Peter Pan e Wendy

Resenhas - Peter Pan e Wendy

1 | 2 | 3 | 4

Rafaelle 15/03/2020

Não rolou
Esse livro não funcionou pra mim. Dei três estrelas porque a forma como o narrador conta a história é impecável. É narrada de forma dinâmica e envolvente, sem delongas. Eu leria outros livros do autor só pelo tanto que gostei da forma como ele conta a história.

Agora a história em si for outra coisa, talvez por eu nunca ter gostado do Peter Pan na infância tenha ficado ainda mais difícil sentir uma conexão com a história. Peter me irritava, Sininho achei chata, Wendy achei apagada. Tirando a Naná não teve um personagem que me deu vontade de torcer. Me sinto uma fraude por não gostar de um clássico desse mas realmente e infelizmente não funcionou pra mim.

André 06/04/2020

A história, é claro, é velha conhecida de todos e dispensa apresentações. Resolvi ler porque concordo com Lisbela, quando diz que não importa tanto o que acontece, mas quando acontece e como acontece.
O livro sem dúvidas apresenta muitas camadas interpretativas, sobretudo quando se conhece a história do autor, apresentada no pósfacio, que nesta edição se encontra ao final mas que recomendo ler antes.
Não foi o que fiz e gostaria de ter feito.
Peter é a criança que se recusa a crescer. Algo acontece em sua história que que explica sua insistência em permanecer nesta posição. Esta é uma das interpretações possíveis. Ou talvez ele apenas convide a criança que habita em cada um a abandonar o mundo das convenções e visitar o reino da imaginação.
Gostei sobretudo do início, com ênfase em elementos surrealistas, e na descrição das cenas que antecedem o duelo com o Gancho, como quando o capitão se revela obcecado com a ideia de agir de forma adequada.

Felipe 20/11/2020

Bom para depois de uma ressaca literária
Peter Pan e Wendy é uma obra infanto-juvenil, portanto não espere grandes reviravoltas. A adaptação da Disney é bem fiel ao livro, com pequenas excessões que foram vistas em outras adaptações, mas nada de novo. Porém é um livro muito agradável de se ler.

Eduarda Duarte 23/12/2020

Peter e Wendy, J. M. Barrie
É um livro um tanto controverso. O li com vinte e dois anos, provavelmente seria encarada por Peter Pan com uma repulsa respeitosa.

Não sei se por ler num período já tão distante da infância, encarei Peter Pan como um sujeitinho irritante e sem noção e até maldoso, extremamente manipulador. Não consegui me convencer com seus dentes de leite e seu cabelo sedoso, sequer com a risada inocente.

Afinal, a melhor parte foi o final. Queria ter conhecido um pouco mais da Wendy-mãe. Senti uma forte simpatia com todos os adultos, mesmo o Capitão Gancho, o que talvez me torne um pouco cínica?

De toda forma, mesmo com esse protagonista intransigente, Barrie construiu um romance maravilhoso. Como ele penetra na realidade fantasiosa das crianças é assustador. Quem me dera conservar tão intensamente assim minha a criança que fui.

Hermione Granger 11/02/2021

Chato
A leitura é cansativa, O desenvolvimento da história é muito chato. No livro eu odiei o "bonzinho" e achei que todos deveriam fazer terapia. Não gostei

1 | 2 | 3 | 4