Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Taiane.Anhanha 07/08/2023

Surpreendente bom, muito bom!
Assim como coloquei em todo histórico do livro, eu repito: que surpresa boa! Eu não estava dando NADA para esse e ele veio entregar TUDO. Baita narrativa, ideia e roteiro. Ao meu ver, deu de 10 no conto da aia.

O livro segue 3 pontos de vista bem diferentes e sim, no começo vai ser um pouco confuso para se localizar quem tá falando o que e onde. Mas depois que pega o ritmo, minha amiga...só vai! Passei por momentos de raiva, terror, tristeza e ansiedade, juro que esse livro pode proporcionar tudo isso.
Ler o conto da aia é essencial para entender o contexto de Gilead e as problemáticas. Nossa, ti Lídia...nem sei o que dizer. E as duas meninas, só uma palavra: guerreiras.

São relatos de cada uma tão bem escritos que nos transportam para o que cada uma está vivendo naquele momento, parece real. Quando tudo se junto, se linka e faz sentido ? plots legais e inteligentes, não ficam muitas pontas soltas. É um livro que uma passada de pano é necessária.....

O final aaaaaa o final com a conferência e a apresentação das fontes (a historiadora/pesquisadora) aqui dentro de mim, pira akshsksjss

Enfim, baita livro, super indico ?? superou todas as expectativas possíveis e só não dou 5 por uma que outra coisinha que me deixou entediada, o resto perfeito!
Ana Ramos 08/08/2023minha estante
Obrigada pro avisar que eram três pontos de vistas. Eu achava que eram "contos", aí li um capítulo e fiquei, ué essa não é tia que já contou uma história aqui rs ?

Mah Mac Dowell 06/08/2023

Muito bom! Respondeu todas as perguntas de ?O Conto da Aia?, que inclusive deve ser lido antes desse livro. Narrativa incrível. Você mergulha na história. Gostei muito mesmo. O plot também maravilhoso, quando tudo se encaixa. Amei. Muito bom mesmo. Recomendo super.

Dani (@danimoura1) 05/08/2023

Início do fim...
Confesso que imaginava outra história... Afinal, é a continuação de "O Conto da Aia". Os horrores de uma ideologia teocrática, ainda estão aqui, bem como a hipocrisia dos fiéis adeptos à este movimento. Porém, achei o "início do fim de Gilead" muito imaginativo e fora da realidade. Acho que funciona mais para ficção.

Não deixa de ser um livro querido e minha admiração à Margareth Atwood continua intacta. Amei as perspectivas de personagens impactadas pela mesma ideologia, mas com vivências diferentes, isso enriqueceu muito a obra e respondeu perguntas deixadas no primeiro livro.

Recomendo.

@biblio.sah 04/08/2023

Ou é Gilead, ou é Deus, os dois não dá
Os Testamentos, de Margaret Atwood, me levou de volta ao distópico mundo de Gilead. A narrativa se desenrola em três pontos de vista, fornecendo uma visão alternada dessa sociedade opressiva que conhecemos em O Conto da Aia.

O livro é dividido pelos testamentos de tia Lydia, Agnes e Daisy, cada uma em um canto da história mas que acabam se convergindo. A trama habilmente equilibra suspense e revelações emocionantes, culminando em um final arrebatador que responde a várias perguntas pendentes do livro anterior.

Ao explorar a profunda corrupção e a luta pelo poder em Gilead, Os Testamentos captura a essência da natureza humana e a resiliência do espírito humano. Lydia, especialmente, emerge como uma personagem fascinante, revelando sua trajetória e motivações secretas. A jornada de Agnes, enquanto cresce em um ambiente extremamente repressivo, retrata a vulnerabilidade da juventude em um mundo implacável. E Daisy, uma jovem ousada que busca respostas sobre suas origens, personifica a esperança em meio ao caos.

