Várias Histórias

Várias Histórias Machado de Assis...

Resenhas - Várias Histórias

kaiê ê ê 25/01/2022

Essa leitura foi uma experiência muito boa, vale muito a pena. Fazia tanto tempo que não lia crônicas que até estranhei ?

Edson Camara 18/01/2022

17 pérolas geniais da literatura brasileira
17 ótimos contos de Machado para ler e enriquecer-se com a maestria do genial escritor.
Machado passa por todos os temas nesta coletânea, amor, amor platônico, melancolia, tristeza, adultério, significado da vida e metafísica. Uma pequena amostra da genialidade do mestre.

LairJr 18/01/2022

Reunião de vários contos. O tão aguçado realismo machadiano mais vez realçando a genialidade do autor em cada história contada.

Daniel 08/01/2022

Sensacional
O livro Várias Histórias de Machado de Assis reune 16 contos dos mais variados temas e assuntos. A seguir eu elenquei os 16 contos de acordo com os que eu menos gostei até os que mais gostei:

16. O cônego ou metafísica do estilo
3. Conto de escola
2. A cartomante
1. Uns braços

Tali 07/01/2022

Essa coletânea se contos do Machado, mostra sua evolução acerca da percepção humana.
Não espere ápices da maior parte deles, pois, são majoritariamente lineares, porém, complexos assim como a personalidade de seus personagens, que em grande parte estão em situações muito próximas da que podemos passar durante a vida.
Cada página me trouxe reflexões, recomendo muito!

Alex.Starick 18/12/2021

Meu contato com a escrita de Machado de Assis foi muito melhor com seus contos do que com seus livros mais e trabalhados de forma maçante didaticamente nas escolas, Não acho que esses clássicos deveriam deixar de serem abordados mas começar por alguns desses contos ajuda para uma melhor contato com o grande escritor que foi Machado de Assis!

Mariano 14/07/2021

Me tornei o que eu mais temia. O leitor chato que ama machado de Assis
Eu realmente adorei todos os contos. Nos primeiros contos eu fiquei meio perdido na escrita mas depois de um tempo me acostumei e comecei a entender por que Machado de Assis tem esse nome e realmente ele escreve muito bem e de um jeito único, mesmo cada conto tendo suas peculiaridades e semelhanças todos conseguem ser genais. Super recomendo a leitura ainda mais se quiser a começar a ler Machado.

Hannah Bastos 05/04/2021

Não é uma resenha, é um comentário.
Um livro extraordinário, densamente rico que nos envolve em planos diversos, ora estamos no plano onírico, ora no teológico, filosófico, histórico e sociológico.
A releitura desse livro me fez refletir sobre a relevância e a engenhosidade do gênero literário conto.

