Várias Histórias

Várias Histórias Machado de Assis...

Resenhas - Várias Histórias

mandy 15/11/2023

Resenha "Várias histórias" de Machado de Assis.
"É tua pena, alma curiosa de perfeição; a tua pena é oscilar por toda a eternidade entre dois astros incompletos, ao som desta velha sonata do absoluto: lá, lá, lá..."
Este livro nada mais é que uma coletânea de 16 contos de Machado de Assis. Adorei a leitura, me diverti muito e pude contemplar um pouco mais deste autor tão importante para a literatura brasileira. Ele tem uma escrita irônica, tratando de problemas sociais que ele via, junto com também apresentar personagens controversos e com muitos defeitos.

amalauxen 27/10/2023

Uma coletânea de contos de Machado de Assis.
As histórias são bem interessantes e quando olhadas de uma maneira poética tem vários significados.
Machado é um gênio e entendê-lo exige mestrado, por isso, fico feliz de compreender uma parcela dos contos.
Lido para a prova da UFRGS

Joy 27/10/2023

Deleitosamente agradável
Reunião de contos pouco conhecidos do Machado. A escrita é maravilhosa, foi um deleite ler este livro. Gostei de quase todos os contos, porém os que mais me interessaram foi: A Cartomante; O Enfermeiro; O Diplomata; D. Paula; e outros que agora não me recordo. É uma leitura riquíssima, recomendo muito. Foi divertido ????

Beatriz 19/10/2023

Não é meu tipo
Esse foi um dos paradidáticos do meu segundo ou terceiro ano do ensino médio. Não consegui terminar de ler, pois a escrita era arrastada e difícil de entender. Sinceramente, foi durante a pandemia, então eu não estava muito disposta a me esforçar para ler mais um livro selecionado apenas para desmotivar a leitura naqueles que são mais inexperientes nessa área.
O livro tem muitas mensagens subliminares, do tipo que você tem que parar durante a leitura para entender e se esforçar para interpretar. Enfim pode ter quem goste desse tipo de livro, mas não sou uma delas e a maioria dos adolescentes também não é, então indico o livro para leitores mais experientes e que gostem do gênero conto e da escrita mais melancólica do Machado de Assis.

Isadora1412 16/10/2023

Me apaixonei
Nunca tinha lido, por completo, um livro do Machado de Assis. E sinceramente... me apaixonei. Os contos são perfeitos, e quando a leitura engatava, era fluido demais.

Nunca gostei muito de livros de contos, mas achei esse simplesmente sensacional. Dentre meus preferidos (quase todos), os que mais me marcaram foram: "A Cartomante", "Um homem célebre", "Mariana" e "D. Paula".

Leitura maravilhosa!

ManuelaMFernandes 25/09/2023

3??
É um clássico. Dito isso, confesso que acho clássicos meio chatos, por ser uma leitura muito rebuscada, que eu não compreendo.

Falar que esse livro é ruim, seria um crime, não é ruim, eu apenas não sou acostumada com essas leituras.

Confesso que muita história não entendi o contexto, o final e algumas nem mesmo o enredo.

Apesar disso, teve algumas que me marcaram, que gostei bastante.

É um livro rápido de ler, vale a pena se você gostar de clássicos, e dá leitura de Machado.

Por fim, digo que achei algumas histórias repetitivas, muitas vezes o enredo era triangulo amoroso, e por mais muitas vezes, amigo apaixonado na esposa do outro.

Lia.Datovo 12/09/2023

Literatura surpreendente
Vou dizer que estou surpreendida.
Li apenas algumas histórias pontuais para uma prova de português, mas venho dizer que essas histórias em si foram surpreendentemente boas!
Minha favorita foi A Cartomante, que abre o livro.
Nada além de um clássico.
Não dei 5 estrelas pois, apesar de serem estórias boas, continua sendo um livro maçante e de dura compreensão, mesmo com as adaptações.

ninamarinao 29/08/2023

Leia!!!
É inegável a genialidade da escrita do Machado de Assis. Tentei ler anteriormente livros dele, mas pela linguagem mais rebuscada abandonei. Dessa vez decidi dar uma chance para esse livro e me surpreendi! Imaginei que por serem contos as histórias não me prenderiam como escritas mais longas, mas foi exatamente o contrário. Apesar de ainda ser complicado de entender, foi mais fácil de não desistir por se tratarem de pequenas histórias e me manter com curiosidade de ler o resto. Recomendo até para um primeiro contato com o Machadinho ?

Meu rank dos contos:
14. O diplomático
15. Trio em lá menor
16. O cônego

nicolle.arruda 27/08/2023

Simplesmente amei. A maioria dos contos deixou um gostinho de "quero mais" no fim. A ironia de Machado, aquestão do ser x parecer, ta sempre presente e é feita de um jeito inigualável

Naiara Heres 26/08/2023

É a primeira vez que tenho contato com a escrita do Machado, gostei bastante dos contos, principalmente o "Um apólogo". Indico a leitura!

Kaylane.Barbosa 23/08/2023

Os contos são realmente bons, me perdi apenas na escrita complexa e lenta da época em que foi escrito.

LetAcia716 12/08/2023

kaká 04/08/2023

Várias Histórias, de Machado de Assis, é uma coletânea de contos de fácil e rápida leitura (ao menos foi assim para mim). Geralmente eu prefiro romances à coletâneas, e também não sou o maior entusiasta do realismo, mas eu gostei da obra.

Em especial, os contos que mais me marcaram (sem ordem específica) foram: A Causa Secreta, O Diplomático, Um Homem Célebre, A Desejada das Gentes, O Enfermeiro e Viver!.

babalu 03/08/2023

Traição, começar a resenha assim pq é basicamente só isso é finais aleatórios, em muitos contos eu tava entendendo a história ai chegava na última frase já n sabia mais nd fora o último q eu n entendi absolutamente nada

gstvmts 01/08/2023

É?
Os contos que me agradaram foram os que tratam de questões existencialistas e sobretudo melancólicas, entretanto, não me senti particularmente apaixonado pelo livro e terminá-lo, confesso ? apesar de curto ?, foi um leve parto.