O Poder Verdadeiro

G. Norris

Resenhas - O Poder Verdadeiro

G. Norris 28/12/2010

Meu Livro
Não posso comentar do meu livro, mas espero ver opiniões e críticas.
Douglas.Nobre 23/10/2022minha estante
Comecei agora meu patrão, quando eu terminar eu falo o que achei, mas muito louco esse negócio de envolver multiverso, planetas, magia, e o cara começa em uma charrete e depois vai para um navio, achei bem peculiar, interessante e intrigante esse contrate de realidades... Literalmente o Multiverso.

Douglas.Nobre 23/10/2022minha estante
Sobre critica... Dei um voto de confiança e comprei os dois primeiros livros de uma vez e fui surpreendido com a diferença entre eles, o primeiro tem a lombar invertida, a diferença de tamanho entre eles, digo na altura e profundida, nem falo na quantidade de páginas. A princípio é isso, aparenta ser uma história incrível.

Nando 30/11/2011

Tentativa falha de ser ousado
Eu não faço resenha de tudo que leio, mas sinto que deveria fazer uma resenha deste livro. Pois marquei este livro como uma das piores coisas que já li na vida.

Vou dar aviso que esta resenha pode ter informações a respeito da trama que podem estragar a surpresa de quem ainda não leu. Leia por sua conta e risco.

Fantasia Medieval e Ficcção científica são dois temas muito populares em literatura. Mas quando você tenta unir os dois... É uma combinação perigosa, pois pode ser incrivelmente fascinante ou extremamente decepcionante.

Não sou exatamente contra a união de gêneros diferentes. Até prefiro algo diferente do que algo que se prenda demais ao clássico. Obras como Senhor dos Anéis e Crônicas de Nárnia, ou Star Wars imortalizaram os seus respectivos gêneros e ficar se prendendo demais a estas fórmulas acaba gerando uma história clichê. Existem mídias que conseguem unir perfeitamente ambos os gêneros como Final Fantasy e afins. E é este o problema que Crônicas dos Senhores de Castelo apresenta. Não consegue unir os dois gêneros e recheia a história de clichês. Do início ao fim. Personagens, situações, lugares, trama.

"Derr... Final Fantasy é video-game. Senhores de Castelo é um livro!" Acha que não é possível escrever algo inteligente, inovador unindo Fantasia Medieval e Ficção Científica? Leia Dragões de Éter. Uma fantasia medieval/ficção científica recheada de influências de Final Fantasy, Rock alternativo, filosofia, cinema e tudo mais que se possa imaginar.

Trama: CDSDC é ambientado num multiverso. Uma infinidade de universos que é protegida por um grupo de heróis fantásticos com poderes e habilidades únicos chamados Senhores de Castelo. A história é focada em três personagens principais. A princesa que está fugindo em posse de um artefato de imenso poder, e dois Senhores de Castelo. Um monge/mago/lutador de kung-fu que controla energia branca e um pistoleiro com pose de Han Solo. Acompanhando a princesa também há um andróide de batalha. Um feiticeiro do mal deseja capturar a princesa e sacrificá-la para obter o poder máximo do artefato que ela carrega. A típica situação de salve a princesa e derrote o bruxo. Trama assim eu encontro em The Legend of Zelda. Aliás, o tempo inteiro em que li este livro eu me senti lendo a narração de uma sessão de Dungeons & Dragons.

Cenário: Como o multiverso é composto de infinitas dimensões, encontramos em Senhores de Castelo mundos e realidades das mais diversas. Contudo, nenhum cenário pareceu interessante o bastante pra me fascinar. A história mesmo começa com uma briga de bar. Típica situação que se encontra em sessões de RPG ou filmes. Novamente o livro se baseia em clichê. Florestas, cavernas, castelos. Nada de novo. Os autores tem nas mãos um cenário de infinitas possibilidades a ser explorado e não exploraram. O mais próximo de um cenário trabalhado na trama é o lar onde vive a mãe das fadas.

