As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Jaílson 17/05/2015

"De ervas e coelho cozido"
A segunda parte da historia da grande guerra do anel, é retratada de dois pontos de vista. No livro III é abordado mais para a parte da historia da traição de Saruman, e a busca do que restou da comitiva do anel (Legolas da floresta negra, Gimli filho de Glóin e Aragorn filho de Aratorn herdeiro de Isildur) pelos hobbits sequestrados pelos Uruk'hai de Isengard. Já o livro IV retrata o caminho do portador do anel (Frodo filho de Drogo) com seu fiel escudeiro (Samwise Gamgi), e o encontro que eles tem com a criatura Gollum, e a decisão de poupá-lo e usa-lo como guia.
Depois da morte de Boromir, Aragorn decide que o destino de Frodo, que tinha-se ido junto a Sam para Mordor juntos, não pertencia mais a eles, e decide não abandonar os pobre hobbits sequestrados ( Peregrin Túk e Merriadoc Brandebuque). Ele segue o rastro dos orcs Uruk'hai ate o desfiladeiro de Rohan, onde encontra os cavaleiros de Rohan, que lhes falam noticias que se alastraram no decorrer da historia.
Enquanto isso, os pobres Merry e Pippin estão sendo levados pelos Uruk'hai, porem há alguns orcs de Mordor juntos a eles, o que faz com que ocorram brigas pelos prisioneiros. No meio da discussão entre orcs, eis que surge os cavaleiros de Rohan, que batalham ferozmente com os orcs, os hobbits veem uma chance de escapar e acabam indo para a Floresta de Fangorn, conhecida por seus perigos.
Logo, mais ao leste, Frodo e Sam estão desorientados, andando em círculos, caindo em precipícios, e ainda por vez sendo seguidos pela criatura Gollum. Na calada da noite, o Gollum tenta ataca-los, porem ele cai numa armadilha e é tido como guia pelos hobbits ate o portão negro, depois de passarem pelo Pantano dos Mortos, uma surpresa não tão surpreendente, o portão seria um local muito arriscado para se atravessar, porém Gollum diz ter outro caminho, e os hobbits decidem acreditar na criatura traiçoeira, já sem opções.
Essa parte da guerra do anel, tende a ser, em minha opinião, uma das mais emocionantes e a em que todos os personagens mostram um pouco de seu potencial, alem de revelar novas criaturas magicas, e um pouco da historia dos homens. Acho eu, que Tolkien queria retratar nessas duas partes da mesma historia, como um grande homem pode diminuir-se apenas com uma maldita linguá, e também como ate mesmo a mais vil das criaturas pode ser de algum mordo, útil, e quem sabe, la no fundo, ate mesmo uma boa criatura, atormentada por almas berrante.

Mari_Finco_Favero 05/06/2015

O Percurso...
Nessa segunda fase da aventura de Frodo e seus companheiros muita coisa acontece, novos companheiros aparecem e outros deixam o grupo.
Achei este livro mais parado que o primeiro, porém não menos importante, muita coisa é explicada em meio a tantos diálogos.

Igor.Bavand 16/06/2015

As duas torres

John Ronald Reuel Tolkien, conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien, foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo.
No livro O senhor dos anéis As duas torres, Frodo e Sam continuam sua árdua caminhada para chegar até a montanha da perdição, eles conseguem atravessar a floresta sendo perseguidos por as forças malignas que queriam o anel, para isso teria que pegar primeiro seu portador que era Frodo o bolseiro, que tinha seu companheiro Sam sempre ao seu lado, Sam, amigo inseparável de Frodo esteve com ele desde o início da jornada.
Nesse livro acontece a guerra das forças do mal contra a sociedade do anel, que tem a missão de proteger Frodo.
Eu particularmente sou suspeito pra falar, pois sempre fui apaixonado pelas obras de Tolkien que na minha opinião é um dos maiores escritores de todos os tempos, entretendo essa saga em especial me chama atenção pela possibilidade do leitor pode imaginar a história, pois ele conta tudo muito detalhadamente sempre se preocupando com a interpretação dos leitores.

Mari 01/07/2015

"Não vá para onde eu não possa segui-lo!"
Disponível no meu blog: http://respiramoslivros.blogspot.com.br

No final da primeira parte da história, a Comitiva se divide e Frodo e Sam seguem sozinhos para Mordor. Portanto, o segundo livro é dividido em duas partes: a primeira, contando as aventuras de Aragon, o anão Gimli e o elfo Legolas em busca dos hobbits Pippin e Merry, caputurados pelos orcs, e a segunda, narrando a jornada de Frodo e Sam.

Admito que foi bem difícil no começo me envolver na história pensando que só teria "notícias" da jornada do Portador do Anel no meio do livro. Achei a narrativa mais arrastada que a do primeiro livro, mas é algo que eu já esperava, por ser um livro de "caminhadas" sem fim. Os personagens estão sempre viajando, e isso talvez te incomode um pouco no início, se você não está acostumado com esse tipo de narrativa.

Embora a leitura seja um tanto arrastada, as cenas de luta e da guerra superam as do primeiro livro, e os últimos capítulos são de pura emoção. Sam, meu querido personagem, ganha importância extrema nesse livro, e sua amizade com Frodo se fortalece ainda mais.

