A Tumba do Tirano

A Tumba do Tirano Rick Riordan

Resenhas - A Tumba do Tirano

Andrezinn 31/03/2023

Apolo encara o Silêncio ensurdecedor; Meg lidera os Unicórnios contra... Zumbis? Apolo! As audições de The Walking Dead acabaram!
No quarto livro de As Provações de Apolo, Lester e Meg se aventuram no querido Acampamento Júpiter para dar um final digno de herói ao sacrifício de seu amigo e irmão, e dar continuidade a suas provações, que parecem estar chegando ao fim. Numa sequência eletrizante, cheia de reencontros, despedidas e recheada de mortos-vivos, corvos gigantes e profecias, "A Tumba do Tirano" se provou ser um dos melhores que Riordan já escreveu.

Apolo agora finalmente demonstra que mudou e aprendeu com seus erros do passado, que ainda não pararam de atormentá-lo, e passa a agir e pensar com mais empatia. Ver esse amadurecimento dele me deixou muito feliz; claro que ele continua com seu humor péssimo e sua lerdeza divina, mas, no geral ele está se portanto como uma pessoa mais respeitável e mais maleável a mudanças. Seu amadurecimento não foi irreal, pelo contrário, foi muito real (ou seja, lenta e gradual, mas com alguns empurrõezinhos que a vida dá). Meg também não fica para trás, ela continua com sua grande evolução, se tornando mais madura e mais compreensível com a situação dos outros. O dia em que ele terá que enfrentar seus traumas está cada vez mais perto, e dá pra perceber que ela conseguirá enfrentar Nero dessa vez, que o que aconteceu em "O Oráculo Oculto" não se repetirá.

A volta do Acampamento romano foi excelente, trazendo muita nostalgia. Rever personagens queridos, como Hazel, Frank e Reyna foi muito bom. E Jason, pode enfim descansar sobre a terra de seu querido acampamento, pois teve uma cerimônia fúnebre digna de herói, como ele merecia. Ver o Projeto de Jason sendo honrado por toda a décima segunda legião, e a agilidade com que eles se dedicaram a terminar o trabalho de seu antigo Pretor, para que nenhum deus fosse esquecido, foi reconfortante. Você percebe que o acampamento está diferente daquele que conhecemos em "O Filho de Netuno"; mesmo que não goste dele, nesse livro o vemos por outros olhos, parece que enfim ele foi valorizado por nosso Riordan.

Os vilões desse livro também são outro ponto de enorme destaque. Enquanto temos dois imperadores maluquinhos, Calígula e (in)Cômodo, dispostos a destruir Nova Roma, somos apresentados a um terceiro, a quem o título do livro se refere. Tarquínio, o último rei de Roma está vivaço e controla uma legião de eurynomos sedentos por vida, com a qual pretende retomar os livros sibilinos, que outrora foram de sua posse, foi uma adição e tanto ao livro. Mesmo sendo um secundário entre os vilões, ele se mostrou uma ameaça e tanto para os romanos.

A relação de cada personagem também foi muito bem construída. Reyna, Lavínia, Hazel e Frank brilham numa sincronia perfeita com Apolo e Meg. E dou um destaque maior a Filha de Belona, da qual a profecia se refere: Reyna. A sequência de acontecimentos onde ela, Lester e Meg estão juntos para libertar o Deus Silencioso foram um dos maiores destaques do livro. E por falar nele, Harpócrates protagonizou um dos melhores momentos do livro, se não, o melhor pra mim. Toda a questão de orgulho, arrependimento, perdão e segundas chances que foram discutidas no trecho foram sensacionais. Sua história, bela e trágica, realmente me deixou num silêncio ensurdecedor, processando tudo o que foi escrito.

Para terminar, o livro tem um final de tirar o fôlego. Adorei como as coisas se resolveram, com a invocação maluca de Apolo e a paz restaurada na décima segunda legião. Só fiquei um pé atrás com a questão da maldição do Franky, a explicação que foi dada pareceu um pouco forçada, mas ainda assim fico feliz que ele esteja bem. Não vou dar mais detalhes do acontecimento e da situação para não estragar a experiência de vocês, mas tirando isso, a sequência final é absurda de boa.

