Os Robôs da Alvorada

Os Robôs da Alvorada Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Lucianalg 06/06/2021

O fim de uma trilogia
Último livro da história de amizade entre o detetive Elijah e o robô Daneel. Aqui acaba a parceria entre esses dois e nos é apresentado o incrível inicio da história da fundação. Como realmente foi construída a ideia da psico-historia nos deixa de queixo caído.

Rubia 29/12/2021

Asimov sendo Asimov
Humanos e robôs, tecnologia versus natureza, costumes versus desafios. Se Elijah Baley tinha aversão à robôs como Daneel Olivaw no primeiro livro da série, as coisas estão bem diferentes agora. O único problema em ler livros do Asimov é o que encontrar para ler depois que não seja superficial e previsível... hahahaha

site: www.instagram.com/ru_albuquerque

Rodrigo.Macedo 29/12/2021

Grande Estrela!
Deu pra sentir que o Bom Doutor não tá de brincadeira. Nessa narrativa, ficou bem evidente várias conexões com ideias e histórias de outros livros do autor. O livro tem uma levada um pouco mais lenta, ambientando o leitor com o novo planeta (Aurora) e a nova cultura (diferente da Terra e de Solaria). O detive Baley é convocado para resolver um caso de roboticídio em Aurora, com pouquíssimas informações sobre o caso. Mas ele mau sabe que o futuro da Terra depende do seu bom desempenho nessa investigação. Além da investigação policial presente na trama, existem revelações bem surpreendentes. Aos poucos a história está tomando proporções muito maiores, envolvendo o fim da vida humana na Terra e colonização da galáxia. Não dá pra terminar esse livro e não ficar com o desejo de saber o que vai acontecer com a Terra (com a galáxia!). Esse é o Asimoverso! E felizmente eu descobri esse mês que ele existe, graças a essa trilogia.

Marcelo Arieugon 03/03/2022

Nem se compara aos anteriores e isso NÃO é um elogio
Sem dúvida, dos três volumes, esse foi único que não me agradou. Narrativa muito lenta, pouquíssimos personagens, muitos diálogos desnecessários e informações totalmente descartáveis que eu terminava o capítulo e ficava me perguntando "pra quê?". Claramente, só pra deixar o livro maior. A história só dá uma movimentada quando chega aos 70% e não é lá essas coisas. Um crime que ninguém se importa (e que nem crime é), uma investigação com 4 pessoas, o que me deixou com 0 vontade de tentar descobrir quem era o responsável, e um desfecho SUPER anticlimático. Esse livro tinha potencial de ser bom se ele tivesse o mesmo tamanho que os anteriores.

Renan Feitoza 15/03/2022

A Terra é o mundo da Alvorada!!!
Asimov do céu que tiro foi esse que você me deu com esse livro!!!! Eu levei um tempinho pra engrenar na leitura desse terceiro livro da série dos Robôs, mas quando o negócio começou a pegar fogo na mais me segurou.

Adorei demais e estou oficialmente no aguardo de Robôs e Império pra finalizar essa série maravilhosa.

Rodrigo 08/01/2023

Os robôs da alvorada
Neste terceiro livro da série dos robôs o Detetive Baley tem a impossível missão de provar a inocência de um único suspeito em um caso de "roboticídio".

A história se passa dois anos após os eventos tratados no segundo livro e dessa vez Baley, com a ajuda dos robôs Daneel e Gliskard, é colocado a prova em uma intrincada investigação interplanetária onde o destino da terra e sua reputação dependem unicamente de suas habilidades.

Mais uma vez Asimov discute questões sociais e tabus em meio a uma aventura de ficção científica.

Gustavo Simas 16/06/2022

Solucionando um "crime" impossível
Assassinar um robô pode ser considerado um crime? "Assassinato" é a palavra certa para este incidente? É possível se relacionar sexual e conjugalmente com um robô?

Estas são algumas das perguntas estranhas que Asimov tenta responder em Os Robôs da Alvorada. A obra segue a dinâmica de Elijah Baley, o investigador terráqueo, agora conhecido intermundialmente, em solucionar crimes impossíveis. A diferença é que, aqui, o próprio fato do evento ser um crime é discutido, com análises metaforenses asimovianas trazendo ponderações inusitadas.

