Jamais peço desculpas por me derramar

Jamais peço desculpas por me derramar Ryane Leão

Resenhas - Jamais peço desculpas por me derramar

Morgana Gomes 23/01/2022

Jamais peço desculpas por me derramar
Em seu primeiro livro (Tudo nela brilha e queima) conheci a poesia de Ryane Leão e achei seu estilo muito semelhante à Rupi Kaur. Em "Jamais peço desculpas por me derramar", consegui conhecer melhor a Ryane que está por trás dos versos que escreve.

Senti uma escrita mais madura como reflexo de uma mulher mais forte e que ainda continua lutando. Sua relação com o Candomblé é também muito bonita e inspiradora, pois mostra o quanto ela tem fé e se orgulha de suas raízes e daquilo que acredita. É a sua identidade na poesia e na crença.

Seu segundo livro é uma entrega total. É o seu derramar para a vida, para sua própria história tão cheia de cicatrizes e que fazem ela ser quem é.

Duda 09/04/2021

Gostei bastante tanto do conteúdo quanto da forma que é tratado nos poemas, por mais que muitos dos assuntos eu não tenha a vivencia para me identificar, foi interessante ler a visão de que passa por determinados acontecimentos, achei a forma que a autora se retrata no livro algo muito bom, é um livro que consegui ler de forma fluida e ainda conseguir absorver bem os textos. Espero que ela continue a escrever, é uma autora incrível.

Karol Alencar 26/07/2021

O primeiro livro da autora eu favoritei, porém esse segundo achei os poemas bem fracos e algumas palavras que contém nos poemas me incomodou muito devido minha religião. ( Algo muito pessoal mesmo ).

liv melo 11/07/2023

Inspirador
Amei esse livro, me identifiquei com muitas coisas e achei muito boa a forma como a autora se expressa.

Ela aborda muitos assuntos relevantes de forma coesa. Simplesmente um livro encantador.

Marina 04/06/2020

Fui encantada, de novo
Ryane me encantou desde seu primeiro texto que li no Instagram. Depois, com seu primeiro livro, em seguida com suas palavras ao vivo na bienal Sp 2018, e não diferente o fez com essa obra, já me sinto ansiosa pela próxima.

sirlani.lopes 12/11/2021

Muito profundo
Com poemas mais longos e bem mais íntimos e mais um vez mostrando a força feminina bem como a delicadeza.

Tamires 26/11/2019

Jamais peço desculpas por me derramar, de Ryane Leão
Há alguns anos eu lia poesia errado. Eu prestava mais atenção nas métricas, rimas e no estilo impresso no papel (ou na tela). Desse jeito a poesia não me tocava muito. Era bonita, mas não era grande coisa (p a r a m i m).

De uns tempos pra cá, eu comecei a ler através do muro da rigidez física da poesia. Não é uma habilidade especial ou algo que eu aprendi na faculdade, apenas passei a ignorar aquilo que não me acrescentava muita coisa como leitora e me fixei naquilo que a poesia quer comunicar, naquilo que ela pinça lá no fundo do meu coração. Descobri a beleza do verso que prioriza o sentimento, que não força… simplesmente existe.

A razão dessa introdução é apenas uma: reforçar que a poesia está mais democrática, acessível e gostosa do que nunca. Apenas l e i a e seja (mais) feliz!

Se você ainda não teve a sua dose diária de poesia, recomendo o livro Jamais peço desculpas por me derramar (Planeta, 2019), de Ryane Leão. “Mulher preta, poeta e professora cuiabana que vive em São Paulo”, nas palavras da biografia da autora, Ryane Leão publica seus escritos na página onde jazz meu coração e é autora também de “Tudo nela brilha e queima: poemas de luta e de amor” (Planeta, 2017). Ryane tem uma escrita muito especial, comunica com muita paixão o ser mulher, sobretudo o ser mulher preta brasileira. É uma poesia muito nossa e que vale muito a pena a leitura.

“todas as revoluções

desculpa
porre
ou poesia
para prolongar pessoas

partir ou ficar são escolhas
não acidentais e intransferíveis.”