Como tudo começou em Manhattan, é lá que a jornada de Apolo terminará, segundo a nova profecia. E a profecia ser em Terza Rima foi uma ideia genial, já que a criação de Dante possibilita um poema infinito, e faz nossos queridos protagonistas correrem atrás do resto de sua profecia. Infelizmente, a jornada de Lester Papadopoulos está chegando ao seu fim, e logo nos despediremos deste maravilhoso mortal espinhento. Que venha a última provação!

"Eu perdoo você. Não porque você merece. Não por sua causa. Mas porque não quero morrer carregando ódio quando posso sentir amor."

"Oh, Jason Grace... Eu prometi a você que me lembraria do que era ser humano. Mas por que a vergonha humana tinha que doer tanto? Por que não havia um botão de desligar?"

"Você está certa. Eu não tenho como saber se tudo vai ficar bem. Mas posso prometer que não vou desistir. Já chegamos tão longe."

"O luto de cada pessoa tem uma vida única; precisa seguir seu caminho."

charlie54 19/12/2020

Tudinho pra mim
Ok, esse livro foi perfeito. Eu sei que eu falei isso no último que li, mas agora A Tumba do Tirano é provavelmente meu favorito da série.

Primeiro, as aventuras! Meu deus, foi muito divertido. Todo negócio de adivinhações, charadas foi incrível. As coisas acontecem de um jeito engraçado ainda que inteligente. Não queria que esse livro acabasse nunca.

Segundo, os personagens. Eu amo muito a Reyna e o Frank, e foi taaaao bom rever eles. Sem falar que os dois foram super importantes para o enredo desse livro. Eles são incríveis e eu fiquei com o coração quentinho durante a leitura só por os dois estarem ali.

Terceiro, o desenvolvimento dos personagens. É sensacional ver a forma que o Apolo evoluiu. Ele começou como um deus irritante e narcisista e agora é uma pessoa com sentimentos e tato. Ele se tornou humano, obviamente. É ótimo ver a forma que ele cresceu como personagem, e ver as suas relações com os outros tendo desenvolvimentos bons também.

Enfim, esse livro me causou muitas emoções. Eu ri (muito, diga-se de passagem), chorei e passei raiva. Foi uma experiência sensacional, e é com certeza um dos meus livros favoritos do Riordan.

Matheus 14/05/2020

A aventura chegando ao fim
Eu nunca entendi direito o motivo do Rick querer fazer essa saga de Apolo em 5 partes. Acredito que poderia ser bem menor, já que séries bem mais densas (como Magnus Chase e dos irmãos Kane) foram muito bem trabalhadas com menos livros. Mas isso não tira o mérito dessa série de ser maravilhosa no que se propõe, com partes bem engraçadas e outras com muita ação.
A melhor parte do livro, sem dúvidas, é a presença de vários personagens maravilhosos da série Os Heróis do Olimpo. Se no livro passado matamos as saudades de Piper e Jason, nesse conseguimos acompanhar Reyna, Hazel e Frank numa super aventura. Espero muito que Nico e Will apareçam no próximo livro.

