Gastaria Tudo com Pizza

Gastaria Tudo com Pizza Pedro Duarte

Resenhas - Gastaria Tudo com Pizza

Bia 08/09/2021

Um ótimo livro pra sair da ressaca literária.
O livro conta a história de Bob que a todo custo tenta engatar uma máquina de viagens no tempo/espaço/dimensão até enfim conseguir. E também tem a Nina, que por um grande acaso "invade" a vida do Bob.
É uma leitura leve sobre ficção científica e achei legal porque parte da história se passa no Brasil e também o lado científico é explicado de forma fácil para que qualquer leitor entenda.
Em alguns momentos chega a ser engraçado as situações que os personagens se metem, mas no final tem uma reflexão importante sobre o objetivo de vida que temos (ou não temos).

Gustavo Kamenach 31/03/2022

História leve, porém esquecível
Gastaria tudo com pizza é um livro de sci fi de leitura leve, por vezes divertida
Porém não entrega nada de memorável ou algo que impacta o leitor. Curti a criatividade do início de cada capítulo, que vem escrito de maneira estilizada fazendo você conjecturar o motivo de tal apresentação. De maneira geral foi divertido acompanhar a história de Bob e sua máquina de escrever azul bebê.

Adriano 15/12/2022

"Gastaria tudo com pizza" é antes de tudo, um livro divertido. Pedro Duarte nos oferece uma ficção científica despretensiosa, com claras inspirações em "O guia do mochileiro das galáxias", e no estilo inconfundível de escrita de Douglas Adams.
Um ponto que merece destaque também é o projeto gráfico, com ilustração e elementos textuais que casam muito bem com a proposta, além de uma capa que brilha no escuro (algo de certo modo desnecessário, mas ainda assim bem interessante).

Ju1410 19/10/2023

Perfeito
Eu adorei esse livro. Ganhei ele de uma amiga no meu aniversário e eu adorei. Um livro nacional de ficção científica que foi muito bem escrito, os personagens são incríveis também, me identifiquei muito com eles. Super recomendo esse livro

Aline.Moraes 06/05/2020

História simples, sem muitas reviravoltas, porém divertida e bem doida. É um bom estímulo pra imaginação...

Gramatura Alta 04/06/2021

Bob passa oito anos criando uma invenção que pode mudar o mundo: uma máquina que possibilita viagens entre o espaço e o tempo. Ou seja, a capacidade de conhecer novos mundos, novas dimensões, ou mesmo a própria Terra em um tempo diferente, no passo ou no futuro. E a carcaça dessa invenção, é uma simples máquina de escrever azul.

Após realizar o primeiro teste, ele meio que se atrapalha e quebra a máquina. No tempo que leva para consertá-la, com a ajuda de Nestor, um escritor que perdeu sua inspiração e que vende as peças que Bob precisa, ele conhece Nina, uma repórter em busca de uma matéria que poderá mudar sua vida, é atacado por pequenas criaturas que explodem ao bater a cabeça, e perseguido por uma espécie de policial do espaço-tempo, o Capitão Zero, que almeja descobrir como a máquina de Bob pode ser melhor do que a existe em seu mundo.

GASTARIA TUDO COM PIZZA é uma aventura descompromissada, simples, rápida, que diverte pela construção do humor em cima do absurdo e do ilógico. A narrativa se encaixaria perfeitamente em alguma antologia de ficção-científica, devido às poucas páginas, aos personagens não possuírem um desenvolvimento, à história começar após algo já ter acontecido e terminar sem uma conclusão do que poderá acontecer. Como um livro independente, apesar de divertido, deixa a sensação de que poderia ter sido muito melhor.

De Bob, Nina, Nestor, Capitão Zero, e outros que aparecem rapidamente, não conhecemos praticamente nada, a não ser a profissão, de alguns apenas, e as motivações superficiais sobre o que pretendem. Bob é um cara insatisfeito com a vida, sem perspectiva, que desperdiça a inteligência e oito anos da vida criando uma máquina para servir de meio de viagem para relaxar. Ele conhece diversos mundos, criaturas incríveis, e a única coisa que aprende, é sobre a vontade de voltar para a Terra e comer uma pizza.

