Jamais peço desculpas por me derramar

Jamais peço desculpas por me derramar Ryane Leão

Resenhas - Jamais peço desculpas por me derramar

Alane.Sthefany 27/05/2022

Jamais Peço Desculpas Por Me Derramar - Ryane Leão
Todas as revoluções que eu desejo começam em mim.

Se sou furacão, então eu posso destruir antes de ser destruída e se preciso for, tiro absolutamente tudo do lugar e defino como vai ser a partir de agora.

Sou mais inconstante que o mundo, sou onde tudo começa e termina, sou a história que eu quiser contar, sou revide antes mesmo que alguém tente me atacar.

Quem se afastou de você e tentou te calar, foi porque percebeu que não pode te controlar.

O que me faz poderosa não é só essa força desmedida, esse grito potente, se estou de pé é justamente porque me permito a queda livre, me deixo desabar, sentir o gosto do chão desaguar, digo pra minha intensidade descansar, pra dor não faço lar, mas permito a visita, não serei inabalável

Para nós que temos pressa, desejo que atrasos bonitos nos encontrem (...)
Para nós que temos pressa, que saibamos que o retorno é perigoso e por vezes impossível, melhor parar, admirar as demoras, pra então seguir.

Desde quando se fortalecer é não cair?
Conhecer as ladeiras nem sempre evita que a gente escorregue por lá.

Hoje eu só vou dar conta de cuidar de mim, não posso doar quando estou oca.

Às vezes quando falo sobre desmoronar, dizem pra deixar pra lá, mas eu nunca vi tristeza passar sem ser sentida, ignorar as feridas não vai estancá-las, tem que parar, olhar lavar, passar remédio e soprar.

Você me desestrutura. Você me dá aquela sensação de poder ser eu mesma sem armaduras e nossos olhares são capazes de causar um incêndio onde tudo era faísca.

Eu beijo o silêncio de estar comigo, crio intimidade com a minha solidão, me atento a quem se entrega e nem noto quem desvia.

Herdei de minha mãe a coragem para me erguer e prosseguir e também os seus fantasmas, quando choro as lágrimas vertem por duas.

Teu céu precisa gritar, enquanto você abafar esse trovão que te habita, as pessoas farão o mesmo ? seja a primeira a se ouvir

Você vai conhecer pessoas que vão fazer você querer perguntar sobre tudo, porque absolutamente tudo sobre elas, vai parecer interessante (...)
Você vai conhecer pessoas que vão te mostrar que somente você pode ser a sua casa e outras que vão te ajudar a ajeitar a bagunça
Você vai conhecer pessoas que vão te despedaçar e outras que vão beijar suas cicatrizes
Você vai conhecer pessoas que vão querer te ouvir, e outras que vão tentar tapar a sua boca Você vai conhecer pessoas que vão acender o seu pavio pra te fazer brilhar e outras pra te fazer queimar
(...)
Você vai conhecer pessoas que vão te fazer duvidar de acasos e outras que vão te fazer desejar coincidências (...)
Você vai conhecer pessoas que vão te revolucionar em poucas horas, você vai conhecer pessoas que sentem na mesma intensidade que você, você vai conhecer pessoas que vão chegar, quando nada fizer sentido e outras que vão te dar vontade de encarar a vida (...)
Talvez você não conheça todas essas pessoas ou conheça muitas delas em uma só, ou talvez já tenha ouvido falar sobre elas, obviamente algumas são mais raras que outras, então cuidado com quais pessoas você vai convidar pra ficar.

Eu gostaria que minha história fosse cheia, não vazasse pelos cantos, mas suportei tantos tropeços, que nada que me cabe é equilíbrio, como sempre me disseram pra relevar, aprendi a dar segundas chances para qualquer pessoa que não eu. (...)
Perdi grandes partes de mim, que não recuperei ainda e reconstrução não é junção, é dar um jeito com o que se tem, transformar nada em universos em segundos.

Te vendo daqui pegando suas coisas pra sair dessa casa que nunca te foi lar.

Você sempre teve essa fé desmedida e foi um erro brilhar tantas vezes pra iluminar escuridões que nem eram suas, mas isso te fez virar galáxia.

Quero contar que você vai conseguir olhar no espelho e enxergar um rosto cheio de linhas e que você finalmente vai conhecer gente que te lembra que você é linda e que não é difícil te amar, vai haver muitas despedidas pra abrir lugar pra essas novas pessoas, é cíclico, há livros morando em cada uma de suas expressões, livros que contam sobre uma mulher que é uma em muitas, muitas em uma (...)
Não tenha pressa, todo processo curativo não é tão rápido ou tão bonito assim, e vai ver se curar é algo diário

Conheço a dor crua e sem freios

Eu não abandono as minhas batalhas no meio, ou você acha que eu cheguei até aqui porque eu tô a passeio?
(...)
Eu tô com a caneta na mão, chega aqui perto, pra ver que a minha história quem escreve sou eu.

