O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas -

day t 16/10/2020

Forte
Achei a linguagem um pouco difícil, acredito que pela época que foi escrito (séc XIX), mas depois que peguei o embalo, rolou tranquilamente. Gostei muito!!! Achei forte, triste, penoso, mas muito lindo e poético. Esse amor romântico exacerbado de dois jovens que cresceram juntos, mas que tem como destino um amor impossível, as metáforas, as juras e tudo o mais... torna o livro cheio de suspiros. Fala bastante de sua época também, sobre patriarcado, religião, classes. Comecei a ler sem grandes expectativas e me surpreendi.

Danilo.Sousa 22/09/2020

Uma excelente obra. Assim como muitas obras literárias essa é mais uma daquelas formidáveis. Um livro que deixa o leitor com o desejo de quero mais e que proporciona ao leitor a busca por mais e mais. Levando a leitura ser algo bem prazeroso, uma obra que traz um lindo romance, belíssimo romance.

Celia.Celinha 28/06/2020

Para os que gostam do impossível amor.
Sabe aquele livro que você pega, senta no sofá em um dia frio e se delicía com a leitura? Foi assim que me senti ao ler O seminarista. Um livro do século 19 , que usou o linguajar da época, mas, de uma maneira tão doce e poética que me encantou. E, apesar de ser de um século passado e ter algumas palavras desconhecidas, é de facil compreensão e nao é daqueles livros densos. É leve, delicado, com uma descrição de lugares e sentimentos muito encantador. A história em si, que fala do amor impossível de Eugênio, um jovem seminarista e sua amiga de infância, Margarida, nada tem de inovador e diferente mas, apesar do tema "comum", como eu disse, é um livro que encanta, prende a atenção e, indicado, na minha opinião, para distrair depois da leitura ou estudo de temas densos, que demandam algum esforço de entendimento; para sentar no sofá, com as pernas para cima e viajar pelos campos, sentimentos, sensações, angustias, contravenções, aventuras e na beleza , inocência e pureza do amor impossível dos personagens, tão delicadamente escrito pelo autor.

André 31/05/2020

Gostei do livro, a escrita do autor apesar de ter muitas palavras que eu não conhecia, não é complicada. A história é boa, mostra o amor entre Eugênio e Margarida, o amor verdadeiro e puro que surge desde que eram crianças. O autor consegue passar as angústias de Eugênio que tem que se decidir entre o amor e a vocação sacerdotal.