Eterna Vigilância

Eterna Vigilância Edward Snowden

Resenhas - Eterna Vigilância

Dude 30/05/2022

Hacker
O livro conta a história de Edward Snowden e como e por que ele resolveu divulgar o sistema de espionagem americano.

Adriana 29/05/2022

Sem palavras pra esse livro. Muito bom.

"Um delator, em minha definição, é uma pessoa que por meio da dura experiência concluiu que sua vida dentro de uma instituição se tornou incompatível com os princípios desenvolvidos na - e com a lealdade devida à - sociedade maior fora dela, à qual essa instituição deveria responder. Essa pessoa sabe que não pode permanecer na instituição e sabe que esta não pode ser ou não será desmantelada. Reformar a instrução pode ser possível; portanto, ele faz a revelação para fazer pressão pública"
Jejeca 04/06/2022minha estante
Amiga vale a pena mesmov

Jejeca 04/06/2022minha estante

Adriana 06/06/2022minha estante
sim!! Eu amei

Gustota 02/02/2022

Um spoiler do futuro do Estado e da Internet
No livro de memórias do Edward Snowden, há uma passagem que diz algo como "Se existe uma aplicação possível para uma tecnologia, essa aplicação já está em desenvolvimento". Acho que isso resume bem o futuro do Big Data e da captura de dados por agentes estatais ilustrado pelo livro no já distante cenário dos anos 2010. Se a vigilância em massa começou a se desenvolver após o Ato Patriótico de 2001, de lá pra cá as cyber espionagem as cyberguerras tornaram-se ponto crucial da inteligência estatal não somente dos Estados Unidos, mas países como Rússia, China, Irã, Austrália e tantos outros. Metade do livro do Snowden é uma amostra da sua infância e da sua ligação familiar com o Estado de Segurança Americano, com gerações de sua família diretamente ligadas a esse setor o próprio servindo no exército. Também exalta seu lado nerd apaixonado e sua pouco disfarçada vaidade em ter violado o sistema de segurança da CIA, contanto a proeza em detalhes. Em suma, metade do livro é sua justificativa patriótica e histórica pra ter traído o Estado que, em sua visão, estava traindo os direitos civis. A segunda metade do livro é mais interessante e mostra o que os governos têm feito a respeito da cyber-segurança e como provavelmente essas tecnologias caminham para o fim da privacidade civil, controle estatal e cerceamento das liberdades na internet.
Rafael Kerr 02/02/2022minha estante

Paula.Morais 31/01/2022

Muito interessante! Do tipo de história real que dá vontade de assistir como um filme também. E trás um assunto de muita importância que deve estar presente na educação da nossa geração e das futuras, que é privacidade de dados.

Claudia 31/12/2021

Livro chato, demorei décadas pra terminar. Sim, o cara contribuiu muito pra sociedade falando que todos nós somos vigiados pelo governo, mas assim, o que você esperava fornecendo todos seus dados pro Google e afins? Isso já não é meio óbvio? Ele fica um capítulo inteiro falando de códigos... misericórdia, chato demaisss. Só gostei dos primeiros capítulos dele falando da relação dele com o pai, o resto ficou com deus

Enzo.Ciolin 20/08/2021

Excelente
É um livro muito interessante para quem gosta desse assunto, um dos melhores que já li ,leitura tranquila e muito rápida

Matheus.Santos 06/06/2021

Surpreendente
Quando comecei a ler já esperava uma linguagem um pouco confusa, erros de escrita ou até mesmo uma linguagem mais técnica (considerando que ele tá mais pra um programador que um escritor), fui surpreendido com uma boa história e uma linguagem de fácil entendimento.

A melhor parte é justamente entender a mente do Snowden, finalmente entender da onde ele veio e aonde ele pretendia chegar com todos os vazamentos, de bonus vc entende qual é a lógica interna do governo dos EUA pra permitir tamanho abuso a privacidade, como exatamente ele funcionava e como se proteger.

Um ótimo livro de um herói moderno, o mundo precisa de mais pessoas com princípios e ideais assim como os dele.

Recomendo esse livro pra qualquer pessoa que se interesse em conhecer um pouco mais da história por tras desse herói. Porém, caso queira um livro mais aprofundado sobre os programas de espionagem ou sobre como se proteger online esse talvez não seja uma boa escolha.