Apesar de toda maldade do mundo, coisas bonitas continuam acontecendo sem o nosso controle, que hoje eu seja uma delas.

Você precisa ser mais parecida com a água, não tem que ser porto seguro a todo instante, pode ser correnteza e aproveitar pra levar algumas coisas embora.

Criar expectativa é se afundar na própria invenção.

Se alguém me perguntar hoje o que eu acho que é o amor, vou dizer que é algo muito parecido com a fé:
NÃO ANDAR SÓ
Sinto que somos um enredo ainda sendo escrito, sobre um cuidado que está sendo preparado há muitas existências e o amor há de reinar e saber pronunciar nossos nomes.

Essa ideia de que alguém vai aparecer e arrumar a bagunça que os outros deixaram. De que alguém vai aparecer e te fazer esquecer tudo que te fizeram. Alguém vai aparecer e te dar novo sentido. Alguém vai aparecer e te mostrar que tudo pode ser. Alguém vai aparecer e completar seu processo de cura. Alguém vai te mostrar o que ninguém nunca mostrou.
Alguém vai compor céus pra você. Alguém vai aparecer e você nunca mais se lembrará dos hematomas. Isso é só a gente querendo fugir. É mais uma vez depositar nossa plenitude em qualquer coisa que não nossas mãos.

Ninguém aparece, não com essa função de tapar buraco, recolher estilhaço.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Se eu pudesse mudava pra uma cidade onde ninguém soubesse o meu nome e eu não soubesse o nome de ninguém, seria mais uma numa multidão, de afetos falhos e recomeços, tentando não me maltratar com tudo que não fui.

Quem só se interessa pelas vitórias sem considerar trajetórias ou te dá ouvidos pontuais, superficiais, melhor manter distante do seu palpável, melhor manter distante do seu real.

Se puder descanse, nem que sejam cinco minutos, voltados para os cantos de sua voz, diminua a velocidade, tome um banho quente, coloque um pijama velho e confortável, esqueça das lutas por hoje, sussurre calma nas urgências, deixar pra lá também é resistir; estique os pés, descerre os punhos, observe a noite até o dentro constelar, cuide da pele que te envolve, amanhã o sol continuará sendo sol, as casas e os prédios estarão no mesmo lugar, agora tudo voltará a ser como era antes, menos você.

Meus significados não se dão facilmente e me exigem explicações que se dissipam, a culpa não é minha se estamos viciadas em dicionários, frases prontas, soluções instantâneas e teorias, eu sou algo novo todos os dias, mesmo partindo do antigo.

Falei com o tempo e pedi pra ele parar. Nesse momento até mesmo ampulhetas travaram areias.

Não costumo regredir, já fui embora sem retorno, já gritei pelas ruas querendo um mapa pra voltar, é bom que eu tropece pra conhecer os buracos, é bom que eu me perca, pra aprender a usar bússolas.

Que você compreenda que você nunca é a mesma, pare de chamar por suas versões que estão no antes.

Cerry35 22/12/2020

Amei!!!
"me reconstruir da alma aos
pés
foi o sinal mais evidente da
sua chegada

não é tarde dms para q a
gente
se abrace com mãos quen-
tes

Laiana 16/11/2022minha estante
Como ler ?

Rosangela Max 10/10/2022

Razoável.
Achei algumas passagens interessantes, mas a maioria não conversou muito comigo.
O primeiro livro foi melhor.

B.norte 09/03/2023

Recomendo!
Acredito que quem gosta de Amanda Lovelace irá gostar também de Ryane Leão. A construção poética de ambas seguem basicamente o mesmo modelo, porém ainda prefiro nossa autora brasileira. Me identifiquei com muitas passagens, talvez pelo fato de ser mulher. Como foram as produções mais longas foram as que mais chamaram minha atenção, preferi não colocar no histórico, mas segue as porcentagens onde podem ser encontradas na versão digital.

Há dois momentos que particularmente fiquei apaixonada:
1) 18% - Você vai conhecer pessoas que... [segue a sucessão poética]
2) 64% - Lá no terreiro a gente aprende... [segue a sucessão poética até os 67%]

Porém, minha passagem preferida de todas, ainda é:

"você é uma mulher
que sabe que outras mulheres vieram antes
pra que agora você firmasse a sua voz"

Leitura realizada pelo Kindle unlimited.

Oi, eu sou a Mila ^^ 08/07/2020

"agradeço à mulher que fui e também à mulher que estou me tornando por nos amarmos em frequência imperfeita porém duradoura."

É, eu também agradeço Ryane...

fernanda 11/01/2021

"todas as revoluções
que eu desejo
começam em mim"

amei demais!