Personagens: O maior problema dos personagens é que eles não são desenvolvidos no decorrer da trama. Eles são inseridos prontos na história e só ficam pulando de uma cena de ação para outra. Como já disse, os personagens são a princesa Laryssa. Uma princesa que está fugindo em posse de um artefato mágico. Supostamente é corajosa e bela. Destemida e honrada. De coração puro. E que participa da história como uma verdadeira donzela em perigo. Pra quem escreve ou lê fanfics (Como eu), existe um termo pra este tipo de personagem. Mary Sue. Um personagem que é tão perfeitinho e bonzinho, que chega a causar ânsia de vômito no leitor. O leitor não consegue se identificar com o personagem por que ele é artificial demais. O mago/monge/lutador chamado Kullat é o que mais se aproxima de um personagem interessante. Mas de personalidade rasa. Outra Mary Sue como a princesa. O pistoleiro Thagir é um verdadeiro crusamento de Han Solo com Chuck Norris e isso não faz dele um personagem interessante. Com personagens tão rasos e desinteressantes, o máximo que Senhores de Castelo consegue produzir são situações forçadas, clichês e diálogos que beiram a cafonice. Como o robô da princesa se mostrar como um traidor no fim e lutar contra os próprios aliados, depois se redimir com palavras belas de incentivo e o que quer que um robô tenha de mais próximo de amor pela princesa. Um romance surge entre Kullat e a princesa que até agora eu não sei de onde saiu, pois em momento nenhum da história os dois parecem demonstrar atração um pelo outro. Uma das últimas cenas do livro é um beijo entre a Princesa e Kullat que parece que foi inserido na história só pra falar que teve um romance, por que eu nunca vi um casal mais incompatível na minha vida. A festa dada pelo rei, a homenagem ao robô sentimental, tudo é cafona e meloso ao extremo. Tudo bem dar sentimentos ao seu personagem. O personagem não vai agradar ninguém se for um Exterminador do Futuro que anda pra todo lado com uma arma na mão, matando gente a torto e a direito. Mas o sentimentalismo desse livro no final, parece uma novela mexicana. O final do livro tem de ser memorável, mas tudo que eu consegui sentir ao ler foi vergonha alheia.

Enfim, eu comprei este livro totalmente enganado pela capa que exibe o tal Kullat com as mãos cobertas de energia branca (E que me valeu um: "Esse é o cara do Assassin's Creed?" de uma pessoa que me viu lendo o livro) e me arrependi. Eu troquei este livro por outro com uma amiga minha (Deixando bem claro pra ela o quanto este livro é ruim e trocando por um outro livro que ela também me disse não ser bom) e sinceramente, não recomendo pra ninguém. Se a sua curiosidade ainda estiver atiçada, peça emprestado ou pegue na biblioteca e poupe seu dinheiro.

Ilustrações: Deixando um detalhe por último, mas que acho que vale a pena mencionar: É interessante incluir ilustrações e até descrições no seu livro. Causa uma diferenciação. Mas é outro caso de faca de dois gumes. Inclua boas ilustrações. Contrate um artista realmente competente. Por que se a história descreve a princesa como realmente bonita, que ela seja desenhada bonita ou deixe a cargo da minha imaginação (Na minha imaginação ela seria a Megan Fox... *-*). É dificil imaginá-la como bonita se eu já vi que ela é um tribufu mal-rascunhado de lápis nas páginas do livro. Ou é dificil imaginar que o Robô dela seja tão legal quanto tentam descrever. A única ilustração realmente bonita é a da capa, mas... Enganosa.

Também gostaria de dizer que não sou daqueles que acredito de forma alguma que autores brasileiros são incapazes de se aventurar por este gênero que é facilmente dominado por estrangeiros. Provas disso incluem Raphael Draccon (Dragões de Éter) e Eduardo Sphor (Batalha do Apocalipse). Autores brasileiros e incrivelmente talentosos, que merecem ter suas obras ocupando posições dos mais vendidos por muitos anos.
Arthur Araújo 22/08/2012minha estante
Estava lendo sua resenha, cheguei em "o tempo inteiro em que li este livro eu me senti lendo a narração de uma sessão de Dungeons & Dragons" e tive que dar uma pausa para comentar e concordar =/

True story bro (y)

Ler o resto agora.

