Os Robôs da Alvorada (eBook)

Os Robôs da Alvorada (eBook) Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Yas Boemeke 22/06/2022

Adorei o livro, mas impactou um pouco ser tão maior que os anteriores. O romance do Elijah e da Glaida é beeeem chatinho. Já a trama política é policial é bem interessante. Os robôs são maravilhosos: Giskard e Daneel são meus amorzinhos ?

Gustavo Simas 16/06/2022

Solucionando um "crime" impossível
Assassinar um robô pode ser considerado um crime? "Assassinato" é a palavra certa para este incidente? É possível se relacionar sexual e conjugalmente com um robô?

Estas são algumas das perguntas estranhas que Asimov tenta responder em Os Robôs da Alvorada. A obra segue a dinâmica de Elijah Baley, o investigador terráqueo, agora conhecido intermundialmente, em solucionar crimes impossíveis. A diferença é que, aqui, o próprio fato do evento ser um crime é discutido, com análises metaforenses asimovianas trazendo ponderações inusitadas.

Com quase 30 anos de diferença entre o antecessor e este (assim como fez nas continuações de Fundação), Isaac Asimov entrelaça seu universo a partir da parceria entre o robô humaniforme Daneel Olivaw e Elijah Baley, contendo, agora, um novo personagem de destaque, o robô Giskard Reventlov.

Há sempre as dualidades em tema: robôs e humanos, terráqueos e siderais, globalistas e humanistas. E Baley produz a dinâmica do livro com sua teimosia e curiosidade ferrenhas. O civilismo e educação dos personagens se traduz na linguagem que Asimov adota sempre em suas obras, sem migrar para algo muito barroco ou ininteligível.

Ainda assim, é perceptível prolixidade em partes que mereciam ser enxugadas. Inclusive, Asimov poderia dar mais destaque e explorar melhor a história de personagens femininas, que são apresentadas, mas logo tratadas apenas como instrumentos na narrativa. Outro ponto que poderia ser polido é que Isaac bate demais na tecla das 3 Leis da Robótica, toda vez apresentando e repetindo os motes das leis como que para gravar, à exaustão e por repetição, na memória dos leitores que já se lembram exatamente das 3 Leis.

No fim, Os Robôs da Alvorada é um livro que prepara terreno para o fim da série com a obra seguinte (Robôs e Império), deixando mais complexo e interligado o universo asimoviano.

Ana Carol 09/06/2022

Hmmmm...
Eu gostei do livro, achei o mistério interessante e eu não esperava aquele final, mas achei chato o fato de o Asimov ter se focado tanto na parte sexual da cultura de Aurora. As duas mulheres que aparecem nesse livro parece que só tem isso na cabeça. As duas tem problemas sexuais não resolvidos e tratam como se isso fosse um desastre e um atraso de vida. Uma delas diz até que o fato de ela não conseguir fazer sexo é uma deficiência! Como assim?! E a esposa do Elijah, coitada, esquecida e corneada ne.

Daneel continua meu queridinho. Queria que ele tivesse tido mais presença na história, mas tudo bem, eu sei que ele não é o protagonista... Pelo menos ele apareceu mais do que no livro 2!

Rafael 28/05/2022

Queria muito uma versão em vídeo pra essa série dos robôs! Ainda não sei dizer se eu gostei mais que os dois primeiros (talvez não), mas é muito bom.

Leo 23/05/2022

Um misto de familiaridade e inovação
Este livro começou com alguns acontecimentos que achei bastante parecidos com o livro anterior. Toda a parte da viagem inicial e da chegada em mundo novo e também parte da investigação me lembraram bastante do livro anterior.
As novidades vieram por meio daquilo que se refere a este mundo específico, alguns personagens com características únicas e uma semente plantada que sei que será desenvolvida somente no futuro.

Gustavo 10/05/2022

Muito bom.
"Em Os Robôs da Alvorada, o detetive Elijah Baley é novamente convocado para uma investigação em um Mundo Exterior. Com ajuda de seu parceiro e amigo R. Daneel Olivaw, Baley terá de solucionar um crime bastante peculiar: um caso de roboticídio que coloca em xeque a reputação de um importante estudioso de Aurora, um planeta onde robôs e humanos convivem em harmonia. Desta vez, o detetive está prestes a enfrentar conflitos ainda mais complexos que influenciarão não só sua própria segurança, mas também o futuro da humanidade."

