Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Daiane 18/09/2023

Uma continuação digna para o conto da aia
Uma continuação digna do conto da aia, sana todas as dúvidas e nos mostra mais sobre o alto escalão de Gilead.
O livro começa com vários testemunhos de personagens variadas dentro e fora de Gilead.
Transcorre pelos pensamentos e dia a dia destas personagens.
Ao longo do andar da história os caminhos das personagens vão se cruzando e a história ficando cada vez mais emocionante e mais eletrizante a cada descoberta, a cada ação e a cada novo evento.
O ritmo dos acontecimentos vai aumentando ao longo da leitura, no início não é uma leitura tão interessante, mas ao decorrer dos acontecimentos se torna eletrizante.

Dai Solyom 16/09/2023

Apenas os mortos têm permissão para ter estátuas
Impossível fazer a resenha de OS TESTAMENTOS sem comparar sua obra antecessora, e nesse quesito O CONTO DA AIA é incomparável.

Eu gostei de OS TESTAMENTOS, mas nele não há nada de original, ele é um caminho, talvez um desfecho, respostas para o que pode ou não ter acontecido com Offred.

Não me levem a mal, eu gostei do livro e gostei das personagens, gostei da trajetória, porém achei tudo muito fácil, muito redondo.

Tudo deu certo, e isso é ótimo... Mas faltou as desventuras, as perdas, o desespero.

Amo distopias e O CONTO DA AIA está entre meus favoritos, entretanto OS TESTAMENTOS não entregou tudo que prometeu.

Elisabeth.Monteiro 09/09/2023

Os testamentos
Em Os testamentos podemos começar a pensar em esperança para essas mulheres. Tudo começa a ser explicado. Se passam 15 anos, após os acontecimentos em O conto da Aia.

Sinceramente isso se torna preocupante. Os mandamentos de Gilead começam a tornam inquestionáveis. E o governo podemos começar a ver as rachaduras a se formarem.

Além da história de Offred que vimos, vamos poder conhecer de outros ângulos, 3 narrativas distintas, uma delas vai ser a da Tia Lydia, onde participou a instauração do governo de Gilead, como a severa, brutal e mão de aço. Agnes, a filha de um comandante de alto escalão, onde cresceu em Gilead. Daisy, uma adolescente morando no canada perto da fronteira de Gilead, onde conta as histórias horríveis que ouviu sobre o país.

Vamos começar a conhecer melhor como funciona Gilead, a vida das Tias, as crianças que cresceram, como é a escola, as casas. Como realmente cada coisa funciona.

Em Ardua Hall, conseguimos ver como as Tias vivem, como cada uma foi escolhida para a criação das regras. Onde tudo começou. O que cada uma fazia antes do golpe. Elas são as únicas mulheres cultas em Gilead, onde podem ler e escrever.

Com um novo ângulo, podemos ver como é a lavagem cerebral nas crianças que crescem nesse ambiente, as meninas desde cedo aprendendo a seguir todas as regras. As filhas dos comandantes e a nova geração com o resultado do sistema. Muitas destas meninas são filhas roubadas das Aias, outras nasceram das cerimonias com os comandantes e algumas são filhas de esposas.

A autora faz com que você veja os fatos e novas situações, mas principalmente nas reflexões, sentimentos, ideologias e ações que podem fazer mudar tudo.

site: https://www.instagram.com/eli_k4t/

Bru 06/09/2023

Os testamentos
O livro da continuação a história de Gilead. Não nego que no início é bem difícil pois conta a perspectiva de três personagens diferentes. Mas neste meio preciso enaltecer a autora por sua incrível capacidade de fazer tudo se encaixar e se tornar cativante. Nós, leitores vamos descobrindo juntos, e se sentindo parte da história.
Se houvesse mais livros contando histórias sobre Gilead com certeza leria todos.

Julia5751 06/09/2023

FINALMENTE UM REFRESQUINHO!
Adorei a forma de escrita do livro com diversas perspectivas, inclusive dando um entendimento maior do começo de Gilead e as motivações de alguns personagens.
A continuação de O Conto Da Aia teve uma conclusão excelente e um acalento nos corações de quem se aflige com as histórias de Offred. Diferente do primeiro livro, por não estar tão ambientada no novo contexto da hitória, a leitura fluiu rapidamente.

