O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Juh 02/08/2023

Impressões "O Retorno do Rei"
"Homens Pequenos podem ser responsáveis pelos maiores feitos dizemos por aqui." Pag.20

A melhor conclusão possível!

Comecemos pelo começo. Acho tão interessante que nesta história são os pequenos, aqueles que quase não são vistos e notados, pessoas simples e comuns, de natureza tranquila, que possuíam uma extrema coragem para se impor diante do medo, nos momentos cujo a esperança estaria quase perdida.

E é claro que estou falando de nossos queridos hobbits: Pippin, Merry, Frodo e Sam ? afinal foi com eles que esta história começou a ser contada e com eles ela terminou. Mesmo admirando a trajetória de todos os personagens ao longo da história, o que mais passei a admirar foi Sam, o jardineiro.

"Ele agora conhecia todos os argumentos do desespero e não estava disposto a lhes dar ouvidos. Deixará de sentir necessidade ou vontade de dormir, e só desejava ficar acordado, vigiando."

" -Venha, Sr.Frodo! Não posso carregar a coisa em seu lugar, mas posso carregá-lo junto com ela. Então vamos subir!"

Sam para mim foi o maior exemplo de perseverança nesta história, ele não só se mostra como um verdadeiro amigo, mas como alguém fiel de grande coragem e de espírito forte. Diante do medo, da dúvida e do terror, ele manteve-se firme ajudando no que podia ao seu mestre, seu amigo, a carregar aquele terrível fardo até que se livrasse dele. Tem algo mais verdadeiro que isso? Uma amizade disposta a ir nos confins da terra, "no fim de todas as coisas", para ajudar seu próximo a se livrar de um fardo pesado, cujo não o pertencia, mas fez o que podia fazer.

" -Estou contente por tê-lo comigo. Aqui, no fim de todas as coisas, Sam."

Recomendo a todos uma boa aventura adentrando esta história.

" -Através da escuridão você conquistou a esperança e agora possui tudo o que deseja." Pag.262

George.Nicolas 01/08/2023

Perfeito
O Tolkien é um gênio de sua época, o que mais me impressiona é que a trama é totalmente cativante sem deixar nem uma ponta solta, melhor trilogia de fantasia que eu li até hoje, com certeza planejo explorar mais do Tolkienverso

Thales Duart3 01/08/2023

Essa obra é maravilhosa. Mas não é para todos. Acredito que o tipo de escrita do Tolkien assuste o leitor comum. Porém, para os amantes da Alta-Fantasia, temos aqui um belo banquete.

Akira 30/07/2023

O fim de uma jornada e tanto.
Sou um amante de todo o universo da terra média, os filmes mexeram comigo de uma forma única e enfim completo uma parte da jornada nos livros (ja que são muitos se você quer de fato tentar entender esse universo de forma ampla). Não foi fácil, tolkien é um mestre e criou uma obra de arte surpreendente, um universo sem igual, mas devo dizer que a leitura dos seus livros não é para qualquer um. Como comentei em resenhas dos livros anteriores, a descrição de cada minúscula parte do ambiente, seja o clima, as nuvens, tudo é absurda. Tão absurda que as vezes chega a ser um pouco cansativo, embora isto seja o que o torna tão magnífico em sua escrita.
Agora falando sobre o fim dessa jornada, posso garantir que foi um final digno para todos os nossos heróis deste universo, frodo e sam simplesmente personagens únicos, e ler não só o desenvolvimento deles como de cada personagem até o fim é de um prazer imenso. Sem dúvida uma saga que levarei pela vida inteira!

VinAcius49 28/07/2023

Como leitor, me pondo nas circunstâncias da criação e lançamento, consigo enxergar a genialidade, facilmente!
Como leitor, ávido por fantasia, hoje, foi exaustivo ?
Eu nunca empaquei desse jeito em uma leitura de fantasia e tudo o que eu queria era apenas que acabasse. Talvez não fosse o momento, talvez eu tenha vindo empolgado demais depois de As Duas Torres (eu, simplesmente, amei!!!)... Mas sem todas as desculpas que eu possa levantar, pra mim só não ?rolou? mesmo.

Pedralto 28/07/2023

O meu favorito da trilogia
O livro é simplesmente incrível. Não que os outros não fossem, mas O Retorno do Rei consegue elevar a história dos outros dois em níveis épicos. É o meu livro favorito de todos os tempos, sem a menor dúvida. É a conclusão perfeita para uma trilogia perfeita.

