O Professor Charlotte Brontë

Resenhas - O professor

Josiane.Castro 16/09/2021

Romance de Charlotte Brontë
Primeiro romance escrito por Charlotte Bronte. Uma delícia de livro em que o jovem William Crismworth trabalhando como professor numa escola para meninos , conhece a diretora da escola vizinha que tenha impedi lo de encontrar o verdadeiro amor . Relação entre o poder e o desejo sexual . Escrito nos anos 1850

Menma 15/10/2022

RESENHA O PROFESSOR
📚 "O Professor" é o primeiro livro escrito pela autora inglesa Charlotte Brontë, contudo os editores da época acabaram se recusando em publicá-lo e ele só veio a realmente ser publicado dois anos após a morte da autora. Contudo, essa foi a obra que serviu de molde para "Villete".
📖 A história de "O Professor" tem como protagonista William Crimsworth que inicia o enredo contando a respeito de uma carta enviada para seu amigo Charles, na qual ele conta a respeito de ter negado uma proposta de seus tios para se tornar clérigo e casar com uma de suas primas, e o encontro também deste com seu irmão Edward. William passa a trabalhar para Edward como escriturário, no entanto esse não o trata como irmão e sim apenas como um empregado e muito friamente. Durante um jantar na casa dos Crimsworth, William conhece Mr. Hunsden, que vai a cada encontro lhe abrindo os olhos sobre as atitudes de Edward e seu futuro, até o momento que William pede demissão e acaba indo para Bruxelas por recomendação de Mr. Hunsden. Em Bruxelas William arranja um emprego como professor em um pensionato de garotos e logo depois também num pensionato vizinho voltado para garotas que é dirigido por Mademoiselle Reuter, que acaba despertando sentimentos em William.

[...]

CONTINUE A LER A RESENHA NO BOOKGRAM @louca.doslivros

site: https://www.instagram.com/p/Cjq4cunLN-P/

Carol Passinho 12/12/2022

O Professor
Há poucas autoras que me fazem amar tanto seus livros a ponto de querer conversar por horas sobre a sensação maravilhosa que é ler os livros de sua autoria; a Charlotte Brontë sempre me surpreende e nunca decepciona.
Esse é aquele tipo de livro que eu gostaria de ter lido aos 15 anos, com a sensibilidade literária que tenho hoje, e que darei para os meus filhos lerem.

Fernanda631 05/07/2023

O Professor
O Professor foi escrito por Charlotte Brontë e com data da primeira publicação em 1857.
Aqui os personagens são todos a frente do seu tempo, a sua maneira simples, tentavam alcançar a tão almejada felicidade, diferentemente de Jane Eyre onde eles viviam reprimidos pelos ditames da sociedade.
A fantasia envolvendo professor faz parte do imaginário de muitas alunas, inclusive na biografia da autora, dizem que ela se apaixonou por Constantin Heger, que dirigia juntamente com sua esposa, o internato para meninas onde Brontë ensinava inglês em Bruxelas, e que foi a fonte de sua inspiração para o livro, o que torna a leitura ainda mais interessante.
Para a autora, um herói deveria passar pela vida trabalhando, da mesma forma que homens reais o fazem, sem aceitar nem uma moeda que ele não tenha merecido. Assim nasceu William Crismsworth, um órfão inglês criado por tios aristocráticos, foi educado em Eton, e durante os dez anos que lá ficou, não teve mais nenhum contato com seu irmão mais velho, que soube, ter enriquecido no comércio.
Por não se entender bem com os tios, depois de formado pediu um emprego ao irmão mais velho. Chegou cheio de entusiasmo e alegre, mas encontrou um irmão frio e distante, que, entretanto, lhe arrumou o emprego, mas não o convidou a morar na sua mansão. Sem desanimar William alugou um pequeno quarto e estava determinado a provar ao irmão que era um bom trabalhador, mas embora se esforçasse, sempre era depreciado pelo irmão, até que a situação se tornou insuportável e ele, assim, aceitou a colocação de professor numa escola para meninos em Bruxelas, Bélgica.
Lá a situação mostrou-se mais favorável ao jovem. Adaptou-se bem ao novo trabalho e seu quarto tinha uma janela vendada porque dava de frente para o jardim de um internato feminino, inclusive a diretora deste estabelecimento estava precisando de um professor de inglês e contratou William, que se animou com a novidade de dar aulas para moças.
A trama é narrada pelo próprio William, que vai descrevendo os personagens como ele os vê, inclusive fazendo-lhes a análise de caráter. Ao frequentar o internato das meninas, mesmo não se achando um homem bonito, era jovem e precisou se impor para obter o respeito de suas alunas. Percebeu um certo interesse da diretora, Zoraide Reuter, em sua pessoa. Lá conheceu uma jovem professora de costura, Frances Evans, que ele já tinha reparado em sua dificuldade de se impor perante as ricas alunas, devido a sua posição social inferior. Animou-se em ajudá-la a superar esta barreira.
Como mencionado este livro é narrado na primeira pessoa, este romance convida-nos a acompanhar a “educação sentimental” do jovem Crimsworth que já citado é o protagonista, que sobrevive à orfandade e à penúria e viaja até à Bélgica à procura de uma oportunidade para fazer valer os seus conhecimentos e boas maneiras. No colégio interno para meninas, um meio onde nem toda a gente é aquilo que parece, o protagonista vive a ilusão e o desgosto de uma paixão não correspondida. No entanto, a sua coragem, persistência e religiosidade acabarão por fazê-lo descobrir, após alguns enganos e desencontros, o verdadeiro amor. Este seria um resumo básico da obra.
Pude observar no livro a ânsia dos protagonistas de vencerem barreiras impostas pelas diferenças sociais e culturais, e todo este rico contexto me levou a apreciar cada parte da leitura. Charlotte Brontë não se absteve de alfinetar seus conterrâneos ingleses.

