Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

luvsmengo 05/05/2024

? nem o ódio, nem a bondade. só a luta
Em meio ao tesouro que é o clássico brasileiro, mais um preciosidade literária.

capitães de areia pode até ser um sentimento, mas um sentimento que engloba muitos outros sentimentos, que juntos, tornam-se um sentimento imensurável, incalculável ou inexplicável.

revolta, angústia, desamparo, ódio, mas muito ódio, junto de uma estranha fé, de resiliência, e principalmente: luta, para o encontro da esperança e da mansidão que pode haver na vida; são sentimentos que não é apenas o leitor pode sentir, são sentimentos sentidas também pelos nossos admirados capitães da areia, os meninos-homens da cidade da Bahia. pode-se dizer, portanto, que são sentimentos compartilhados, de personagem a leitor, através dos detalhes caralhadamente (acabei de inventar essa palavra ??) poéticas.

no entanto, capitães da areia também pode ser um convite, um convite para uma realidade atemporal, realidade essa que pode não estar tão distante de nós como pensamos.

ou seja, meus companheiros, abram seus corações para pedro bala, sem pernas, pirulito, professor, volta seca e todos os capitães da areia, e apenas desfrutem!

matheus 05/05/2024

Excelente livro, mas esperava mais
Gostei muito da obra, a escrita é muito bem feita, os personagens são bem cararismáticos e você se apega fácil a cada um deles, narra um lado da vida que poucos conhecem e aborda temas muito relevantes sobre destino e a moral humana, um livro acima da média, não é dos meus favoritos, mas gostei bastante.

carolina 05/05/2024

O que dizer do Jorge Amado
Em capitães da Areia acompanhamos a vida de um grupo de meninos que mora na rua e para viverem acabam comentando furtos.
Dentre eles temos os personagens Pedro Bala, Pirulito, Professor, Gato, João Grande...
Cada um deles tem uma trajetória a qual é abordada no livro.
Uma obra riquíssima, que aborda diversos temas importantes e reflexivos, acabei lendo para a escola na matéria de literatura, mas acabei me encantando com o livro. Indico demais

Helena906 05/05/2024

Capitães de Areia - Jorge Amado
?Não deixam pobre viver? Não deixam nem o Deus do pobre em paz. O padrão José Pedro dizia que os pobres um dia iriam para o reino dos céus, onde Deus seria igual para todos. Mas a razão jovem de Pedro Bala não achava justiça naquilo. No reino do céu seriam iguais. Mas já tinham sido desiguais na terra, a balança sempre pendia para um lado.?

Ju_junina 04/05/2024

Clássico da literatura brasileira!
É até difícil escrever uma resenha pra esse livro. A historia retrata a desigualdade social. Tem partes que causam dor no leitor, pois você enxerga o que a falta de amor faz com uma criança, criando um sentimento de ódio por tudo e por todos devido à falta de carinho. São crianças que vivem como adultas num trapiche, os capitães da areia. Sem pai e mãe, buscam a sobrevivência numa sociedade que não os acolhe. Ah, me apeguei a esses meninos, que pena que só agem como crianças em uma parte específica. O livro tem partes problemáticas, porém corresponde à sociedade que somos até em 2024, que dirá em 1937, ano no qual foi escrito e censurado pelo governo da época.

Emmily 04/05/2024

O livro retrata bastante a sociedade. A forma como eles lutam pra sobreviver nessa sociedade opressora. Lidam com as consequências dos atos, os sentimentos, emoções, e perdas. Cada um com uma história pra contar, histórias nas quais nunca foram ouvidas. O padre foi o único dentre poucos a realmente se importar com os capitães da areia, e foi criticado por ter coração para aquelas crianças cuja amor nunca foi ensinado. Admiro muito o livro e a transparência que ele decorre ao demonstrar a desigualdade social. Merece 5 estrelas

mari.mari 03/05/2024

Estrelas da Bahia !
"Uma estrela no lugar do coração."

não tenho nem palavras pra descrever oq eu senti lendo capitães da areia, todas as crianças me cativaram de um jeito tão rápido, suas histórias, medos, traumas e sonhos, todos tão únicos. o livro nos faz refletir sobre tanta coisa, é uma leitura comovente dms. os chefes dos capitães da areia seguiram sua vida, mas os capitães sempre existirão enquanto houver as crianças marginalizadas no nordeste.
ps: bala e dora vcs alugaram um triplex na minha mente

Stefanny Barreto 03/05/2024

Jorge Amado ?
Precisei ler esse livro para um seminário de literatura brasileira: que livro, meus amigos!! Simplesmente perfeito! Um dos melhores da nossa literatura. ????

