Os Robôs da Alvorada (eBook)

Os Robôs da Alvorada (eBook) Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Fernando.Dias 03/11/2022

O melhor até agora
Longos diálogos, pouca ação e muitas questões filosóficas em mais de quinhentas páginas. Parece a receita para um livro enfadonho, mas Asimov nos brinda novamente com uma excelente estória. Os diálogos são muito bem elaborados e conseguem manter um clima de suspense ao longo de todo a obra. O universo criado pelo autor, dessa vez no planeta Aurora, é genial. Há sempre uma revelação, uma informação inesperada. E o final, totalmente surpreendente.
Há conexões sutis com o universo da Fundação, o que torna a estória ainda mais interessante para aqueles que já leram ao menos a trilogia original.
Até agora o melhor da série Robôs. Não vejo a hora de ler o próximo: Robôs e Império.

Gabe_Yoda 06/10/2022

Maturidade no conteúdo e na escrita
Terceiro livro da série dos robôs. Elijah Bailey novamente como personagem principal. E um mistério aparentemente impossível de ser solucionado. Como gostei dessa experiência!

Neste livro fica claro a evolução do Asimov como escritor. Isso é, a abordagem de temas e a coordenação da narrativa - ainda mais com a quantidade de páginas expressiva em relação aos anteriores - é evidentemente madura. Por exemplo: a abordagem da sexualidade de três planetas distintos. Fator que, além de interessante, é fundamental para o desenvolvimento de personagens, o desenrolar da trama e o desfecho.

Aliás, final surpreendente! Como um bom romance policial, as pistas são entregues aos poucos e alguns detalhes despercebidos são cruciais para a virada. Claro, com aquele SciFi de qualidade que o Asimov é conhecido por construir.

Por fim, tem um detalhe que me cativa sempre. A construção do universo. Sutilmente, ele consegue colocar referências que conectam os outros livros. Não só os do Elijah, mas também o fantástico Eu, robô e a famosíssima saga da Fundação entre outros.

Sem dúvidas, recomendo!

Dave.Christian 03/09/2022

O Final que parece uma começo
O primeiro terço do livro achei até um pouco arrastado, mas do meio para frente começa a ficar excitante e o final é fantástico, amarrando demais como fundação!!

Arthur.CAsar 29/08/2022

Simplesmente Asimov
Nessa continuação temos mais um mistério que fica a cargo de Elijah solucionar dessa vez contando com ajuda de dois robôs. Nessa saga de livros do asimov vemos o mistério sempre como um pano de fundo para que ele mostre a criação de todo o seu universo! E é realmente incrível poder acompanhar tudo isso, pegando referências que serão vistas na sua saga "Fundação".

Marcos.Leste 24/08/2022

Excelente
O enredo te envolve do início ao fim, Asimov consegue trazer a ficção científica de uma forma fácil para qualquer leitor conseguir imaginar e trazer a mente suas ideias, também coloca assuntos que eram e ainda são tabus.... e traz assuntos sobre o isolamento social e suas possíveis consequências..... ensinando também a ter tolerância com diferentes culturas.... fora que o final é surpreendente e dá vontade de iniciar imediatamente o próximo volume.

Rafael_Santiago 14/08/2022

Um ouroboros
Basicamente o plot é o mesmo dos outros dois livros: aconteceu um crime e o Elijah vai atrás de tentar resolver. O trunfo do livro além de te prender quanto a resolução do mistério é pôr em questão certos temas como superação, opressão, superficialidade, limitações, amor, renúncia, comprometimento, resignação, tabus etc.

Quase todas as histórias que compõem a obra do Asimov dialogam entre si e ganham em algum nível um aspecto de ouroboros. Nesse livro você vai encontrar referências ao ?Eu Robô? e também ficar com vontade de reler ?Fundação? ou ao menos revisitar algumas partes que o livro deixa como motes.

Em quantidade de páginas é bem maior do que os dois anteriores mas a leitura flui muito bem por conta da escrita bem direta.

Esse seria o último livro da série robôs mas ele acabou escrevendo uma continuação a qual fiquei com vontade de ler e talvez entender melhor algumas coisas tanto do universo dessa série quanto das outras obras que ela referencia.

marcosvinni11 09/08/2022

Totalmente surpreendido.
Esse foi o que eu realmente não consegui descobrir quem tinha feito o ?roboticidio?. E com certeza virou a minha leitura favorita da saga dos robôs. Gostei muito de como o mistério e investigação foi levada, com muitos personagens legais adicionados (Giskard você é foda demais). Ter a volta da Gládia tb foi legal, mesmo sabendo que muita gente não gosta de certos acontecimentos hahaahha. E vamos para o último livro da saga. ?

@tigloko 05/08/2022

O melhor da série
Nesse livro Elijah vai para Aurora, terra natal de Daneel e principal planeta dos Mundos Siderais, para resolver um assassinato incomum. Na verdade, um roboticídio. Um simples caso de robô morto( ou desativado kk) tem implicações no futuro da Terra e de todos os Mundos Siderais. E toda a responsa cai nas costas do nosso detetive e seu parceiro robô.

