Eterna Vigilância

Eterna Vigilância Edward Snowden

Resenhas - Eterna Vigilância

Adriana 29/05/2022

Sem palavras pra esse livro. Muito bom.

"Um delator, em minha definição, é uma pessoa que por meio da dura experiência concluiu que sua vida dentro de uma instituição se tornou incompatível com os princípios desenvolvidos na - e com a lealdade devida à - sociedade maior fora dela, à qual essa instituição deveria responder. Essa pessoa sabe que não pode permanecer na instituição e sabe que esta não pode ser ou não será desmantelada. Reformar a instrução pode ser possível; portanto, ele faz a revelação para fazer pressão pública"
Jejeca 04/06/2022minha estante
Amiga vale a pena mesmov

Jejeca 04/06/2022minha estante

Adriana 06/06/2022minha estante
sim!! Eu amei

TauLima 16/12/2023

Esplêndido
Eu imaginei que o livro ia ser uma leitura mega chata e cansativa mas me surpreendi demais com ele sendo leve e com uma leitura fluida. O Ed explica conceitos de tecnologia fundamentais que todo mundo deveria saber de uma forma muito didática e simples de entender. Eu adorava a parte que ele falava da Lindsay e um pouco da rotina deles. Os últimos capítulos de como ele contou tudo foram de tirar o fôlego e quase chorei várias vezes. Ed é um ser humano fora da curva e que merece ter muito reconhecimento.
Leitura sensacional e que precisamos batalhar para que a nossa privacidade seja respeitada!
Bruno 16/12/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler!

TauLima 18/12/2023minha estante
Você não vai se arrepender. É incrível!

Alessander.Oliveira 14/11/2022

O Grande Irmão zela por ti
Levando em conta a intenção do autor, a saber expor/revelar o sistema de vigilância em massa do governo norte-americano, tive a impressão que o mesmo (Edward Snowden) buscava se autopromover.

A primeira parte da obra trata da origem e experiências do autor. Relativamente extensa, poderia ser mais resumida.

A segunda parte mostra o que realmente interessa: as atividades profissionais de Snowden.

Aquilo que é mostrado no livro nos faz ter outro olhar para o mundo digital no qual estamos inseridos. É a versão mais recente da vigilância do Grande Irmão. George Orwell talvez ficasse de cabelo em pé.
Rodrigo 14/11/2022minha estante
Simples e objetivo ???

Gabriel.Laste 18/01/2021

Todos seus passos na Internet são monitorados
Interessante visão sobre a privacidade dos dados e como o governo americano monitora o mundo.
Com a desculpa de prever atentados e monitorar pessoas que estejam planejando algo danoso à sociedade, o governo americano espiona tudo o que acontece na internet, telefonemas e mensagens de texto.
Achei que o autor exagerou um pouco na descrição de sua vida pessoal e rotinas, apesar disso, o ponto alto é a simplicidade nas explicações de como os sistemas funcionam e como as comunicações são capturadas e analisadas.
Vale à pena a leitura.
Pedro.Farinha 27/01/2021minha estante
Quero ler

Gustota 02/02/2022

Um spoiler do futuro do Estado e da Internet
No livro de memórias do Edward Snowden, há uma passagem que diz algo como "Se existe uma aplicação possível para uma tecnologia, essa aplicação já está em desenvolvimento". Acho que isso resume bem o futuro do Big Data e da captura de dados por agentes estatais ilustrado pelo livro no já distante cenário dos anos 2010. Se a vigilância em massa começou a se desenvolver após o Ato Patriótico de 2001, de lá pra cá as cyber espionagem as cyberguerras tornaram-se ponto crucial da inteligência estatal não somente dos Estados Unidos, mas países como Rússia, China, Irã, Austrália e tantos outros. Metade do livro do Snowden é uma amostra da sua infância e da sua ligação familiar com o Estado de Segurança Americano, com gerações de sua família diretamente ligadas a esse setor o próprio servindo no exército. Também exalta seu lado nerd apaixonado e sua pouco disfarçada vaidade em ter violado o sistema de segurança da CIA, contanto a proeza em detalhes. Em suma, metade do livro é sua justificativa patriótica e histórica pra ter traído o Estado que, em sua visão, estava traindo os direitos civis. A segunda metade do livro é mais interessante e mostra o que os governos têm feito a respeito da cyber-segurança e como provavelmente essas tecnologias caminham para o fim da privacidade civil, controle estatal e cerceamento das liberdades na internet.
Rafael Kerr 02/02/2022minha estante

