Eterna Vigilância

Eterna Vigilância Edward Snowden

Resenhas - Eterna Vigilância

João Sales 16/04/2021

Snowden, CIA e NSA
A autobiografia do whistleblower mais conhecido do mundo. Infância, juventude, seus primeiros contatos com a computação, sua breve passagem pelo exército americano, seu trabalho na CIA e NSA, Glenn Greenwald, The Guardian e exílio na Rússia.

Neno 25/02/2021

Esclarecedor e aterrorizante.
Recomendo essa odisseia a todos curiosos que gostariam de saber o quanto a inovação tecnológica superou todas as restrições morais, éticas e legais. Como Snowden cita no livro: A criação de um monstro incontrolável como o romance de Frankestein. As atividades descritas são tão profundamente criminosas que deixa explícito a lealdade primária da Agência de segurança nacional (NSA), que é para com a instituição e não para com o Estado de direito.
Snowden é ex-administrador e analista de sistemas da NSA que fez um relato completo dos programas de vigilância mais secretos da NSA, contendo as diretivas da agência e políticas do departamento de justiça utilizadas para subverter a legislação estadunidense e contrariar a Constituição dos EUA. É de admirar a sua racionalidade para formular uma estratégia desse porte contra o Estado e a memória clara que ele possui para descrever com detalhes os fatos ocorridos.
De fato, somos as primeiras pessoas na história do planeta a carregar o fardo da imortalidade dos dados, nossos registros coletados possuem uma existência eterna e estamos a mercê de um Estado que tem a obrigação de mentir, ocultar, mascarar e dissimular. O ouvido que sempre ouve, o olho que sempre vê, disposto a abusar do monitoramento, coletar os registros de tudo que você faz em seus dispositivos eletrônicos, analisar todos seus segredos e criar uma memória perfeita para manipulação futura.
Sorria, você está sendo filmado.

Segue o link dos meus highlights do livro: https://drive.google.com/file/d/15qo8_6MZmZbv0nadu83GzXilmQyJdmCk/view?usp=sharing
Theo.Motta 06/03/2021minha estante
Mesmo com o vazamento que Snowden causou ainda assim ninguém parece se preocupar muito com os próprios dados. Ainda que estes dados possam dizer exatamente quem é você e como você vai se comportar em determinadas situações. Falta muito avanço na área legislativa para controlar o que as empresas e governos podem ou não fazer com estas informações.

Eduarda Alves 20/01/2021

Uma verdadeira aula
Nesse livro conhecemos o homem que revelou ao mundo o maior esquema de espionagem do mundo. Desde a infância Edward Snowden teve facilidade com computadores. Sempre se interessou pela mecânica em si mas também pelos códigos que fazem parte da programação. Aqui ele conta com detalhes o caminho que o levou a decidir revelar todo esquema em meados de 2013. Um livro interessante para quem se interessa pelo assunto, e tem algum conhecimento acerca do assunto, já que alguns termos não são muito populares pelo público em geral.

Gabriel 18/01/2021

Todos seus passos na Internet são monitorados
Interessante visão sobre a privacidade dos dados e como o governo americano monitora o mundo.
Com a desculpa de prever atentados e monitorar pessoas que estejam planejando algo danoso à sociedade, o governo americano espiona tudo o que acontece na internet, telefonemas e mensagens de texto.
Achei que o autor exagerou um pouco na descrição de sua vida pessoal e rotinas, apesar disso, o ponto alto é a simplicidade nas explicações de como os sistemas funcionam e como as comunicações são capturadas e analisadas.
Vale à pena a leitura.
Pedro.Farinha 27/01/2021minha estante
Quero ler

Filino 03/12/2020

Revelações impactantes num thriller da vida real
Num relato impactante e difícil de largar, Edward Snowden expõe ao leitor uma realidade que, tempos atrás, pareceria fictícia. Mas não: o acesso a informações pessoais, em tempo real, à rotina dos indivíduos (para além do que eles próprios desejariam divulgar) é uma triste realidade. O autor expõe como se desenvolveu essa vigilância do poder público (norte-americano) sobre a privacidade dos cidadãos - e não doura a pílula. Desnuda os mecanismos tecnológicos e subterfúgios legais utilizados para que se chegasse a tal situação de coisas, provocando não raro um misto de surpresa e indignação no leitor.