Assim como As Duas Torres, o livro também é narrado em diferentes perspectivas da Guerra do Anel. As histórias todas acontecem simultaneamente, mostrando o que acontecia em diferentes partes da Terra-Média. Você consegue sentir perfeitamente o mal de Sauron e ver os estragos da guerra sobre o mundo.

Os capítulos O Cerco de Gondor e a Cavalgada dos Rohirrim não ficam devendo em absolutamente nada até mesmo à Ilíada. São batalhas simplesmente fantásticas, indo muito além da violência, é onde a escrita de Tolkien mais brilha em seu lado poético.

Os capítulos depois da derrota de Sauron são bem emocionantes. Você se sente parte da Sociedade do Anel, se despedindo por fim da jornada (e é bem difícil dizer adeus à essa história). Uma parte interessante é o Expurgo do Condado, que não foi adaptada pros filme.

No fim desse volume há um apêndice que mostra um pouco da profundidade com a qual a Terra-Média foi construída (Alguns podem dizer que ela é a verdadeira protagonista da história, eu concordo). É como ler um livro de história e, para quem gostou do que leu, é extremamente satisfatório saber mais. E mesmo para quem não tem tanta paciência, vale a pena ler os "pós-créditos" à la filme dos anos 80, que mostra que fim levou cada personagem. Em uma releitura, deve ser interessante ler o apêndice primeiro do que os livros. Eu não li, mas da próxima irei experimentar.

Pra finalizar, eu nunca li nada tão incrível na minha vida. Li como adolescente, li como adulto e gosto mais a cada leitura. Recomendo essa trilogia para qualquer um que tenha uma alma. É um ensinamento sobre amizade e perseverança frente às adversidades maior do que qualquer livro de autoajuda.

FernandaMedrado 26/07/2023

Não sei se eu tava pronta pra me despedir deles, mas é a vida. enrolei mil anos pra ler esses livros com medo de odiar, mesmo tendo amado o hobbit, mas é mttt bom! com certeza Legolas e Gimli são meus preferidos, de longe, mas Aragorn não fica muito atrás não. amei mt o destaque que Merry e Pippin tiveram no fim e queria mtt que Frodo e Sam ficassem juntos (mas sei q isso ia ser pedir dms kkkkkk). enfim, mt bom. ps: Eowyn rainha dona da 🤬 #$%!& toda!

RayLima 22/07/2023

Uma obra atemporal e indispensável
?O Retorno do Rei?, terceiro e último livro da trilogia ?O Senhor dos Anéis?, encerra lindamente essa aventura cheia de batalhas, amizades e ensinamentos. Desde o primeiro livro ficamos cientes da grandiosidade de Tolkien e sua escrita minuciosa e até poética, mas é aqui que vemos o ápice do seu talento como escritor e contador de histórias.

Não tem muito o que falar sobre o enredo sem dar spoiler, apesar de a maioria das pessoas já saberem por meio dos filmes. O livro é novamente dividido em dois núcleos, mas no final as narrativas se encontram para o desfecho. O começo vai continuar a jornada da comitiva do Anel que agora está dividida novamente em dois grupos: ?Gandalf e Pippin? e ?Aragorn, Legolas, Gimli e Merry?. Eles serão os responsáveis pelas aventuras em campo de batalha. Depois voltamos ao final do segundo livro, em que Frodo e Sam terminam caindo na ardilosa armadilha de Gollum e Frodo acaba sendo capturado pelos Orques. É uma jornada, além de muito perigosa no sentido mais amplo da palavra, mas também cheia de pesar pois o poder do Anel vai ficando cada vez mais forte sobre o portador.

Tolkien não deixa brechas ou pontas soltas. Todas os porquês são respondidos. É muito satisfatório ler um autor que tem tanto cuidado com a história que se propõe a contar. O Senhor dos Anéis é muito mais do que um livro de fantasia e guerra. O amor do autor pelos personagens e pela história que ele criou transborda pelas páginas. E através desse mundo mágico ele consegue nos fazer refletir sobre lições e valores muito importantes e eu vou falar de algumas coisas que me marcaram e que fazem sentido pra mim.