Nina encontra a matéria que poderia mudar sua vida, mas deixa tudo para trás, ou pelos menos parece que deixa, por nenhum motivo. O único que, talvez, consiga algum aprendizado, é Nestor. Mas, mesmo assim, sem passar por qualquer experiência transformadora. Ele apenas conhece Nina, ouve algo que ela conta, e retoma sua vontade de escrever.

Na verdade, das 220 páginas de GASTARIA TUDO COM PIZZA, em 200 páginas, praticamente nada acontece, a não ser personagens atravessando portais de um lado para o outro, com encontros e desencontros, que não evoluem em nada a história. Apenas nas 10 últimas páginas, Bob realmente faz algo, viaja por mundos em apenas 4 páginas, e retorna para comer uma pizza e ir ao banheiro. E o livro termina.

GASTARIA TUDO COM PIZZA não é uma história ruim, é divertida, tem tiradas engraçadas, algumas delas já vistas em outras obras, como as criaturas aterrorizantes que atacam Bob, mas que são da altura do joelho dele, ou seja, sem perigo nenhum, como acontece de forma parecida no segundo filme de STAR TREK. Mas, como disse, poderia ser muito melhor se o autor tivesse usado o tema para abordar de forma mais profunda seus personagens e a invenção de Bob.

De qualquer forma, a edição está bastante caprichada, capa dura, com tinta fluorescente nos destaques, e a diagramação é criativa. Vale a leitura pelo preço? Acho melhor você esperar uma promoção…

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/06/04/gastaria-tudo-com-pizza/
vulgo_leitora 02/07/2021minha estante
Aaaa eu esperei a promo paguei 26,05

Dudu 05/09/2022

Livro de ficção científica misturado com comédia non-sense.

Leitura bem despretensiosa, repleta de humor e reflexões sobre a vida, bem ao estilo de Guia do Mochileiro das Galáxias.

Gabriela Gonçalves 28/10/2020minha estante
meu deus hahaha resumiu tudo!! fui com muita expectativa e quebrei a cara

Mary 11/01/2021minha estante
ajdaskhdkjshdkj mds, resumiu muito
ainda assim, adorei o livro! acho que era o que eu tava esperando msm... :D

Gustavo.leão.3D2Y 02/06/2022

Pedro Duarte representando os brazuca
Esse livro é muito lindo, ele foi um livro que funcionou pra mim de uma forma tão esplêndida justamente por eu estar no momento de ler ele. É um livro leve mas que as vezes faz você pensar sobre algumas coisas.

O protagonista do livro (bobBr) pra mim foi muito bem escrito. Nós conhecemos quais são as suas motivações e até simpatizamos com ela, além do mesmo ter um ótimo desenvolvimento de personagem.

Os personagens secundários também não ficam atrás porque são tão carismáticos quanto o próprio bob. A Nina é simplesmente fantástica, sendo muito cativante fazendo uma bela dupla com bob.

O livro não tem meio que um vilão mas no decorrer do livro vão aparecendo antagonistas para dar uma chacoalhada no livro. No meu ponto de vista, essa foi uma parte do livro que deixou um pouco a desejar mas, mesmo assim eles ainda cumprem bem o papel.

Eu gostei muito dos elementos narrativos do livro como um todo. O fato da máquina ser desbloqueada com um palavrão, as dimensões para qual eles vão e etc.

A escrita do autor é simplesmente perfeita e cativante. É uma escrita leve, rápida e divertida. O humor do livro é muito bom, me arrancando risadas em diversas partes do livro.

No começo do livro eu pensava que ia ser um livro de batalhas galáticas e tudo mais, porém quando eu percebi que o livro não tinha isso como proposta mas, sim um cara que tá buscando um sentido na vida viajando dimensões, o livro passou a ser muito mais estupendo do que já estava sendo.

