Várias Histórias

Várias Histórias Machado de Assis...

Resenhas - Várias Histórias

Helena433 23/02/2023

O livro reúne 16 contos, alguns de maneira mais reduzida (como anuncia o prefácio) mas que de nenhum modo comprometem os enredos das histórias, muito pelo contrário, a redução dos contos apenas ajuda o leitor a focar no que de fato Machado de Assis quis dizer com a história. Vou deixar aqui a classificação dos que mais gostei
1- Conto de Escola
15- O cônego ou metafísica do estilo
16- O diplomático

lina 19/02/2023

Mt bom
Honestamente eu li esse livro por conta da escola mas foi tão gostosinho ler ele
De início acho que você tem que ter mais calma e atenção pra não se perder, porque a escrita é sim um pouco diferente dos livros atuais, mas depois de um tempo eu me acostumei e da metade pro fim eu tava lendo no meu ritmo normal
Sobre o conteúdo eu não tenho muito como julgar, imagino que muita gente já tenha feito isso ao longo dos muitos anos que essas histórias foram escritas, mas todos os contos me prenderam muito, então se você for começar a ler por conta da escola e estiver desanimado porque acha que vai ser chato, não é! tem muita traição, ciúmes e inveja igual nos livros de hj em dia!

Marina318 26/01/2023

merece todos os méritos
Devia fazer parte de qualquer lista das leituras sugeridas nos colégios.
Para quem curte as controvérsias e ironias machadianas, essa coletânea é o ápice - além da forma e escrita perfeitas. ?
Machadinho realmente provando seu posto entre os grandes autores brasileiros, quiçá mundiais.

Jessi 22/01/2023

So conto foda!!!
Haaa tem muitos contos maravilhosos aqui, a cartomante, uns braços, o enfermeiro, conversa de santo foram os que eu lembro e que eu realmente gostei, que valem muitoooo apena serem lidos, deliciados muito bom mesmo!!!

Carol 19/01/2023

Machado e suas histórias de gado, coitado
Os contos são envolves, ainda que eu leve um pouco mais de tempo para ler por ter um português que faz questionar se eu sou mesmo daqui. Para facilitar a leitura, li enquanto ouvia audiobook, ajudou muito. (histórias de gado por que sempre tem alguém que levou chifre nas histórias)

Elleeen 31/12/2022

Tiveram contos que gostei, mas acho que por enquanto Machado de Assis não é para mim. Foi bem difícil terminar esse livro.

Eduarda.Segatti 29/12/2022

muito bomm
todos os contos são muito bonssss, alguns parecem sem sentido mas quando tu lê novamente tu compreende o que eles falam, amei amei obrigada vestibular ufrgs

18/12/2022

Machadinho
De início achei a leitura chatinha e quase desisti de ler mas com o tempo foi fluindo e as histórias tornaram-se cativantes.
Adorei a variedade de histórias e de como o Machadinho costuma enfatizar o contraste entre
aparência x essência; mostra-nos de maneira
impiedosa e enfatiza a vaidade, a futilidade, a
hipocrisia e a inveja...
Se alguém quiser começar a ler algum clássico, indico começar com esse livro porque ele é curtinho e flui muito bem.
Li ele porque é leitura obrigatória para o vestibular da Ufrgs, e até que valeu a pena (não foi apenas por livre e espontânea pressão kkkk)
Recomendo!!

Fernanda 16/12/2022

Várias Histórias é uma coletânea do escritor brasileiro Machado de Assis, publicada em 1896 que reúne dezesseis contos seus publicados na Gazeta de Notícias entre 1884 e 1891. É considerada uma das suas melhores obras no gênero

Nath 15/12/2022

O livro reúne diversos contos, a leitura em si é bem densa, mas depois de ultrapassar essa barreira a leitura é bem prazerosa.

Eckri 13/12/2022

Nada mais do que o esperado
É um livro que transparece bem a escrita do Machado e reúne histórias variadas da trajetória do sujeito.
As histórias em si são repetitivas e de pouco prendimento, porém eu não esperava mais do que fora prometido. Sobre o Machado de Assis minha opinião é a mesma de Clarice Linspector.

Juba 05/12/2022

Alguns contos até que da pra engolir
?Ai, tu não pode falar mal de um clássico, como Machado de Assis?
Sinceramente, só maluco hoje em dia que pega literatura Machadiana, senta e lê e curte de verdade a experiência, porque é impossível gostar de um livro cheio de contos que só falam de desgraça e tristeza.
Algum conto ou outro me pegou de jeito, mas, no máximo dois. Por exemplo os contos ?Um homem célebre?, que eu gostei porque me vi um pouco no pianista - e acho que é bem fácil muita gente se ver nele -, e ?O enfermeiro?, que eu me diverti lendo, de verdade.
Mas os outros tiveram uma escrita mais complexa, já que é um livro antigo, e uma história mais chata ou decadente. Sorry, fãs de literatura clássica.

Marin 30/11/2022

Leve e fluída
Nunca fui muito fã de clássicos, por achar a linguagem complicada e afins, mas me apaixonei por esse livro.
Cada conto te envolve e torna-se tão fácil de ler que tu fica chocada.
Recomendo muito, não é atoa que é obrigatória UFRGS