Sulwe

Sulwe Lupita Nyong’o

Resenhas - Sulwe

Kerollyn Llamas 10/11/2023

INSPIRADOR
A pequena jornada de Sulwe na busca pelo amor próprio é inspiradora e surpreendente. Esse livro é pequeno no tamanho porém grande em inspiração e ensinamentos, fiquei apaixonada nas belíssimas ilustrações!!

Lane Bez 23/02/2020

Esse livro é muito fofo, a história das irmãs é linda, a Sulwe é maravilhosamente linda.

Julia Barbosa 06/04/2021

Um ótimo livro infantil...
Logo de cara fiquei apaixonada pelas ilustrações e cores a história mostrando as irmãs sol e lua falando de que cada um tem sua beleza é linda! Sulwe é um daqueles livros que deveriam ser lidos para as crianças desde cedo.

Tamy 05/08/2020

Fiquei apaixonada pela história da pequena Sulwe. É delicado e trata a autoimagem e as diferenças de uma forma sublime, especialmente tratando-se de um livro infantil.

Aninha @tolendomuito 19/04/2021

Uma leitura rápida sobre um assunto sério. Eu gostei muito da história de Sulwe, achei o final fofinho. ?

Larissa Destro 20/03/2022

Sulwe tem a pele mais escura que a dos seus pais e da sua irmã. E tudo que ela queria era poder clareá-la nem que fosse só um pouquinho.
E para isso ela testa ideias mirabolantes, até esfregar a própria pele com uma borracha.
Mas Sulwe ainda vai descobrir que é especial e única, do jeitinho que é.

Esse livro também me emocionou muito, baseado na história de vida da própria autora me deixou com o coração partido ver a que ponto uma criança pode chegar por não se aceitar.

Thaisa 16/09/2020

Sulwe é uma garotinha que tem a pele negra, retinta, mais escura que a cor de seus familiares e de seus colegas. Por isso, a menina sofre preconceito constante na escola e recorre a todas as maneiras que ela acha que conseguirão clarear a sua pele - desde orações até ações infrutíferas: tudo porque o que os outros pensam de sua aparência refletem na forma como a própria se vê.
Até que ela recebe a surpreendente visita de uma estrela cadente, que mostrará a Sulwe a história do Sol e da Lua e ensinará, através disso, o amor-próprio e a empatia.
Uma história que explora o preconceito racial e as questões de colorismo na sociedade, "Sulwe" é baseado nas experiências e sentimentos da autora (e aclamada atriz) Lupita Nyong'o, e conta com ilustrações belíssimas de Vashti Harrison - que já nesse primeiro contato se tornou uma das minhas ilustradoras favoritas.
Este é um livro infantil que merece ser lido e relido, entendido e absorvido, tanto por crianças quanto por adultos - uma verdadeira aula sobre a importância da representatividade, do poder da autoestima, e do orgulho de sua essência, sua raça, sua cor e sua cultura.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Juliana - @estantedaju 28/01/2021

Amor próprio
Um livro muito fofo e sensível sobre amar a si mesmo, do jeito que você é. Ótimo para ser trabalhado com as crianças.

Tábata Kotowiski 18/10/2020

Audiobook ouvido/assistido pela série da Netflix Bookmarks, Celebrating Black Stories. A série tem 12 episódios e cada um, com duração média de 6 minutos, é a leitura de um livro escritor por negros, com histórias voltadas para os negros e lidas por negros. Vale a pena assistir.

A leitura é feita pela própria Lupita Nyong'o e é simplesmente mágica!

Grace @arteaoseuredor 31/01/2021

Lindo e delicado!
?Sulwe, de Lupita Nyohg?o, com ilustrações de Vashti Harrison.
?Uma historinha linda e delicada com um tema bem profundo. Gostei muito!
?Sulwe nasce com a cor da meia noite, seus pais e sua irmã tem a pele mais clara, e ela quer ser igual a eles. No colégio as pessoas colocavam apelidos como negrinha, escurinha e isso a magoa. Ela chega a passar borracha na pele e pedir a Deus para que ela mude. Até que um dia uma estrela lhe conta a história das irmãs Dia e Noite. Uma não conseguiria ficar sem a outra ? O brilho não está apenas na luminosidade do dia. A luz se manisfesta em todas as cores. Algumas luzes só podem ser vistas no escuro?. Achei linda a história e suas ilustrações.

??...não pode depender da sua aparência para que se sinta bonita. A real beleza vem da sua mente e do seu coração. Começa pela forma como você vê a si mesma, não como os outros veem você.?

Tay 12/12/2020

Que lindo
Uma história linda e sensível. Com lindas ilustrações e linguagem simples ensina a crianças negras sobre autoestima e o valor daquilo que é diferente. E por ser um livro infantil é ótimo para treinar o inglês.

rafa.cl 02/11/2020

Colorismo e negros retintos.
Coisa linda demais. fez derreter meu coração. necessário pra que todas pessoas leiam, principalmente pessoas e crianças negras. Mostra bem como o colorismo afeta a vida de pessoas negras retintas desde a infância. Leitura maravilhosa!

Elaine.Yanagui 01/11/2021

Uma história linda!
Uma história sensível e potente. A historinha mostrou que todas as cores são belas e necessárias, assim como o dia e a noite: tão necessárias uma a outra e a todos nós.

Iris115 25/11/2021

Fazia tempo que queria ler essa historinha e meu deus que lindo,as imagens são perfeitas,mas é a história que me prende do início ao fim,por isso leiam,tem todo significado por trás,se possível leiam com alguma criança que vocês conhecem.?

YasCiri 06/06/2020

Lindo
Apesar de ser um livro infantil, é uma leitura que vale super a pena fazer. Lupita conseguiu abordar com delicadeza e maestria os efeitos do racismo.