Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Vitor 02/07/2020

Uma excelente reflexão sobre o que vivemos atualmente e um ótimo guia de conteúdos para se aprofundar mais.

Cleber 22/04/2020

Simplesmente Maravilhoso
Excelente livro que ajuda a desvendar algumas mentiras dessa onda ceticista e a teoria da conspiração que tanto atrapalham a nossa história.
Vale apena ler cada capítulo. Muito bom mesmo.

Kelly Dias 30/04/2020

Meteoro Brasil nunca decepciona
É incrível como em pleno século 21 este livro é extremamente necessário, eu queria poder dizer que foi escrito para os adolescentes entenderem um pouco do mundo, mas infelizmente não é apenas para eles, tornou-se essencial a todos. Nesta época em que o obscurantismo, a anticiência, a pós-verdade e as notícias falsas estão em alta e crescendo, este livro expõe as principais falácias conspiracionistas que ameaçam os avanços conquistados pela humanidade nos últimos séculos, nos provocando a refletir sobre a realidade que nos cerca.
Além das desconstruções dos cenários ficcionais criados por uma pseudofilosofia capaz de influenciar a política nacional, o livro traz muita informação interessante é bastante útil mesmo aos que estão totalmente esclarecidos. A dinâmica é interessante e o conteúdo flui com naturalidade.
E tudo isso é abordado pelos autores com a mesma doçura com que fazem em seu canal; ao ler o livro é possível "ouvir" a voz da Mulher Mais Sábia e do Cara Mais Simples.

Talita 04/05/2020

Me sinto bem menos idiota... Hehehe
Sensacional o trabalho do pessoal do Meteoro, desmentindo teorias de conspiração e ajudando a desenvolver nosso senso crítico.
Recomendo tanto o livro, quanto o canal deles no YouTube. Conteúdo que faz a gente pensar e refletir é sempre bom!

Branco Junior 12/05/2020

Necessário para entender onde nos metemos
Num universo de respostas fáceis, onde tudo se resolve com teorias da conspiração e pensamentos rasos, o autor vai a fundo derrubando cada uma das bases que sustentam o reacionarismo político dos nossos dias sombrios. Pode ser cansativo em alguns momentos, mas a persistência na leitura vale a pena.

Vitor Messias 13/05/2020

Excelente livro. Aborda as 24 principais teorias da conspiração que dão base ao governo Bolsonaro e que a sua maioria são propagadas por Olavo de Carvalho

Luiz 31/12/2019

Para sobrevivência
Em tempos tão sombrios um livro desses além de útil - rebatendo ignorância com a mais límpida ciência e argumentação - é uma forma de respirar melhor, de entender que a realidade não se perdeu por completo.

Otavio.Arruda 25/05/2020

Leitura obrigatória
Se, por um acaso tens familiares ou amigos adeptos da pseudociência, este livro é uma indicação de obrigatória! Se não, também!

O livro traz as principais teorias conspiratórias, difundidas pelo Astrólogo e prolixo pseudo-intelectual que mora na Virgínia, de uma forma clara e objetiva, relatando sua origem e transformações ocorridas para absorção por parte da sociedade brasileira.

Thalles 31/05/2020

Desmistificando teorias conspiratórias
O livro é um apanhado das principais teorias conspiratórias (aka "mentiras") propagadas pelo Olavo de Carvalho. É uma obra muito necessária no momento atual da política brasileira, que está sendo guiada por essas mentiradas.
Em cada capítulo do livro é apresentado um factoide e a respectiva verdade. Os autores não se aprofundam muito nos tópicos mas as explicações são claras e objetivas. E tem sugestões de leituras, filmes e jogos no fim de cada capítulo para a pessoa que quiser se aprofundar. É bom lembrar que NÃO se trata de um livro-resposta ao "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota" nem a nenhum outro livro ou artigo do citado filósofo. A ideia aqui é argumentar contra as FALAS equivocadas do Olavo. O livro cumpre bem esse objetivo. Embora dê para achar no google, os autores poderiam ter colocado sites e links das falas do Olavo.

Giovanna 01/06/2020

Uma leitura necessária!
Há tempos venho me perguntando como é que chegamos até aqui. Por que é que as pessoas acreditam em coisas absurdas, como mamadeira erótica? Como foi que elegemos quem hoje nos governa? E esse livro veio justamente dar essas respostas, e muitas outras, como de onde foi que tiraram a história da existência da URSAL, e o porquê que em pleno século XXI ainda temos que debater que não, a Terra não é plana. A escrita é simples, mesmo trazendo dados científicos, e por vezes ácida. Ao fim dos capítulos sempre há a recomendação de outros materiais para assistir, ler ou jogar, uma vez que os próprios autores não têm a pretensão de serem os donos da verdade.

Henrique 25/12/2019

Necessário
Ao ver o título desse livro, pensei que se tratava de uma sátira. Definitivamente, não é. É um soco no estômago para quem quer manter um mínimo de sobriedade em meio a esse turbilhão de loucura que estamos inseridos.

Wellington 16/06/2020

Leitura indispensável
Se pudesse resumir o livro por meio de uma breve citação da própria obra, eu escolheria este trecho: ?(...) um problema desse momento histórico é o uso radical da mentira como ferramenta política? (p. 269).
A obra é uma leitura indispensável para se entender as ideias que estão determinando as políticas públicas no Brasil. Texto leve e de fácil leitura, embora muito bem embasado teoricamente.

Lisa 17/06/2020

fortaleça seu sistema imunológico mental
Eu estava no twitter dos autores no dia em que eles sugeriram que queriam escrever um livro cujo título precisava ser "Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota". Automaticamente vários seguidores começaram a marcar as contas de editoras ali, para mostrar à elas o potencial que esse título teria. Não deu outra! Pouco tempo depois já estava disponível nas estantes e eu quase cai para trás quando li o conceito histórico e social do IDIOTA.

Impressionante como os autores foram fundo nas ideias conspiracionistas que embalam a "nova" política brasileira. Acho indispensável a leitura para quem quer entender de onde saem as ideias desses políticos seguidores de Olavo de Carvalho.

Tiago Bessa 30/06/2020

Trecho
Não se sabe se haverá um pós-pós-verdade. Alguns autores são mais otimistas que outros. Foi Hannah Arendt quem nos disse, em 1971, que o mentiroso jamais poderia encobrir toda a imensidão da realidade factual, “ainda que arregimentasse o auxílio de computadores”. Essa, segundo Arendt, é a lição que nos deixam os autoritarismos do começo do século XX: por mais assustadoras que tenham sido suas consequências, o obscurecimento duradouro da realidade jamais foi uma delas. Não importa quão poderoso seja o empreendimento político antirrealidade, e não importa quão avançadas sejam as ferramentas que ele usa: enquanto houver uma única testemunha consciente dos meios pelos quais essa técnica opera, seus objetivos jamais estarão plenamente cumpridos. Essa testemunha é você.

Lara 30/06/2020

Extremamente necessário
O livro nos coloca diante de teorias da conspiração e fake news dos mais diversos tipos e nos elucida sobre a verdade dos fatos.
Em muitos momentos me peguei rindo de nervoso.