A dificuldade do caso está no mesmo nível, se não maior, do que o segundo livro. Mesmo sabendo que o caso ia ser resolvido, ao longo da leitura senti que tinham obstáculos que poderiam atrapalhar a resolução, me deixando na dúvida se de fato ia ser resolvido. Até por quê, e isso é um aspecto incrível, a dificuldade está atrelada ao fato de Elijah ser um estrangeiro tentando resolver um caso com leis e os costumes desconhecidos para ele.

Senti a história se arrastar em alguns momentos, mas não estragou minha experiência. Até agora foi o melhor da série.

Ainda mais que o anterior, esse livro deixou várias pontas para as duas próximas sagas que se conectam com essa. Me deixou empolgado para continuar e explorar mais esse universo. E que venha o desfecho no quarto volume.

SPOILER
Não gosto de comentar spoilers na resenha mas fiquei indignado do Elijah trair a esposa com Gladia. Provavelmente isso nem será abordado na sequência. Para Gladia, uma solariana, isso não é um problema devido a sua cultura ser outra. Mas Elijah é terráqueo, sabe que as coisas não funcionam assim, além de ter Jessie e Ben esperando em casa( teve amnésia? Esqueceu da família no momento de prazer? Aí é f*d@). E o pior de tudo, nem sentir remorso por isso. Talvez esteja tentando colocar valores atuais ou sendo careta demais. Era só para deixar registrado o desabafo ?

emiliapsouza 31/07/2022

In robots, I trust.
Foi intenso? Foi.

Desde janeiro que eu vinha na luta para terminar esse livro. Ao longo dos meses eu tentava engatar, mas não conseguia me engajar na leitura de maneira suficiente para me deixar animada em prosseguir.

Somente após finalizar "Eu, robô", me "obriguei" a continuar a leitura e fui ficando mais empolgada.

A história não é ruim, porém não chega aos pés da narrativa dos dois primeiros livros, além de ter um ritmo um pouco mais lento. Também não curti muito o estilo de investigação do Elijah. Senti falta da participação mais ativa dele, juntamente com Daneel, que foi reduzido demais nesse livro.

Agora a parte boa: fiquei extremamente feliz por ter lido "Eu, robô" antes de engatar nele, pois esse livro está cheio de referências aos personagens dos contos, além de referências a psico-história e ao futuro Império Galático! E isso me empolgou demais! ?

Mesmo com os pontos que não gostei, fiquei feliz por ter concluído mais uma leitura desse autor maravilhoso! É incrível poder ler algo tão bem planejado e fruto da imensa genialidade do Asimov. ?

Anny F5 23/07/2022

Ótimo
Meu favorito da série até agora, adorei temos levantados para reflexão, gostei do ritmo, e dos vários plots. Indico aos fãs de Asimov.

Gabriel.Oliveira 16/07/2022

Asimov livre pra voar
Este livro foi muito divertido.
Apesar de ser longo, não teve momentos enfadonhos. Mesmo quando o autor se alongava sobre uma discussão que claramente não contribuiria muito para o desfecho da história, achei interessante acompanhar a viagem do autor na construção daquele universo.
Aliás, foi emocionante ver as conexões entre as obras do Asimov se conectando deste livro. Me deixou animado para ler os outros livros dele.
Depois de ter dito tudo isso, chegou a hora de falar que o livro não é perfeito. M epareceu que o método investigativo do Baley (o protagonista) foi muito baseado em palpites sem muita base em evidências nesta obra. Entendo que o caso era complicado e simplesmente havia pouca oportunidade de se encontrar uma prova contundente, mas este pequeno abuso pode dar a impressão de que tudo está favorecendo o protagonista e de que todos os seus chutes são certeiros. Outro ponto que me desagradou um pouco foi o subdesenvolvimento de personagens importantes, que ao meu ver teriam condições de fazer muito mais na trama: o parceiro Daneel e a solariana Gladia. Ás vezes o Baley também me torrava a paciência com suas zangas e o romance do livro é meio... estranho.
Minha nota 5/5 se baseia no tempo agradável que tive ao ler o livro. Gostei muito do ambiente de mistério e ficção científica, além do senso de continuidade e de construção do universo compartilhado do Asimov. O mistério em si também me foi agradável. Mas tudo isso acabou ficando em segundo plano por conta destes dois pontos que se destacaram bastante na minha experiência: a apresentação do robô Giskard e a torcida pela Terra, representada por Baley, que estava sendo completamente desmoralizada pelos siderais.
Enfim. Excelente continuação e melhor livro da série até o momento, em minha humilde opinião.
Por Josafá!

Rodolfo 24/06/2022

Asimov é um mestre
Se vc gosta de ficção científica, romance policial, política intergaláctica, discussões psico-filosoficas sobre o ser humano
Ou apenas de uma boa história

Esse livro é pra você, como todos os escritos pelo Isaac Asimov, que agr é meu autor favorito de todos os tempo!!