Eterna Vigilância

Eterna Vigilância Edward Snowden

Resenhas - Eterna Vigilância

Vincent 25/12/2022

Primoroso
Bem escrito, emocionante, aterrorizante, cativante. É fácil se sentir um idiota durante a leitura desse livro. "Como eu não prestei atenção nisso quando veio a público?" é um pensamento recorrente. Leitura obrigatória.

TauLima 16/12/2023

Esplêndido
Eu imaginei que o livro ia ser uma leitura mega chata e cansativa mas me surpreendi demais com ele sendo leve e com uma leitura fluida. O Ed explica conceitos de tecnologia fundamentais que todo mundo deveria saber de uma forma muito didática e simples de entender. Eu adorava a parte que ele falava da Lindsay e um pouco da rotina deles. Os últimos capítulos de como ele contou tudo foram de tirar o fôlego e quase chorei várias vezes. Ed é um ser humano fora da curva e que merece ter muito reconhecimento.
Leitura sensacional e que precisamos batalhar para que a nossa privacidade seja respeitada!
Bruno 16/12/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler!

TauLima 18/12/2023minha estante
Você não vai se arrepender. É incrível!

Matheus.Santos 06/06/2021

Surpreendente
Quando comecei a ler já esperava uma linguagem um pouco confusa, erros de escrita ou até mesmo uma linguagem mais técnica (considerando que ele tá mais pra um programador que um escritor), fui surpreendido com uma boa história e uma linguagem de fácil entendimento.

A melhor parte é justamente entender a mente do Snowden, finalmente entender da onde ele veio e aonde ele pretendia chegar com todos os vazamentos, de bonus vc entende qual é a lógica interna do governo dos EUA pra permitir tamanho abuso a privacidade, como exatamente ele funcionava e como se proteger.

Um ótimo livro de um herói moderno, o mundo precisa de mais pessoas com princípios e ideais assim como os dele.

Recomendo esse livro pra qualquer pessoa que se interesse em conhecer um pouco mais da história por tras desse herói. Porém, caso queira um livro mais aprofundado sobre os programas de espionagem ou sobre como se proteger online esse talvez não seja uma boa escolha.

Eduarda Alves 20/01/2021

Uma verdadeira aula
Nesse livro conhecemos o homem que revelou ao mundo o maior esquema de espionagem do mundo. Desde a infância Edward Snowden teve facilidade com computadores. Sempre se interessou pela mecânica em si mas também pelos códigos que fazem parte da programação. Aqui ele conta com detalhes o caminho que o levou a decidir revelar todo esquema em meados de 2013. Um livro interessante para quem se interessa pelo assunto, e tem algum conhecimento acerca do assunto, já que alguns termos não são muito populares pelo público em geral.

Fernando 28/06/2020

Privacidade de Dados
Um livro para entender o porquê da necessidade da proteção e privacidade dos dados.

Gustota 02/02/2022

Um spoiler do futuro do Estado e da Internet
No livro de memórias do Edward Snowden, há uma passagem que diz algo como "Se existe uma aplicação possível para uma tecnologia, essa aplicação já está em desenvolvimento". Acho que isso resume bem o futuro do Big Data e da captura de dados por agentes estatais ilustrado pelo livro no já distante cenário dos anos 2010. Se a vigilância em massa começou a se desenvolver após o Ato Patriótico de 2001, de lá pra cá as cyber espionagem as cyberguerras tornaram-se ponto crucial da inteligência estatal não somente dos Estados Unidos, mas países como Rússia, China, Irã, Austrália e tantos outros. Metade do livro do Snowden é uma amostra da sua infância e da sua ligação familiar com o Estado de Segurança Americano, com gerações de sua família diretamente ligadas a esse setor o próprio servindo no exército. Também exalta seu lado nerd apaixonado e sua pouco disfarçada vaidade em ter violado o sistema de segurança da CIA, contanto a proeza em detalhes. Em suma, metade do livro é sua justificativa patriótica e histórica pra ter traído o Estado que, em sua visão, estava traindo os direitos civis. A segunda metade do livro é mais interessante e mostra o que os governos têm feito a respeito da cyber-segurança e como provavelmente essas tecnologias caminham para o fim da privacidade civil, controle estatal e cerceamento das liberdades na internet.
Rafael Kerr 02/02/2022minha estante

Adriana 29/05/2022

Sem palavras pra esse livro. Muito bom.

"Um delator, em minha definição, é uma pessoa que por meio da dura experiência concluiu que sua vida dentro de uma instituição se tornou incompatível com os princípios desenvolvidos na - e com a lealdade devida à - sociedade maior fora dela, à qual essa instituição deveria responder. Essa pessoa sabe que não pode permanecer na instituição e sabe que esta não pode ser ou não será desmantelada. Reformar a instrução pode ser possível; portanto, ele faz a revelação para fazer pressão pública"
Jejeca 04/06/2022minha estante
Amiga vale a pena mesmov

Jejeca 04/06/2022minha estante

Adriana 06/06/2022minha estante
sim!! Eu amei

Filino 03/12/2020

Revelações impactantes num thriller da vida real
Num relato impactante e difícil de largar, Edward Snowden expõe ao leitor uma realidade que, tempos atrás, pareceria fictícia. Mas não: o acesso a informações pessoais, em tempo real, à rotina dos indivíduos (para além do que eles próprios desejariam divulgar) é uma triste realidade. O autor expõe como se desenvolveu essa vigilância do poder público (norte-americano) sobre a privacidade dos cidadãos - e não doura a pílula. Desnuda os mecanismos tecnológicos e subterfúgios legais utilizados para que se chegasse a tal situação de coisas, provocando não raro um misto de surpresa e indignação no leitor.