LuliFiedler 03/02/2013minha estante
Nossa gostaria de ter lido sua resenha antes... Esse livro me mostrou que nem todo jogador/mestre de rpg pode se tornar escritor. A história é muito mal desenvolvida e muito mal escrita, sem contar os personagens clichês, o enredo bobo. Não sei nem se vou conseguir terminar de ler. Está difícil de engolir um único parágrafo...

Alessandra 15/02/2015minha estante
Brother, me abraça eahaueaaehueau. Não consegui terminar a leitura desse livro por haver um excesso de informação e clichês mal trabalhados. Ainda bem que esse livro era emprestado. Devolvi pro dono, que disse para mim: "Valha, mas esse foi o único livro que li de uma só vez."

Beijos! :D

Eduardo Ogalves 03/10/2022

Fantasia com ficção científica
Fantasia brasileira de qualidade e gostosa de ler. Um momento ou outro acabei me perdendo com os personagens e com a realidade do mundo, mas o glossário no final auxilia muito na imersão da história. Pretendo continuar a série que tem altos e baixos, hora original ora clichê demais mas vale muito a leitura.

Brasman 10/08/2010

Obra completa!
Site oficial: www.srcastelo.com
Este livro é o que deu início a este novo fenômeno literário Crônicas dos Senhores de Castelo. Primeira saga de ficção fantástica em português a ser publicada também no Kindle. Primeiro livro de uma série de 4. Deu início também a um projeto de Graphic Novel de padrão internacional além de um roteiro para animação cinematográfica.

Nando.Costa 03/04/2021

Os Br mandaram muito bem
Quando estava para comprar esses livros dos senhores de castelo, me chamaram muita atenção pelo tema, esse assunto de magia, tiro, sequestro, e minha nossa, ainda por cima os escritores são brasileiros.

Gostei de todas as aventuras que os personagens foram submetidos, não é um livro com a história muito complexa de se entender, a história flui bem e nem percebe que acabou.

Mais que na hora de dar uma moral aos nossos escritores brasileiros.

Dheyvison Jr. 12/01/2021

Sem palavras!
Com uma batalha de tirar o fôlego que encerra o livro, eu simplesmente adorei a estória o multiverso, os personagens. Kullat e Thagir são bem carismáticos. Sem contar Azio e a princesa Laryssa. Um RPG em paginas com direito à mensagens de amor e auto-conhecimento, e revelações surpreendentes. Recomendo a todos que deen uma chance a saga ou pelo menos a esse primeiro volume

Aleatorio 06/11/2020

Crônicas dos Senhores de Castelo: O Poder Verdadeiro - 1
O livro me encantou, universo vasto, cheio de magias e povos nunca vistos antes.