A autora continua a expor as questões sociais e políticas de nossa própria realidade através das lentes da ficção, fazendo-nos refletir sobre temas como feminismo, autoritarismo e religião. Uma leitura obrigatória para todos os que apreciam ficção distópica de alta qualidade.

Tatiana 02/08/2023

A continuação e desfecho do primeiro livro (O Conto da Aia) traz uma leitura fácil. Detalha, através dos relatos de tia Lydia, o submundo de Gilead com o comprometimento das altas patentes, assim como a rotina das mulheres durante o regime totalitário. O final foi bem surpreendente.

cowwboylikeme 30/07/2023

Louvado Seja
Não consegui deixar de lado um momento se quer. A história é bem mais interessante que a maioria das sequências e foi muito boa de ler

_ingriidmartins 29/07/2023

Deixou a desejar.
Acho que O Conto da Aia deixou uma grande expectativa para Os Testamentos, e confesso que acabei me frustrando.
Não sei o que exatamente eu esperava, mas não curti muito esse desfecho. Na verdade, não foi o término em si, mas sim a forma como a história transcorreu.
Enfim, não é ruim, mas também não chegou ao patamar do primeiro volume!

milenavifer 29/07/2023

Impressionante
Com certeza não foi a história que eu esperava quando comprei mas foi tão emocionante e chocante quanto eu esperava que fosse.

aniss_clariss 28/07/2023

Bah que livro bom, sem dúvidas uma otima continuação de "O conto da aia", mesmo não sendo com a mesma protagonista. amei

Vivi 25/07/2023

Gostei muito, achei O conto da aia melhor, mas este também é um livro bom e bem elaborado. A escrita prende bem a atenção até a última página.

Mari 25/07/2023

Margaret conseguiu concluir ?O conto de aia? perfeitamente nesse livro. Foram 35 anos entre as publicações e acredito que não poderia ter sido melhor esse tempo de maturação da história.

Lembro que li ?O conto de aia? extremamente rápido e na sequência assisti a série. Estava com receio de ler ?Os testamentos?, mas foi surpreendentemente bom - me iludi em achar que poderia ser diferente disso.

Não deixe de ler os dois e não deixe de assistir a série, que inclusive foi muito bem construída (apesar das 1001 possibilidades que o livro abre) e elogiada por Margaret.

yaslendo0 24/07/2023

???
A mãe era nada menos que A MÃE. A informante A ÚLTIMA pessoa que você imaginaria no início. Um clássico ganhando uma sequência digna.

spoiler
"Em memória da amada
Becka, Tia Immortelle.

Este memorial foi erigido por suas irmãs
Agnes e Nicole
e sua mãe, seus dois pais,
seus filhos e seus netos.
E em reconhecimento aos serviços inestimáveis prestados por T.L.

As aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam notícia do assunto.
O amor é forte como a morte.?

Sabrina.Parenza 23/07/2023

Que continuação!
Eu já tinha me apaixonado com o Conto da Aia, mas ler essa continuação foi absurdamente incrível. Me apaixonei ainda mais pela história criada, por como a Margaret apresenta personagens, como no fim eu consegui entender e ter empatia por todas. Sensacional!

"Você pessoalmente nunca teria feito as coisas daquele jeito! Mas você pessoalmente nunca precisou fazê-las."

Marcia.Segtowich 23/07/2023

Os Testamentos, de Margaret Atwood, é a continuação de O Conto da Aia. Escrito cerca de 30 anos após o primeiro livro, motivado pelo sucesso da adaptação feita pela HBO.
O livro narra a história da República de Gilead por uma nova perspectiva, 15 anos após os acontecimentos narrados por June.
Desta vez, os relatos de três mulheres (uma tia fundadora, uma jovem filha de comandante e uma adolescente que vive no Canadá) se entrelaçam, levando o leitor a um passeio pela história de Gilead desde o golpe que levou à sua criação até as primeiras rachaduras que podem levar à implosão desse sistema totalitário aparentemente inabalável. Será que o plano meticulosamente elaboraborado por uma de nossas narradoras cumprirá seu papel?