Tudo isso é temperado com uma prosa límpida, cativante e preenchida com a própria vida de Snowden. Passagens de sua vida e episódios pitorescos contam ainda mais a favor dessa obra, que é um verdadeiro alerta para se compreender o impasse a que fomos conduzidos com o avanço tecnológico: afinal, como dosar questões de segurança pública e o respeito à privacidade? Quem deveria deter tais poderes? Esses e outros questionamentos são despertados naqueles que decidem percorrer essas páginas.

ana flavia 24/09/2022

Se a narrativa fosse um pouco diferente e eu já não soubesse que a história é real, poderia facilmente dizer que era uma história de uma distopia.

Fico muito aterrorizada sempre que paro pra pensar como a gente se expõe na internet e qualquer um pode saber tudo sobre nós (esse aplicativo é um exemplo perfeito de como nos submetemos a isso). E hoje em dia é praticamente impossível não fazer parte de tudo isso, já que a Internet involve não só nossa vida pessoal mas como nossa vida profissional e estudantil. Usamos a internet e compartilhamos nossos dados todos os dias, a todo momento.

O que o Snowden fez foi muito corajoso, e saber como e porque ele começou a trabalhar na CIA, como percebeu todos os podres e finalmente, narrou os dias quando decidiu jogar tudo no ventilador é impressionante.

Confesso que não me prendi muito das partes técnicas, por não entender muito sobre a área, apesar de achar que ele explica de uma boa forma para um leigo. Porém, a visão política e filosófica que contém nesse livro é sensacional.

Ainda temos um caminho muito longe pela frente para tornar o mundo virtual mais saudáve, e acredito que sair um pouco dele seja a melhor forma.

Alex Melo 08/02/2020

null
Biografia tradicional, por isso Snowden usa primeiros capítulos para falar da sua família e criação. Desde de criança foi estimulado pelos pais a desenvolver raciocínio lógico, e crescendo com consolidação da Internet e dos PC's ficou fascinado por computação e cultura hacker. Na medida do possível tenta fazer leitor se inteirar do jargão geek e da comunidade de inteligência, e daí fazer-se entender o horror por saber que estava metido com ilegalidades cometidas pelo governo americano. Parte final em que decide expor a NSA se lê como um romance de espionagem de primeira.

Enzo.Ciolin 20/08/2021

Excelente
É um livro muito interessante para quem gosta desse assunto, um dos melhores que já li ,leitura tranquila e muito rápida

Iohana.Gama 14/12/2022

Relato incrível!!
Foi maravilhoso ler em detalhes sob o ponto de vista do próprio Ed Snowden.
Se eu achei que já entendia sobre esse escândalo, agora fiquei perplexa de vez.

Me senti confusa em algumas partes em que ele cita termos técnicos, mas logo depois consegui me situar com as explicações que ele deu. Mas de modo geral, achei bem compreensível todo o texto, muito bem mastigado pra quem não entende.

Todos os relatos me deixaram muito absorta, tudo parecia muito interessante, desde os relatos ainda quando criança até o momento em que ele fala sobre a atual vida na Rússia.
Muito interessante conhecer não só a motivação que o levou a vazar dados dos serviços secretos americano, mas também sobre quem era o garoto Edward, como era sua relação com a família, como conheceu Lindsay, quais foram cada passo profissional, como ficaram todos após o escândalo e até mesmo relatos de Lindsay no momento mais difícil.

É, de fato, uma história completa, bem mais que o documentário ou o filme, e vale muito a pena pra quem se interessa pelo assunto.

Andriel.Prieto 21/03/2023

Desmascarando regras
É um livro chocante, principalmente pela sua veracidade. A sensação que fica é a falta de espererança, uma total impotência da população contra tudo que Estado pode fazer e nos esconder. Snowden consegue mesclar a política, a tecnicidade informática e suas convicções pessoas de uma maneira que nada fica sem explicação, o leitor sente que ele está sendo completamente honesto e transparente, não omitindo nenhum detalhe. Dessa forma, essa se torna não só uma biografia, mas um relato extremamente impactante sobre como um Estado é capaz de violar direitos humanos básicos e fazer isso de uma maneira em que a população sequer suspeite.
Esse livro é a história de como a privacidade morreu e, mesmo que ainda possa ser defendida, nunca voltará a ser um direito garantido.

regis 20/04/2023

Uma leitura interessante. Pra quem já conhece a história pode ser um pouco maçante no início, mas ao longo do tempo pode fluir da melhor forma.