O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães




Resenhas -


94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Taíse Cost 27/05/2024

Conflito entre Dever e Desejo
"O Seminarista" é um romance do escritor brasileiro Bernardo Guimarães, publicado em 1872. A história gira em torno de Eugênio, um jovem seminarista que se apaixona por Margarida, uma moça bela e simples. Eugênio é um seminarista piedoso, mas seus sentimentos por Margarida o levam a questionar sua vocação religiosa e a enfrentar um conflito entre seus desejos pessoais e suas obrigações religiosas.

Ao longo da narrativa, Eugênio passa por diversas provações e dilemas morais enquanto tenta conciliar seu amor por Margarida com sua fé e seus votos religiosos. O romance aborda temas como o conflito entre o desejo individual e as expectativas familiares e religiosas, a luta entre a paixão e o dever, além de explorar aspectos da sociedade brasileira do século XIX, como a religiosidade e a moralidade.

A história culmina em um desfecho trágico, onde as escolhas de Eugênio têm consequências devastadoras tanto para ele quanto para Margarida, ilustrando os dilemas e as consequências da busca pelo amor e pela realização pessoal em um contexto de valores e normas sociais rígidos.
comentários(0)comente



Mariana113 20/05/2024

QUE FINAL FOI ESSE ?!
Esse livro possui um enredo extremamente simples, porém inovador e inédito. Volumoso, mas pequeno. Previsível, entretanto impossivel de se prever... E tantos outros paradoxos podem "descrever" essa sinuosa estória.


Diria que ele chega perto da perfeição...


Bom -agora sem enrolação- o enredo se baseia em um jovem seminarista rico que se apaixona pela sua amiga de infância ( Margarida ), de origem humilde. Assim, desde os primeiros sinais de Amor platônico entre os dois mancebos, havia uma oposição por parte dos pais de Eugênio, que viam seus pequeno filho um hábil padre.

Existem vários fatores na história que perpetuam uma grande crítica, acerca da obrigatoriedade em que jovens meninos eram submetidos, visto que, muitos eram expostos sem consentimento a vida religiosa, mesmo não tendo essa como vocação. Além disso, Bernardo Guimarães advertiu de forma instigante o preconceito social, que impossibilitava o relacionamento entre pessoas de estatos social discrepantes.

Ademais, por ser um romance regional antigo que se passa em Minas Gerais, essa narrativa possui VÁRIAS palavras em que eu nunca estive exposta, por isso demorei mais nessa leitura.

Entretanto, foi uma experiência incrível e admirável. E como já está escrito no título dessa resenha : QUE FINAL FOI ESSE !?


? Recomendo a leitura
comentários(0)comente



giih 16/05/2024

O Seminarista
A leitura apesar de ser bem complexa e lenta, o que acaba fazendo a leitura mais demorada e cansativa. A história em si é legal, gostei bastante do final, mas pela dificuldade de ler acabei achando a leitura muito massante.
comentários(0)comente



Estherzinha 06/05/2024

De verdade mesmo? EU AMEI!!
Li esse livro por conta do vestibular mas não me arrependo nem um pouco de ler! Eu gostei bastante da escrita, gostei dos personagens e gostei do enredo também.

Óbviamente fiquei triste com o final, mas isso me fez ter um apreço ainda maior por ele.

Por conta dele ser um clássico, esperamos uma escrita chata e cansativa. Mas, "O Seminarista" vai além disso.

Consegui entender todas as cenas sem achar a leitura chata e angustiante para terminar. De fato, ele é um ótimo livro para se ler sem ser no período do vestibular
comentários(0)comente



Madeirao. 22/04/2024

Correntes da Religião
O seminarista trata a história de Eugênia e Margarida, personagens os quais cresceram e passaram a maior parte de sua vida juntos, como melhores amigos. A trama, no entanto, começa quando os pais de Eugênio e resolvem mandar para um seminário, com o intuito de transoforma-lo num padre. Desta forma, a história se desenrola com o drama causado pela separação de Eugênio e Margarida.

