Ascensão

Stephen King

Resenhas - Ascensão

Queilinha 07/02/2023

Ascensão...
Que perfeição. King consegue me surpreender cada vez mais. A cada livro lido, me apaixono mais e mais por sua escrita.

Ascensão não é apenas um livro onde o autor desperta a sua curiosidade em relação ao Scott. Ele também traz diversas reflexões.

Obviamente terminei o livro chorando.

Naty__ 13/03/2020

Genial!
Engraçado como Stephen King tem a capacidade de nos proporcionar um misto de sentimentos que muitas vezes nem conseguimos precisar, seja numa conversa ou simplesmente numa resenha. E, acreditem, é um livro tão curto, porém, ao final refletimos por horas a fio o que está por trás das entrelinhas.

Neste livro temos a história de um homem que está passando por um sério problema. Na verdade, Scott Carey passa por muitas situações, um grande projeto no trabalho até mesmo um pequeno problema com o cachorro das vizinhas que suja seu quintal diariamente. Mas o que mais o atormenta mesmo é o seu problema inexplicável com a perda de peso repentina.

Scott não deseja ser examinado e nem tampouco estudado, contudo, não vê alternativa a não ser compartilhar a questão com seu amigo, Dr. Bob Ellis. Uma coisa estranha é que, apesar de sempre a balança indicar menos peso, o corpo dele permanece normal, não aparenta estar magro ― assim como seu peso não varia quando está nu ou usando roupas com pesos. A cada dia ele vai ficando mais leve, por isso ele decide conversar com seu amigo médico para ver se há algo que possa ser feito, mas não há nenhum caso semelhante em Castle Rock. Aliás, não há em lugar algum e isso o atormenta mais.

Já deu para perceber que o livro não é daqueles que estamos acostumados ver com SK, certo? Não tem terror, não tem algo mirabolante, mas a história por trás desse acontecimento é algo bem reflexivo e intrigante. As ideias que ele cria sempre são acompanhadas de uma criatividade desumana. Ele é incrível!

Sei que muitos não gostam de ler obras e refletir sobre as lições que elas carregam… Mas já pararam para pensar como é ter 90 kg e no dia seguinte já estar com 85 kg, no outro com 80 kg, sem saber quando você vai parar? É claro que muitos lutam contra a balança e adorariam diminuir o seu peso, porém, e se isso fosse além da conta? Já se imaginou com 20 kg? Você seria capaz de fazer o quê?

E não pensem que Scott não come ou faz coisas que contribuam para a perda de peso, pelo contrário. Só que não adianta, ele continua com o mesmo problema, o mesmo dilema. Parece que não interfere em nada, porque Scott sempre está com a mesma aparência, mas a gravidade precisa de peso para prendê-lo ao chão e ele sabe que uma hora isso não será mais possível.

Scott não quer se preocupar com o Dia Zero, quer apenas resolver todas as questões antes dele chegar. Ele começa a observar as coisas ao seu redor, como por exemplo o preconceito existente da comunidade (e dele) pelo fato de suas vizinhas serem lésbicas, então ele passa a ajudá-las.

É realmente uma história que não tem nada de difícil na compreensão, mas seu conteúdo é carregado de elementos que nos fazem pensar sobre a nossa cultura intolerante. Sobre como as pessoas têm dificuldades de aceitar as outras como são. Ensina também sobre o poder que uma amizade tem para nos ajudar a enfrentar problemas em nosso dia a dia e como tê-la por perto é capaz de tornar nossos conflitos bem menores, ou com esperança de resolução.

É uma leitura rápida, uma obra pequena e que merece ser lida e ser presenteada aos amigos.

