Eu, Tituba, Feiticeira

Eu, Tituba, Feiticeira Maryse Condé

Resenhas - Eu, Tituba

Saádia 10/06/2024

A melhor versão dessa história
Contada na perspectiva de Tituba, o livro retrata uma realidade, apesar de já estar nos livros, merece ser recontada, na perspectiva das pessoas escravizadas. A escrita é maravilhosa e nos transporta aos sentimentos de Tituba: o medo, a falsa liberdade, o desejo, a contradição. Tituba é uma mulher real, cheia de erros e acertos, arrependimentos, coragem, mas acima de tudo: cheia de amor. Tituba foi privada do amor, mas não o privou da sua vida.

Camila(Aetria) 07/06/2024

O prefácio da Evaristo, pelamor de deos. Tem uma poesia muito incrível na escrita da autora, e a tradução foi incrível. Deu vontade de ler no original também.

Luiza1253 02/06/2024

Que obra incrível! História de uma mulher forte, com defeitos e qualidades que viveu em um momento histórico tão difícil. Leitura rápida e marcante.

Izaura Delfino 31/05/2024

Assim que li a sinopse, fiquei louca para ler. E não me decepcionei. Tituba nos aprisiona no andar da história dela com uma força, uma debilidade, um confronto sempre direto entre o sofrimento, o amor, o desejo, o certo, o errado. Que personagem cativante, humana, acima de tudo mulher. Por vezes, você se questiona como Tituba escolheu muitos dos caminhos que levaram ela ao martírio e mesmo assim continuou escolhendo o mesmos caminhos.

Maryse Condé nos entrega uma mulher negra enredada na história, com uma força absurda. O apagamento histórico dela, a falta de relatos e provas não impede que Condé nos entregue um personagem histórico digno das historias fantasiosas das bruxas de Salém.

Todos os questionamentos do ser mulher, do ser preto, das relações forjadas e confundidas por Tituba, nos entregam um romance complexo e muito real. Por vezes, as palavras de Tituba falavam sobre mim com uma exatidão assustadora.

Uma leitura de fato, fantástica!

30/05/2024

Envolvente demais!
Que narrativa gostosa de ler! Foi o que me segurou nesse livro pra devorar sempre que parava um pouco pra ler.

A história é fascinante, ainda que triste. Tituba não teve uma vida fácil, na realidade, nem se procurou saber quem era a escrava condenada por bruxaria. E é isso que torna esse livro precioso:

Mesmo que a autora se utilize de ficção para contar a vida de Tituba, a história traz aspectos que condizem com quem ela poderia ter sido.

Gostei muito da história, odiei todos os homens, amei Tituba. Sofri com ela e sua inocência.

Helena Dias 27/05/2024

DLL24: Um livro com protagonismo negro

Vamos acompanhar a jornada de Tituba, mulher negra que sofreu as mazelas da escravidão desde seu nascimento. Com o prefácio escrito por Conceição Evaristo, Maryse Condé constrói um enredo para Tituba, desfazendo todo o apagamento histórico que lhe foi causado.

Através de sua escrita envolvente e fácil de acompanhar, a autora nos apresenta a personalidade de protagonista aos poucos. A sensação que me passou foi de estar caminhando ao seu lado. Tituba é sofrida e, apesar das constantes humilhações e perdas que sofreu, se mantém inocente diante de toda a maldade ao seu redor. Sua relação com a religião e suas crenças pessoais, na minha opinião, é a uma das partes mais bonitas em seu jeito de viver. As conversas/ensinamentos que ela tem com Man Yaya e Abena durante toda narrativa e como ela sempre busca pelos conselhos delas são de igual beleza, eu diria.

Esse é um livro denso, que carrega muito sentimentos e nos faz passar por eles sem qualquer aviso prévio. Por várias vezes me peguei querendo abraçar Tituba. Acredito também que há muito do posicionamento político de Condé presente nessa história, principalmente ao abordar temas como escravidão, racismo, aborto, relacionamentos e machismo. E a autora faz isso com coragem, nos tirando da zona de conforto emocional e intelectual.

Só não dei 5 estrelas porque a parte inicial de Salém pareceu diminuir o ritmo, deixando a história um pouco morna e porque algumas situações mais para o desfecho do livro não foram tanto do meu agrado. Fora esses detalhes mais pessoais, eu adorei o livro e de como Condé conseguiu de forma majestosa humanizar Tituba ao lhe conceder uma história.

afropaty 27/05/2024

Tituba viveu, e provavelmente ainda vive
É maravilhoso ter a chance de conhecer alguém como a Tituba, que existiu apesar de não ter sua história contada do início ao fim. O livro vai além, ele conta e acrescenta uma história para Tituba, além do julgamento das bruxas de Salém.
Tituba com seus conhecimentos medicinais curou muita gente, ela se apegava ao acreditar no amor puro e na amizade, e mesmo quando era traída não desistia de ser feliz ou encontrar pessoas boas.

