Sulwe

Sulwe Lupita Nyong’o

Resenhas - Sulwe

Renata (@renatac.arruda) 23/01/2020

Criada no Quênia, Lupita Nyong'o cresceu em uma sociedade em que o conceito de "pertencer a uma raça chamada negra" era praticamente inexistente. Somente após se mudar para os Estados Unidos que ela descobriu que era negra e o que isso significava -- uma questão sobre a qual Chimamanda Ngozi Adichie vai abordar muito bem em "Americanah".
No entanto, mesmo em países predominantemente negros, como o Quênia ou a Nigéria, ter a pele retinta significa um problema. Esse tipo de discriminação ficou conhecida como "colorismo" e é sobre isso que @lupitanyongo trata em "Sulwe", seu primeiro livro infantil.

Sulwe é uma menina que se sente feia e inadequada por ser a pessoa de pele mais escura da família. Ela cresce sendo chamada de coisas como "neguinha" e "escurinha", o que a torna uma criança solitária e reclusa, enquanto a irmã, de pele clara, é querida e faz muitos amigos. A menina, então, passa a tentar de tudo para clarear a pele, se machucando por dentro e por fora -- uma medida comum em países africanos: em 2011, um relatório da OMS apontou que 77% das mulheres nigerianas usavam produtos para clarear a pele, em uma tentativa de alcançar o padrão eurocêntrico e os privilégios associados a pessoas brancas e de pele clara.

Assim, o livro de Lupita chega na tentativa de combater o colorismo, mostrando para as crianças a beleza e a força de se ter a pele retinta. É uma bela iniciativa, que se preocupa em cuidar da autoestima da mulher negra desde cedo. E que edição linda! As ilustrações de @vashtiharrison são um show à parte!

@renatac.arruda

Grace @arteaoseuredor 31/01/2021

Lindo e delicado!
?Sulwe, de Lupita Nyohg?o, com ilustrações de Vashti Harrison.
?Uma historinha linda e delicada com um tema bem profundo. Gostei muito!
?Sulwe nasce com a cor da meia noite, seus pais e sua irmã tem a pele mais clara, e ela quer ser igual a eles. No colégio as pessoas colocavam apelidos como negrinha, escurinha e isso a magoa. Ela chega a passar borracha na pele e pedir a Deus para que ela mude. Até que um dia uma estrela lhe conta a história das irmãs Dia e Noite. Uma não conseguiria ficar sem a outra ? O brilho não está apenas na luminosidade do dia. A luz se manisfesta em todas as cores. Algumas luzes só podem ser vistas no escuro?. Achei linda a história e suas ilustrações.

??...não pode depender da sua aparência para que se sinta bonita. A real beleza vem da sua mente e do seu coração. Começa pela forma como você vê a si mesma, não como os outros veem você.?

Alec 29/09/2020

Sulwe queria ser mais clarinha porque era a cor da noite. Ela não gostava da forma como a chamavam na escola.
Até que uma estrela foi a sua casa e fizeram um passeio.
A partir daí ela começou a se aceitar e ser mais feliz.
O importante é perceber a beleza que vem de dentro.
Todos somos belos e não devemos nunca zombar da beleza de outras pessoas.

Ray 08/04/2020

Amei ?

YasCiri 06/06/2020

Lindo
Apesar de ser um livro infantil, é uma leitura que vale super a pena fazer. Lupita conseguiu abordar com delicadeza e maestria os efeitos do racismo.

Vivi.Books 28/06/2022

Eu acho que todo mundo tem que ler esse livro, sobre a importância que tem a aceitação da sua cor. Achei perfeito. E no final, meu coração ficou quentinho.

rafa.cl 02/11/2020

Colorismo e negros retintos.
Coisa linda demais. fez derreter meu coração. necessário pra que todas pessoas leiam, principalmente pessoas e crianças negras. Mostra bem como o colorismo afeta a vida de pessoas negras retintas desde a infância. Leitura maravilhosa!

Suh 13/09/2023

Leitura nas Nuvens
Que livro mais lindo de se ler ????????? Todas as cores vivas e brilhantes me deixaram com o coração quentinho!
A estória é sobre uma garotinha que se achava inadequada pelo tom mais escuro de sua pele, até que uma experiência muda toda essa perspectiva dela ?
A ilustração me fez sentir que estava em um sonho, pois o livro gera essa imersão. Me trouxe sentimentos muito bons e lembranças da minha infância.

Retalhos e Prefácios 01/05/2022

Lindo!
Uma história comovente e muito bem escrita. Um livro que deveria ser adotado nas escolas para ontem!

Leticia Loiola 12/07/2020

Sulwe
É uma história bem tocante sobre uma garotinha negra que deseja que a sua pele seja mais clara para se sentir bonita.
O livro traz reflexões muito importantes tanto para os adultos quanto para crianças.
Li em poucos minutos e super recomendo a leitura.

Tonyfuckin 13/04/2021

E na saga de livros infantis, eu acabei comprando Sulwe, para minha prima mais nova e para mim, pois achei ele lindo e queria ler ele também.

Já na terceira página o livro me arrancou lágrimas, não que seja algo difícil, mas acho que quando falamos da relação de uma criança com a cor de sua pele, isso se torna ainda mais forte, pois é de um peso que traz um impacto profundo no seu desenvolvimento e a relação que ela terá com suas raízes.

É forte em sua mensagem, mas é lindo em todos os sentidos, na escrita, na construção e na parte visual também. Ótimo para quem quer incentivar crianças a ler, ainda mais de uma forma consciente.

Flavia21252 25/12/2021

Lindo e incrível.
Esse livro é tão mais tão fofo ????.
Uma leitura que todos deveriam ler e com certeza ler para as crianças.
As ilustrações são perfeitas.

Lu 15/01/2021

Incrivel e encantador!
eu amei!! a mensagem e as ilustraçoes formam um todo perfeito, muito lindo!

Ju 07/12/2020

Representatividade
Li esse livro com minha afilhada de 3 anos e ela gostou tanto da Dia como da Noite, "uma era 'marrom' e a outra era 'preta', mas nenhuma era feia, pois ninguém é feio" palavras dela.

É uma leitura leve, que tem roda a representatividade que uma criança precisa. Além de que ensina que somos únicos, traz a mensagem da criança se aceitar e ser como é, independente da cor da sua pele.

Leitura leve, fácil, rápida e essencial para nossas crianças e adultos.

Ana Bernardes 25/03/2022

História triste e fofa
É uma HQ bem curtinha que ao mesmo tempo que trata de um assunto tão triste consegue aquecer nosso coração também com. Muito linda a história. Recomendo para todas as idades!