A Filosofia explica Bolsonaro

A Filosofia explica Bolsonaro Andressa Urach

Resenhas - A Filosofia Explica Bolsonaro

1 | 2 | 3 | 4

LisboaPB 28/06/2022

As reflexões do autor são muito desconexas e estranhas. Eu realmente não gostei. Falou tanto tão mal do Bolsonaro que até ficou cansativo e obcessivo. Foram muitas críticas mas sem muito aprofundamento. Além disso ele jogou detalhes que quando fui ver eram meias verdades nos jornais o que me fez descredibilizar do autor por afimar fatos que não são verídicos.

Enfim. Não gostei. Há formas melhores de analisar a filosofia do Bolsonaro.

Lu 14/06/2022

Bolsonaro é a comemoração da morte da legenda
"Somos a época do espetáculo. Mas não de qualquer espetáculo. Somos a época em que o aparecer, que é o que conta, deve aparecer em conexão com o próprio cultivo de imagem pela imagem."
Que livro sensacional. Mais do que explicar Bolsonaro, Ghiraldelli traz muitas reflexões sobre o mundo atual e sobre o governo de Bolsonaro, com teorias filosóficas que são muito coerentes com os argumentos e que fazem com que queiramos sair lendo mais e mais sobre elas para entender melhor nossa sociedade. Passei o livro todo querendo marcar frases que realmente me pegaram e me colocaram para refletir. O autor tenta esmiuçar a política de Bolsonaro e seus seguidores, trazendo os fatos e articulando-os com reflexões filosóficas (e consegue!). Muitas coisas que ele trouxe eu nem sabia que tinham acontecido e fiquei ainda mais chocada, porque tudo passou a fazer mais sentido. Foi uma leitura muito rica e a qual eu super recomendo.

Osório 13/04/2022

o livro é realmente muito bom, tem uma pegada satírica, mas sempre teorizando e relacionando com pensadores filosóficos

Ig0r 04/04/2022

Poderia ter sido melhor.
O livro não condiz com o título, vi pouca filosofia ao longo das páginas e muitas críticas por vezes lúdicas e pessoais a direita e ao capitalismo. Poderia ter sido melhor, afinal, o livro começa bem. A introdução possui informações interessantes sobre o capitalismo atual, porém, logo em seguida, o que se vê é ensaios tendenciosos sobre Bolsonaro, seus filhos e tudo que ronda essa direita bolsonarista. Algumas partes salvam, por exemplo quando o autor contextualiza citando alguns pensadores e usa a bibliografia ao seu favor, no final do livro também vemos fatos interessantes sobre o modus operante de Bolsonaro. Enfim, é um livro tendencioso e mais ou menos. Não recomendo a leitura.

Laylay 26/03/2022

Sem comentários
Esse livro me prometeu muita coisa, mas o final dele não é tão bom. Ele não fala só sobre o bolsonaro, mas sim da direita como um todo. É um livro bom, mas nem tanto

Sami 24/02/2022

Não cumpre
Comprei pela capa e pela orelha, mas de certa forma estou decepcionada com o conteúdo. Esperava realmente uma análise, o que devo ter encontrado em 10% do livro. No mais, muitos trechos são apenas narrativas rasas.

Alexsander.Camargos 19/02/2022

De fato, não é fácil compreender ou explicar Jair Messias Bolsonaro. O outrora deputado federal integrante do baixo clero já era conhecido por um fazer declarações absurdas fora de hora e por vezes autoritárias. Dono de uma ignorância latente e uma completa falta de tino político, ingênuo foram os que vislumbraram nele uma possível redenção após a catástrofe dos governos petistas.

Ao longo de 174 páginas, Ghiraldelli divide sua análise — seus capítulos — dentre os principais atores que compõe o circo de horrores e a direita evangélica brasileira como um todo, espinha dorsal do governo de Bolsonaro. Há um capítulo para o presidente, para os filhos, para o "guru" Olavo de Carvalho, para Damares Alves, para Ricardo Salles e até para o MBL.

No entanto, conforme adentrei nas páginas editadas pela Leya, a decepção foi surgindo. A tal filosofia some. Zero conteúdo, zero filosofia. O que se vê são pequenos ensaios, muito pessoais, de Ghiraldelli sobre o governo. Há observações sobre tudo que toma a presidência da república nos últimos meses e filosofia, que seria o objetivo da obra, nada. A Filosofia Explica Bolsonaro não passa do compilado banal de observações do autor sobre Bolsonaro e seus asseclas.

A filosofia em si, prometida no título, é encontrada de fato em dois capítulos: na introdução, onde Ghiraldelli faz uma explicação sobre o capitalismo do ponto de vista de um declarado esquerdista. E numa conclusão chamada Excurso. Nesta parte, a filosofia e a teoria transbordam. Oras, para que serviu o resto do livro? Era isso que estava esperando!

A Filosofia Explica Bolsonaro, no final, serve para exemplificar os motivos da esquerda não estar conseguindo contornar esse governo que armas as próprias arapucas. As críticas são levianas, pessoais demais. As bochechas de Paulo Guedes, os seios de Joice Hasselman, o micro pênis de Eduardo Bolsonaro. Constatações que nada acrescentam ao debate político. Apenas acirram os ânimos e expõe uma possível falta de argumentos.