A simbologia de ter a esperança nas mãos de um hobbit, um povo pequeno, que mais parece criança, sereno e que aprecia as coisas simples como uma mesa farta, um bom gole de cerveja, flores, música e poesia. Apesar de tantos outros personagens fortes e guerreiros, o escolhido para ser o Portador do Anel foi Frodo Bolseiro. Aqui Tolkien fala abertamente sobre não julgar pelas aparências.

Outro ponto crucial é o poder da amizade que vai estar presente em todos os núcleos. Merry e Pippin, Gandalf e Aragorn, Legolas e Gimli, mas é com Frodo e Sam que esse elo fica mais claro, não coincidentemente, eles são os únicos que nunca se separaram durante toda a jornada.

Nesse livro Tolkien também traz uma personagem feminina que foge do estereótipo de donzela a ser salva. Apesar de ser uma história majoritariamente de homens, ele conseguiu inserir o arco de Éowyn de um jeito bem natural (e fez isso bem antes de inventarem o termo ?mimimi? que é usado pra diminuir inclusões como essa).

E Sauron, para mim, é uma reflexão sobre as maldades e injustiças que existem no mundo, que já existem há tanto tempo que simplesmente nos acostumamos, mas podemos e precisamos nos levantar contra, deixar nossa marca no mundo, mesmo que digam que não vai fazer diferença, mesmo que ninguém vá se lembrar.

?Outros males existem que poderão vir, pois o próprio Sauron é apenas um servidor ou emissário, todavia, não é nossa função controlar todas as marés do mundo, mas sim fazer o que pudermos para socorrer o tempo em que estamos inseridos, erradicando o mal dos campos que conhecemos para que aqueles que viverem depois tenham terras limpas para cultivar. Que tempo encontrarão não é nossa função determinar. ?

Obs.: o livro acaba na página 393, o restante são apêndices, muito interessantes, sobre todos os reis (lá fala um pouco da história de amor entre Aragorn e Arwen ??), cronologia de fatos anteriores, fatos narrados no livro e fatos posteriores (lá você fica sabendo o que acontece com cada personagem, vale a pena dar uma olhada), árvores genealógicas, pronúncia correta de palavras e nomes, calendários, etc. Também tem um índice com os poemas originais.

Maria 22/07/2023

Um prazer ter terminado essa jornada pela quinta vez. Toda vez que eu leio o retorno do rei eu gosto muito da Éowyn na batalha contra o espectro...e também eu amo o sam ele é perfeito ??

Mila 21/07/2023

Livro maravilhosooo!
Um fechamento incrível para a série, onde nos mostra que sim valeu a pena adentrar nesse universo tão minimalista e detalhado, com várias reviravoltas chocante e muita ação e intrigas. Amei essa série.

Eduarda2004 17/07/2023

O retorno do rei
A escrita do autor simplesmente maravilhosa, muito detalhado, o que acaba tornando o livro longo e cansativo às vezes. A maior parte do livro é sobre a jornada do Frodo e do Sam, o que parece que nunca vai acabar, mas mesmo assim amo muito essa saga.

Gildenisson 13/07/2023

Amor, amizade e esperança.
O final da trilogia de Tolkien é um desfecho feliz e satisfatório para a maioria dos personagens que amamos, sofremos e torcemos acompanhar. A evolução de Frodo, Sam, Merry e Pippin é impressionante, e vemos como pequenos hobbits conseguiram as maiores proezas da Terceira Era da Terra-média. Vemos também como um caminhante se tornou o rei de Gondor, e isso não foi somente por direito de nascença, ele teve que merecer o cargo e fez por onde.

O final não foi agridoce, foi bem doce e condizente com tudo que foi abordado até aqui. Pessoas com enorme poder em mãos não poderiam mais ficar na terra dos homens, seu destino acabou juntamente com o derretimento do Um Anel no Monte da Perdição. Vimos a redenção de Gollum também, e a lição de que TODOS podem trilhar o caminho da escuridão, basta um momento de perda, de tristeza ou fraqueza, ninguém nasce mal, mas todo mundo têm o potencial de ser mal.

O Senhor dos Anéis é uma obra-prima da literatura. A história é emocionante, os personagens são cativantes e o mundo é fascinante. A trilogia é uma jornada única que nos leva em uma viagem pela Terra-média, e nos ensina sobre o poder do amor, da amizade e da esperança.