O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

AnxietyMe0 09/01/2024

Demorei mais de um ano pra ler os tres livros (eu sei, eu sei, ~tenso) mas fiquei muito feliz de ter lido O Senhor dos Anéis!

O livro, como os outro dois, também me deu momentos de ?nossa não quero ler, não estou gostando? e ?NOSSA PRECISO LER, TA TUDO PERFEITO?, que me deixava viciada em descobrir o máximo possível do mundo e em outros me afastando o máximo possível de tudo kkkkk

O final deixa a gente com aquele gostinho de despedida, com saudade no coração e vontade de reler tudo de novo pra não dizer tchau pros personagens.

Futuramente pretendo adentrar mais na obra do Tolkien já que o universo dele é muito lindo e rico.
Mas por hora, sinto que preciso de um tempo longe depois de passar tanto tempo nos livros :)

milenavifer 08/01/2024

Amei
Adorei a conclusão dessa saga.
Apesar de dar preguiça, não deixem de ler os Apêndices A e B, pois neles há várias explicações e finalizações de histórias dos membros da Sociedade do Anel.

Camimiiiii 07/01/2024

O melhor fim possível
Música:
Your Only Doll (Dora) - Laura Marling

Eu não consigo definir O Retorno do Rei com outras palavras a não ser: O melhor fim possível de uma trilogia incrível. O livro complementa todas as lacunas necessárias para o entendimento da história, os pequenos detalhes da história me fazem arrepiar só de lembrar. Os personagens e os detalhes das personalidades fazem você se interessar neles e ao mesmo tempo se enxergar naquela história fictícia. O Sam é um fofo, um dos personagens que foram melhores escritos no mundo, o fato de ele ter salvado o Frodo e no final da história ele não foi o verdadeiro "herói" me faz pensar em tantos outros personagens que não são considerados heróis mas tiveram papéis tão grandes e importantes quanto um. No final das contas, O Senhor dos Anéis é, você querendo ou não, uma das melhores trilogias e histórias do mundo.

Pri 06/01/2024

Assisti o filme antes de ler o livro, só conheci Tolkien e a história do anel por meio da filmografia e confesso que foi o filme que me instigou a ler a saga. Para mim, o ?Retorno do Rei? era o melhor filme da saga, contudo, ao ler o livro, não considero ele o melhor. A história do anel encerra na metade o livro, para mim o livro poderia encerrar nesse momento. A metade final do livro são histórias complementares sobre os personagens e episódios a parte, o que deixou o livro cansativo. Terminei de ler para não deixar o livro pela metade.
Samwise Gamgee 15/01/2024minha estante
Pra mim, o livro em si acaba ali, os apêndices são só pra quer conhecer mais do universo de tolkien.

Lara.Scarlatte 04/01/2024

Com muitos desafios e batalhas, finalmente Frodo e Sam conseguem alcançar seu objetivo de destruir o anel. Tenho que admitir que no filme senti mais impacto nessa cena, foi melhor construída que no livro. Sauron é derrotado, Aragorn se torna rei e Frodo parte em uma jornada final junto com os elfos. Assim, o bem prevalece sobre o mal.

Lucasrevoredoleal 01/01/2024

O Fim da Jornada
Não haveria desfecho melhor pra essa saga ou para os caminhos de seus integrantes.

Grandiosa, épica e que deixa saudades.