(Faz muito tempo que terminei e havia esquecido de atualizar ??)

svtdrivers 03/05/2024

" a liberdade é como o sol. é o bem do mundo "
Escrever sobre capitães de areia, é consagrar Jorge Amado como brilhante em tudo o que faz. E falar sobre Jorge Amado, é expor os medos e conflitos de uma sociedade sem perspectiva.

Capitães de Areia é muito mais que apenas uma ficção bem desenvolvida por um autor brasileiro. É na verdade um grito de resistência, expondo tudo aquilo que fomos ensinados a não perceber a existência.

Em uma narrativa rica em detalhes, somos convidados a conhecer a história de garotos perdidos pelas ruas da Bahia. Cada um teve uma condição para conhecer o mundo tão cedo, largados ao vento como crianças abandonadas, e de tantos corações inocentes perdidos pelas ruas daquele lugar, nasce uma tentativa de sobreviver: a formação dos Capitães de Areia.

Crianças que tão cedo descobriram as coisas mundanas que a vida podia trazer, também são apresentados a uma realidade onde o crime os domina, como a única forma de encontrarem seu lugar ao sol. Vistos como bandidos, a ordem dos acontecimentos se difunde com os pesares do contexto social brasileiro.

Escrito em 1937, Jorge Amado, integrante do movimento modernista da literatura, era conhecido por usar o tom amargo das críticas à sociedade em suas obras, não mudando os rumos ao criar ?Capitães de Areia?. Nessa mesma época, o Brasil passava pelas mãos de Getúlio Vargas, o presidente populista que na primeira oportunidade tirou de nós o que mais Jorge defendia: A liberdade. Getúlio acabou por ordenar a retirada dos exemplares das ruas de Salvador naquele mesmo ano, os queimando em praça pública em sinal de imposição autoritária.

A obra se torna então um convite à reflexão, de qual lado você está?

Contado em três partes, intituladas cada uma no embalo dos acontecimentos, nossos bravos líderes são apresentados, cada um à sua maneira única de ser. Pedro Bala, o saudoso líder; Pirulito, o menino que sonhava em alcançar a castidade; Professor, o poeta de bom coração; Volta-Seca, o afilhado de Lampião; Gato, o sedutor barato; João Grande, o menino alto e corajoso; Sem-Pernas, o mais amargo de todos; Brandão, de futuro incerto; e Dora, a saudosa mãe, irmã e noiva.

Evidentemente, cada um deles contribuiu para construção dos relatos do descaso da sociedade destacados em cada página do livro. Mesmo escrito há quase noventa anos atrás, Jorge teve o poder de manter ?Capitães de Areia? tão atual quanto no lançamento de sua primeira edição.

O descaso das autoridades, isentando-se de qualquer responsabilidade para qual os meninos, já fica evidente logo nas primeiras páginas. Ao longo do tempo, o descaso vira ódio, e a violência na tentativa de impor uma superioridade abusiva, trava uma batalha de valores dentro do peito de cada um que conhece a obra. A crítica gira em torno do pobre na sociedade, que apenas por sua condição, é marginalizado na primeira oportunidade. Oportunidade essa também, que nunca é conhecida por essa parte da sociedade, já que a repulsa sempre vence.

O direito de ser criança, também é tirado muito cedo da vida dessas pessoas. O contato com a sexualidade, o crime e a violência, tira a única coisa em que eles poderiam buscar conforto na vida: a memória afetiva. Essas crianças crescem sem um lar, um colo e uma família para amar-lhes. Dessa forma, como podem eles saber o que a palavra respeito e amor significa? se desde tão cedo, foram-lhe negados esse conhecer? O personagem Pedro Bala, em um de tantos conflitos internos vividos, se questiona diversas vezes da mesma forma, ? Ele nunca tivera uma ideia perfeita do amor. Que era ele, senão uma criança abandonada nas ruas, que pela força e agilidade e coragem conseguira chefiar o grupo mais valente de meninos abandonados, os Capitães de Areia? Que podia saber do amor??

O machismo, a liberdade, a política e tudo aquilo que não era exposto, agora está na face da sociedade. Capitães de Areia é um convite ao embate de relações e ensinamentos. É entender que a sociedade tem raízes sujas, que quando confrontadas, são vistas como desonra. O que seria desonra? a forma como não gostamos de mostrar as coisas ruins que fazemos todos os dias? ou a tentativa de buscar um lugar livre de amarras e preceitos elitistas, buscando o lugar justo que nos é de direito e nos fora prometido?

