As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Miguel.Moreira 23/12/2021

As duas torres
É a continuação direta do primeiro volume (pois se trata de um único livro divido em 3 volumes, sendo 2 partes para cada volume).
No livro III, é relatado o que acontece com Aragorn, Gimli e Legolas após a separação da sociedade. Com Pippin e Merry capturados pelos Orcs, o trio vai em busca dos pequenos hobbits, já que Aragorn compreende a sina de Frodo, e teve que abandonar o Portador do Anel. No caminho encontram ajuda jamais imaginada, mas se deparam com um inimigo em seus caminhos, Saruman está tramando em sua mente astuta, então a aociedade rompida precisa tomar partido e ir à luta.

No livro IV, temos a narrativa extamante simultânea após o rompimento da siciedade, porém na perspectiva de Frodo e Sam, que fugiram às pressas rumo à Mordor. A jornada se mostra difícil e sombria, mas assim como Elrond profetizou em Valfenda, que iriam encontrar alguma ajuda não esperada, a ajuda veio de fato, ou melhor, quase duas já que encontram Gollum no caminho, e o pequeno ser, escuro como trevas e magro, de pele escorregadia, se junta aos pequenos. A outra ajuda vem de um povo nobre, descendente de Númenor, os Cavaleiros de Gondor.
No decorrer da estrada, Frodo e Sam se deparam com dificuldades ainda mais terríveis ao entrar na terra Inominável, em meio aos inimigos e ao Senhor dos Anéis tramando e os vigiando o tempo inteiro.

SPOILER GRAVE PARA QUEM GOSTA DE PROCURAR AS COISAS, MINUCIOSAMENTE, POR CONTA PRÓPRIA:

Sam tem um desenvolvimento especial nesse livro, pois Tolkien deu mais holofotes para esse pequeno, mas grande amigo e digno de ser lembrado nas canções Élficas. Parece que até agora, Sam tem um dom de profetizar quando abre a boca para pedir (desejar) coisas que ele próprio não tem nenhuma esperança de acontecer. E com essa habilidade que fica implícita no livro, ele sequer tem noção de suas profecias de concretizando, pois ao pedir algo, é como se fosse um último suspiro de sua vida, acreditando que tudo está acabado.
Nem tudo que Sam desejou se concretizou, mas tenho mais duas partes do livro para ler. Então tudo pode acontecer.

FernandaMedrado 24/07/2023

Mano a amizade entre Legolas e Gilmi é TUDO pra mim!!! juro, eles são a coisa mais fofa da vida, até esquecia algumas horas que eles não são o foco da história kkkkkkk (eles se defendendo era a cosia mais lindaaa). Frodo e Sam também, mas ninguém tira da minha cabeça que eles se amam, ou pelo menos que Sam ama Frodo, as coisas que ele faz/fala vai muito além de uma amizade, shipo. ansiosa pra ler o último e ver como vai terminar essa confusão toda.

Wagner47 01/07/2021

Com furor e com tampor
Magnífico. Sam definitivamente entra para meu Hall de Personagens Favoritos e Pip também não fica muito atrás. O desenvolvimento e atenção que esses dois Hobbits ganharam são grandes destaques dessa obra, cada um deles tomando a frente dos dois livros dessa Parte 2

Várias frentes de batalha, perseguição, lutas internas e grandiosas, ótimos novos personagens, além de muita aflição no final. O desconto da nota é pelo fato de um personagem ser praticamente jogado na trama (Língua de Cobra) para desempenhar um papel deveras importante, mas que ficou superficial, além de decisões do Frodo sem muito sentido.

E se a confiança estabelecida no primeiro livro já era grandiosa, ela consegue se sobressair muito mais aqui. Uma bela história de lealdade

Henrique609 22/06/2023

Excelente
Tolkien é um mestre na arte da escrita. Ele é consegue passar emoção através dos seus escritos, junto com aventura, medo, surpresa, felicidade.

Ele consegue transmitir o que poucos autores atuais conseguem.

