O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas -

Gi Gotardo 28/02/2023

Achei muito interessante ler esse livro colocando na época em que foi escrito, achei bem exagerado? Sim, principalmente a última metade, mas era de se esperar estando na escola literária do romantismo. Apesar de tudo achei um livro muito bom por anteceder características usadas por Machado de Assis no realismo. A história em si é bem simples, mas a crítica social é muito boa.

Amanda Arcanjo 06/02/2023

História triste
Demorei um pouco para me adaptar a escrita, mais não demorou para a leitura fluir.
Essa história me deixou com um misto de leveza no começo e raiva, tristeza e melancolia do sétimo capítulo em diante.
A cada passagem do Eugênio no seminário, me dava vontade de ao mesmo tempo sacudir e abraçar aquele garoto, que não era dono de sua vida.
Uma família fanática que via o mal naquilo que não tinha, acabando com o futuro e o sonhos de duas almas fiéis uma a outra.
O livro é bonito e triste ao mesmo tempo.
É isso.

daniella16 04/02/2023

O romantismo crítico
O livro possui uma leitura mais fácil mesmo com as palavras tão ortodoxas, mas que ao mesmo tempo tem uma leitura mais arrastada em minha opinião.
Contudo, o grande destaque do livro é essa trágica história de amor entre Eugênio, um garoto que por intermédio dos pais vai se tornar um seminarista, e Margarida, uma garota pobre que morava em um casebre mas que os pais de Eugênio a desprezavam por ser capaz de despertar um amor e uma paixão no então amigo de infância.
A obra possui críticas e metáforas interessantes sobre esses dogmas religiosos como o celibato, além dessa expectativa que os pais nutrem a respeito do futuro dos filhos, na qual muitas vezes excluem os seus interesses e paixões.
Como obra pertencente ao romantismo notei certas características comuns e marcantes como a noção de almas gêmeas, os dois pombinhos não conseguem se distanciar um do outro é como se a vida de um se tornasse possível apenas a partir do amor de um e vice versa.

mafesc 26/01/2023

Me surpreendi muito com a história, muito triste e emocionante.
Eu daria tudo pra ler esse romance na época em que ele foi escrito só pra ver a reação do pessoal e da Igreja.
Um absurdo a manipulação em que o Eugênio e a Margarida foram envolvidos :(
Mesmo a diferença de idade me incomodando no início, eu torcia muito por um final feliz para eles.

Elifas 06/01/2023

Típica novela sertanista
A obra é simples, rápida e fluida. Bem escrita. Uso de figuras de linguagem típicas do romantismo. Caso interessante o uso das comparações e descrição dos cenários pastoris idealizados. Monteiro Lobato criticou o jeito de descrever as nossas caipirinhas como lindas donzelas de cor de jambo.

Outro fator interessante da obra é a descrição antropológica de alguns costumes da época, como é o caso da quatragem, dança típica da época e do multirão, costume da época em que algumas famílias contavam com outras famílias para auxiliar na plantação e colheita de roçados.

O final é típico do romantismo de segunda geração: o amor impossível, a mulher inacessível, temas mórbidos, a loucura, etc.

Excelente obra para leitores iniciantes debutarem nos clássicos e "perder tempo" com leitura que presta.

Letsfp_211 28/12/2022

Eu gostei, achei um romance muito fofo mas ao mesmo tempo problemático kkkkkkk pq se fosse na vida real acho q seria meio estranho pra mim

Bia 13/12/2022

Resenha o seminário
Me surpreendeu bastante pois eu achava que seria um livro mais difícil de ler por ser antigo, mas na verdade foi bem tranquilo a leitura, a história te contagia você sempre quer passar para o próximo capítulo, apenas uma coisa que não me agradou foi a descrição que o autor da para as coisas, mais isso é por conta que i livro é da época do romantismo então td bm .

sofia 07/12/2022

bom pra passar o tempo
a história é bem romântica mesmo, sem nenhum traço muito original (na minha opinião)
percebi alguns traços na Margarida que lembram um "complexo de Capitu" e talvez uma certa crítica ao costume antigo de as famílias coagirem ou até obrigarem os filhos a fazerem o seminário mesmo sem vocação

Duda 20/11/2022

Romance romântico que aborda o preconceito e a imposição de uma família com o futuro de seu filho, emocionante

Leonardo.Broinizi 28/10/2022

Que escrita elegante!
Apesar de retratar uma época em que não vivi (século XIX), senti nostalgia no começo da obra, pois retrata a atemporal fase inocente da infância, a amizade entre menino e menina, pura e bonita.
Sempre evito spoiler nas minhas análises, preferindo falar de aspectos genéricos. Dito isto, após essa fase da infância, o aspecto nostálgico se perde mas a escrita continua muito bela. Fiquei com a impressão de que a parte final poderia ter sido melhor trabalhada, Mas ainda assim é uma bela obra.

Escrita muito elegante, história bonita. Gostei e indico.

amante de romances 01/10/2022

Me destruiu mais do que eu esperava
Confesso q n tava dando moral para o livro, achei que ia ser mais um livro bobinho e feliz, mas cara, me surpreendeu tanto, me envolveu demais esse finalzinho, estou mt feliz de ter resolvido ler ele!

Hianny 10/08/2022

Sinceramente eu modificaria a história inteira do livro, no início eu me interessei sobre quando eu soube que era um romance, mas não achei que fosse tão complicado a leitura do livro. Minha opinião não é a mesma do que a de muitos, mas não sei se não gostei por não estar na lista dos que me interessam ou por que realmente é ruim.