Jamais peço desculpas por me derramar Ryane Leão

Resenhas - Jamais peço desculpas por me derramar

Lavinia.Veiga 23/04/2024

Expectativas altas demais??
Escrito com uma prosa poética e visceral, o livro convida os leitores a mergulharem nas profundezas da alma da autora, que luta contra suas próprias limitações e busca redenção em um mundo muitas vezes desolador. Entretanto acredito que minhas altas expectativas acabaram prejudicando meu interesse pela leitura real

anaclarafc 21/04/2024

"depois que você foi embora eu não tenho mais medo do pior. não tenho medo de ver o pior. não me afasto das pessoas que doem, não fico de boca aberta quando se abrem. quando me
dizem que talvez eu não aguente ouvir, sei que dou conta. abri aquele álbum de fotografia duas vezes, uma quando revelou e outra vez quando senti saudade (chorei e fechei na terceira foto). quando me contaram, quatro dias depois da visita, eu parei de acreditar em deus. nada existia, nem deus, nem outro dia, só aquele buraco fundo onde eu não te via e
você não me via. deus era outra coisa, deus não mantinha. deus era tudo que não fomos."

Brunna 19/04/2024

Poesias da alma
Amei cada palavra, Ryane faz a gente viajar no universo que somos e nos encontrar no espaço que nos separa. É inspirador!

JAssica260 18/04/2024

Jamais peço desculpas por me derramar
É um livro de poesias, que no geral são direcionadas as mulheres, pretas e de religião de matriz africana, no entanto não deixam de ser poemas belíssimos, cheios de sentimentos e intimidade. O livro tem também um toque feminista, mas nenhuma das características citadas anteriormente me impediram de aproveitar a leitura e me identificar diversas vezes, mesmo não me encaixando na maioria. Sobre o livro em si, seus poemas trazem seus sentimentos mais íntimos, dificuldades que passou durante sua vida, a apreciação e orgulho por suas origens e, a força e fragilidade da mulher. Assim como diversos outros gêneros, a poesia sempre vale a pena para aqueles que sabem apreciá-la.
Ler não somente sobre se identificar e identificar sua dor, ler também é sobre entender a dor do outro e entender seus pensamentos.

Tefinha 17/04/2024

Jamais peço desculpas por me derramar
Nossa que livro maravilhoso! A Ryane Leão põe suas vivências e sentimentos nos poemas, consequentemente se tornando porta voz de todas nós, digo isso porque foi muito fácil me enxergar em seus versos e sentir aquilo que ela também sentiu com a escrita. É lindo, muito importante para mulheres negras, traz assuntos que todas nós vivemos ou viveremos algum dia, reflexões sobre a solidão, liberdade, acolhimento, aceitação, amor. Enfim recomendo mto, já quero ler o anterior a esse.

"e ainda assim tem gente queimando a gente
querendo nos dizimar
inventando bobagem sobre nossos rituais
por que é que não conhece mais de perto
se tudo isso que a gente aprende lá
é exatamente o que falta
nessa gente
e no mundo"

Meiosangue0020 16/04/2024

Poesias lindas que mostram a luta de mulheres negras

"...e ainda assim tem gente queimando a gente querendo nos dizimar"

Achei muito bom e com textos fortes.

RachKindermann 16/04/2024

Eu simplesmente amo os livros dessa autora, tocam na alma de uma forma homeopática, as poesias são super profundas, o livro é super gostoso de ler

KellFontoura 03/04/2024

Um livro com diversas frases que realmente nos ajudam a pensar em diversas situações de nossas vidas!

Maria10430 02/04/2024

Amo essa escritora, consegue representar muita coisa com alguns pequenos poemas, recomendo muito, principalmente para mulheres

Julia4889 30/03/2024

Jamais peço desculpas por me derramar
Poemas dessa mulher maravilhosa que relembrar como é importante os nossos antepassados e como os sentimentos podem ser nossos amigos

Camila 27/03/2024

Interessante
Sempre acho que para se conectar com a poesia você precisa estar passando por tudo aquilo no momento, para realmente entender. E não é meu caso, não nesse momento pelo menos.
Alguns versos são fortes e inteligentes. Apesar da falta de pontuação me deixar confusa em algumas estrofes, a leitura flui.
Talvez não li no momento adequado, mas aí o problema sou eu.

Viviane 21/03/2024

Que livro potente. Comecei destacando alguns poemas e quando terminei, havia destacado praticamente todos. Um leitura sensível, com uma beleza que transborda das palavras e te leva a enxergar mais cores e brilho na vida. Reflexões profundas e necessárias. Que enorme benção poder acessar o trabalho de uma mulher tão incrível como a Ryane.

Giovana Mocellin 20/03/2024

São poemas intensos, muitos focados para mulheres negras o que eu acho ótimo para o mercado literário brasileiro. Precisamos de mais mulheres negras escritoras.

Em relação a minha leitura, levei mais tempo do que esperado, mas quando lia, sempre me sentia recarregada.

?Ela abriu meus olhos com a ponta dos dedos
pra que eu pudesse
admirar
novamente
tudo o que é simples?

?Assim que me viu perdida
e atordoada

cessam guerras
num instante?

Daianny.Andrade 07/03/2024

Potencialidade preta
Mais um livro da Ryane, e é sensacional sua sensibilidade e capacidade de tocar os corações de várias mulheres e que a gente aprende e tem forças para se conhecer. Leiam e evoluam.

iammoremylrds 03/03/2024

Uma obra curtinha mas bastante profunda, recheada de sentimentos, uma coletânea de poesias/poemas bastante fluída, abordando diversas temáticas sensíveis e bastante pertinentes com inúmeras reflexões e mt potencial!!