Dante.Canova 13/09/2023

A tumba do tirano, o quarto livro da série das provações de Apolo, nessa aventura, apolo e Meg se encaminham para o acampamento Jupiter, para avisar que o exército dos imperadores Calígula e Cômodo estão chegando pelo mar e pretendem invadir e dominar o acampamento. Apolo é atacado por um monstro mandado por Tarquinio, um tirano que comanda um exército de mortos-vivos, e aos poucos o veneno vai transformando ele em um zumbi tbm, com tudo isso acontecendo, Apolo e Meg precisam proteger mais um oráculo, no caso, Ella, a harpia namorada de Tyson, pois Ella possui memória fotográfica e está transcrevendo os livros Sibilinos, que possuem profecias, a confusão está instalada no acampamento, e ainda por cima, Apolo tem um sentimento mal resolvido por Reyna, e ele não pode se aproximar dela, porém qnd a missão de salvar um deus silencioso que está trancafiado pelo Triunvirato e cortando os meios de contatos do mundo todo, os 3 terão que trabalhar junto, Apolo, Meg e Reyna. Enquanto Frank e os sobreviventes do acampamento Jupiter lutam para manter Calígula e Cômodo longe, mas é uma batalha quase perdida, com o último suspiro do Deus silencioso, Apolo pretende fazer um ritual e chamar um deus do Olimpo para ajudar na batalha, torcendo para que esse deus seja bondoso o suficiente para tbm salvar a vida de Apolo.
Esse livro é puta ação, não tem um momento de descanso, são tantas coisas para resolver e tantas batalhas, muito divertido, fora os personagens novos que são apresentados aqui, são ótimos e carismáticos, e agora um momento para um spoiler, eu fiquei morrendo de medo do Frank ter morrido msm, já não bastava o Jason no livro passado, mas a batalha foi bem desenvolvida e perceber que aos poucos o Apolo volta a ser divino, conforme vai ficando mais humano tbm, o próximo e último livro tem tudo para ser o melhor da série !
????

maju 01/07/2021

Rick já escreveu livros melhores
Os dois primeiros livros da série foram muito bons, a partir do terceiro começou a decair...
Não sei se achei esse livro chato e enrolado por conta que eu comecei a lê-lo quando estava de ressaca literária ou se ele é REALMENTE chato e enrolado e isso não foi um sentimento só meu.
Muitos acontecimentos desnecessários.
Toda vez que eu pegava ele, lia 10 páginas e já não aguentava mais! Só começou a ficar melhor depois dos 70%...

A narração do Lester/Apolo me irritava as vezes, mas acho que é mais por causa da afeição com o personagem. (Narração do Magnus, Percy e Leo>>>>)

Nada a reclamar sobre a escrita do Riordan em si, pq eu gosto muito dela.
O livro também tem suas qualidades, tem algumas partes divertidas e tals, mas nada comparado às outras séries/livros do autor.
Se você é um grande fã do Riordanverse, vai gostar do livro. Eu gosto bastante desse universo, mas não tanto como um tempo atrás, então se eu tivesse lido naquela época provavelmente teria gostado mais de "A Tumba do Tirano".

Vou dar um 3/5, apesar de ter ficado com cara de bunda a maior parte do livro, também gostei de algumas partes e o final foi daorinha, tbm to dando uma estrela a mais bem na cara de p*u só por causa da Reyna e da Lavínia, amo elas minhas nenezinhas [insira aqui meme da Gretchen fazendo pose]!

Xandy 30/08/2020

Rick continua entregando uma história apaixonante e personagens únicos. Próximo de concluir sua última grande saga envolvendo Percy Jackson, A Tumba do Tirano abre possibilidades para histórias menores de outros personagens.

dayxzz 21/03/2024

A cada livro a minha admiração pelo desenvolvimento do apolo só aumenta, aconteceu tanta coisa empolgante nesse livro que foi um misto de emoção. eu amei a lavinia e espero que ela apareça no próximo, e frank o q que foi aquilo??? hazel merecedora de tudo. não pude estar mais orgulhoso com o novo o propósito de reyna.
Iam.nanana 22/03/2024minha estante
Nossa simmmm!! Rt em td q tu disse
E esse é o melhor livro da saga

bookvic 28/12/2020

começo lento mas o final compensa
O começo foi mttt lento e chato, tava com vontade 0 de ler, mas o final fez valer a pena.

O frank e a reyna foram TUDO nesse livro, o tanto que eu amei e cadelei eles é surreal, com ctz subiram no meu ranking de personagens favoritos.
Tbm amei demais theyna, eu pensava que fosse algo do fandom e que elas nem tivessem interação, mas não, elas têm e até que bastante.
A relação do apolo com a meg é um amor, eles se importam mt um com o outro e a meg é como se fosse uma irmã mais nova pro apolo. (Alô, shippers de meg e apolo, leiam isso)
Eu fiquei mt sensível no final, e mt triste com uma determinada morte que o rick pareceu nem dar mt importância, e aquele diálogo final foi pra acabar cmg, né