Rafael.Luna 04/09/2020

Meu deus que livro gostosinho de leeeer, engraçado, descontraído, leve...
Adoro o Ruben, é isto

Giovanna Batalha 04/09/2021

É divertidinho, mas não leva a lugar nenhum. O livro se resume a abrir portal e fechar portal sem que nada realmente aconteça.
Hum 03/12/2021minha estante
Grande demais para mentes pequenas

anisios 17/04/2021

um pouco raso de desenvolvimento mas divertido
Curto, mas divertido. Com a pegada de Douglas Adams mas sem grande pretensão de emular seu característico humor ácido e de debochado. Uma história pouco desenvolvida aos personagens, alguns rasos, mas um enredo que sustenta a atenção do leitor. Se fosse melhor desenvolvido o plot e o hiato de "10 anos" de Bob teria sido o ótimo fechamento.

Carol 10/12/2021

Não imaginava
Gente, primeiramente preciso dizer que me surpreendeu pra caramba. Eu comprei esse livro pq tava na promoção na Amazon pela metade do preço e eu gosto muito de pizza então juntei o útil ao agradável e comprei, mas nunca tinha visto nada sobre, não conhecia o autor, não sabia sobre oque se tratava, enfim, foi muito as cegas.

Não me arrependi nem por um minuto de ter comprado, inclusive durante a leitura eu sai da cozinha pra ler no meu quarto e ao apagar a luz eu descobri que o livro brilha no escuro, oque me deixou mais feliz ainda.

É um livro escrito por um autor nacional, tem a capa mais maravilhosa que já vi, que brilha no escuro, tem imagens no meio da história. Só coisa boa!

A história é sobre um cara com uma máquina de escrever, que viaja pelo universo e posso dizer que não é um livro pra vc aprender sobre física quântica e os raios todos, é mais um livro pra se distrair, um tipo de sci-fi pra quem não entende nada de viagens no tempo.

Pra mim foi super ótima a leitura e tem a pegada de ser o livro que eu vou carregar na bolsa pra ler em qualquer momento do dia em que eu precise de uma distração.

Gabriela Gonçalves 28/10/2020

Fui com muita expectativa! Não é ruim, mas também não me marcou muito
Eu comecei a ler esse livro com muita expectativa e acabei quebrando a cara. A história, apesar de mexer com viagem no tempo e outros assuntos, é bem simples. A questão é que o livro cumpre o que promete, mas eu não gostei tanto.

Acho o Bob um personagem sem sal e não me importava com nada que ele fazia. Mas dentro da história ele precisa ser assim, ele é uma pessoa inconformada com a vida que leva, que não é feliz e desesperadamente quer ir para longe, para algum canto. É claro que ele precisa ser retratado dessa forma. Gosto do livro quando o autor coloca várias ironias no texto. A ironia que o Nestor é retratado é muito interessante.

É um livro que não tem muita pretensão e que acerta exatamente aí. É uma história simples que não tem a obrigação de ser séria e o autor entrega isso. Por um lado é genial, mas para mim não funcionou muito. Eu gostei, mas não gostei. É uma história que não me marcou mas, ainda assim, ela consegue cumprir com a proposta pensada pelo autor. É estranho isso, esse sentimento. E livros desse tipo são mais difíceis e complexos de avaliar. Eu procuro sempre entender qual é a proposta do autor com aquela história e, para esse livro, acho que a proposta foi entregue de maneira genial. Entretanto, a minha experiência de leitura não foi tão boa assim, e acabei não gostando tanto da leitura.

NandoFilter 26/09/2021

Diversão do início ao fim
Gastaria Tudo com Pizza me remete aos livros clássicos de ficção científica, abordando viagem no tempo, multiversos e crises existenciais. Tudo isso com um toque de humor, igual O Guia do Mochileiro da Galáxia. É um bom livro para se divertir e tirar a mente do lugar