O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

ga-bi 28/09/2023

A Sociedade do Anel é muito bom, As Duas Torres é melhor e o Retorno do Rei é melhor ainda. O fim desse livro foi perfeito! Simplesmente um ótimo encerramento pra história. Vou levar ele no coração, e sentir muita falta desses personagens.

Cica 28/09/2023

A maneira que a história vai se trançando é incrível, quando você acha que tudo terminou na vdd ainda tem mais aventura por vir. A criatividade para finalizar a história da melhor forma possível é admirável.

Shirley 27/09/2023

?Todas as tuas palavras só querem dizer: és uma mulher e teu papel é na casa. Mas, quando os homens tiverem morrido na batalha e na honra, tens permissão de ser queimada na casa, pois os homens não terão mais necessidade dela. Mas eu sou da Casa de Eorl, não uma serviçal. Sei cavalgar e empunhar a lâmina e não temo nem a dor nem a morte.?

Camila.Loures 27/09/2023

Cansativo
Confesso que achei a leitura pouco interessante, cansativa e longa. A história é extremamente boa, mas não está entre meus top 10. Mas não deixa nem de longe de ser um clássico, ele entrega muito.

Alexsander.Rosa 26/09/2023

Aqui amamos Aragorn
Que aventura histórica, épica, fabulosa. QUE AVENTURA, meus amigos!
Aqui acompanhamos o fim da jornada de Frodo e Sam para destruir o anel e os destinos que Aragorn e os seus companheiros tomam na guerra, enquanto as forças dos inimigos crescem. Aragorn mostrando-se o homem mais espetacular deste mundo (te amo) e nossos hobbits os seres mais queridos. Me emocionei com o fim que cada um rumou, muito merecido e lindo!
Sem dúvidas, um dos melhores - se não O melhor - livro de fantasia e aventura. Toda a história criada e narrada, toda as lendas e mitos, tudo nessa história é fenomenal e te faz querer conhecer mais (estou empolgado para ler "O Silmarillion" e "Contos Inacabados").
Me arrependo de ter demorado muito para começar esta saga, não achei cansativa de forma alguma - bem, talvez em uns breves momentos em As Duas Torres -, tem plots fabulosos, cenas incríveis e te faz criar uma imagem daquele mundo de uma forma absurdamente bela e palpável. Que história!!!
E se eu não disse, eu amo o Aragorn, ele mereceu tudo de bom que lhe aconteceu, já estou com saudades dele!!! E Frodo e Bilbo, merecido suas pazes... e de Gandalf também, de quem sinto mais falta além do Aragorn!
Merry e Pippin, Legolas e Gimli, que falta sentirei também, das brincadeiras entre eles; e que amizade linda do Gimli e do Legolas, aquele final no apêndice sobre eles aqueceu meu coração. LINDOS!!!

Rafaela.Zaltron 25/09/2023

O fim de uma era.
Ganhei O Hobbit junto com o box de Senhor dos Anéis no meu aniversário de 18 anos. Hoje com 20 eu finalizei a principal história desse universo que é tão gigante e complexo. E ter demorado mais de dois anos pra ler toda essa aventura foi muito importante pra mim, porque me pareceu que A Comitiva inteira esteve comigo durante esses anos tão marcantes da minha vida.

Ter lido Tolkien foi uma das melhores coisas que eu já fiz. Sim, é uma leitura lenta e sim, ele é muito detalhista; mas é exatamente isso que faz essa história ser perfeita como é.

Eu terminei O Retorno do Rei com uma sensação de voltar pra casa exatamente como o Sam. Aquela sensação de ir visitar a vó em uma tarde de domingo. Com uma sensação de pertencimento.

Maisa 23/09/2023

Magnífico
Que releitura, meus amigos?. Simplesmente magnífico.

O livro é muito descritivo e detalhado, mas muito inteligente também! Vale muito a pena!

Juns 20/09/2023

Fim da sociedade do anel
Nunca tinha lido nenhum livro do autor, e apesar de ser extremamente detalhista eu até que gostei, mas ainda sim acho muito ficar detalhando montanhas e etcccx
Acho que fica combinado entre os fãs da saga que o melhor personagem é o Sam e que o final dele foi um dos melhores, representou muito bem o que era da vontade dele.
A guerra do condado deixou claro que os quatro Hobbits amadureceram durante a aventura e acho que valeu super a pena ler, se tornou uma das minhas sagas favoritas.

Isabela.Esmanhotto 17/09/2023

História mais épica de todos os tempos
Assim como muitas outras pessoas, eu assisti os filmes antes de ler os livros. Após ter terminado a história, acredito que o filme e o livro se complementam perfeitamente. O que mais me toca na história é o quanto os hobbits são celebrados, apesar de serem muito subestimados por todos, e o laço do Sam e o Frodo é a minha parte favorita da história. Os livros instigam muito a imaginação e fazem você viajar pra longe e se distrair um pouco dos problemas do século XXI. Não é à toa que essa história tem uma reputação, vale muito a pena conhecer a narrativa pelo livro ou pelo filme, ou melhor ainda,
pelos dois.

jucoaio 17/09/2023

? o senhor dos anéis: o retorno do rei
agosto-setembro/2018 ??

??:: esse livro fecha a saga de uma maneira emocionante e perfeita. embora também tenha demorado pra finalizar a leitura, dado o fato de que ainda era só uma adolescente quando li e às vezes demorava para compreender a escrita do tolkien, eu amei a experiência de mergulhar nesse universo tão bem escrito e desenvolvido. como disse, pretendo revisitá-lo algum dia. (mesmo que discorde de alguns quando dizem que é melhor do que harry potter ?).

Débora Cona 16/09/2023

O Retorno do Rei
Uma das melhores sagas que já li. Há anos tinha tentado ler mas parei no primeiro, hoje entendo que não estava pronta ainda. Escrita maravilhosa, e que universo incrível Tolkien criou, cheio de detalhes, escritas, povos, calendários.....até os apêndices são muito esclarecedores!!!

Manodirlah 15/09/2023

Que viagem incrível
Não caiu a ficha que eu terminei o senhor dos anéis ? eu não queria que acabasse. A história é tão intrigante, tão rica nos detalhes que é impossível você desapegar dessa obra de arte, cada capítulo você se imagina caminhando e lutando com eles. Essa história é pra vc ler e sentir orgulho de falar que fez parte dessa aventura. ?

tabatatucat 15/09/2023

Fenomenal! Realmente um belo final pra essa jornada, que história maravilhosa e cativante. Ainda mais no final, você acaba passando as páginas sem nem perceber.

Lucas1429 13/09/2023

O Épico de uma história Épica
"Bem, finalmente aqui, caros amigos, nas praias do Mar chega o fim de nossa sociedade na Terra-média. Vão em paz! Não direi: não chorem; pois nem toda as lágrimas são más".
Gandalf, o Branco