Pandora 04/10/2019

O Professor foi escrito antes de Jane Eyre e enviado primeiramente junto com os livros escritos por suas irmãs: O Morro dos Ventos Uivantes (de Emily) e Agnes Grey (de Anne), e depois separadamente; foi rejeitado por muitas editoras e só foi publicado após a morte de Charlotte Brontë em 1857. (Fonte: Wikipédia)

É a história de um jovem inglês que teve os estudos financiados por seus tios abastados, mas que por ter decidido seguir a vida à sua maneira acaba sendo desprezado por eles. Tendo só a boa educação como referência e nenhum dinheiro, vai para Bruxelas e torna-se professor com a ajuda de um comerciante cínico e influente.

É o primeiro romance de Charlotte que eu leio e achei a escrita simples e fluida e também que ela se saiu bem usando a voz masculina. Só que William não é exatamente um personagem agradável, ele não é alguém com quem eu gostaria de conviver. Na verdade não gostaria nem de conhecê-lo. A forma como ele descreve as pessoas é repugnante e a maneira como coloca o protestantismo como verdade absoluta é risível.

Até mais da metade mantive o meu interesse pela narrativa; as questões de classe, de nacionalidade, a posição feminina na sociedade, foram todas questões pertinentes.

Porém, em certo momento, a autora passa a focar totalmente em relacionamentos amorosos e aí achei bem enfadonho. Outra coisa que não gostei muito é que certos personagens importantes simplesmente somem por vários capítulos, sendo que as coisas acontecem ao redor deles, o que não explica seu desaparecimento. Talvez com a prática da escrita isto tenha mudado, já que este é o primeiro livro de Charlotte.

Já bem para o fim, a autora retoma um ritmo interessante e a leitura fica leve e espirituosa. Até o professor relaxa! Destaque para os melhores personagens: Hunsden e Frances Henri. Certamente a narrativa ficou melhor com eles!

Enfim, ainda não li Jane Eyre, a obra-prima de Charlotte, mas se O Professor não é um primor de romance, tem as suas qualidades. Tanto este livro quanto seu terceiro, Villette, trazem muito da experiência da autora em Bruxelas, quando viveu no internato de Claire Parent e apaixonou-se pelo marido dela, o professor de literatura francesa Constantin Héger.

Nota: Esta edição é de 2019 e foi elaborada para o Clube de Leitores da editora, não sendo vendido em livrarias.