A garota das laranjas

A garota das laranjas Jostein Gaarder

Resenhas - A Garota das Laranjas

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Mais um livro do Gaarder que é uma gracinha e esse se lê em uma tacada só já que é bem fininho.
É um livro adulto-infantil. Engraçado isso, né? Ele pode ser lido tanto pelo menino de 8 anos, quanto pelo de 'rapaz' 80, e tenho certeza que ambos acabarão o livro com aquele risinho renovador estampado no rosto.

Isso, é claro, depois de 2 litros de lágrimas.

wariafernand 03/03/2022

"Tenho a sensação de que me pregaram uma peça, pois primeiro alguém chega e diz: tome, o mundo é todo seu, pode brincar aqui à vontade. Para depois gritarem: primeiro de abril, você caiu feito um patinho! E então voltarem a me arrancar o mundo das mãos."

Sofia.Stersi 24/08/2021

Um dos únicos livros do colégio que eu gostei
Meu povo, eu gostei de ler esse livro de mais!!! Isso foi meio raro de acontecer, levando em conta que o colégio que mandou ler esse livro.

Mas falando sobre "A garota das laranjas", eu amei muito! A leitura foi muito gostosa de ler, não foi arrastada e me prendeu bastante. Eu achei a atitude do Georg bem infantil no final com a mãe dele, mas fora isso, eu amei todo o resto.

Kamii_Berthier 31/01/2024

Sobre a a vida, interrogações e laranjas (muitas)
O pai de Georg está morto a muito tempo, mas isso não é um empecilho no encontro dos dois.
Em uma carta escrita pouco antes de partir, o pai de Georg narra um mistério que o encantou e moveu suas ações até um desfecho: a garota das laranjas. Além de contar coisas sobre o passado, o pai narra seu presente com o filho e esposa ao tentar lidar com a iminência de sua morte.
A carta é escrita não só no intuito de Georg conhecer o próprio pai, mas do pai poder conhecer mais do filho. Há uma questão que só poderia ser respondida se Georg pudesse pensar longamente e de forma consciente, o que levou mais tempo do que seu pai pôde permanecer. Pois então, esse livro é o diálogo que eles não puderam concluir antes.
Gaardner coaduna o material e o subjetivo em um texto que nos diz mais do que o que se está contando. Quando o pai encara a aflição de desconhecer tudo que distancia ele e a garota das laranjas, o homem preenche o vazio de sua pergunta com inúmeras possibilidades de resposta, no fim das contas as respostas imaginadas não valeram de nada, porque mesmo com uma possibilidade que tenha deixado-o infeliz ou zangado ele seguiu procurando e ansiando por ela em todos os lugares.
Sendo assim, vejo a abordagem dos mistérios pláusiveis por trás da garota das laranjas como uma espécie de busca pelo motivo de sua própria morte e a ânsia pela vida.
Com sua narrativa fluída e enredo reflexivo, o autor contempla o maior dos enigmas: a vida. A individualidade do viver nesse antro de acordos que nunca estamos a par, a complexidade das escolhas que não sabemos mensurar e o milagre por trás mesmo dos dias comuns, porque a vida até nos menores e recorrentes detalhes é uma improbabilidade realizada.

Kate 14/10/2023

Fofo e mágico
Livro com um toque de magia que conduz para uma história de amor linda! Amei! Indico para aqueles que querem uma leitura leve e com uma histórica bonita.

Mariana113 10/10/2023

Não tem muita graça
Sinceramente, para um livro da escola admito que não é dos piores, mas achei a história meio chatinha e meio óbvia. No início a leitura estava bem ruim mesmo, mas o autor conseguiu me prender um pouco na metade e se não fosse pelo início, talvez o livro fosse melhor.

MarAlia63 29/05/2023

Georg, um adolescente de 15 anos recebe uma carta de seu pai que já está morto ha 11 anos. Nessa carta o pai conta seu romance com uma garota que ele se apaixonou profundamente.
Nas críticas que li, encontrei vários comentários do tipo: ?uau! esse livro mudou minha vida"
De fato, as palavras finais do pai são mesmo bem reflexivas e tocantes, mas não consegui enxergar toda essa profundidade que os outros leitores relataram.
A leitura é fácil e mesmo sendo um livro
pequeno, é extremamente notável a encheção de linguiça.
Talvez os românticos consigam gostar mais do livro do que eu.