Com quase 30 anos de diferença entre o antecessor e este (assim como fez nas continuações de Fundação), Isaac Asimov entrelaça seu universo a partir da parceria entre o robô humaniforme Daneel Olivaw e Elijah Baley, contendo, agora, um novo personagem de destaque, o robô Giskard Reventlov.

Há sempre as dualidades em tema: robôs e humanos, terráqueos e siderais, globalistas e humanistas. E Baley produz a dinâmica do livro com sua teimosia e curiosidade ferrenhas. O civilismo e educação dos personagens se traduz na linguagem que Asimov adota sempre em suas obras, sem migrar para algo muito barroco ou ininteligível.

Ainda assim, é perceptível prolixidade em partes que mereciam ser enxugadas. Inclusive, Asimov poderia dar mais destaque e explorar melhor a história de personagens femininas, que são apresentadas, mas logo tratadas apenas como instrumentos na narrativa. Outro ponto que poderia ser polido é que Isaac bate demais na tecla das 3 Leis da Robótica, toda vez apresentando e repetindo os motes das leis como que para gravar, à exaustão e por repetição, na memória dos leitores que já se lembram exatamente das 3 Leis.

No fim, Os Robôs da Alvorada é um livro que prepara terreno para o fim da série com a obra seguinte (Robôs e Império), deixando mais complexo e interligado o universo asimoviano.

Yas Boemeke 22/06/2022

Adorei o livro, mas impactou um pouco ser tão maior que os anteriores. O romance do Elijah e da Glaida é beeeem chatinho. Já a trama política é policial é bem interessante. Os robôs são maravilhosos: Giskard e Daneel são meus amorzinhos ?

Rodolfo 24/06/2022

Asimov é um mestre
Se vc gosta de ficção científica, romance policial, política intergaláctica, discussões psico-filosoficas sobre o ser humano
Ou apenas de uma boa história

Esse livro é pra você, como todos os escritos pelo Isaac Asimov, que agr é meu autor favorito de todos os tempo!!

marcosvinni11 09/08/2022

Totalmente surpreendido.
Esse foi o que eu realmente não consegui descobrir quem tinha feito o ?roboticidio?. E com certeza virou a minha leitura favorita da saga dos robôs. Gostei muito de como o mistério e investigação foi levada, com muitos personagens legais adicionados (Giskard você é foda demais). Ter a volta da Gládia tb foi legal, mesmo sabendo que muita gente não gosta de certos acontecimentos hahaahha. E vamos para o último livro da saga. ?

Chelsea.Archer 04/02/2023

Excelente!
O terceiro livro da Saga dos Robôs traz a viagem de Elijah Bailey ao planeta Aurora para participar de uma investigação no mínimo inusitada.

Ainda na nave, à caminho do planeta, ele reencontra seu amigo R. Daneel Olivaw com quem já havia investigado os dois crimes dos livros anteriores. A partir daí a dupla volta a trabalhar para desvendar o mistério em Aurora.

Continuo impressionada com a criatividade de Asimov na proposta de tantas inovações, principalmente considerando a época em que o livro foi escrito.

Dave.Christian 03/09/2022

O Final que parece uma começo
O primeiro terço do livro achei até um pouco arrastado, mas do meio para frente começa a ficar excitante e o final é fantástico, amarrando demais como fundação!!

Fernando.Dias 03/11/2022

O melhor até agora
Longos diálogos, pouca ação e muitas questões filosóficas em mais de quinhentas páginas. Parece a receita para um livro enfadonho, mas Asimov nos brinda novamente com uma excelente estória. Os diálogos são muito bem elaborados e conseguem manter um clima de suspense ao longo de todo a obra. O universo criado pelo autor, dessa vez no planeta Aurora, é genial. Há sempre uma revelação, uma informação inesperada. E o final, totalmente surpreendente.
Há conexões sutis com o universo da Fundação, o que torna a estória ainda mais interessante para aqueles que já leram ao menos a trilogia original.
Até agora o melhor da série Robôs. Não vejo a hora de ler o próximo: Robôs e Império.