O Encontro Marcado

O Encontro Marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Jaina 17/08/2017

O Encontro Marcado, Fernando Sabino.
Um dos meus livros preferidos no mundo todo. Aquele que você empresta pra quem ama. Amo tanto esse romance que tenho duas edições da mesma obra, sendo uma em capa dura. (risos)
Já devo ter lido essa história umas cinco vezes. E cada vez que o leio, tenho novas impressões. Este romance me leva às gargalhadas e ao pranto. E eu me identifico com Eduardo do início ao fim.
Carol 17/08/2017minha estante
Esse vai ser o livro que eu vou ler? Naquele nosso desafio?

Jaina 17/08/2017minha estante
Exatamente, mademoiselle.

Mirelle 05/03/2017

Eduardo Marciano, o inconstante
Esta é para mim uma releitura. Gostei muito de ler a primeira vez e fiz uma releitura pois trata-se de um texto muito denso e cheio descrições e personagens. Eduardo Marciano é desde pequeno muito intenso, provocante, insensível. A história que gira em torno deste personagens é cheia de reviravoltas, você sente ódio dele em alguns momentos e se compadece em outros. Uma história marcada por infância, adolescência e vida adulta muito bem definidos. Uma vida de encontros e desencontros, um ensinamento em cada página. Personagens palpáveis, sensíveis, que mostram nas minúcias do dia a dia que conquistar um lugar ao sol não é fácil, é preciso insistência. Amei reler.

Joseph 03/03/2017

O Encontro Marcado
Aventura puramente mineira com acontecimentos dos mais puros aos mais desvairados. Se há um livro que contém a essência dos mineiros O Encontro Marcado de Fernando Sabino é o livro.

A surpresa contida no último capítulo revela algo que sabems inconscientemente todas as vezes que lemos um novo livro. É transformador!
Recomendo!

Luciana 31/01/2017

O que há de melhor nesse livro é o fato de ser uma autobiografia do próprio autor.
Quem conhece as crônicas do Sabino reconhece vários amigos dele que se tornaram personagens, sem falar nas situações da vida dele que são idênticas às do protagonista.

Irlan Alves 20/10/2016

O livro trata basicamente de uma coisa: Recomeços. Recomeços sem meio e fim.

Bruno Mancini 29/08/2016

Um encontro com a vida
Uma história que tive que ter com este livro para fazer a prova de vestibular. Nossa! Que livro!
Desativado por enquanto 31/07/2017minha estante
"Nossa! Que livro!" ? E vc coloca duas estrelas? Não compreendo, mas ok...

Jodie.Elly 24/04/2016

Leitura que abraça
Uma história fantástica com final surpreendente. O livro finda com um encontro marcado, mas daí se pergunta... com quem há de ser este encontro? à realmente uma leitura apaixonante.

Douglas Lobo 20/02/2016

Um Romance Espiritualista
A pergunta que o livro tenta responder: existe um destino? Temos uma missão na vida, designada para nós por Deus, ou estamos no mundo somente para viver um dia depois do outro, sem traçarmos grandes planos? A questão era válida para o Fernando Sabino na época(que tentou respondê-la por meio da confissão literária em forma de ficção), mas continua válida para muita gente por aí, que ainda não desistiu de encontrar um sentido para sua vida. Sabino antecipou em 20 anos a onda espiritualista dos anos 70, renovada nos 90.

Luna 17/02/2016

Um dos bons clássicos nacionais
Escrito em 1956, O encontro marcado conta a vida de Eduardo Marciano, um jovem que busca desesperadamente um sentido para a sua vida. Em meio à vida boêmia de BH e do Rio de Janeiro, ele tenta encontrar o lugar de sua literatura, dos seus atos e do destino, que teima levá-lo para longe dos sonhos.
Eduardo Marciano tem muito do próprio Sabino. Tem também muito de Otto, Hélio, Paulo e todos os outros jovens da década de 40. Pessoas que viveram o período da Grande Guerra e do pós-guerra. Que já tinham as bases do Modernismo bem instaladas e foram além. Que tinham sonhos bem diferentes de seus pais e queriam levá-los a frente. Uma geração que queria ser ouvida.
Com seu livro, podemos dizer que Sabino foi a voz de uma geração. E eu vou além, ele é a voz de várias gerações. A forma de comunicar e agir da geração nascida na década de 90, por exemplo, pode ser bem diferente da descrita em O encontro marcado, mas os questionamentos não mudam. A primeira vista eles até podem parecer diferentes, mas a essência é a mesma. Todo mundo quer encontrar o seu lugar no mundo. Todo mundo quer fazer a diferença de alguma maneira. Quer se livrar daquilo que acha ruim nas gerações passadas e construir algo novo. Tudo isso para, no fim, apenas se descobrir, saber mais sobre si mesmo.
Não é a toa que, em alguns momentos, a obra caia muito para o lado da política, da literatura e da religião. São pontos da vida que ajudam a entender quem somos e as reflexões acerca destes pontos chegam a ser muito intensas. E é por isso que a obra de Sabino é tão importante. Ela é visceralmente real, de uma forma que é possível se enxergar nas páginas, nos questionamentos. Quando a vida de Eduardo desmorona, você desmorona junto.
"De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro."
Fernando Sabino

Gláucia 05/02/2016

O Encontro Marcado - Fernando Sabino
Publicado em 1956, é um romance de formação trazendo como protagonista Eduardo Marciano, desde sua infância como filho único e mimado de uma família de classe média de Belo Horizonte até sua vida adulta, aspirante a escritor e vivendo no Rio de Janeiro.
Foi leitura obrigatória na escola quando estava na sétima e o livro me impressionou demais, tendo se tornado um de meus preferidos. Infelizmente não resistiu à releitura, após tantos anos e muitas leituras só consegui enxergar problemas no livro. Os personagens são um tanto quanto estereotipados e isso os torna superficiais. Percebe-se que o autor estava sob influência de autores existencialistas, niilistas e quis criar uma história nesse molde e o resultado me pareceu artificial. Fala sobre o vazio existencial, o tédio pela vida e consequentemente tem um tom bem pessimista. Gosto de livros assim mas essa releitura me soou como uma cópia não tão bem feita.
regifreitas 05/02/2016minha estante
um livro que gostei bastante quando li, também no colégio. mas estou adiando há tempos um releitura com o receio de não gostar tanto agora.