“celebre a mulher
que você está se tornando
não tape os ouvidos
ela está te chamando
ela dança com o fogo
ela é pancada mas também é doce
ela sempre foi sua melhor escolha

ela é tudo aquilo que sobreviveu.”

“jamais peça desculpas por se derramar.”

Eu poderia dizer que, se você gosta de Rupi Kaur, vai gostar deste livro. Apesar de estarem na mesma prateleira — a poesia —, acho que Jamais peço desculpas por me derramar é diferente. A poesia escrita originalmente em língua portuguesa tem, para nós, um sabor diferente. Mesmo a poesia brasileira escrita no passado é diferente para nós, que lemos hoje. Sugiro a você testar e experimentar: aumente a sua dose diária e amplie o seu cardápio literário. Tenho certeza de que vai gostar!

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-jamais-peco-desculpas-por-me-derramar-poemas-de-temporal-e-mansidao-de-ryane-leao/

Bella 14/04/2021

"e quem é que já conseguiu parar um temporal?" ??
A autora tem uma poética muito própria que mescla coisas diárias com um imaginário místico ligado aos elementos.
Os desenhos são um show a parte que trazem muita delicadeza ao livro.
Nessa obra temos poemas mais longos em comparação com o primeiro livro lançado pela Ryane Leão, mas nada que atrapalhe na fluidez da leitura.

Grasie 16/03/2021

"Descubra aquilo que te move
o que te traz de volta à vida
e se atire, se jogue, se lance
no instinto de fazer durar."

Aila Cristina 11/09/2022

Reencontro, processo e cura
A releitura desse livro me atravessou em cheio. O meu reencontro com a escrita de Ryane foi um abraço acolhedor que estava precisando. Sua escrita transmite cura, afetos e ancestralidade. Cada palavra escrita aqui falou diretamente comigo. Cada poema deste livro me cortou ao meio, me reposicionou no meu próprio processo de cura e construiu pontes com as mulheres que habitam em mim. É um livro sobre dores, amores, processos, recomeços e curas. É uma imensidão em palavras. Um diálogo gostoso, sensível e também visceral que me fez transbordar. A poesia dela me faz pensar sobre o processo de cura, sobre estar viva e se perceber nesse movimento. Eu agradeço a Ryane por, através das palavras, me ajudar a me curar também.

Por isso. recomendo a leitura e desejo, desde já, bom reencontro

fragmentos de mim - do livro

"o transbordar é bonito eu não me caibo"

"é nas distrações que está o que não tem pressa em ser bonito"

"se puder
descanse
nem que sejam cinco minutos
voltados para os cantos de sua voz
diminua a velocidade
tome um banho quente
coloque um pijama velho e confortável esqueça das lutas por hoje
sussurre calma nas urgências
deixar pra lá também é resistir
estique os pés,
descerre os punhos
observe a noite até o dentro constelar
cuide da pele que te envolve
amanhã o sol continuará sendo sol
as casas e os prédios estarão no mesmo lugar agora tudo voltará a ser como era
antes menos você"

"você não é uma flor
você é toda uma floresta
bonita
incomum
imensa
inesperada
e deixa seu conselho:
preste atenção onde pisa que as minhas raízes continuam a crescer"

Cleber.Laia 12/02/2024

Intenso
As vivências da mulher preta, são mostradas com força e sensibilidade... Com lutas e muitas esperanças. Tem livros que ficam marcados e esse é um deles.

kmilly 23/07/2021

me senti representada em diversas partes do livro, o que me cativou bastante. não me senti tão presa na leitura igual ao "tudo nela brilha e queima" porém acredito que os dois estejam no mesmo nível.
gostei muito e recomendo muito, apesar de alguns gatilhos mas não muito sérios.

Tales 10/06/2022

Leitura Obrigatória (desmistificação da mulher preta)
Um livro maravilhoso que deveria ser lido por todos. Talvez assim o mundo seria um lugar melhor e mais acolhedor!