Indicia demais a leitura dos livros, mesmo pra quem já assistiu o filme.

Um personagem que ficou muito aquém da descrição dos livros foi Faramir. Nos filmes você não consegue perceber o grande personagem que ele é.

Douglas.Souza 28/12/2021minha estante
Pra mim o que salvou o "livro IV" foi a interação entre o Gollum e o Sam também. Acho que ri de gargalhar umas três vezes kkkk

Tati.Tatiana 31/12/2021minha estante
Muito engraçado os diálogos deles né kkk Deixou mais leve a leitura

Trajano 31/10/2021

Não dá pra definir numa palavra. Memorável, épico, divertido
...manteve bem o nível do anterior, e talvez até tenha aumentado. Aconteceu muita coisa interessante neste livro, talvez até mais do que em A sociedade do anel. Gostei bastante das duas narrativas inseridas no livro, como sempre os personagens estavam em apuros, em lugares interessantes, em situações de perigo, nobreza, batalha, etc.

Fiquei um pouco apegado ao Gollum confesso, me pareceu bem redimido (até chegar no final) e continuo achando o Frodo um personagem menos carismático e do que Bilbo. Não vejo a hora de ler o terceiro e ver como tudo acaba nos livros. Me parece que o melhor ainda ficou pro último.
Gisele.Moreira 31/10/2021minha estante
??????

Marcio440 25/11/2021

A guerra
A continuação do épico,o destino de toda a terra média nas mãos de pequenos Hobbits. A união dos povos contra os orcs.
Silas-sama 25/11/2021minha estante
Lembre-se que tem O Hobbit e O Silmarillion tb, hehe

Marcio440 26/11/2021minha estante
Dois livros fantásticos, o O Silmarillion gosto de indicar depois das pessoas terem lido o Hobbit e o senhor dos anéis

Silas-sama 26/11/2021minha estante
Sim sim

Silas-sama 26/11/2021minha estante
Mano, você leu Contos Inacabados? Estou lendo e não vi novidade, é assim mesmo? Pensei que teria inúmeros acréscimos aos contos e quem sabe até novas histórias

Marcio440 26/11/2021minha estante
Não cara, ainda não li contos inacabados

Fernanda1156 28/06/2022

Releitura para toda a vida
Não me canso de acompanhar Frodo e Sam por estes caminhos traiçoeiros e na companhia do Sméagol (Gollum). São tantos quentinhos e como temos muitos detalhes durante a leitura, a cada releitura me apego a mais detalhes. E como corta meu coração a sociedade do anel sendo dissolvida, mas devo concordar que seria difícil um grupo tão grande chegar próximo aos portões de Mordor se serem notados! Mas cada um seguiu um caminho e vai fazer a sua parte para que o objetivo seja alcançado. Esta é a minha releitura da vida, de tempos em tempos me pego com saudades e quando vi já estou relendo esta estória maravilhosa!!! Reler Tolkien é as estórias da terra média pra mim é terapia, então é super necessário!!!

Gigihfernandes 25/08/2023

Impossível parar de ler
Eu achei que o primeiro livro tinha sido incrível, mas esse conseguiu ser 300 vezes melhor.
Todas as histórias e aventuras conseguiram me prender e cada capítulo que eu terminava me deixava ansiosa para ler o próximo.
Eu achei a Laracna muito interessante, queria que ela tivesse aterrorizado mais.
Sam é o personagem mais incrível do livro a lealdade e o amor dele pelo Frodo é uma das coisas mais lindas que eu já li.
O Frodo também, sempre disposto a dar um voto de confiança mesmo que a pessoa não mereça.
Eu me diverti muito com a amizade do Legolas e Gimli, eles são tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo. O calmo e o estressado.
O Aragorn é um líder nato, mesmo ele não acreditando tanto em si, ele é incrível e vai ser um rei incrível.
Merry e Pippin também são muito engraçados e astutos, eu amei a interação deles com os Ents.
O Gandalf voltou cirúrgico, ele já era inteligente mas parece que ele conseguiu ficar mais inteligente.
E por último Gollum, esse personagem perverso que eu sinto tanta pena, não consigo sentir raiva.
Ainda preciso ler o último livro mas até agora esse é meu livro favorito da trilogia.