Gláucia 10/02/2016minha estante
Aconteceu comigo Regi

Thiago 16/02/2016minha estante
Eu acabei de comprar, eu nunca li, mas conheço bem as crônicas do autor e alguns contos e novelas dele, gostei bastante até.

Gláucia 16/02/2016minha estante
Thiago, tb amo as crônicas dele, inclusive amei quando li esse livro pela primeira vez, aos 14 anos. Mas não sobreviveu à releitura, infelizmente.

d.buk 19/01/2016

melhor livro de todos
livro sensacional , é um dos poucos livros que conseguem te levar para dentro da história . Acampanhando a história de eduardo, você sente todas as dores do personagem . livro brilhante !

Eli 23/08/2015

O Encontro Marcado, leitura singular
O Encontro Marcado foi o primeiro romance do mineiro Fernando Sabino, publicado em 1956. O livro teve uma repercussão muito grande entre os leitores da época, sendo chamado romance de geração, uma vez que , relata problemas e cenário de uma época específica,a década de 40.

A narrativa tem um toque muito grande de subjetividade, porém o narrador está em 3ª pessoa, tendo como pano de fundo o drama existencial e intelectual do protagonista, Eduardo Marciano, alter ego de Fernando Sabino.

O livro inicia-se relatando a infância do protagonista, Eduardo, filho único, mimado, fantasioso e extremamente precoce. Aos 11 anos ganha o segundo lugar de uma maratona literária, no Rio de Janeiro, e o prêmio de mil réis dividido entre ele e outro candidato.

"Queria adquirir seus hábitos também, certa maneira de ser, ele que era moço. Sozinho. Muito precoce, aprendeu a ler sozinho, fazia o que queria, bastava arranhar o rosto."

A narrativa segue contando sua juventude , a amizade entre ele, Hugo e Mauro. Todas as peripécias que aprontavam em Belo Horizonte e suas discussões literárias. Os diálogos são repletos de referências , citações e alusões a autores consagrados e obras, em geral clássicas, e ilustram o cenário literário daquele período, em que o próprio autor está inserido.

As reflexões acerca dos dramas existenciais e da busca de identidade são permeadas em forma de pura poesia, temos ricamente as mais belas citações vastamente utilizadas no meio intelectual e popular. Trechos belíssimamente escritos como:

"Há uma fresta em minha alma por onde a substância do que sou está sempre se escapando mas não vejo onde nem por quê. Depressa, não há tempo a perder. Também tenho o meu preço mas ninguém conseguirá me comprar, todo o dinheiro do mundo não basta, hei de escapar como água entre os dedos da Coisa que me aprisionar entre os dedos — hei de fluir como um rio, dia e noite, nem que tenha de dormir de pé porque esta é a cama estreita que conduz ao reino dos céus. Não adianta pensar, a mão de Deus é pesada mas me protege a cabeça, tudo que faço nasce feito, sozinho, não adianta chorar, meu Deus, nem tenho motivos para isso, muito pelo contrário, é preciso reagir."

"(...)ai, Minas Gerais, já ter saído de lá, tuas sombras, teus noturnos, teus bêbados pelas ruas, Eduardo Marciano, minha mágoa, minha pena, minha pluma, merecias morrer afogado, o barco te leva para longe, a praia está perdida, mas voltarás nem que tenhas de andar sobre as águas... "

E a famosa citação:

Eduardo Marciano é um personagem extremamente complexo, confuso, cheio de questionamentos acerca da vida, da morte,da sociedade, sexualidade e da existência de Deus. O trecho "Escolhido por quem? Para quê? Desígnios de Deus? Lembrava-se do diretor do ginásio, séculos atrás: você acredita em Deus? já nem sabia em que acreditava, não tinha tempo para pensar. Você vive muito depressa — o pai tinha razão, era isso, depressa demais" ilustra bem a procura de respostas sobre Deus.

Essa ganância de viver. expressa a busca incessante e exaustiva de Eduardo ,em busca de um sentido existencial, que representa uma geração inteira e cuja temática transita até os dias de hoje.

site: http://elitrevellinescritosguardados.blogspot.com.br/2015/08/o-encontro-marcado-de-fernando-sabino.html

Thaynna 15/06/2015

O livro conta a história de uma menino mimado chamado Eduardo, um garoto cheio de vontades que Chantageava os pais, um menino que se esforçava para ser o mais inteligente da sala e que se apaixonou pela menina considerada a mais inteligente. Eduardo tinha dois amigos um que se chamava Mauro e o outro Hugo, os dois garotos eram vistos como “pestes” e só viviam arranjando confusão.
Eduardo um dia descobriu o maravilhoso mundo da literatura, contrariando a vontade de seu pai que desejava que ele tivesse os estudos formados. Passou então, a ler vários livros, junto com seus dois amigos. Um dia acabou ganhando um concurso e se mudou para o Rio de Janeiro. Onde teve um romance não aceito pela família com uma outra moça chamada Letícia, fato que aconteceu junto com o suicídio de um amigo, coisas que marcaram a adolescência do garoto.