Tudo isso é temperado com uma prosa límpida, cativante e preenchida com a própria vida de Snowden. Passagens de sua vida e episódios pitorescos contam ainda mais a favor dessa obra, que é um verdadeiro alerta para se compreender o impasse a que fomos conduzidos com o avanço tecnológico: afinal, como dosar questões de segurança pública e o respeito à privacidade? Quem deveria deter tais poderes? Esses e outros questionamentos são despertados naqueles que decidem percorrer essas páginas.

Valdo.Alencar 22/08/2020

Você está sendo observado
Em 2013, Edward Snowden revelou ao mundo a existência de um sistema de vigilância em massa mantido pelo governo dos EUA, e o título da resenha é perfeitamente adequado para ilustrar a situação abordada no livro, pois o autor nos mostra que, atualmente, nutrimos uma falsa sensação de liberdade. Como não é de se espantar, a coleta massiva de dados é feita através de nossas conexões digitais e interações nas redes sociais, bem como em outros serviços e setores que manuseiam digitalmente uma grande quantidade de dados. O livro começa com breves relatos sobre a infância e juventude do autor, e da sua breve passagem pela faculdade até entrar na NSA, que é a maior agência espionagem e serviços secretos do mundo. Enfim, um livro magnífico, e recomendo demais a leitura.
#ValeaLeitura

Maah Paolucci 20/07/2020

Finalmente acabei
Ela esperava: um livro que trata sobre a proteção de dados de uma forma direta.
Ela ganhou: uma autobiografia interminável sobre como foi a vida dele até chegar na NSA, com 1 capítulo de proteção de dados.

Meu Deus que livro chato. Foi interessante ver o começo e a época em que ele adquiriu os documentos. Mas quando vc compara esse livro com o do Glenn, parece que o Snowden n sabia o que tava fazendo e tava com medo, e não o cara corajoso que o Glenn havia descrito.

Enfim, acho que deixou MUITO a desejar.

Isabella 19/07/2020

Um livro pra ficar com medo sobre o futuro dos nossos dados. Recomendo ver o documentário sobre depois, que mostra em vídeo os momentos depois que ele revelou tudo.

Fernando 28/06/2020

Privacidade de Dados
Um livro para entender o porquê da necessidade da proteção e privacidade dos dados.

Fagner 15/04/2020

Neste mundo conectado a tecla deletar não apaga o nosso passado. Ele estará gravado para sempre na rede, disponível aos olhos do vigilante.
Leitura necessária para entendermos que a liberdade é um direito fundamental.

Evandro.Calado 08/03/2020

Corajoso
Muito bom o relato aqui apresentado no livro. Nos dá uma pequena amostra de como estamos sendo vigiados nesse mundo moderno.

Alex Melo 08/02/2020

null
Biografia tradicional, por isso Snowden usa primeiros capítulos para falar da sua família e criação. Desde de criança foi estimulado pelos pais a desenvolver raciocínio lógico, e crescendo com consolidação da Internet e dos PC's ficou fascinado por computação e cultura hacker. Na medida do possível tenta fazer leitor se inteirar do jargão geek e da comunidade de inteligência, e daí fazer-se entender o horror por saber que estava metido com ilegalidades cometidas pelo governo americano. Parte final em que decide expor a NSA se lê como um romance de espionagem de primeira.

Mateus 05/02/2020

Informativo e asssutador ao mesmo tempo.

ReinaldoFerraz 03/02/2020

Essencial para compreender sobre privacidade e segurança
O livro explica de forma muito simples as ferramentas técnicas utilizadas para a vigilância em massa na rede criada pelos EUA. Ou seja, falta de conhecimento técnico não interfere na leitura. Para quem acompanhou tudo o que Snowden divulgou em 2013 o livro apresenta poucas novidades, mas entender a sua motivação para fazer o vazamento é a parte mais valiosa. Leitura importante para compreender a importância da segurança e privacidade na rede.

Emerson 15/10/2019

Impressionante como somos monitorados.
Impressionante como somos monitorados. Um relato surpreendente de sua experiência na agência de segurança. Já acompanho muitos sites e artigos sobre segurança da informação e apenas veio a comprovar o potêncial que os governos têm sobre os habitantes. Ótimo livro.