Ana 21/08/2020

Definitivamente foi uma leitura interessante; um gênero diferente do que costumo ler. Em boa parte da obra o leitor questiona quem é a garota das laranjas e ao final, somos intimados em reflexões filosóficas e intimistas.
"Não me venha dizer que vida não é um milagre. Não diga que o mundo não é um conto de fadas. Quem não percebeu isso, talvez só chegue a compreendê-lo quando a história já estiver chegando ao fim. Porque, então, nós temos uma derradeira oportunidade de tirar os antolhos, uma derradeira oportunidade de nos entregarmos a esse milagre do qual temos de nos despedir, o qual temos de deixar. "

cilia 19/04/2021

Leiam A Garota Das laranjas
A primeira vez que eu li esse livro foi no 8° ano, na época eu não entendi bem o livro e larguei perto do final. Recentemente, tive a oportunidade de reler, e foi uma das melhores escolhas que eu fiz.
Vou fazer um brever resumo. Um menino norueguês tem a notícia de que, depois de anos da morte de seu pai, o mesmo tinha deixado uma carta. A família estava em choque, mas não leu, espereu pelo menino.
A carta conta uma história de amor, a do pai dele. É muito emocionante. O pai dele viveu uma vida incrivelmente mundana mas nada superficial. Aborda um amor verdadeiro e puro, é lindo de ler. Não é uma história triste, também não é feliz. É uma história de uma vida vivida.
Durante a carta, o pai dele faz várias perguntas, que são respondidas no decorrer do livro, perguntas que abordam dos mistérios do universo até esperança de um fim certo. Perto do final, o pai conta de como ele não queria que, quando o filho estivesse lendo, a alma dele tivesse seguido em frente, vivendo outra história, como ele queria que acabasse ali. Tudo que ele tinha pra viver, viveu. É um clichê que não te cansa. Muito bom.

JAlia372 20/10/2023

Após 11 anos da morte de seu pai, os avós de Georg encontram uma extensa carta que seu pai havia escrito para o garoto antes de morrer, lá ele conta como conheceu a garota das laranjas.

Acho que o livro poderia ter sido mais direto, ele ficou mais da metade do livro só elogiando a garota e procurando ela, poderia ter encurtado e feito um livrinho simples.

jessyfioravante 31/03/2022

Que livro fofo!
Aquele livro que a gente lê uma vez e da vontade de ler sempre, que traz um quentinho no coração. Amo os livros de Gaarder e esse sem dúvida se tornou um dos favoritos!

Isabelly 14/10/2023

Arrastado
Descobri a existência desse livro graças a um pov que assisti inspirado nele. Fiquei interessada pela história e quando o encontrei na biblioteca da escola fiquei super feliz.
Imaginei que a leitura fluiria super, mas não foi isso que aconteceu.
A leitura foi super arrastada e a cada página que passava, mais cansada eu ficava de ler.

Gostei da escrita poética e da proposta do livro, simplesmente não me prendeu como eu gostaria.

SARITA 14/12/2010

Um livro lindo que veio em boa hora para mim. Acredito que cada livro tem seu momento certo para ser lido, esse era o livro certo na hora certa.

Como todos do Jostein Gaarder, há muito de filosofia e, consequentemente, questionamentos diante da vida. A história é abordada de forma genial e simples. É classificado como "infanto-juvenil", mas não acho que as crianças enxergariam as entrelinhas.

Georg perdera o pai com pouco mais de 4 anos de idade e ele deixara uma carta para que ele lesse na adolescência e, assim, é contada a história da Garota das Laranjas.

Há recortes lindos, pensamentos fantásticos e eu quis copiar todo livro para guardar tanta inspiração. Recomendadíssimo para refletir.

Helo 03/07/2021

um livro que tem uma mensagem legal no final, reconheço isso, mas pra mim só ficou legal mesmo depois que a gente descobre que é a garota das laranjas (depois da metade)

luu 02/12/2021

minha opinião
Não aproveitei nem um pouco a leitura, não prende e nem é interessante. Talvez tenha sido pelo fato de ser um livro para um trabalho de escola? Sim, muito provavelmente isso influenciou.

De tudo, não é um livro HORRÍVEL, mas vai para o lado poético o qual não me interessou.