LuliFiedler 11/03/2013

PARE!
Esse é provavelmente o pior livro que já li na minha vida.
Primeiro de tudo, se você se propõe a criar um universo (ou multiverso) com seres que saíram da sua cabeça, objetos mágicos e poderes extraordinários inventados por você, ótimo! Mas não relegue o seu mundo a nota de rodapé! A impressão que passa é que ele é tão dispensável que não merece uma construção complexa.
Segundo, se você precisa colocar desenhos dos monstros para que o leitor entenda sua história, isso significa que você é um mau escritor e não sabe trabalhar seu enredo.
Terceiro, os personagens parecem todos iguais! Nenhum deles têm personalidade marcante, o Thagir e o Kullat são tão semelhantes que não fosse a descrição de quem tinha falado o quê, por exemplo, eu jamais saberia.
Além disso, a história parece um compilado de cenas de ação, umas por cima das outras, mal acaba uma aventura e já se passa pra outra, o que seria tragável não fosse a sensação de que se está num jogo de rpg com um narrador ruim.
A narração por sinal, é outro ponto que chega a ser terrível, o narrador é TÃO onisciente que ele inclusive nomeia os vilões quando os próprios personagens ainda nem sabem quem ele é... os vilões aparecem sem objetivo nenhum e somem da mesma forma, sem acrescentar em absolutamente nada pra história. Os seres fantásticos e alienígenas que foram inventados são tão importantes na construção do cenário e do mundo que merecem menos de um parágrafo de descrição. Quanto a construção do personagem e das relações entre eles... esqueça, pois inexiste.
Além disso, a narração é tão linear que não dá nem tempo de ficar curioso com o destino da história. O capítulo acaba e logo em seguida já vem a resolução do problema anterior... mistério mandou lembranças.
Ah e por favor gente, vamos trabalhar na história aí! Desde o início o enredo se desenvolve favoravelmente aos heróis milagrosamente. Thagir e Kullat estão procurando uma princesa desaparecida e não sabem nem por onde começar. PAM! ela literalmente cai aos pés deles e precisa desesperadamente de ajuda! Pronto, nosso heróis já podem provar que estão do lado dela. Eles precisam achar uma sacerdotisa que todo mundo diz que é mito. PAM! a mulher que eles estavam procurando estava do lado deles o tempo todo e nem foi tão difícil chegar a ela. Eles precisam de uma arma que possa transpassar a armadura super poderosa do cara (não vou dizer quem é obviamente). PAM! misteriosamente Thagir conseguiu uma das armas poderosas que estava escondida sabe-se lá onde e apareceu na mão de um soldado. Isso sem contar a história do livre-arbítrio, as mensagens bonitinhas e o pseudo-romance no final da história. Eu juro que só não abandonei o livro porque tenho como meta zerar minha lista de abandonos.
guguty 24/04/2013minha estante
Concordo plenamente com seu comentário. A sensação que eu tive foi de estar lendo um jogo de RPG. Apesar de se chamar Senhores de Castelo, para que você entenda de onde surgiram é necessário que se leia a orelha do livro, uma vez que há pouquíssimas referências sobre isso no decorrer do livro.

Outra das cenas absurdas foi ter que encontras as duas pedras preciosas específicas numa caverna repleta de milhares delas e PAM! encontrou em duas linhas de história.

Não abandonei o livro porque não costumo fazer isso, por pior que seja.

LuliFiedler 24/04/2013minha estante
Esse livro tem tantas cenas PAM! sem sentido que não sei até onde me dava vontade de rir ou de chorar rss

Brasman 22/05/2013minha estante
Luiza e Guguty. Sinto que não tenham apreciado o primeiro livro. Só gostaria de comentar que ele foi escrito com foco no público de jovens e novos leitores (o objetivo inicial eram crianças de 11 a 13 anos, que podem usar este livro como uma porta de entrada para a fantasia). Além de deixarmos a leitura "simplificada" para facilitar para este público, também trouxemos vários conceitos "construtivos", com mensagens que auxiliariam a construir o caráter destes jovens.

Contudo, apesar da repercussão entre este público ser bem positiva, percebemos que nossa série teve uma grande procura por pessoas mais maduras (como o caso de vocês). Por isto, nos permitimos escrever o livro 2 com mais profundidade na história e nos personagens. "Liberamos" nossas travas para que o Multiverso ganhasse o porte que merecia.
Espero que tenham chance de ler o livro 2 e experimentar o que realmente é o Multiverso castelar.

De qualquer maneira, suas opiniões são válidas e eu agradeço por expressá-las aqui.

LuliFiedler 23/05/2013minha estante
Muito obrigada pela explicação Brasman, de verdade. =)
Mas de qualquer jeito, leio muitos livros voltados para o público infanto-juvenil que considero de exímia qualidade. Não acho que esse tenha sido o principal problema da minha aversão ao livro.
De todo modo, concordo que um público com menos idade possa não identificar esses problemas com a mesma facilidade.
Desejo sucesso pra vocês... de verdade! E que com o tempo venha a experiência. Pelo o que entendi esse é o primeiro livro de vocês, e no geral o sucesso só vem lá pelo quinto livro publicado. Já é ótimo que vocês tenham conseguido tantos fãs, logo de cara. Desejo boa sorte na caminhada de vocês. =)

Brasman 25/05/2013minha estante
Obrigado Luiza! Certamente o livro 2 será mais do seu agrado.