ReinaldoFerraz 03/02/2020

Essencial para compreender sobre privacidade e segurança
O livro explica de forma muito simples as ferramentas técnicas utilizadas para a vigilância em massa na rede criada pelos EUA. Ou seja, falta de conhecimento técnico não interfere na leitura. Para quem acompanhou tudo o que Snowden divulgou em 2013 o livro apresenta poucas novidades, mas entender a sua motivação para fazer o vazamento é a parte mais valiosa. Leitura importante para compreender a importância da segurança e privacidade na rede.

Mateus 05/02/2020

Informativo e asssutador ao mesmo tempo.

Alex Melo 08/02/2020

null
Biografia tradicional, por isso Snowden usa primeiros capítulos para falar da sua família e criação. Desde de criança foi estimulado pelos pais a desenvolver raciocínio lógico, e crescendo com consolidação da Internet e dos PC's ficou fascinado por computação e cultura hacker. Na medida do possível tenta fazer leitor se inteirar do jargão geek e da comunidade de inteligência, e daí fazer-se entender o horror por saber que estava metido com ilegalidades cometidas pelo governo americano. Parte final em que decide expor a NSA se lê como um romance de espionagem de primeira.

Evandro.Calado 08/03/2020

Corajoso
Muito bom o relato aqui apresentado no livro. Nos dá uma pequena amostra de como estamos sendo vigiados nesse mundo moderno.

Fagner 15/04/2020

Neste mundo conectado a tecla deletar não apaga o nosso passado. Ele estará gravado para sempre na rede, disponível aos olhos do vigilante.
Leitura necessária para entendermos que a liberdade é um direito fundamental.

Isabella 19/07/2020

Um livro pra ficar com medo sobre o futuro dos nossos dados. Recomendo ver o documentário sobre depois, que mostra em vídeo os momentos depois que ele revelou tudo.

Maah Paolucci 20/07/2020

Finalmente acabei
Ela esperava: um livro que trata sobre a proteção de dados de uma forma direta.
Ela ganhou: uma autobiografia interminável sobre como foi a vida dele até chegar na NSA, com 1 capítulo de proteção de dados.

Meu Deus que livro chato. Foi interessante ver o começo e a época em que ele adquiriu os documentos. Mas quando vc compara esse livro com o do Glenn, parece que o Snowden n sabia o que tava fazendo e tava com medo, e não o cara corajoso que o Glenn havia descrito.

Enfim, acho que deixou MUITO a desejar.

Filino 03/12/2020

Revelações impactantes num thriller da vida real
Num relato impactante e difícil de largar, Edward Snowden expõe ao leitor uma realidade que, tempos atrás, pareceria fictícia. Mas não: o acesso a informações pessoais, em tempo real, à rotina dos indivíduos (para além do que eles próprios desejariam divulgar) é uma triste realidade. O autor expõe como se desenvolveu essa vigilância do poder público (norte-americano) sobre a privacidade dos cidadãos - e não doura a pílula. Desnuda os mecanismos tecnológicos e subterfúgios legais utilizados para que se chegasse a tal situação de coisas, provocando não raro um misto de surpresa e indignação no leitor.

Tudo isso é temperado com uma prosa límpida, cativante e preenchida com a própria vida de Snowden. Passagens de sua vida e episódios pitorescos contam ainda mais a favor dessa obra, que é um verdadeiro alerta para se compreender o impasse a que fomos conduzidos com o avanço tecnológico: afinal, como dosar questões de segurança pública e o respeito à privacidade? Quem deveria deter tais poderes? Esses e outros questionamentos são despertados naqueles que decidem percorrer essas páginas.