Wagner 05/04/2022

Terceiro livro da série policial de Asimov. Desta vez, a dupla Elijah/Daneel tem que viajar até Aurora, para tentar solucionar um roboticidio, a pedido do dr. Fastolfe, único roboticista capaz de construir um robô totalmente semelhante aos humanos. O que parecia difícil se complica ainda mais, quando o detetive descobre que o robô assassinado encontrava-se em meio a uma disputa política emvolvendo dois partidos. O final é inesperado, boa leitura.

Adelson 01/04/2022

E o nosso detetive agora vai pra Aurora.
Novamente o nosso detetive e seu companheiro robô vão ao espaço para resolver um caso de assassinato, porém dessa vez de um robô.

Renan Feitoza 15/03/2022

A Terra é o mundo da Alvorada!!!
Asimov do céu que tiro foi esse que você me deu com esse livro!!!! Eu levei um tempinho pra engrenar na leitura desse terceiro livro da série dos Robôs, mas quando o negócio começou a pegar fogo na mais me segurou.

Adorei demais e estou oficialmente no aguardo de Robôs e Império pra finalizar essa série maravilhosa.

Gabriel.Maia 11/03/2022

Melhor versão de Elijah, porém a pior investigação da série
Elijah é selecionado a dedo para resolver mais uma treta espacial: o "assassinato" de um robô humaniforme no planeta Aurora, a convite do doutor Han Fastolfe. Elijah logo se vê em uma situação complicada pois a única pessoa que pode ter cometido esse crime é o próprio Doutor Fastolfe, e o mesmo nega qualquer envolvimento com tal acontecimento.

Neste volume temos um Elijah Baley mais maduro, com uma maior aceitação aos robôs e aos costumes siderais e é nítida a evolução dele quanto à agorafobia. Na minha opinião, o melhor desse livro foi realmente acompanhar essa evolução de personagem e o reencontro dele com Gladia, que no último volume havia se mudado para Aurora em busca de novos ares. Esse livro também me apresentou um oponente à altura de Elijah na argumentação, o Doutor Amadiro, que é acusado por Elijah em dado momento e consegue argumentar muito bem contra nosso protagonista.

Fora isso, achei essa plot a mais fraca da série até agora, me prendeu muito mas foi porque já estou acostumado com os personagens e com a fórmula da série, mas esse papo de "roboticídio" não me pegou muito. O livro foi lançado muito tempo depois do segundo volume, e algumas diferenças na escrita do Asimov ficam muito claras ao leitor, ele detalha bem mais as cenas, se tornando até um pouco prolixo, porém mantém a essência do Bom Doutor!

Marcelo Arieugon 03/03/2022

Nem se compara aos anteriores e isso NÃO é um elogio
Sem dúvida, dos três volumes, esse foi único que não me agradou. Narrativa muito lenta, pouquíssimos personagens, muitos diálogos desnecessários e informações totalmente descartáveis que eu terminava o capítulo e ficava me perguntando "pra quê?". Claramente, só pra deixar o livro maior. A história só dá uma movimentada quando chega aos 70% e não é lá essas coisas. Um crime que ninguém se importa (e que nem crime é), uma investigação com 4 pessoas, o que me deixou com 0 vontade de tentar descobrir quem era o responsável, e um desfecho SUPER anticlimático. Esse livro tinha potencial de ser bom se ele tivesse o mesmo tamanho que os anteriores.

Victor.mcrv 31/12/2021

Fechamento de ouro
Agora o desafio é outro, nosso personagem principal luta pelo futuro da terra onde a população de um planeta está contra sua investigação e o caso desta vez é impossível de se desvendar, o final da série e surpreendente, ainda mais pra quem leu eu, robô.

Rodrigo.Macedo 29/12/2021

Grande Estrela!
Deu pra sentir que o Bom Doutor não tá de brincadeira. Nessa narrativa, ficou bem evidente várias conexões com ideias e histórias de outros livros do autor. O livro tem uma levada um pouco mais lenta, ambientando o leitor com o novo planeta (Aurora) e a nova cultura (diferente da Terra e de Solaria). O detive Baley é convocado para resolver um caso de roboticídio em Aurora, com pouquíssimas informações sobre o caso. Mas ele mau sabe que o futuro da Terra depende do seu bom desempenho nessa investigação. Além da investigação policial presente na trama, existem revelações bem surpreendentes. Aos poucos a história está tomando proporções muito maiores, envolvendo o fim da vida humana na Terra e colonização da galáxia. Não dá pra terminar esse livro e não ficar com o desejo de saber o que vai acontecer com a Terra (com a galáxia!). Esse é o Asimoverso! E felizmente eu descobri esse mês que ele existe, graças a essa trilogia.