Sobre a edição:
A edição conta com uma capa dura, o título do livro possui relevo e a diagramação é simples, mas confortável.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/03/resenha-ascensao.html
Lívia Gusson 13/03/2020minha estante
Comprei esse livro ontem e to com altas expectativas pra ele chegar e eu ler logo de tanto que todo mundo fala bem rs

Naty__ 13/03/2020minha estante
É muito bom. É pequeno, mas tão singelo, tão gostoso de ler. Você vai gostar. Depois me conte. Sério. Um dos melhores livros que li do King

Lívia Gusson 13/03/2020minha estante
Amo livros assim. pequenos de tamanho mas com o recado simples e direto, imagino que seja o caso. Assim que eu ler volto pra te contar =*

Naty__ 13/03/2020minha estante
É exatamente assim *O*

Angela Cunha 03/04/2020minha estante
Quando este livro foi lançado eu me lembro de ficar olhando tentando ver se era do King mesmo. Pelo tamanho.rs Ele é tão dos calhamaços, que por ser um livro extremamente pequeno, me surpreendeu.
Mais uma vez, ele apresenta a alma humana. Por outro ângulo, ainda sendo King!
Está na listinha dos mais desejados ainda. Espero ter a obra em breve.
Beijo

Luh 07/05/2020minha estante
Deve ser terrível para o protagonista ter a mesma aparência e todo dia perder peso, sem saber o que realmente está acontecendo com ele.
A trama aborda alguns temas que parece ser uma crítica para a sociedade, o modo como estamos vivendo.

Michelle 27/06/2020minha estante
Stephen Rei mesmo não é?
Bem diferente das obras que estamos acostumadas a ver do autor, sem sangue sem bichos sem palhaços mas cheia de refelxões

Paula 24/02/2023

Primeiro King de 2023...
História curiosa, que de tão poderosa me deixou reflexiva e pensando se realmente tinha entendido tudo que li. É sobre repensar atitudes e opiniões, e ter verdadeiras amizades nos momentos difíceis. Como sempre, King escreve super bem e a construção de personagens e a ambientação são impecáveis.

venus 03/04/2022

Metáforas da paz
Eu acredito que o livro é de extrema simpleza. Ele não busca a complexidade ou a profundidade, ele se constrói de maneira humilde, mas se torna profundo justamente por isso, é muito coeso e coerente com a própria história, que é sobre leveza, transparência e, acredito eu, uma ótima metáfora para muitas situações em que os homens se lembram do que realmente importa. O livro se baseia em uma situação... inusitada? Para não dizer insana, e se faz valer disso para construir personagens humanas que se conectam verdadeiramente, em uma corrida pela ascensão, pela sensação de paz e comunhão. É um livro rápido, delicioso e poderoso, que nos mostra como podemos mudar o mundo ao nosso redor com nada mais nada menos do que altruísmo instintivo. Ouvir a parte de nós que pede, cautelosamente, por coisas boas e simples. Conexões humanas, conciliações, confiança, lealdade, bons momentos... Enfim. É uma visão bela que compartilho acerca da paz, da morte e do amor: devem ser vividos de forma equilibrada e bem recebidos por nós, mesmo que, de primeiro momento, nos apavorem.

Day Morais - @daihanydemorais 20/05/2020

Diferente de tudo que já li do King, essa história mexeu comigo. Um toque sobrenatural com temas atuais que valem a pena toda a reflexão ao virar da última página. Recomendo muito, e quero saber aqui a opinião de quem já leu.

Di Morais 11/06/2020

Ascensão
Amizades improváveis e superação de preconceitos. Mt bom.

FabyTedrus 19/06/2020

Ascensão - Stephen King
Este é o terceiro livro que leio do Stephen King, os outros foram O Cemitério e It, e esse é o primeiro dos três que eu realmente gosto da história. Os outros dois tem bizarrices que não me agradaram muito, e apesar de serem ditos como terror eu me diverti lendo muito mais que em alguns ditos como comédia. Mas lógico que a escrita é incrível em todos eles.
Esse livro também tem um pouquinho de bizarro e de fantasia. Os personagens são cativantes, a história tem momentos tristes, mas também tem momentos de alegria e inspiração, é do tipo de história que da um quentinho no coração e a gente se vê sentindo falta dos personagens e querendo que o livro tivesse um pouco mais de páginas mesmo sabendo que não precisa porque o ritmo e a história couberam perfeitamente no numero de paginas que o livro tem.
Recomendo!