Gleiciane.Aline 06/09/2023

Os testamentos
Depois de não tem uma boa experiência, pela segunda vez, com o primeiro livro, decide me dedicar a leitura deste em busca de respostas.

Neste livro, temos várias visões, tanto de pessoas de dentro da República de Gilead quanto de fora. Aqui, nós deparamos com Tua Lydia, que narra, de forma muito interessante, como foi o início desse regimento e as mudanças que ela, como mulher e juíza, sofreu, além de contar um pouco sobre sua realidade atual. Agnes também se faz presente, uma menina criada em Gilead e que tem como seu único contexto esse, que até então, lhe é normal. Em contraste, temos Dayse, que cresceu do lado de fora e conhece Gilead apenas pelas notícias e histórias que lhe são narradas. Juntas, as três tentarão derrubar esse regime.

Apesar de responder algumas das minhas perguntas, esse livro termina bem em aberto, e eu não sou nada da desses finais assim. A narrativa é melhor do que o primeiro, sem dúvidas, porém com menos ação. Foi uma leitura mediana...

Bruna 03/09/2023

Atwood não me decepcionou com essa continuação maravilhosa do O Conto da Aia.

Esse livro traz o ponto de vista de como foi o início dessa distopia na visão de uma tia, o que foi necessário para se adaptar à nova realidade. Também traz o ponto de vista de duas jovens, uma criada nessa distopia e a outra fora. Como ambas veem as regras desse sistema.

Essa continuação é um fechamento de um ciclo. Complementa, contextualiza e enriquece ainda mais o universo da República de Gilead.

Ansiosa para ver a adaptação no seriado.

Lays91 03/09/2023

Rede de mulheres
Como sempre Margaret Atwood sendo uma autora maravilhosa e surpreendente. Que livro sensacional. A visão dele por 3 mulheres diferentes foi incrível.

paat_pontes 01/09/2023

Margaret Atwood e um mundo que vive nos meus pesadelos
Toda a história que envolvem o mundo de Conto da Aia é um pesadelo para mim, no sentido que eu morro de medo de um dia acontecer e que a gente não consiga fazer nada.

Os Testamentos é uma sequencia digna do primeiro e me prendeu do começo ao fim. Recomendo demais!

Leandro423 31/08/2023

Contém possíveis spoliers
Ótimo livro, algumas pessoas me falaram que era até melhor que o conto da aia e realmente é... ele conta o pós Gilead e como é quem a derrubou.
Ele é bem corrido, sempre escrito em primeira pessoa, flui muito bem.

Juliana.Duarte 30/08/2023

Os Testamentos
Este livro nos mostra o Pós livro 1,
Como se deu inicio Gilead e sua queda
Como uma boa lavagem cerebral nas crianças pode ser eficaz, feita da maneira correta, e me lembrou muito de Como hoje isso de certa forma ainda acontece, quase que como em Gilead.
As tias parecem ser as mais livres, já que "comandam" e "ensinam" as mulheres, mas são tão presas quanto elas.

Qual reflexo desse novo USA no Canada, e como estes tentam ajudar os refugiados e até combater/eliminar Gilead.

Tantas vezes eu me senti com muita vontade de entrar lá ajudar elas, ou bater nelas para acordarem.

Novamente a narrativa deste livro é como seu antecessor. Um grupo de acadêmicos descobre fitas e alguns depoimentos e o compilam num livro, de forma não cronológica.

Evellyn.Laise 30/08/2023

Eu não achei q precisava de uma continuação de o conto da aia, eu estava bem desanimada pra ler esse livro e nossa como me surpreendi! Enquanto o conto da aia foi um dos livros mais arrastados que já li, esse fluiu bem, eu li pouco por dia mas depois q passou ali do começo tava sempre animada pra ler e saber o que ia acontecer. Eu amei a história, amei o jeito que terminou, me apaguei aos personagens, enfim, ainda bem que eu tinha esse livro na estante e me desafiei a ler, ou então podia ter perdido essa ótima finalização para o conto da aia. Agora queria assistir a série, mas tô com medo de não terminar do mesmo jeito e não ter as mesmas coisas, pq foi tudo tão certo que tinha que ser assim kk

Victoria.Bispo 30/08/2023

O defeito è acabar
Queria ler maissss sobre esse mundo que a autora criou, mas vou ter que me contentar com a série. Amei demais e me apeguei a todos os personagens menos a Tia Lydia