Wendy 13/06/2023

"quando coração vira labirinto nem penso só sinto"
"qual foi a última vez que seu
coração bateu mais rápido
você tem conseguido se admirar
quando olha no espelho
vamos ver o nascer do sol
amanhã
pra onde você quer fugir
hoje
qual a música que nunca
sai da sua cabeça
o que te arrepia
qual seu cheiro favorito
tem nascido ?ores
em você
como anda a sua fé
você quer um abraço daqueles
que fazem parar de chover
ou daqueles que nos fazem
desaguar
qual a sua maior saudade."

Só esse poema já valeu o livro inteiro!
Meu segundo livro da autora, e gostei, tem uns poemas tão lindos, inspiradores e cativantes.

May 04/01/2023

ryane sempre toca
suas palavras e poemas me emocionam de uma forma sobre-humana. dediquei esses textos para algumas pessoas que amo, lendo-os em voz alta. foi ainda mais lindo poder ver a própria ryane recitando um deles na bienal do livro da bahia, em 2022. admirável!

Juh 04/05/2023

10/10
Pensa numa pessoa que se identificou tanto com esses poemas!!
Eu simplesmente amei, gritei tanta coisa kkkk
Ah foram tantas palavras lindas e sabias
????
Leiturasdalopex 04/05/2023minha estante
Ryane mexe com tudo em mim

Mi Rubin 21/08/2023

Tem uns poemas tão lindos, que nos tocam e fazem pensar.

Porém, acho que não consegui captar tudo que ela gostaria de dizer.
Se tornou cansativo em alguns trechos.
Mas valeu a leitura.

Laine 09/06/2023

Poemas
Poemas para ler e refletir, desopilar a mente e perceber os mínimos detalhes da nossa vida.
Adorei!!!! Super indico!

Lucas_Callisto 08/03/2023

Contemplação.
Recebi uma inclinação repentina para esse livro, se você estiver lendo: muito obrigado! E sabia mais ou menos o que esperar dele, porém surpresas negativas e positivas podem acontecer, assim como suas ausências também podem ocorrer.

Apesar de em uns momentos a Ryane conversar claramente com um público específico, no qual não faço parte, alguns assuntos tratados aqui dialogaram profundamente comigo. Suas belas palavras constroem uma obra bem equilibrada e obstinada, sem ornar em excesso com seu vocabulário mas também fazendo a união de sentimentos vazarem de suas simples e significativas expressões.

Não posso deixar de comentar que, assim como a Amanda Lovelace faz com seu trabalho, ainda me sinto com falta de confiança ao tratar dessa escrita como poesia. Meus olhos não se acendem para ela em específico, as interrupções nas frases cortam muito a linearidade e até mesmo as crescentes de minhas emoções. Por mais que o conteúdo, e a forma como a Ryane o retrata em suas linhas, me abra o apetite da empolgação, essa quebra apressada pausa e compromete minha estabilidade.

Contudo, são textos tocantes que conversam com o leitor, e que podem aligeirar feridas.
B.norte 08/03/2023minha estante
Fico feliz que você tenha lido! E leu em um estalar de dedos ??? resolvi recomeçar ele hoje para ir fazendo o histórico aqui no skoob ? adorei a resenha!

Lucas_Callisto 08/03/2023minha estante
obrigado ? minha nota só não foi maior pois muitos dos textos (lindos) são para um público no qual não sou alvo, então não me conectei o suficiente. tentei ler mastigando as palavras mas a ryane é muito boa com elas, mesmo dando intervalos na leitura não consegui prolongá-los por muito tempo ??

Denise 13/09/2020

Leitura que toca a alma
Esse livro é uma essência de coragem que exala a cada página lida.

Márcia 01/02/2023

"Deve ser isso o mais próximo do infinito"
Achei alguns poemas um pouco cansativos e demorei pra terminar a leitura, mas de modo geral, gostei. Recomendo.

Paloma 10/04/2021

"(...) eu sigo
nem sempre na estabilidade
nem sempre na mais intacta sanidade
mas sempre guiada pela verdade
de tudo que eu sou..."

Algo que sempre gosto de dizer, é que nunca devemos julgar poemas alheios! rs.

A poesia é uma das artes que possibilita a exposição da alma desnuda de alguém. É íntimo. Requer uma coragem incrível para compartilhar sua essência crua. É admirável demais!

Então sempre me sinto bastante incomodada em resenhar e por uma nota nisso, principalmente quando não me sinto em sintonia total para compreender o que o poeta quis passar em seus versos.

E infelizmente, foi o que ocorreu neste livro.
Muitos dos textos são das vivências, experiências da autora, e eu não consegui me conectar com tudo... então acabou que não houve um aproveito tão bom da minha parte.

Entretanto nada disso tira o mérito da escrita da Ryane. Continua maravilhosa! Sua forma de se expressar é bastante fluída e envolvente. E só tenho que agradecer por ela ter aberto suas feridas e ter nos deixado ler suas dores e seus processos de cura e amor.

Com certeza, farei uma releitura no futuro. :)

"(...) eu sou algo novo todos os dias
mesmo partindo do antigo..."