What You Can See from Here

What You Can See from Here Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

chungkinggirl 07/01/2023

"Você inventou o mundo." "Não, foi você."
A premissa do livro é exótica e chama atenção: toda vez que Selma sonha com um ocapi, animal estranhíssimo, alguém na cidade alemã de Westerwald morre.

Narrada por Luise, neta de Selma, a trama percorre todos os habitantes da cidadezinha e faz com que nos apaixonemos por eles mesmo sem querer.

Quando a história começa, a impressão é que esses personagens são meros rascunhos de si mesmos, seus nomes não revelam nada e não é possível saber quem são exatamente e qual sua importância, mas, lentamente, a narrativa trata de lhes dar corpo, de enriquecê-los, e o que era simples rascunho inacabado se torna uma imagem completa e definida.

Sem falar que os eventos aparentemente desconexos e sem revelância assumem ares de grande importância na totalidade da narrativa.

Reviravoltas, diálogos inusitados, humor seco, dores escondidas e verdades do instante derradeiro fizeram dessa história um evento na literatura. Mexeu comigo de uma maneira que eu já esperava, mas para a qual eu não estava preparada. Esse livro descobriu algo em mim e agora eu não sei como esconder novamente.

Vitória Marcone 31/12/2022

Que delícia de leitura.
A autora consegue abordar um tema pesado e sofrido de forma leve e divertida, despertando as mais diversas emoções.

Thaís 29/12/2022

Sensível
É um livro muito sensível. Sabe quando os autores super descrevem um lugar e vc se sente como estando lá? Então, esse livro faz isso com a forma de agir das pessoas. Então você conhece os personagens por uma ótica que te aproxima demais deles. Achei o tema abordado muito sensível também. Não é um livro pra ser sem atenção.

carmen.fogaca 28/12/2022

O sentido do amor
Selma viu um ocapi e um turbilhão de coisas começou.
Martin , Palm, o oculista, papai , mamãe e Alasca, sim o dog Alasca. Todos estavam ali. E o tempo passou, eu senti o tempo passar também, vi muito da vida Luise em mim. Mas eu ainda não encontrei o meu budista. Eu não tive uma Selma e nem um oculista na minha vida . Mas tive uma mãe maravilhosa e um mestre em muitos sentidos. Mas não quero ver nem sonhar com um ocapi. Não. Nunca.

fev 17/12/2022

Um carinho em forma de leitura
4,25

"O dia em que Selma sonhou com um ocapi" é sem dúvida uma das leituras que mais me trouxe conforto esse ano. Não só pelo momento que estou passando, mas por mostrar o poder das relações. As inúmeras gotas de realismo mágico espalhado pela história e forma de narrar da autora faz com que tudo quase se torne lúdico. Apesar das tragédias e tristezas há espaço para o amor, o acolhimento, o companheirismo. Os personagens dessa pequena cidadezinha nos traz grandes lições sobre a vida. Com certeza uma das melhores leituras do ano. Recomendadíssimo. É um sopro de bem-estar.

Luciana.Tolentino 08/12/2022

Uma história sobre família
Uma escrita fluida e muito prazerosa com elementos nada previsíveis que conta a história de Selma e Luise e sua enorme família nem sempre ligada por laços de sangue.
Um livro sobre acolher e cuidar e não desistir do outro.

Paty 07/12/2022

Consegui pegar o ritmo da leitura mais para o meio do livro, antes eu estava arrastado. Mas no geral foi uma leitura muito boa, adorei a escrita da autora. Ela faz um uso maravilhoso de metáforas e conseguem interligar vários elementos que vão aparecendo ao longo da história. Os personagens são maravilhosos, principalmente o oculista e a Selma, e achei uma história diferente do que estou acostumada. Vou sentir saudades dos dilemas da Luise e seu amor quase inalcançável.

Paula.Carvalho 03/12/2022

Lindo demais
Queria que não tivesse acabado... queria passar mais tempo com cada um dos personagens... um livro simplesmente cativante

Isa 02/12/2022

Sinfonia de vida
Terminei o livro essa madrugada e demorei pra conseguir vir escrever. Eu simplesmente amei. Tocou em lugares pessoais pra mim de un jeito muito bonito. Até a história de amor é bonita. É a vida de um jeito bonito e mágico (entendam como quiser). É um dos meus favoritos, sem dúvida.