Enfim, eu não quero acabar, mas acho que quanto antes acabar antes vou parar de sofrer, então vou ver de começar a torre de nero logo??
camii 28/12/2020minha estante
Eu gostei da Reyna ir para as caçadoras e tal mas eu acho q se ela fosse para as Amazonas>>>>>>>

bookvic 28/12/2020minha estante
nss simm, pensando agora acho que combina bem mais com a personalidade dela, mas pelo menos ela tá com a thalia hehe (msm não podendo se relacionar)

camii 28/12/2020minha estante
Siiim,tb tem a irma dela e tal ent seria bem lgll

bookvic 29/12/2020minha estante
aaa seria incrível ver a relação da reyna com a hylla mesmo?

layslamaria. 06/02/2023

Me fez chorar de tão bom
Ainda balançada com os acontecimentos do livro anterior, iniciei A Tumba do Tirano sem animação alguma... E foi ai que me surpreendi!

Aqui voltamos ao Acampamento Júpiter e revemos nossos queridos heróis Frank, Hazel e Reyna, além da harpia Ella e de Tyson (melhor ciclope de todos).

Apolo passa por mais e mais humilhações, quase vira um zumbi, enfrenta antigos inimigos e... Tudo fica sombrio novamente. A batalha desse livro foi de longe a mais emocionante da saga, com todas reviravoltas e o final surpreendente.

Sem muitos spoilers, deixarei registrada minha frase favorita: ?A morte faz parte da vida. Você precisa aceitar. A vida não teria significado sem a morte. Os mortos sempre estarão vivos enquanto nós nos lembrarmos deles.?

MahLi 01/07/2021

A Tumba do Tirano - Resenha
Meu livro favorito até agora!
Quando eu comecei a ler, confesso que eu estava MUITO desanimada! Por causa dos acontecimentos do ultimo livro...
Conforme a historia foi avançando, eu fui percebendo duas coisas:
1) Que eu estava morrendo de saudade do acampamento Júpiter! E dos meus protegidos, também conhecidos como Frank, Hazel e Reyna.
2) A evolução dos personagens, principalmente do Lester/Apolo. Ele está MUITO diferente!

Uma coisa que eu amo nos livros do Rick são as batalhas! E ELAS FICAM AINDA MELHORES QUANDO OS ROMANOS ESTÃO PRESENTES!! (Totalmente apaixonada por esse povo), então 10/10.
Esse foi um dos melhores finais que o Rick já escreveu, eu concordo com tudo que aconteceu!!
Estou super ansiosa para ler o próximo livro!!

LeitorMorto 19/06/2021

Por que?
A saga começou muito bem, maravilhosamente incrível, só que a partir do terceiro livro a sensação que tive foi do conteúdo estar decaindo...
Mortes desnecessárias; plots desnecessários para brincar com as emoções dos leitores; e, principalmente, provações (?) desnecessárias???
Meu sentimento foi de que este quarto livro não serviu para a introdução de coisas realmente relevantes para a história... O que é uma pena, pois deixa o leitor sem vontade de ler o próximo livro.

hirna 27/08/2021

TROLLADA
Merece as 5 estrelas só por ter me feito de idiota, mas ok. ?

AMEI TAAANTO ?????

Esse livro do início ao fim foi TÃO impactante, por revelar tanta empatia e sensibilidade com algumas situações que são TÃO humanas, sabe? E às vezes a gente nem nota o quanto a gente é forte, o quanto crescemos com cada um desses detalhes é o protagonista trespassa isso MUITO bem. Então, pra mim foi PERFEITO!

Pontinhos que me ganharam: Reyna e tudo que ela descobriu de si mesma; o Frank quebrando meu coração como o ursinho que ele é ??; a Meg fazendo loucuras pelo Apolo; A Lavínia de cabelo rosa ????; E a Diana dividida por causa de quem, hem?? ??

Carolina 09/04/2021

Preparando-nos para o final
Esse livro é muito bom, tem cenas impactantes e que nos fazem chorar e outras que ficamos ufa, para variar apolo quase morre mas nos 45 do segundo tempo da tudo certo ?? Leiam