Alberto Mercier 25/01/2015minha estante
Bom pelo menos temos autores brasileiros, isso ja e um bom começo pra literatura nacional, espero que voces consigam muito sucesso com seus livros!
hã uma pergunta seus livros ja foram pro exterior?
to querendo comprar ele,parece do meu agrado!

Rodrigo Digão 04/01/2021

Primeiro livro do ano, uma agradável surpresa, livro justo, trama bem costurada, vai direto ao ponto, muita aventura. Recomendo.
Isa ð 06/01/2021minha estante
Minha próxima compra tem que ser eles ?

Rodrigo Digão 16/01/2021minha estante
Vai gostar, estava em promoção na Amazon, todos por 67.00

Alêh Bezz 26/09/2010

Perfeitamente espetacular!
Encontrei o livro em um Stand da Bienal, fiquei encarando-o por um bom tempo até que decidi comprar. Não me arrependo. A história é completamente magnífica.
Correndo pelo Multiverso, e resolvendo os problemas, Os Senhores de Castelo e a Lary me encantaram. Kullat e Lary, meus personagens prediletos, e também os protagonistas são duas figuras bem desenvolvidas. O misterioso Kullat, a corajosa Larissa...
Enfim, Senhores de Castelo me encantou e não vejo a hora de sair o segundo livro da saga!
Matheus 05/12/2012minha estante
Minha Historia é Pouco parecida , Eu estava na Bienal e Tinha Apenas 30 reais e o livro que eu queria era 40 e então li resenha e gostei e comecei a ler e gostei e eu vou comprar o efeito manticora

nini 24/02/2021

Eu não esperava tanto desse livro, acabou que ele me surpreendeu bastante. Os personagens principais são carismáticos e têm uma amizade que fortalece ao longo do livro que é linda; além de ter cenas de lutas bem descritivas e interessantes. Podia ser um pouco mais desenvolvido em certas cenas, porque algumas informações acabam por passar sem um foco, como se fosse apenas para acrescentar algo a mais quando na verdade é o total do ambiente/situação. Mas como é uma série imagino que irá ter um desenvolvimento melhor ao longo dos outros livros. Mas, no geral, é um livro MUITO BOM que merece mais reconhecimento, ainda mais por ser um nacional.

Lorena Dana 28/12/2010

Crônicas dos Senhores de Castelo - O Poder Verdadeiro
Desde pequena eu adoro épicos. Guerras, sangue, batalhas, heróis, vilões e lugares inóspitos são tão divertidos pra mim quanto musicais da Disney para a maioria das pessoas. Por isso, quando ganhei o primeiro livro da série Crônicas dos Senhores de Castelo quase morri de alegria!!!

Em um passado longínquo, o grupo de combate especial chamado Senhores de Castelo venceu uma guerra devastadora e, por mais de três milênios incentivaram a paz e prosperidade nos quatro quadrantes do Multiverso.

Mas este equilíbrio fica em risco quando a princesa guerreira Laryssa e seu companheiro androide tentam reativar a antiga magia do Globo Negro

Junto a um pistoleiro com braceletes mágicos e um cavaleiro de manto branco que manipula energia tem início uma eletrizante jornada onde habilidades, magia e tecnologia decidirão o futuro e o destino de todo um planeta.

Uma missão, dois senhores de castelo e incontáveis perigos! A batalha pelo Multiverso começa agora...

Daí que, após ler umas cinco páginas já fiquei um pouco frustrada. Não sei se é porque eu sou bastante exigente com textos (jornalismo, oi!), mas encontrei vários erros bobos na pontuação. Sabe, esquecer uma ou outra vírgula é comum, mas simplesmente não existe vírgula nos vocativos da história. Sem falar na mistura esquisita de travessões e pontos finais.

Bem, mas falando da história, é um épico bem fundamentado na boa e velha Jornada do Herói, ou seja, uma aventura desencadeia a outra, e os personagens enfrentam tudo em busca da redenção. Além disso, os personagens ora são vistos por um narrador que só observa os fatos, ora por um narrador oniciente, que sabe tudo que os personagens pensam. De certa forma, isso me fez ficar confusa.