Num governo de imbecis e ignorantes, o melhor é combater tudo isso com cultura, filosofia. É o que esperava deste livro de Ghiraldelli. Mais Foucault, mais Platão, mais Deleuze. No entanto, no final, o que se observa é um amontoado de observações planas e uma psicologia de boteco — sério? Vai falar que Bolsonaro é assim por conta de algum trauma de infância? Chega a ser constrangedor.

Uma pena. Tinha muito potencial.

Lucas 02/02/2022

Título tendencioso
Esperava um livro mais técnico e mais imparcial, coisa difícil quando se trata de política, mas eu tinha uma esperança.

O autor realmente entende sobre o assunto, as vezes se perde entre as críticas e o tema a ser debatido, deixando a leitura chata e lenta.

O livro tem seus ponto fortes e fracos, eu vi mais fracos do que fortes, então não recomendo kkkkkk

Vinicius.Chiquito 05/01/2022

Filosofia "crítica"
O livro entrega aquilo q se propõe: Explicar de forma crítica e até lúdica o (des)governo Bolsonaro. Faz uma análise técnica sobre o perfil do presidente assim como do governo. Cita vários pensadores para embasar seus argumentos e dá vários exemplos para que pessoas não ligadas ao vocabulário acadêmico possa visualizar o que está sendo retratado.

Lindenberg 23/12/2021

Não condiz com a capa.
O autor não entrega o que promete, de filosofia o livro não tem nada, apenas pensamentos soltos sobre os problemas do capitalismo e assim mesmo sem apontar possíveis soluções. A única coisa coerente na fala do autor é quando ele aponta os erros do governo Bolsonaro, o que não é nada especial, qualquer criança seria capaz de fazer isso.
Illana2 18/02/2022minha estante
Concordo plenamente!

Ribeiro 07/08/2021

Tem seus momentos, mas no geral é fraco.
Não é um dos melhores que já li relacionado ao tema. Serve mais para uma pessoa que está tentando entender o momento político atual do que alguém que está acompanhando o bolsonarismo desde o começo. Em muitos pontos o autor trás interpretações interessantes sobre a visão neoliberal que pauta a economia de Paulo Guedes, mas em muitos outros textos ele "perde a mão" quando tenta trazer uma interpretação quase Freudiana sobre o comportamento de alguns apoiadores do presidente, principalmente no capítulo 4, quando ele aborta a deputada Joice Hasselmann, fazendo comentários muito ofensivos e que não acrescentam nada para uma pessoa que já não concorde com o autor. Acredito que toda leitura é valida mas essa acabou me decepcionando.

Ana Almeida 17/05/2021

Fraco
Fracassa como livro de filosofia e, muitas vezes, pode induzir o leitor ao erro pelo título da capa.
Tirando as partes de linguagem grosseira e ataques pessoais a vários nomes nacionais, o livro contém boas verdades a respeito do desgoverno atual (apesar de já estar desatualizado). Resumindo, não trás divergência de ideias e debates, mas apenas a opinião do autor e suas visões assumidamente polarizadas. A linguagem as vezes agressiva é quase um levante, um convite para também odiar um pouco mais a nossa pobre condição.

Gustavo Medeiros 25/03/2021

Título Tendencioso
O que me ganhou para comprar este livro foi seu título "A Filosofia Explica Bolsonaro". O que a maioria das pessoas espera de um livro desses é alguém analisando Bolsonaro a partir de conceitos filosóficos. Isso acontece, mas em cerca de menos de dez por cento do livro. Os outros noventa por cento o autor usa para criticar a direita, o "neoliberalismo" e o bolsonarismo. São críticas bem embasadas e boas, mas algumas chegam a ser muito extremistas e bem pesadas. O autor tem bons pontos contra Bolsonaro, mas faltou um pouco mais de filosofia. Um título que se encaixaria melhor seria "Filósofo Explica Bolsonaro".

Tama 15/03/2021

Visão distorcida de um esquerdista
Esquerdopatia.
Autor demonstra conhecimento e cultura.
Mas ao invés de cumprir a proposta do título, que é EXPLICAR BOLSONARO (no sentido do contexto histórico-social que o colocou no poder), ele distorce os conceitos de forma a atacá-lo, no sentido de banalizar suas atitudes e falas (o que não é difícil de fazer), usando-o como bode expiatório do que o autor repudia, que são os "princípios autoritários e opressores da DIREITA". Ora, a direita não é opressora. Os direitistas no poder é que são. Se a analogia é válida, é o mesmo que chamar esquerdistas de ladrões, devido aos 20 anos de roubos do PT.
Valeu por ajudar a melhor entender a mente do esquerdopatas. Mas só por isso.

Micael.Cruz 18/01/2021

O livro para politizar
Um dos diferenciais da narrativa de Ghirardelli é apresentar-nos o momento atual do capitalismo (financeirização), e como personalidades - Guedes, Bolsonaro, etc - e espectros políticos - direita e esquerda - são influenciadas pelo mesmo.
Outro ponto é que ele descreveu Bolsonaro como um militante libertário (de direita), portanto contra leis e instituições republicanas e de um presidente tirano, enquanto as outras narrativas que eu encontrei o vêem como um ditador antidemocrático.
Neste livro ele faz uma descrição de várias figuras que compõem o Bolsonarismo e analisa suas ações fisiológicas e reserva um capítulo para criticar o relativismo inválido e conservador desse pessoal.
E finalmente um capítulo para explicar a respeito da imagem na contemporaneidade e como ela se desvincula de qualquer significado senão o senso comum.

1 | 2 | 3 | 4