Várias Histórias

Várias Histórias Machado de Assis...

Resenhas - Várias Histórias

Amelie 28/11/2022

Quem não curte a escrita do Machado é porque nunca leu os contos. Sério, os contos desse livro são ainda mais incríveis que os de Papéis Avulsos. Alguns tem até um plot twist engraçado, uma genialidade única do autor. Eu recomendo muuito, achei bem divertido (tirando alguns que ele faz no estilo de peça de teatro, acho meio chato)

Marcos Bobco 28/11/2022

Um Machado Maduro
Como em qualquer livro de contos, há contos que gostamos e outros que não. Esse livro não é exceção. Porém, após acabada a leitura, sem dúvida ficou um saldo positivo.
O livro é composto por uma série se narrativas curtas, onde vários elementos da obra machadiana estão presentes, como o triângulo amoroso, o adultério, a ascensão social, as máscaras sociais. Há alguns contos que se destoam, seja por serem construídos de modo diferente, seja por apresentarem temas diferenciados. São esse contos que chamaram minha atenção.
Pessoalmente, os meus preferidos foram Entre santos, Viver! e A causa secreta

Bella.com 01/11/2022

Realmente são ótimos contos e é bem rápido de ler, a linguafem não é taao difícil, e mesmo sendo um livro pra escola, gostei bastante skksksks
Só n dou 5 estrelas pq fica entediante dps de um tempo

Lu allgayer 11/10/2022

machado de assis lover??
achei as obras muito bem escritas e todas incrivelmente cativantes. os contos sempre tem uma reviravolta e são cheias de metáforas, adorei

itsmarianita 03/08/2022

São realmente várias histórias
Gostei bastante desse livro. Ele exprime, na variedade de histórias, a genialidade de Machado de Assis. Tem contos tristes, felizes, nostálgicos, imaginativos? É uma ótima leitura para quem busca conhecer esse magnífico autor.

Davi 29/07/2022

Várias Histórias
Machado de Assis nos melhor dos seus contos. "Um homem célebre", inclusive, é meu conto favorito :)

Eduarda1126 22/07/2022

várias histórias
comecei a ler por ser leitura obrigatória de um vestibular que irei prestar. é um livro de contos com uma leitura não tão difícil, livros de época geralmente tem palavras de difícil compreensão, no entanto não achei esse tão complicado. gostei bastante, os contos são muito interessantes e passam mensagens que repercutem ainda hoje no nosso cotidiano.

Emi 20/07/2022

É um livro de contos, então tem que gostar disso. Nem sempre estou mto afim de ler contos. Dessa vez foi um pouco mais difícil ter que ligar com vários começos. Mas os contos são bons, bem escritos, uns mais interessantes que outros. Várias palavras que não usamos mais, porém com o significado no rodapé facilitando.

Bia 01/06/2022

Várias histórias é um livro que reune 16 contos de Machado de Assis.
E podemos encontrar de tudo um pouco, os meus preferidos são: a cartomante, o enfermeiro, A causa secreta.
Na verdade acho que todos são especiais e merecem ser conhecidos.

Jadina 17/05/2022

Machado não falha
Adorei ler os contos escritos pelo Machado, pois é possível perceber características intrinsecamente machadianas, mesmo que as histórias sejam curtinhas.

Apesar de ter ouvido que o Machado não brilhava tanto nos contos, fui surpreendida com tamanho dinamismo e fluidez nas narrativas.

Me peguei diversas vezes chocada com alguma reviravolta, com frio na barriga ou rindo de alguma bobeira ou ironia encaixadas com exímio nas páginas do livro.

Amei, obrigada Machadão, suas obras me fazem muito feliz!

Ju 13/05/2022

Machadão sendo Machadão
Foi o primeiro livro de contos completo que li do Machado, e, com toda certeza, eu amei.

Meus destaques vão para A Cartomante, O Diplomático, e A Causa Secreta.

Eles são diferentes entre si, mas todos convergem na acidez, ironia e perspicácia Machadiana, retratando o ser humano sem máscaras: burros, imbecis e malignos.

Clara 16/04/2022

o primeiro de machado que eu li, e já quero mais. que escrita sensacional!
mesmo o livro só tendo historias pequenas e a linguagem sendo arcaica, ele consegue te prender muito.

Wen 06/04/2022

Livro com poucas páginas, mas que carrega o peso da genialidade e profundidade das palavras de Machado de Assis. Já li outros livros do autor e pude ver que esse estilo literário não é o meu favorito, mas com certeza leria vários dos contos outra vez e recomendaria a meus amigos. Ótimo livro! ?

Raquel 30/01/2022

Para quem quer conhecer mais o Machado de Assis Realista
Várias Histórias conta com 16 contos escritos entre 1884 e 1886. "A cartomante", conto famoso de Machado, abre essa coletânea que tem características que Machado de Assis já havia demonstrado em "Memórias póstumas de Brás Cubas" (1881): o pessimismo, o niilismo, a ironia destrutiva. Também estão presentea o narrador onisciente e o sarcasmo característicos do autor. Não gostei apenas dos dois últimos contos, os demais me agradaram muito! Recomendo !!

Lusia.Nicolino 30/01/2022

Eternos clássicos
Participar de um clube de leituras nos ajuda a resgatar algumas relíquias.
Em pouquíssimo tempo reli esses dois contos de Machado. Continuam atuais, intrigantes, uma leitura deliciosa e que sempre nos traz reflexões. Ambos envolvem relacionamentos amorosos, não improváveis, mas sempre dolorosos e com uma ponta de humor que só Machado consegue entregar nas entrelinhas.
Excelente dica para quem gosta de leitura de qualidade, mas não tem muito tempo ou está tentando retomar o hábito. Fácil de encontrar, corra esse risco, apaixone-se por esses clássicos!

Quote Uns braços: "Chegava à casa e não se ia embora. Os braços de D. Severina fechavam-lhe um parêntesis no meio do longo e fastidioso período da vida que levava, e essa oração intercalada trazia uma ideia original e profunda, inventada pelo céu unicamente para ele. Deixava-se estar e ia andando. Afinal, porém, teve de sair, e para nunca mais; eis aqui como e por quê."