A Filosofia explica Bolsonaro

A Filosofia explica Bolsonaro Andressa Urach

Resenhas - A Filosofia Explica Bolsonaro

1 | 2 | 3 | 4

riquew 03/04/2020

Não se engane pelo título!
Realmente esperava uma análise do motivo do presidente ter sido eleito, relacionando o motivo do atual presidente ter sido escolhido com a filosofia, explicando desde os presidentes anteriores até a eleição de Bolsonaro.
Porém o livro é basicamente:
1 Cap: Como o autor entende o capitalismo até os dias atuais.
2 Cap a Conclusão: ataques completamente imaturos ao Presidente, seus filhos, e seus aliados. Tanta coisa para criticar e o autor se concentra em ataques a sexualidade de Jair Bolsonaro, ao fato de ele ter um desejo incontrolável por Ciro Gomes, ao tamanho do órgão e desempenho sexual de Eduardo Bolsonaro, ao fato de Carlos Bolsonaro não ser amado pelo pai (por ser homosexual e supostamente ter um relacionamento com seu primo), o fato de Paulo Guedes ter bochechas desproporcionais e por aí vai de mal a pior...
Excurso: aqui o autor realmente faz o que eu imaginei que faria no livro inteiro, relaciona todo o circo que foram as últimas eleições com conceitos da filosofia, mostrando quão ridícula e grotesca foi a campanha de Bolsonaro, e o porquê de ser um governante tão confuso e sem credibilidade perante a outras nações.
Lendo minha análise parece que estou pegando no pé do autor, mas em certo momento não sabia se o livro que estava lendo se tratava de uma comédia ou não!
Vindo de um autor que é Doutor em Filosofia pela USP, realmente esperava um livro mais fundamentado e com argumentos bons para criticar o governo Bolsonaro, o que convenhamos não é difícil, porém foram 128 páginas de ofensas de alguém que parece estar no ensino médio e não gosta do aluno que senta na mesa da frente.
Mauricio186 20/01/2021minha estante
Continue lendo Doutores em Filosofia pela USP e vai deixar de "esperar mais" desses caras.

Bruno Cremonezzi 01/03/2020

Filosofia?
O livro mais narra a alguns acontecimentos do governo com comentários sarcásticos e ofensivos do que realmente fazer uma análise filosófica da política atual. Seria um sólido 3, mas ao final, faz justamente o que propõe, por isso deixo um vacilante 4.

katy.lira.7 15/02/2020

Pontapé inicial
O livro mostra um panorama superficial da atual situação politico-social do Brasil. Apesar de não se aprofundar muito em questões e apresentações de possíveis sugestões de solução, nos dá uma orientação sobre assuntos que de acordo com nossos interesses podem ser aprofundados futuramente. Vale a pena a leitura principalmente para os Bolsonetes.

Sandro 20/01/2020

Livro fraco sem relação com o título
O autor até inicia bem o livro, contando a história econômica das últimas décadas (pelo menos um lado da história - crítica ao capitalismo), ou seja, as primeiras páginas se parecem com uma aula universitária típica dos cursos de humanas. Nos demais capítulos o nível desaba e o autor mostra toda seu ódio contra Bolsonaro e asseclas sem se preocupar com a lógica na construção do enredo. Pelo título eu esperava que o livro fizesse uma verdadeira análise filosófica do Bolsonaro e não se resumisse a um compêndio de pequenas (pequenas mesmo) historinhas regadas por grandes porções de suco biliar.

day 02/01/2020

Necessário
?Somos à época do espetáculo.Mas não de qualquer espetáculo.Somos a época em que o aparecer,que é o que conta,deve aparecer em conexão com o próprio cultivo de imagem pela imagem.
Bolsonaro é a comemoração da morte da legenda.
Amei o livro, o autor realmente nos mostra a era grotesca e o líder grotesco que temos no poder.
Época das fakes News, amantes da teoria da terra plana e do movimento anti vacinas.
É triste e realístico.
Um livro maravilhoso! Menos para olavetes.

Pan 05/12/2019

Esperei demais do livro
Por acompanhar o autor desde a época que ele ainda possuía muitos cabelos e produzia material sobre filosofia adquiri o livro com grandes expectativas, mas o mesmo se mostrou uma grande decepção. Segundo o próprio autor o livro deveria ser dado aos bolsonaristas, mas sinceramente não vejo sentido uma vez que ele escreve para as pessoas de extrema esquerda que provavelmente já conhecem a perspectiva que ele apresenta ou simplesmente irão aceitar tudo o que ele afirma simplesmente por vir de um professor com pós doutorado. Os tópicos são apresentados de forma rasa, pressupondo que as pessoas já conhecem o assunto que o autor está abordando. No entanto, é provável que as pessoas votaram em Bolsonaro justamente por não saberem dessas coisas; no lugar de explicar ele simplesmente joga argumentos ao ar sem um desenvolvimento adequado e por vezes mal apresentados. A afirmação é sempre correta, no entanto algumas vezes o motivo apontado está incorreto ou esse motivo não é desenvolvido o suficiente. Boa parte do livro é dedicada a falar mal de outras pessoas, o que não faz muito sentido em qualquer que seja a situação, mas nesse material me parece ser um erro ainda mais grave. No geral, fico com a impressão que o material não tem muito a acrescentar, seja para o público de direita, esquerda ou centro.

1 | 2 | 3 | 4