Me arrependo de ter demorado tanto para ler esse livro. Li a primeira parte e demorei alguns meses para começar a segunda, então não tenho tantos detalhes da jornada da outra parte da Comitiva em minha memória. Por ser um livro extenso e detalhado, acabei me envolvendo com outras leituras, e isso prejudicou um pouco o desempenho. Pretendo assistir ao filme o mais breve possível para me lembrar de detalhes, e para ver o quão maravilhosas ficaram as cenas de luta quando transportadas para a telona.

Não desistam de Senhor dos Anéis, porque vale muito a pena. Uma leitura que você carregará para toda a vida.

site: http://respiramoslivros.blogspot.com.br/2015/07/resenha-as-duas-torres-o-senhor-dos.html

Rodolfo 18/07/2015

A Comitiva do Anel se divide. Frodo e Sam continuam a viagem, descendo sozinhos o Grande Rio Anduin - mas não tão sozinhos assim, pois uma figura misteriosa segue todos os seus passos...

Dani Moraes 26/09/2015

Mais ação e aventura
Esse é o meu livro preferido da trilogia, aqui a sociedade se separou e vamos ver a luta dos dois grupos separados.

A escrita do Tolkien continua incrível, mas esse livro é mais rápido e menos descritivo e é onde aparece o Barbarvore, um dos melhores personagens.

Se quiser ver a opinião completa clique abaixo:

Junior 07/10/2015

O meu preferido
A meu ver, os livros III e IV foram os melhores. Eu não entendo o porquê de achar isso, mas na minha mente acredito que esse seja o volume mais verdadeiro e divertido de se ler. Um ponto forte foi que Tolkien focou um pouco nos hobbits Peregrin e Meriadoc. E também na evolução de suas personalidades, assim como também o acrescento de muitos outros personagens muito legais. A mitologia acrescentada neste volume também foi super inteligente e verídica. Li o volume em apenas uma semana. Foi uma sensação maravilhosa, pois o Tolkien é um gênio e seu mundo é esplêndido. Me senti inteiramente envolvido aos personagens ao decorrer da leitura.

Tulliu Cardia 10/11/2015

Na minha opinião, esse é o pior. Acho que é pelo fato da história ser dividida. Não sei muito bem, mas achei o pior dos três.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Rodolpho Gavlak 14/12/2015

Trilogia Senhor dos Anéis
A trilogia do Senhor dos Anéis é uma fábula completa. Não somente um mundo fantasioso criando, mas também raças, línguas, geografias e cenários, criados com riqueza de detalhes excelentes. Quem o lê é capaz até de entrar no mundo e enxergar, sentir os aromas e respirar cada ambiente criado por Tolkien. Excelente.

João Pedro 20/12/2015

A jornada continua
"As Duas Torres" apresenta a segunda parte da saga O Senhor dos Anéis. Confesso que esperava mais ação. Entendo que a escrita de Tolkien é arrastada e composta de muitas campanhas com aventuras inseridas ao longo da jornada, contudo achei que a segunda parte fosse mais dinâmica, uma vez que "A Sociedade do Anel" é um livro repleto de campanhas.

Com o rompimento da Comitiva do Anel no livro anterior, a história dessa obra é dividida entre as aventuras de Aragorn, Gimli e Legolas, bem como de Merry e Pippin, todas no Livro III; além das aventuras vividas por Frodo e Sam, no Livro IV.

Detalhe para o capítulo final, "As escolhas de Mestre Samwise", o qual achei excepcional!

Naiara.Rodrigues 01/03/2016

A coragem da aventura
Com este livro, eu pude perceber que, muitas vezes, eu desisto das coisas porque EU quero, pois observando os personagens, pude ver que, não importava a dificuldade, eles sempre continuaram em frente, e nunca desistiam. Além disso, podemos observar o valor da amizade e da fidelidade, especialmente de Sam para com Frodo.

David.Neiva 12/03/2016

Um pouo massante.
Um livro um pouco parado,confesso que quase o abandonei mas por teimosia e querendo terminar a trilogia li até o fim , com algumas partes que pareciam eternidades para acabar.

Isadora 07/07/2016

Meu precioso!
O livro começa imediatamente após o sequestro de Pippin e Merry no livro 1. Aragorn, Legolas e Gimli partem em busca de seus amigos, sabendo agora que o destino de Frodo e seu fiel escudeiro Sam, depende apenas deles.

Essa parte da história se torna um pouco arrastada, já que Tolkien gosta de detalhar e contar minuciosamente cada fato. Mas, nesse ínterim, várias coisas interessantes acontecem e personagens novos são apresentados.

Quando voltamos a encontrar nossos amigos Frodo e Sam, logo entra em cena o famoso Gollum, com seu jeito estranho de conversar, querendo apenas estar perto do "Precioso... Meu Precioso". Este personagem é extremamente difícil de definir. Ao mesmo tempo que sentimos pena, sentimos asco e nojo. De um lado, parece um cachorrinho maltratado que nunca teve um mestre para lhe ajudar mas, por outro lado, parece apenas um ser maligno disposto a tudo pelo Um Anel.

As páginas finais são de pura emoção, que logo compensam todas as 400 e tantas anteriores. O livro é muito interessante, já que coloca a responsabilidade de toda a Terra Média nas mãos de criaturas tidas como frágeis e até descartáveis: Hobbits. Ninguém nunca ouviu falar deles, não estão na "lista" de criaturas a conhecer (Quem ler o livro entenderá essa parte). Mas, para mostrar que não é preciso muito para vencer o inimigo, Tolkien mostra que a pequenice de uma pessoa está unicamente em sua aparência.

O que vale mesmo é a coragem e amor que ela carrega dentro de si.