No início achei que ia ter uma "pegada" de romance na história, um triângulo amoroso, ou alguma coisa do gênero, mas não houve nada demais. O único relacionamento entre a princesa Laryssa, Thagir e Kullat é uma jornada de aventuras bem batidinha. No final, você fica sem entender muita coisa sobre o tal Multiverso, como as pessoas viajam entre os planetas, como é o tal mar boreal, como as fadas foram criadas, onde estão os elfos, e outros detalhes que os autores não explicam.

Os pontos positivos vão para a capa, que é linda; a tipologia (fonte maravilhosa!); para o mapa do reino de Agas'B; e para as ilustrações presentes em todo o livro.
Lorena Dana 28/12/2010minha estante
No meu blog uma garota comentou que a nova versão é bem melhor. No entanto, eu só posso falar do que li. Tudo que achei da edição anterior está aí na resenha. Tentei ser o mais sincera possível.
=***

Dani 07/03/2011minha estante
Esse foi o pior livro que eu á comprei até hoje... Comprei pela capa maravilhosa. Pois é, só a capa é boa.

naniedias 20/08/2010

As Crônicas dos Senhores de Castelo, de G. Brasman e G. Norris
"Assim surgiu a Ordem dos Senhores de Castelo, formada por seres únicos que usam seus dons, habilidades e artefatos de poder para incentivar a paz e a prosperidade pelos quatro quadrantes do Multiverso."
Em um bar, várias pessoas passavam a noite. Entre elas podia-se observar dois amigos jogando carta deprestensiosamente. Quem olhava não podia imaginar que eram dois Senhores de Castelo. Kullat, um mago guerreiro e Thagir, um pistoleiro estavam numa missão especial. Eles procuravam a filha do rei, Laryssa, que havia sumido.
De repente uma confusão começa no bar. E os dois são envolvidos. Sem querer acabam salvando a princesa Laryssa, que estava sendo perseguida e fogem.
É assim que começam as aventuras de Kullat, Thagir, Laryssa e Azio - o androide. Começa? Mas a missão não era encontrar a princesa? Mas a princesa explica aos Senhores de Castelo o porquê de seu sumiço e que não iria voltar, enquanto não conseguisse fazer o Olho de Dillys, um poderoso artefato mágico, funcionar novamente.
Muitas supresas aguardam esses quatro guerreiros em seu caminho.

O que eu achei do livro:
Eu adorei o livro! Eu gosto muito de livros de fantasia e esse foi surpreendentemente bom!
O primeiro volume trás uma história praticamente fechada. No final, deixa um gostinho de quero mais, mas o arco que se iniciou nesse volume é finalizado.
Eu estou morrendo de vontade de ler os próximos volumes, principalmente porque gostei muito do mundo criado por G. Brasman e G. Norris. E também fiquei muito curiosa para saber mais detalhes.
A cada capítulo eles contam um pouquinho sobre o mundo, entremeando com a aventura informações muito interessantes. Eu realmente espero que, no futuro, exista um guia do Multiverso, com mapas, histórias, personagens, etc.
Os personagens também foram muito bem construídos. Eu adorei! Esse livro me proporcionou maravilhosos momentos de leitura. Realmente me surpreendi com ele. As aventuras são muito bem narradas, a história é contada de uma maneira maravilhosa e as lutas são primorosas.
O estilo narrativo dos autores é simples e fácil de ler, mas nem por isso perde encantos.
Às vezes, é meio complicado redigir uma resenha que passe para o leitor o que eu realmente estou sentindo. Esse é um desses casos. O livro é um dos melhores livros de fantasia que já li na minha vida. E, sem dúvida, o melhor que li esse ano. Quero o volume dois!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 7

Mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

LisboaPB 22/02/2020

Releitura
Uma releitura que me surpreendeu em saber que não me agradou como na primeira vez quando era asolescente. Porém o mundo criado é incrivel.

Yas 17/10/2020

Fui pega de surpresa com esse livro que seria uma ficçao¿ ou fantasia (talvez) BRASILEIRO. O que é bem raro, principalmente pra época que foi lançado, quase 10 anos atrás. Leitura boa, porém não me chamou atenção o suficiente para ler o resto da série.