Michele 03/04/2021

A Riqueza de Machado Mesmo nos Menores Contos
Várias Histórias é uma coletânea de contos de Machado de Assis, primeiramente publicados no jornal Gazeta de Notícias entre 1884 e 1891 os 16 contos foram reunidos em um livro em 1896.
Não há nada que se possa falar de Machado que não seja redundante, ele era um gênio, vanguardista de todo um estilo literário como também em suas ideias. Separei o ano de 2021 para ler toda a coleção que possuo, mas que nunca havia separado um tempo (eu sei, shame on me) e esses contos foram deliciados por mim cada um a seu tempo e... que prazer o meu!
Abaixo são alguns dos comentários sobre cada conto que fiz nas marcações de leitura e resolvi também reuni-los e publicá-los (hahaha). Isso se chama influencia machadiana (hahaha)
• A Cartomante
Relata a história de um triangulo amoroso (preciso falar que Machado ama?) e no final ficamos nos perguntando: afinal a cartomante era charlatã ou a delatora da infidelidade a Vilela?
• Entre Santos
Este é um conto sobre um Capelão que se vê no meio da noite ouvindo uma conversa de terceiros, mas estes terceiros são os santos da igreja católica, vários deles, e a principal história é contada por um santo sobre o valor da oração (contém ironia), é bem espirituosa (outra ironia haha).
• Uns braços
Este conto é sobre aquele amor platônico adolescente bom demais, e quando se mistura o sonho com a realidade é uma coisa que pode mexer com a cabeça. Observe que todo o conto começa com a imaginação fértil de um adolescente sobre a desnudação dos braços da senhora, sim dos braços.
• Um Homem Célebre
Este conto foi um dos meus favoritos, trata-se da "eterna peteca entre a ambição e a vocação".
• A Desejada das Gentes
Este conto definitivamente foi meu favorito. Recheado de frases reflexivas “não fale de humilhação, onde não houve público”, “Que é a saudade senão uma ironia do tempo e da fortuna?”, “a amizade era, em mim, desde muito, a simples sentinela do amor; não podendo mais contê-lo, deixou que ele saísse”, entre muitos.
A história em si me traz uma percepção de que Quintília, apesar de linda, rica e com várias opções de se casar, não desejava contrair matrimônio, a mim parece até mais, que em realidade fosse assexuada, visto a passagem na qual o autor percebe a incompreensão de Quintília ante as paixões.
De qualquer forma, a atitude/postura de Quintília trouxe tanto assombro a sociedade como traz ainda atualmente às mulheres que decidem não se casar ou que se declaram assexuadas, que bom que na história apresentada Quintília pode contar com uma amizade verdadeira e o autor aceitou sua decisão.
• Causa Secreta
Este conto é meio perturbador, todo ele até o seu final. Não sei se encaixaria em uma história de terror, mas me lembrou os contos de Dickens.
• Trio em Lá Menor
Novamente um novo conto sobre um triângulo amoroso, desta vez sobre Maria Regina, indecisa entre dois homens bem distintos, um mais velho e um mais novo. Achei o mais bobinho de todos.
• Adão e Eva
O conto traz uma releitura espirituosa sobre essa passagem da Bíblia.
• O enfermeiro
Outro conto que acho parecido demais aos contos de Charles Dickens, reconheço que prefiro muito mais os contos sobre assassinatos e casos sobrenaturais e, por essa razão, gostei muito deste.
• O Diplomático
O conto fala sobre Rangel, pessoas que sempre cogitam agir, mas tudo termina na cabeça deles, sem nunca cruzar o muro para a realidade.
• Mariana
Este conto traz a história de um grande amor que ficou no passado, a escrita é linda.
• Conto de Escola
Este conto nos traz o tempo em que ainda usávamos a palmatória como forma de punição dos estudantes (mesmo sem casos graves), também relata a eterna peraltice das crianças.
• Um apólogo
Entre a agulha e a linha. Pensei muito entre a relação de pais/mães e filhos/filhas.
• D. Paula
Mais um conto sobre triângulo amoroso, neste a senhora Paula relembra de sua aventura infiel, quando mais nova, na aventura, igualmente infiel, da sobrinha. Muito bem escrito também.
• Viver
Um conto muito lúdico sobre o último homem na terra e o desejo inato de continuar vivendo.
• O Cônego ou Metafísica do Estilo
O último conto foi um péssimo encerramento ao livro, infelizmente o conto sobre o Cônego e seus substantivos e adjetivos é bem chatinho.

Franciele143 20/03/2021

Para quem quer ler literatura brasileira mas não tem ideia de como começar, essa obra é uma boa dica, pois os contos são curtinhos muito fácil de ler e compreender, e começar pelo bruxo do Cosme Velho é sem dúvida começar com pé direito.

Ale 15/01/2021

Como eu disse na resenha anterior...
Li outro livro de Machado de assis que em casa capítulo é uma história diferente, e igual ao outro livro, essas histórias foram fantásticas.

Não gosto de livro assim, mas super indicaria pra quem gosta.

Machado de Assis nunca decepciona.

CarsMatheus 13/01/2021

Várias histórias
Dentre os autores que o cânon acadêmico das letras do Brasil me forçam a ler, Machado se destaca como um daqueles que eu gosto de pensar que leria mesmo que não tivesse que fazê-lo para as aulas de literatura.
Dinâmico, ácido, com flashes que retratam a sabedoria dolorosa que o autor construiu em si.
O que vem disso são Várias Histórias, uma melhor que a outra.

beatriz3345 14/12/2020

foi a leitura que eu mais demorei pra concluir nesse ano, então apenas uma palavra pra esse término: finalmente
Ger 14/12/2020minha estante
boa Be ???

Gabriel 03/08/2020

Sempre amando Machado
Na copilação "Várias Histórias" temos diversos contos, porém, trouxe um resuminho enigmático dos contos que mais gostei.
A cartomante
Um conto que envolve superstições, crenças e traição.
Nesse conto vemos até onde pode chegar a desconfiança e a conjectura humana.
Entre Santos
Um Cônego e a conversa entre Santos, um despertar e um final inesperado.
Uns braços
Nesse conto vemos o amor desabrochar no coração de um jovem. Um amor impossível. Um beijo, um sonho ou apenas desejo?
A causa secreta
O ápice do sadismo do homem, amigos ou não, um triângulo amoroso? Prazer em ver o sofrimento alheio e talvez o próprio sofrimento.
O enfermeiro
Um emprego maçante, um velho ranzinza, um crime e a culpa. O que a culpa pode nos causar?