Essas crianças apenas queriam o direito de serem cidadãos. Quantos grupos como os Capitães de Areia ainda precisarão ser criados, para que entendamos qual é o nosso dever como parte de uma nação?

De tantos trechos marcantes dessa obra, escolho para trazer a importância dessa obra em nossas escolas e vidas, o depoimento de Sem-pernas, que somos convidados a conhecer no início do livro. ? O que ele queria era felicidade, era alegria, era fugir de toda aquela miséria, de toda aquela desgraça que os cercava e os estrangulava. Havia, é verdade, a grande liberdade das ruas. Mas havia também o abandono de qualquer carinho, a falta de todas as palavras boas [ ? ] ele queria uma coisa imediata, uma coisa que pusesse seu rosto sorridente e alegre, que o livrasse da necessidade de rir de todos e rir de tudo. Que o livrasse também daquela angústia, daquela vontade de chorar que o dominava nas noites de inverno?

Capitães de Areia é uma das obras mais fortes que já tive a oportunidade de conhecer. É um dos ouros da literatura brasileira, um convite à prudência e à mudança.

rayssagurjao 02/05/2024

Jorge
Adoro os livros de Jorge Amado, ele é um dos mais importantes escritores brasileiros e seus temas que tem a ver com a crítica social em alguns romances é o específico deste. O livro fala de crianças abandonadas, foi escrito nos anos 1930, mas é uma temática bastante atual, nos leva a refletir sobre a realidade daquelas crianças que se comportam como adultos, crescem antes do tempo e precisam roubar para comer. É um livro forte, você quer poder ajudar, quer visualizar crianças apenas como crianças e não como o que eles se tornam neste livro.

Nanda686 01/05/2024

Envolvente
O livro aborda de forma clara e crítica sobre a realidade no ambiente na época, com uma história envolvente e precisa. porém tem seus defeitos, preconceito inseridos pelo próprio autor.

Graziele20 30/04/2024

CAPITÃES DA AREIA
?= " O que ele queria era felicidade, era alegria, era fugir de toda aquela miséria, de toda aquela desgr@ça que os cercava e os estr@gulava. Havia, é verdade, a grande liberdade das ruas. Mas havia também o abandono de qualquer carinho, a falta de todas as palavras boas."

?= Esse livro apresenta a triste história de jovens garotos que vivem nos trapiches da cidade de Salvador. Crianças pobres, sem pais, mães ou qualquer figura de autoridade e carinho em suas vidas, que precisam viver a vida como adultos, pondo fim assim a qualquer chance de ter uma infância normal e realizando crimes para suprir suas necessidades.

?="Roubaram para comer porque todos estes ricos que têm para botar fora, para dar para as igrejas, não se lembram que existem crianças com fome..."

????=Vou iniciar falando sobre a minha relação com os meninos. Eu criei uma proximidade enorme com essas crianças que tiveram sua liberdade (e vida) roubada, e (não me julguem) mas eu passo pano total para eles. São jovens que tiveram suas vidas destruídas e que não têm nenhum tipo de afeto no meio pessoal, seres que estão simplesmente sobrevivendo em uma sociedade que os trata como lixo e os despreza por sua condição social, isso fora todas as outras mazelas que eles já vivenciam.

Esse é um livro com enorme peso diante da nossa sociedade brasileira, um livro que todos deveriam ler para assim sentir um pouco da sensação e ter uma maior compreensão de como é viver de forma marginalizada, e como são as questões sociais do nosso país.

Jorge conseguiu trazer de forma dura e muito profunda toda a vivência e dor dos Capitães da Areia, criticando de forma necessária o preconceito, o capitalismo, a desigualdade, a violência policial e diversos outros temas de elevada importância que ele apresentou em sua obra. Um livro que tem tanto valor e realidade em tempos anteriores e que infelizmente ainda se faz presente na atualidade.

O final do livro foi bem surpreendente, melhor do que eu poderia sequer imaginar, trazendo uma chance de melhoria para todos e mostrando como uma pessoa pode influenciar a nossa vida de forma positiva.

Foi um livro que eu favoritei e que mais do que isso se fez favorito no meu coração. Vou carregar comigo sempre um pedacinho dessa história e da escrita fenomenal do Jorge. Recomendo a todos que conheçam os Capitães da Areia.

Fabi Stark 30/04/2024

Eu estava relendo pela terceira vez e esse livro sempre me pega demais
Os personagens, a história, como ainda consegue ser atual
Incrível

chloezxb 30/04/2024

Livro maravilhoso
Inspirador, triste, nos ensina sobre lealdade, mostra o sofrimento desses meninos e alegria lindamente