Enrico 06/07/2020

Fascinante
Ai esse livro eh muito gostosinho de ler em uma tarde só e eh muito diferente dos outros livros do autor e pra variar eu chorei com o final né ? só achei problematico msm o tamanho do livro com o preço q pra mim é que nem pagar 40 reais no cinema e esquecer o filme todinho no dia seguinte kkkkkk mas msm assim n me arrependo nem um pouquinho

Igor.Paiva 07/08/2020

Um dos melhores do King, soube trabalhar a inclusão de gênero com maestria, trouxe uma situação sobrenatural que não nos faz ficar arrepiados ou horrorizados, mas sim psicologicamente afetados, uma dica sobre esse livro: Se coloque no lugar do protagonista.
Imagine você na situação dele, pense como você reagiria, e pense qual seria o seu fim, o que aconteceria no dia zero ? É mais pertubador do que imagina.

Amanda @litera.pura 09/08/2020

Mais resenhas em @litera.pura
Scott Carey está perdendo peso. Ele não está fazendo dieta e nem se matriculou na academia, mas a cada vez que sobe na balança percebe que seu peso está diminuindo de forma constante e preocupante. Sua aparência continua sendo a mesma de sempre e suas roupas não ficaram mais largas, mas os ponteiros da balança mostram um número cada vez menor. Scott não quer procurar ajuda médica, afinal, sabe bem que seu caso peculiar o transformaria em um objeto de estudos, então tenta ocupar sua cabeça com o trabalho e problemas banais do dia a dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conformado, ele sabe que não há explicação plausível para a situação que lhe acomete e que não há forma de reverter o processo. Mas o que vai acontecer quando seu peso finalmente chegar ao zero? Vendo um fim que se aproxima de forma cada vez mais rápida, Scott decide aproveitar o tempo que ainda tem fazendo o bem e buscando deixar um rastro de positividade nas pessoas que o cercam e na pequena cidade de Castle Rock.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Juro que não sei bem como avaliar esse livro. O protagonista nos conquista com sua bondade e dedicação em tentar transformar sua comunidade em um lugar melhor, trazendo uma mensagem importante sobre quebra de preconceitos e gentileza. Acompanhamos um pequeno núcleo de personagens que, de forma inesperada, acaba criando um forte vínculo de carinho, o que acende uma centelha de esperança em nosso peito de que, quem sabe, o mundo ainda tenha jeito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os leitores mais sentimentais interpretarão esse livro como um convite à reflexão do que realmente importa e a fugacidade da vida. De fato, Ascensão nos traz uma enorme lição sobre altruísmo, tolerância e amizade. Mas se você faz parte dos leitores mais práticos e frios, assim como eu, pode não gostar tanto. Para começo de conversa, eu esperava mais emoção ou mistérios na história, e não páginas repletas de sentimentalismo. O final é aberto e isso não me agradou, afinal, é óbvio que eu queria pelo menos uma pista do que realmente estava acontecendo com Scott!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na minha opinião foi um livro totalmente sem sentido, mas como ele é bem curtinho, recomendo que você leia e faça sua própria interpretação.

site: https://www.instagram.com/litera.pura/
Fox11 29/01/2021minha estante
Comecei a ler esse livro hoje. Cómo acho que sou algo sentimental capaz que irei gostar. Torcendo, porém agora tô com medo hahaah

Isis.Borges 26/04/2022

Elevation
Me surpreendeu muito! Primeiro que King me remete ao gênero terror e essa capa já me fazia imaginar uma história sobre abdução ou algo do tipo, mas passou longe disso, me pareceu mais um conto tragicômico/ fofo, e eu adorei!
Não tem nem graça dar detalhes sobre a história porque como eu disse a história é curta, dá a sensação de conto, mas quem gosta dos contos do King vai gostar dessa história e quem nunca leu nada dele é uma excelente porta de entrada.

Me fez lembrar sobre a insustentável leveza do ser, é sobre isso.

Leticia 20/10/2022

Acredito que esse foi um dos livros mais broxantes da minha vida.
Nem acredito que eu consegui manter a leitura até o fim. Acho que foi com muito esforço mesmo, pq olha? só indignação