MaatSantos 31/12/2023

O destino de toda a Terra Média, nas mãos de pequenos Hobbit
Apesar de no final das contas a batalha ser o bem contra o mal, Tolkien não coloca com algo tão simples como dois exércitos se enfrentando para ter um ganhador, pois o objetivo principal na verdade é a destruição do anel, para que Sauron jamais retorne com seu poder. Mesmo assim, um exército se dirige a Mordor, com o intuito de mascarar seus reais planos, em que Hobbits se encaminham escondidos por eles.
É muito interessante a jornada de Frodo, seus altos e baixos tentando não cair na tentação do Um anel, e em seu caminho ele é acompanhado por Sam, que representa toda a simplicidade dos Hobbits, seu heroísmo e como Frodo era antes do anel, e por outro lado Smeagol, que é a personificação de como um Hobbit é após ser corrompido, tramando, enganando, planejando armadilhas e nem sequer pensando em si, mas em seu "precioso".
Em muitos momentos eu quis que Frodo matasse o gollum, porém percebi que o que ele desejava era ajudá-lo, pois ele bem sabia que ele mesmo poderia se tornar como Gollum. Contudo Frodo falha em alguns momentos, o anel consegue ter seu efeito nele, e Sam mais do que todos eles, até mais que guerreiros treinados, elfos que vivem a centenas de anos, ou magos que são enviados pelos próprios valars, é Samwise quem tem o ato mais heróico, protegendo Frodo, carregando-o, estando com ele até o fim mesmo que o próprio não o deseje lá.
Acredito que este tenha sido uma das trajetórias que mais me chamou a atenção, porque estas ações de um ser tão pequeno, que muitos nem se dão ao trabalho de olhar, que fez muita diferença.
Para finalizar, gosto bastante do retorno dos Hobbits ao condado, acho que não deveriam ter cortado nos filmes inclusive, pois nos é mostrado toda a evolução que tiveram com a jornada, como agem em meio ao caos que também tomou conta de suas terras, e também o encerramento de Saruman o antigo mago branco, que se tornou um mendigo ao final de tudo.
Tem muito mais que deixei de mencionar aqui, mas não poderia colocar toda a magnitude dessa história em uma resenha, apenas boa leitura, meu caro leitor.

Isabella Cristina 31/12/2023

O fim de uma Era
Quando eu iniciei a leitura de O Senhor dos Anéis, eu já esperava gostar do livro, afinal, eu gosto de fantasia, já tinha assistido aos filmes – e gostado bastante – e tinha gostado muito de ler O Hobbit. Eu só não esperava gostar tanto, a cada página lida dos livros, eu me sentia cada vez mais envolvida com a história, mais curiosa pelo universo criado pelo autor, e muito envolvida por toda a narrativa de modo que ao final dessa jornada, eu me emocionei de uma forma que não esperava me emocionar.

O Retorno do Rei fecha com chave de ouro toda essa história que nós acompanhamos, e o que me fez me emocionar não foi o fechamento dessa jornada, mas sim todo o ar de despedida que esse livro tem, em diversos momentos e falas dos personagens, deixa claro que esse mundo está em mudança, e que esses seres que conhecemos, os grandes Heróis e Vilões, os Senhores e Senhoras e seres mágicos serão somente lembranças, pois a Era deles chegou ao fim, e a próxima Era não os pertence, e o autor consegue passar isso, e pelo menos para mim, que me envolvi tanto com toda a narrativa, foi impossível não sentir um aperto no peito com isso.

Gostei demais de todo o fechamento, dos destinos que cada personagem da Sociedade tomou, é muito gratificante ver o quanto eles evoluíram e amadureceram desde o primeiro livro, e de fato, eles todos passaram por tantas coisas e tiveram que crescer tanto, que é até difícil explicar, por mais que a essência deles esteja ali ainda, claramente vemos que eles não são, e nunca mais serão os mesmos que eram antes de iniciar essa história, eu estou muito contente com essa leitura, é com toda certeza um livro que merece uma releitura, e eu pretendo fazer futuramente, assim como pretendo me aventurar nos demais livros que expandem mais esse mundo maravilhoso criado pelo Tolkien.