Cristian Fontoura 21/12/2021

O rompimento da comitiva do anel
Se ao término de A Sociedade do Anel, vemos a quebra da comitiva liderada por Aragorn, aqui podemos senti-la, em uma trama que é basicamente divida em duas histórias paralelas. Merry e Pippin precisam fugir das garras de orques, apenas para serem cercados de árvores caminhantes e falantes; Aragorn, Gimli e Legolas precisam encarar um rei sob domínio do mal e uma batalha épica para seguir na missão e reencontrar seus amigos. Aliás, velhos amigos surgem em momentos de necessidade extremas e de forma inesperada! Enquanto isso, Saruman segue seu plano diabólico desde Isengard, com seu exército crescente sob a influência de Sauron, cuja força cresce constantemente. Na outra parte da história, Frodo e Sam precisam encarar seus medos e a dúbia e bipolar criatura Gollum, que parece ser o único guia capaz de levá-los para dentro da temível e extremamente vigiada Mordor. As Duas Torres pode até não ser tão cativante quanto A Sociedade do Anel, mas é a única sequência possível para a obra-prima que é O Senhor dos Anéis. A parte II da história incrementa de forma adequada a mitologia da saga e nos deixa a par do real poder que emana da profanada terra de Mordor.

Fatinha 13/12/2021

Leitura mais frenética e recompensada
Antes de mais nada, adianto que gostei mais desse do que do primeiro livro, "A Sociedade do Anel".
Trata-se de uma leitura com mais ação, mais acontecimentos que te prende e te faz ler mais. As longas descrições continuam, mas já não te trazem certa impaciência como no primeiro, pois dá pra sentir ânsia pra que determinados personagens cheguem logo ao seu destino, que em quase todos os casos significava perigo, e ficava a expectativa de que algo ruim pudesse acontecer, e isso te deixa naquela de "ah, só mais um capítulo".
Novas criaturas aparecem e são detalhadas, e cada uma com suas particularidades e perigos. A leitura fluiu bem, pra mim, e ao final, me senti recompensada por longas horas lendo ele, pois foi emocionante e me deixou cheia de curiosidade para o próximo.
Continua sendo denso, detalhista, um tanto cansativo e rebuscado, mas não atrapalhou, pois ainda conseguia ser intenso, emocionante e cheio de ação, além de alguns capítulos tristes (sim, houve perda).
Destaque para o momento em que a comitiva se resumiu só ao nosso pequeno Frodo, Sam e Sméagol, rumo a Mordor, gerando tensão, desconfiança e até um ar cômico, pelos diálogos que só o "Gollum" pode render.

@acumuladoradelivros 10/04/2021

O jeito que esse livro começa e termina na tragédia é diferente né kkkkk Nitidamente temos aqui um ritmo bem mais acelerado que em A Sociedade do Anel. Definitivamente entre os dois primeiros As Duas Torres é meu favorito. Até porque apresenta alguns dos meus personagens favorito: Faramir, Éomer e Éowyn.

Fainlea 03/06/2023

Mora no meu coração
Simplesmente divino! A escrita do Tolkien sempre vai me impressionar, as descrições, ao contrário de muitos, são o que mais me atraem, de lugares belos e complexos. Porém, nesse livro encontramos muito mais diálogos do que descrições.
E os diálogos são tão belíssimos que chegam a soar como poesia, nesse segundo livro temos muito mais lutas também, e me impressionei com elas.

Novas espécies da Terra Média foram introduzidas nesse livro, e são mágicas, cada uma delas.
Para mim, não há universo que surpreenda mais do que este!

Leya 01/06/2023

Uma surpresa
O começo foi tão lento que achei que não iria fluir, mas a partir do meio para o fim tudo se encaixou e me fisgou.