Ao longo, vemos que ambos nunca superaram um ao outro, fazendo até Eugênio desistir da ideia de virar padre, para se casar com Margarida, desta forma afrontando seus pais.

Eugênio por vezes, e muito por influência de seus pais e dos padres do seminário, acabava vendo Margarida como uma tentação do diabo, apesar de ainda assim amá-la.

Em suma, O seminarista retrata a forma como a igreja pode "acorrentar" as pessoas, tirando em partes sua liberdade, em decorrência de influências e coercões, muitas vezes punitivas a quem não obedeça suas regras.

O livro, apesar de ter uma linguagem diversas vezes difícil e lenta, tem uma história bem legal, válida de leitura.
comentários(0)comente



janierisonsantos 18/03/2024

Este clássico acabou de marcar minha vida.
Eu entrei nessa leitura com algumas ideias em mente, mas muita coisa fugiu do previsto. A maneira que o autor conduziu o enredo um pouco polêmico, principalmente pra época, foi bastante apreciável. A melancolia. O drama. A tristeza. Tudo incisivamente belo e poético, por mais que muitas vezes deixasse um oco no meu coração. Ha, ha!

O Eugênio foi um personagem que logo me cativou e senti muito por vê-lo entrando em um abismo profundo ao longo da trama. O seu final foi um dos finais mais tristes de um personagem central que eu já li.

Imagina não ter o poder de escolha para viver o amor...
Ivy 20/03/2024minha estante
Um dos meus favoritos da vida???


janierisonsantos 20/03/2024minha estante
eu não dava nada por ele e agora é um xodózinho ?




arqueofarias 25/02/2024

Um clássico romance proibido de um padre e uma mulher. A mesma vibe de O crime do Padre Amaro, mas gostei muito da escrita poetizada e sem rodeios. História curta e direta. Uma ?denúncia? sobre o celibato e uma ode aos amores proibidos a la Romeu e Julieta.

Interessante. Gostei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elizabeth 28/01/2024

O poder
Se não fosse a vontade do pai seria um casal feliz, mas a tradição do dinheiro, fez uma mulher sonhar e sofrer e um rapaz sofrer e enlouquecer.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Amanda.Lima 18/01/2024

Que dor ?
O livro conta a história de um amor inocente cultivado por anos em forma de amizade. Um amor que venceu o tempo e a distância, mas que sucumbiu diante de uma mentira.
comentários(0)comente



Marcos 09/01/2024

Os jovens Eugênio e Margarida são carne e unha; alma gêmea.

Morando no interior de Minas Gerais, Eugênio e Margarida passam a maior parte do dia juntos, tocando gados e se metendo em grandes aventuras um do lado do outro.

Mas com o anúncio de que Eugênio seria alocado na escola para ser padre, o laço entre os dois sofre um rompimento devido o caso.

Ambos se amavam a ponto de não poder enxergar seus destinos separados, mas com a trama que a vida lhes impôs, isso terrivelmente acontece.

Destinados a viver um amor proibido, os jovens enfrentarão seus próprios medos, tentando minar o amor que foi nutrido há anos. Será que no final, o laço que une os dois será rompido de uma vez por todas, ou a chama desse amor queimará tudo o que os rodeia e impede de continuar juntos?!

Esse livro é nacional e me surpreendeu a ponto de me fazer dar nota ????, pela trama, pelos personagens, pelos cenários e pelo final.
comentários(0)comente



Jackson 24/11/2023

Como uma forma de agradar seus pais, um filhog entra no seminário abrindo mão de um amor de infância. Do mesmo autor de 'Escrava Isaura', esse romance destoa dos demais pela sua história simples e romântica, trazendo elementos regionais do local onde o autor nasceu.
comentários(0)comente



MariTolari 17/10/2023

...
Me surpreendeu positivamente, a linguagem é um pouco rebuscada mas nada que atrapalhe no entendimento, o final foi incrível e me deixou perplexa.
comentários(0)comente



nutsbtch 10/10/2023

Livro ruim do krl vtmnc
não tem história, não tem romance decente, não tem desenvolvimento, final de merda, nao tem um nada aí que salva
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR