos, épicos, bem feitos e maravilhosos que já li.
Gostei muito da narrativa ter se divido entre o que aconteceu com Legolas, Gimli, Aragorn, Merry e Pippin e, no final, contar a parte do Frodo e Sam. Por ser desse modo, não ficou aquele clima ruinzinho de quando acontece algo interessante com um núcleo de personagens, mas ter que ir para outro núcleo no próximo capítulo. A escrita continua sendo incrível, as descrições minuciosas não são um problema para mim. Os personagens conseguiram ser ainda mais cativantes do que no livro anterior.
Enfim, eu mal tenho capacidade de fazer uma resenha que mostre o quão apaixonada eu estou por esses livros. Não tenho como não amar, já se tornou um dos meus universos literários favoritos

Keully.Faro 19/02/2024

Fantástico
A história trata-se de de uma fantasia épica que Tolken criou como todo mau sendo colocado no Um Anel possuido por seu mestre Sauron que a todos tenta governar.

As duas torres é o segundo livro da saga este volume em específico foca em lealdade. Não apenas de súditos a reis, mas de amigos a outros amigos.

Jc_fr 18/02/2024

Ainda prefiro o primeiro livro, mas esse não deixa a desejar também. Incrível, salve os destaques pro Gandalf ( O Branco ) e o Sam no último capítulo! Maravilhosa do começo ao fim.

Estela123 16/02/2024

Samwise, o destemido! ?

Este livro é encantador! Te convida a navegar nos belos vínculos fortalecidos através de um único objetivo.

Em alguns momentos a leitura pode ficar cansativa, mas compensa e se torna necessário devido a riqueza de detalhes que nos faz entrar neste mundo!