Daniel.Moreira 26/05/2024

Uma conversa com Tituba!
Nesse romance, a escritora caribenha Maryse Conde dialoga entre o real e a ficção.

Ela consegue encaixar sua prosa onde a historiografia racista não conseguiu caminhar .

Ela parte de documentos sobre o tribunal das bruxas de Salem, mas principalmente sobre a Tituba. Ele reconta a história dela desde sua diáspora. História dela e tantos escravizados.

Uma história de dor, sofrimento e de muita resistência. Cada página é fascinante. É uma conversa íntima com Tituba e seus ideais. Sua visão de mundo e sua filosofia ancestral!

Como é bom ler um livro com uma escrita cativante e uma maneira ímpar de tecer toda a história.

Mayse conde sabe tratar as palavras como poções de magia. Muito bonito .

Essa é a história da vida de Tituba, mas pode ser de muitas mulheres da diáspora negra.

Que tal ter uma conversa com Tituba? Você vai gostar.

maducaetano 19/05/2024

Condenada a vida
Livro muito bom, Tituba é daquelas personagens que dá vontade de abraçar depois de finalizar a leitura.

Sempre que leio livros históricos, fico em momentos de muita reflexão com o tanto de crueldade que o ser humano já foi e é capaz, Tituba é uma das milhares que sofreu esse karma.

Em algum ponto da vida quero reler esse livro, sinto que me perdi muito por conta do que tá acontecendo aqui no RS, a leitura poderia ter sido mais proveitosa para mim e isso acabou influenciando minha percepção sobre a escrita e até o desenvolvimento do livro e nota final, uma pena.

TAzia.Beatriz 19/05/2024

Tituba virou quase uma amiga
Quando comecei a ler, a leitura me envolveu tanto que senti como se Tituba fosse uma amiga que estava afastada. A autora conseguiu pegar a essência de uma mulher esquecida pela história (nenhuma novidade) e transformou em uma ficção, que traz em sua narrativa uma personagem forte e cheia de personalidade, mas ao mesmo tempo que é tão boa que sofre por ser boa.

Tituba é uma bruxa, mas não com o mesmo significado da palavra dada pelos brancos: ela curava, ajudava, dava vida às coisas que estavam para morrer. Tituba era sobretudo sábia.

Além de tudo, a história é sobre apagamento e, mais uma vez, como homens acabam se safando de situações difíceis por serem homens.

Stephanie.Lombardi 17/05/2024

Um presente
Eu ganhei o livro de Natal mas só consegui ler esse ano. Ele é bem poderoso e mostra uma história que causa sensações diferentes em nós. Recomendo para todos.

Diogo 11/05/2024

Maryse Condé, recentemente falecida, eterna candidata ao Nobel - tenho ganhado o Nobel alternativo há alguns anos. Aqui a história de Tituba, que realmente existiu, uma versão ficcionalizada dessa personagem acusada de bruxaria e acusada de incitar as jovens de Salem a praticarem bruxaria. Naquela época, era um alvo perfeito. Mas a autora vai além e mostra o antes dela, construindo a personagem e ao redor dela desenvolvendo o cenário e que muda drasticamente, de Barbados ao interior dos EUA. É a história sobre alguém invisível aos olhos dos que dão as cartas, aos colonos que julgam e decidem o que é o certo e o que não é, e que fazem a interpretação que lhes convêm de sua própria religião, e que a usaram, a incriminaram, tornando assim um escudo de sofrimento para a estupidez e cegueira da comunidade de Salem.

legalaice 08/05/2024

Fiquei totalmente envolvida na leitura, o prefácio de Conceição Evaristo conseguiu criar o cenário histórico-imagético ideal para iniciar o romance de Maryse Condé.
Tituba me conquistou. seus devaneios me levaram junto com ela em reflexões essenciais sobre estar viva, liberdade, amor e, principalmente, sobre a dor. imagino que Tituba tinha uma presença complexa, no sentido de não ser apenas um corpo magro com seios murchos, como ela se descreve. ela carrega uma ancestralidade atenta, sofrida, ainda que brilhante como o mar refletindo o sol e cheiroso como flores que a acompanham.
que preciosidade o conduzir dessas palavras.
André M. Carneiro 12/05/2024minha estante
muito lindo amiga

arqueofarias 25/04/2024

Livro maravilhoso!!! Escrita incrível e uma potente narrativa sobre a figura de Tituba, e sua inserção na história das bruxas de salem.
Adorei.