João Sales 16/04/2021

Snowden, CIA e NSA
A autobiografia do whistleblower mais conhecido do mundo. Infância, juventude, seus primeiros contatos com a computação, sua breve passagem pelo exército americano, seu trabalho na CIA e NSA, Glenn Greenwald, The Guardian e exílio na Rússia.

Eduarda Alves 20/01/2021

Uma verdadeira aula
Nesse livro conhecemos o homem que revelou ao mundo o maior esquema de espionagem do mundo. Desde a infância Edward Snowden teve facilidade com computadores. Sempre se interessou pela mecânica em si mas também pelos códigos que fazem parte da programação. Aqui ele conta com detalhes o caminho que o levou a decidir revelar todo esquema em meados de 2013. Um livro interessante para quem se interessa pelo assunto, e tem algum conhecimento acerca do assunto, já que alguns termos não são muito populares pelo público em geral.

Gabriel.Laste 18/01/2021

Todos seus passos na Internet são monitorados
Interessante visão sobre a privacidade dos dados e como o governo americano monitora o mundo.
Com a desculpa de prever atentados e monitorar pessoas que estejam planejando algo danoso à sociedade, o governo americano espiona tudo o que acontece na internet, telefonemas e mensagens de texto.
Achei que o autor exagerou um pouco na descrição de sua vida pessoal e rotinas, apesar disso, o ponto alto é a simplicidade nas explicações de como os sistemas funcionam e como as comunicações são capturadas e analisadas.
Vale à pena a leitura.
Pedro.Farinha 27/01/2021minha estante
Quero ler

Filino 03/12/2020

Revelações impactantes num thriller da vida real
Num relato impactante e difícil de largar, Edward Snowden expõe ao leitor uma realidade que, tempos atrás, pareceria fictícia. Mas não: o acesso a informações pessoais, em tempo real, à rotina dos indivíduos (para além do que eles próprios desejariam divulgar) é uma triste realidade. O autor expõe como se desenvolveu essa vigilância do poder público (norte-americano) sobre a privacidade dos cidadãos - e não doura a pílula. Desnuda os mecanismos tecnológicos e subterfúgios legais utilizados para que se chegasse a tal situação de coisas, provocando não raro um misto de surpresa e indignação no leitor.

Tudo isso é temperado com uma prosa límpida, cativante e preenchida com a própria vida de Snowden. Passagens de sua vida e episódios pitorescos contam ainda mais a favor dessa obra, que é um verdadeiro alerta para se compreender o impasse a que fomos conduzidos com o avanço tecnológico: afinal, como dosar questões de segurança pública e o respeito à privacidade? Quem deveria deter tais poderes? Esses e outros questionamentos são despertados naqueles que decidem percorrer essas páginas.

Valdo.Alencar 22/08/2020

Você está sendo observado
Em 2013, Edward Snowden revelou ao mundo a existência de um sistema de vigilância em massa mantido pelo governo dos EUA, e o título da resenha é perfeitamente adequado para ilustrar a situação abordada no livro, pois o autor nos mostra que, atualmente, nutrimos uma falsa sensação de liberdade. Como não é de se espantar, a coleta massiva de dados é feita através de nossas conexões digitais e interações nas redes sociais, bem como em outros serviços e setores que manuseiam digitalmente uma grande quantidade de dados. O livro começa com breves relatos sobre a infância e juventude do autor, e da sua breve passagem pela faculdade até entrar na NSA, que é a maior agência espionagem e serviços secretos do mundo. Enfim, um livro magnífico, e recomendo demais a leitura.
#ValeaLeitura

Maah Paolucci 20/07/2020

Finalmente acabei
Ela esperava: um livro que trata sobre a proteção de dados de uma forma direta.
Ela ganhou: uma autobiografia interminável sobre como foi a vida dele até chegar na NSA, com 1 capítulo de proteção de dados.

Meu Deus que livro chato. Foi interessante ver o começo e a época em que ele adquiriu os documentos. Mas quando vc compara esse livro com o do Glenn, parece que o Snowden n sabia o que tava fazendo e tava com medo, e não o cara corajoso que o Glenn havia descrito.

Enfim, acho que deixou MUITO a desejar.