O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Adamastor Portucaldo 14/10/2023minha estante
Como é bom ler um texto bem cuidado, sem fd vdd #@** .

Sofia.Stersi 14/10/2023

Em geral, minha experiência com os três livros não foi muito boa. Apesar de a história ser interessante, a escrita do Tolkien é muito chata. Ele não aprofundou os personagens e sempre detalhava tudo. Para vocês terem alguma noção, sempre que eu lia, eu sentia sono (e acabei dormindo muitas vezes no meio da leitura).

A história é interessante, como já falei, mas não prende muito. Algumas partes eu não entendi, mas ao decorrer das coisas eu entendia o que havia acontecido.

Meus personagens preferidos são o Gandalf e o Sméagol.

Achei horrível os apêndices. Não acho que havia necessidade. Poderiam ter feito um livro a parte deles; eles não ajudaram em nada na história: falaram muitas vezes de personagens que nem haviam aparecido e suas histórias. Achei horrível, principalmente a parte de como as palavras foram escritas e a maneira certa de lê-las.

Paulinha 11/10/2023

A guerra entre os Povos Livres da Terra-média e Sauron, o Senhor Sombrio da terra de Mordor, chega a seu clímax neste terceiro volume do romance O Senhor dos Anéis. As batalhas grandiosas que estão prestes a acontecer, no entanto, são apenas o pano de fundo para o verdadeiro drama: a missão quase suicida dos hobbits Frodo e Sam, que tentam destruir o Um Anel, fonte do poder de Sauron, infiltrando-se no coração do território do Inimigo.

Brenda 11/10/2023

Épico
Final incrível para uma das melhores criações literárias. Foi maravilhoso ver que, após o conflito final que pôs fim à guerra e a Sauron, Tolkien não abandona o leitor, e o conduz ao longo de toda a Terra Média na jornada dos hobbits de volta para a casa, onde presenciam as consequências de todos aqueles meses funestos. Ainda é narrado o passar dos anos, e como Frodo, um sobrevivente da guerra, lida com a dor e trauma. Muito triste e muito lindo. E quanto a Éowyn, cometi uma injustiça na resenha anterior. É nesse livro que ela brilha. Aqui o autor dá voz à uma pessoa que foi a vida inteira silenciada, e quando enfim alcança a oportunidade de ser ouvida ela não vai agradar a todos, e nem obedecer prontamente o que lhe é imposto. Uma das minhas personagens favoritas, juntamente com o Faramir. Infelizmente, dessa vez, terei que reclamar do pouco de como foi abordado a história de Arwen. Sendo novamente chata, a breve história contada no apêndice, para mim, deixou a desejar. Arwen parece apenas uma pessoa submissa a um destino, o mesmo de uma antecessora em sua linhagem e em beleza, Luthien. Sempre comparada à ela, Arwen parece se entregar a um futuro com Aragorn (que ela mal conhecia), só para seguir esse mesmo caminho. Sei lá, posso estar falando besteira. Vou procurar algo a mais no livro dos contos. Por enquanto, é isso...

Milena 10/10/2023

"quando a vontade não falta, caminho se abre, assim dizemos nós - sussurrou ele -; e isso foi o que aconteceu comigo."

Diogo139 09/10/2023

Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei
Finalmente damos por encerrada a jornada de Frodo e Sam, adorei todas as partes do livro, principalmente as novas cenas que não foram abordadas pelo filme, tal como grande parte do caminho de Frodo por Mordor e o último arco do regresso dos Halfings ao fundo do saco! Tolkien presenciou-nos com este universo espetacular e consegui entregar uma obra espetacular desde o inicio, meio e fim!

cinnamon roll 09/10/2023

Gosto muito da trilogia, mas esse foi cansativo pra ler KDKWKK. O livro V foi difícil pra eu acabar, acho que foi por conta da guerra não sei, mas a história de Faramir e Denethor foi a melhor parte do livro.
O livro VI me prendeu mais, li ele mais rápido (chorei no final lol), gostei muito dele.

Considerações finais de Senhor dos Anéis:
Gostei muito da história juro melhor coisa que eu já li na vida.
Em geral gostei muito do desenvolvimento dos personagens, mas senti falta de Aragorn. Tem umas horas no livro q ele só some KDKWKS. Gostei muito do jeito que Tolkien deixa uma cena bem dramática no final dos livros para fazer você querer continuar e ler o próximo livro pra saber o que vai acontecer a seguir.
Muita gente reclama do tanto de detalhe que ele põe sobre tudo no livro mas é uma das coisas que eu mais gosto nele.
História que realmente me marcou viu?

orpheuus 08/10/2023

"primeiro é melhor amar aquilo que temos condições de amar."
Concluindo, a leitura de ?O Senhor dos Anéis? foi uma experiência literária maravilhosa e espero um dia retornar à Terra Média, lendo outros livros que o autor escreveu sobre esse mundo tão fantástico e complexo. O desfecho dessa obra não poderia ser mais incrível. Todos foram mudados de alguma forma por suas aventuras, especialmente Frodo, que nunca mais conseguiu ser o hobbit de antes. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é um épico final para uma das maiores histórias já contadas na literatura. Tolkien cria um mundo singular e fascinante que muitas vezes chega a ser tão complexo quanto o nosso, com personagens memoráveis e temas universais de coragem, sacrifício e amizade. Uma das grandes obras mundiais de fantasia, sem dúvidas. Uma extraordinaria leitura, recomendo a todos a se aventurarem por essas paginas conhececendo todos os lugares incriveis da Terra Média.

Bru_gomes 04/10/2023

Demorei mas terminei kkkkkkk. A parte mais complicada de ler foram os apêndices, tinha muita informação e começava a ficar massante de ler mas gostei muito das informações e curiosidades!
Esse livro foi excelente! O final me surpreendeu positivamente, acho que foi um dos poucos livros que eu gostei de como a história foi finalizada!

Tronquilho 01/10/2023

Você não deve se curvar a ninguém
A obra mais especial da minha vida. A obra que moldou a cultura pop. Existem elogios suficientes para esse livro? Existe obra mais magnífica? não, e nem acho que existirá.

ga-bi 28/09/2023

A Sociedade do Anel é muito bom, As Duas Torres é melhor e o Retorno do Rei é melhor ainda. O fim desse livro foi perfeito! Simplesmente um ótimo encerramento pra história. Vou levar ele no coração, e sentir muita falta desses personagens.

Cica 28/09/2023

A maneira que a história vai se trançando é incrível, quando você acha que tudo terminou na vdd ainda tem mais aventura por vir. A criatividade para finalizar a história da melhor forma possível é admirável.

Shirley 27/09/2023

?Todas as tuas palavras só querem dizer: és uma mulher e teu papel é na casa. Mas, quando os homens tiverem morrido na batalha e na honra, tens permissão de ser queimada na casa, pois os homens não terão mais necessidade dela. Mas eu sou da Casa de Eorl, não uma serviçal. Sei cavalgar e empunhar a lâmina e não temo nem a dor nem a morte.?