"?Tenho a sensação de que alguém, espero que com a melhor das intenções, sentou-nos nas extremidades de uma mesma mesa. Só que a mesa tem nove mil quilômetros de comprimento (nesse caso, talvez seja apropriado falar de uma mesa gigante), e, embora a gente não se veja, sei que você está do outro lado dela.?"

Tamara.Mencucini 28/11/2022

A forma como o livro trabalha a ansiedade dos habitantes da cidade em razão do sonho de uma das moradoras, bem como a maneira como cada um lida com seu luto traz encanto à história. Porém, as singelas aventuras não foram suficientes para prender minha atenção. Por vezes deixei o livro parado e retomei a leitura após meses.

Natalia 11/11/2022

Perfeito para retomar o hábito de leitura
Leve, com personagens cativantes e uma história que aquece o coração. A forma que a escritora conta os acontecimentos é muito interessante, com uma ternura como se tivesse muito carinho por cada um dos personagens, e com detalhes que fizeram minha imaginação voar. Como ela mesma diz, é sobre o amor mesmo nos momentos difíceis, então me vi em muitos capítulos sofrendo e me sentindo confortada pelos próprios personagens. É um bom livro para ler quando se perde o hábito de leitura, pois é fácil e prende o interesse rapidamente. Ganhou um lugar especial na minha estante!

camila1856 18/10/2022

resenha
livro maravilhoso, não imaginei que seria lindo assim. os sentimentos que o livro passa ao longo dos capítulos, principalmente sobre a perda, me fizeram chorar várias vezes. virou um dos meus favoritos.

Carol 25/09/2022

não sei exatamente o que falar desse livro
era algo que estava interessante e logo ficava chato, confuso e instigante ao mesmo tempo
o desenrolar dos fatos foi uma loucura, eu me perdia no tempo e demorava à localizar

Perdida_nas_Estrelas 18/09/2022

Pura sensibilidade!
Neste livro acompanhamos a vida de Luise, uma menina de 10 anos que mora numa cidadezinha alemã chamada Westerwald, e sempre que sua avó, Selma, sonha com um ocapi alguém de lá morre nas próximas 24 horas. Então, a partir de quando Selma sonha com um ocapi pela terceira vez em sua vida toda a cidade fica em alerta, começam os arrependimentos ou em alguns casos amores secretos são revelados. Em uma segunda parte do enredo Luise já é adulta e convive com as consequências do que ocorreu no passado, Selma e o oculista (melhor amigo da avó) estão sempre presentes na vida de Luise e participam de suas escolhas.
Gente, o que dizer dessa obra?! Eu me envolvi tanto nesse enredo e a todo tempo imaginei que se fosse um filme seria muito colorido. A estória é engraçada, é sensível num nível absurdo e me fez chorar horrores; é tão simples e é assim que a autora consegue te puxar para aquele local junto daquelas pessoas maravilhosas e humanas que eu me apeguei muito a tudo ali. Me apeguei principalmente ao oculista, ao Alasca, e à Selma! Sinto medo agora de entrar numa ressaca literária e demorar pra sair, me acabei de chorar, foi uma experiência linda demais e o melhor de tudo é que não esperava, no fim, sempre digo que é melhor não gerar expectativas ???
escritoriando 05/01/2023minha estante
o que você entendeu do final? terminei agora e não sei se entendi esse epílogo? se mudar me mandar mensagem te agradeço HAHAAHA

sara320 27/08/2022

ocapis, família e vida.
atualmente a obra é uma das mais marcadas da minha estante, isso se não for a campeã em número de trechos destacados. praticamente em todos os capítulos são encontradas passagens extremamente bonitas, poéticas e tocantes. não querer enrolar pra o livro de mariana leky terminar mais devagar é impossível - quanto mais temos contato com ele menos o queremos deixar. minhas vontades de viver e de encontrar o bicho com pernas de zebra ao vivo só aumentaram com o dia em que selma sonhou com um ocapi.