Super recomendo a leitura, Senhor dos Anéis foi minha grande leitura do ano, não só em número de páginas, mas também pela grandiosidade da história.

ywikad 30/12/2023

Senhor dos aneis
Sou simplesmente louca por essa trilogia, tem meu coração ?
Ótimo livro, ótima escrita. Não me entediou em momento algum, vc se sente abraçado quando lê esses livros kkkkkkkkkkkk

Lanny 30/12/2023

Terminando essa trilogia brilhante com chave de ouro, nesse livro temos o reencontro de alguns personagens e a despedida de outros, uma mistura de alegria e tristeza, esse foi o rápido dos três, os capítulos são menores, o que particularmente eu gosto bastante. Enfim eu Recomendo a leitura, pois apesar de ser um pouco difícil, vale a pena.

Henrique 29/12/2023

A demanda foi entregue
O livro vai nos levando pelas terras áridas de Mordor, onde os personagens estão na reta final para entregar sua demanda.

Não é fácil. Há muitos perigos por todo lado, e quase tudo se coloca a perder quando uma criatura hostil ataca mortalmente Frodo.

Aqui se reforçam os diálogos de incentivo entre os personagens, eles pensam em desistir a toda hora, lembram do conforto e aconchego do Condado a cada oportunidade.

Sem dúvida a coragem e lealdade de Sam são fundamentais para a conclusão da missão.

Livro bem concluído, com um arco final que inspira histórias épicas dignas de heróis.

Nota 5: ?????

Carolina2070 28/12/2023

Final majestoso
Amei demais essa triologia, me deu vontade de ler todos os livros sobre a Terra Média e reler O Hobitt (pela 4°vez).
Tudo tão bem escrito e fluido, imersivo e intenso. Às vezes me sentia lá com eles, nunca tinha lido um livro onde tivessem batalhas e elas fossem tão bem escritas (no Hobbit é meio corrido).
Chorei com a perda de personagens, e me emocionei com a vida que eles tiveram. Mesmo as descrições extensas sobre as coisas e lugares e etc são importantes, entendo e já partilhei da preguiça de não querer ler por esse motivo, mas nessa história (sobre a guerra do anel) é essencial para entender e apreciar o todo.
Os personagens são maravilhosos, dos mocinhos principais aos vilões, as notas finais do livro contando e expandindo o universo deixa tudo melhor.
As batalhas e o desenrolar delas, o pensamento no Sam e no Frodo, o caminho até a montanha é de muita angústia e emoção, mas que tem um final muito digno e triste nos dois casos.
Meus pontos negativos vai principalmente no fato de não ter mulheres ativas na história (será pelo período histórico que o Tolkien via ou ele era só machista mesmo) e também no racismo em alguns pontos (racismo novamente ou época que ele viveu, me lembrou bastante de As crônicas de Nárnia e o mesmo erro), onde os orcs ou os povos do sul ou do oriente são descritos com cores de pele diferente dos brancos (pardos, escuros, amarelos) são os vilões e aliados ou escravos do Senhor Escuro, (por isso gostei de a série que fizerem dos anéis do poder terem colocado outras etnias e cores nos personagens que são principais).
O retorno dos hobbits ao condado é muito bom, preencheu um espacinho no meu coração. Saber um pouco mais sobre o rei de tantos nomes Aragorn nas notas finais e sua vida e o final dela na Quarta Era foi muito bom.
Não imaginava que o Gandalf também partiria para o oceano no final de tudo.
Um ponto de dúvida que fiquei e que talvez tenha sido respondido em outros livros e o fato de o Saruman constantemente atacar o povo de Rohan se declarar senhor de Isengard (provavelmente ter escravos) e ainda sim o Gandalf continuar amigo dele e só perceber que ele era do mal quando foi aprisionado por ele, mesmo ele tendo contornar algumas situações que ele causou.

Nazli.Dias 28/12/2023

A Escuridão começou. Não haverá amanhecer.
Final digno da trilogia. Leitura lenta e arrastada, como de praxe. O começo é mais dinâmico, mas do meio para o fim volta ser tão lento quanto o primeiro livro.
Dito isso, o segundo foi eleito o meu favorito. Ainda assim, ótimo desfecho, que me deixou com dó de terminar e guardar na estante.